Fala galera!!
Bom, não sei se todos vcs sabem mas o painel das BMW em geral tem um range muito grande na escala do ponteiro de temperatura.
Vou comentar aqui sobre as E46 mas sei que as E34, E36, E39, todas elas tem esse buffer imenso com relação ao ponteiro da temperatura e a real temperatura no motor. Não sei exatamente porque isso foi programado assim, mas acho extremamente exagerado e perigoso.
Lembrando que a escala de temperatura das M3 E46 é diferente das non-M. Comentarei sobre isso mais a baixo.
A escala padrão do ponteiro da temperatura das E46 é assim:
---------------Bottom Hash Mark---Upper Limit of Blue---2nd Hash Mark--12 o'clock---3rd Hash Mark---Lower Limit of Red---Red (Maxed Out/Light On):
Needle Angle-----------ø0----------------ø31-------------------ø55----------------ø90----------ø124------------------ø148----------------ø164--------------
T(Factory 0x0f0)------0-15ºC----------- 50ºC-----------------60ºC------------75-115ºC------120ºC----------------125ºC---------------143ºC-------------
T=Temperature
Ou seja, quando passa do meio, a probabilidade de vc ferrar o cabeçote é BEM grande.
Eu já sabia dessa informação sobre o ponteiro da temperatura, mas não sabia que isso seria possível de ser modificado.
Navegando na internet, sem pretenção nenhuma, vi um vídeo sobre Temperature Gauge Buffer of BMW E46 e resolvi assistir. E isso me interessou muito porque ele resolvia um "problema" e faria com que a gente pudesse evitar problema mais grave por simplesmente ter uma alta temperatura no motor por conta de alguma falha. Ai fuçando na internet eu achei essa tabela que mostrei acima e um tópico ensinando como faz essa modificação.
A modificação é feita através do BMW Scanner 1.4, simplesmente mudando os parâmetros da EEPROM. Não é nada complicado mas também tem que ter MUITO cuidado.
Antes de vir postar aqui eu resolvi testar no meu carro e funcionou!
Minha escala atual do ponteiro está da seguinte forma:
---------------Bottom Hash Mark---Upper Limit of Blue---2nd Hash Mark--12 o'clock---3rd Hash Mark---Lower Limit of Red---Red (Maxed Out/Light On):
Needle Angle-----------ø0----------------ø31-------------------ø55----------------ø90----------ø124------------------ø148----------------ø164--------------
T(Rev. #1 0x0f0)----- 0-15ºC-------------50ºC-----------------62ºC------------80-105ºC------108ºC----------------110ºC---------------120ºC----------
T=Temperature
No tópico do E46Fanatics o cara põe a escala dele de uma forma muito variável. Ele diminuiu o buffer do meio da escala para 10 graus, o que seria praticamente impossível do ponteiro ficar cravado no meio em diversas situações, nos causando desconforto de ver aquele ponteiro mexendo toda hora e confusão.
A escala sugerida pelo cara foi:
T(Rev. #1 0x0f0)----- 0-15ºC-------------65ºC-----------------75ºC------------90-100ºC------105ºC----------------110ºC---------------115ºC----------
Como eu sei que em condições normais de uso a temperatura varia muito, achei melhor colocar o meio da escala para marcar de 80 a 105 graus, assim estamos livres de o ponteiro ficar se movimentando toda hora e temos uma precisão maior caso aconteça alguma coisa de errado no sistema de arrefecimento do carro.
Agora vamos lá. Como fazer?
1) Abrir o BMW Scanner 1.4
2) Abrir o módulo IKE (Instrument Cluster)
3) Clicar em READ EEPROM. O scanner vai ler os parâmetros da EEPROM e mostrar na tela.
4) Salvar esses parâmetros originais como forma de backup caso algo dê errado. No canto inferior esquerdo da tela tem lá o botão para salvar. Salve o arquivo em um lugar seguro!
5) Na tela mesmo do software, procure a linha 0x0F0 e altere os parâmetros para aquele que mais te agrada.
Garanta que os parâmetros originais sejam esse:
0x0F0: 0F 00 32 1F 4B 5A 73 5A 7C 94 7D A4 06 0E 1E 0F
Exemplo:
Os valores que eu alterei são:
0x0F0: 0F 00 32 1F 50 5A 69 5A 6E 94 78 A4 06 0E 1E 0F, que correspondem a 0-15/50/62/80-105/108/110/120.
6) Clicar em WRITE EEPROM. O software vai perguntar se vc quer salvar novamente o arquivo original. Clique em YES e ai o software fará a leitura dos dados modificados e carregará na EEPROM. O painel irá piscar e resetar e pronto, a mágica está feita!
Para garantir que funcionou, fiz a modificação e depois fui dar uma volta para ver como o ponteiro se comportava.
Vejam:
62 graus agora marcando no segundo risco do marcador:
75 graus que antes marcava já no meio da escala, agora está um pouco antes:
80 graus agora sim, no meio da escala:
Andando em trânsito normal da cidade de SP, ponteiro se manteve no meio da escala, mostrando que não ultrapassou os 105 graus que seria o limite. O máximo de temperatura que chegava era 97 graus e ai o sistema fazia seu trabalho e derrubava a temperatura para seus 87 graus.
Pronto! Agora o mostrador mostra o mais próximo da realidade e nos deixa uma "folga" caso aconteça algum imprevisto no sistema de arrefecimento, fazendo com que o ponteiro só se mexesse quando atingisse os 115 graus. Agora o ponteiro já vai mostrar algo anormal quando atingir 105 graus.
Fonte:
http://forum.e46fanatics.com/showthread.php?t=1013600O software utilizado para geração do código hexadecimal está no tópico, podendo ser baixado tranquilamente.
Caso não consiga, disponibilizo aqui também.
O BMW Scanner 1.4 é compativel com E38, E39, E46, E53, E83 e E85.
Nas E36 (pós 96, OBD2) também funciona, tanto que eu utilizava na minha, então acredito que também dê para fazer essa alteração, ler como ela se comporta originalmente e alterar caso seja do gosto do dono.
Lembrando que, faça essa alteração
POR SUA CONTA E RISCO, não me responsabilizo por nada que dê errado na leitura e gravação da EEPROM. Eu só fiz na minha e deu certo! Só garanta que não haverá queda de energia para o notebook utilizado e nem no carro para que não dê problema na gravação.
Ah! Para as M3, as temperaturas mostradas no painel são:
Non-M Default M3 Default Recommended non-M Function / Angle
0x0F (15ºC) 0x0F (15ºC) 0x0F (15ºC) Gauge Start (0º)
0x32 (50ºC) 0x3C (60ºC) 0x41 (65ºC) End of Blue (15.5º)
0x4B (75ºC) 0x55 (85ºC) 0x5A (90ºC) Center (Buffer Start) (45º)
0x73 (115ºC) 0x5F (95ºC) 0x64 (100ºC) Center (Buffer End) (45º)
0x7D (125ºC) 0x69 (105ºC) 0x6E (110ºC) Start of Red (79º)
0x8F (143ºC) 0x73 (115ºC) 0x73 (115ºC) End of Red or LED on?? (84º)
É isso ai!
Espero que tenham gostado da novidade e vida longa as Bimmers!
Postem suas experiências!
Valeu galera!
[anexo apagado pelo Administrador]