Já tive essa mesma dúvida, de quantos RPMs o cabeçote aguenta sem flutuar válvulas...
Se vai render ou não, são outros 500... Depende de muita coisa realmente, principalmente no caso dos aspirados.
Caio, diria até que mais importante doq a VMP é a aceleração máxima do pistão... Podemos ter 2 motores com a mesma VMP e acelerações completamente diferente, dependendo do angulo de inclinação da biela etc... Já ví gente perdendo motor por focar na VMP e esquecer da aceleração. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia de materiais, é comum ver miolo original com mais de 20m/s de VMP...
Num M50 Turbinado, por exemplo... Pode haver o caso, dependendo da turbina escolhida, que os 6500RPMs originais não sejam suficientes, e que o carro corte ainda ''com folego''. Eu queria saber qual o limite de giros do cabeçote por conta desse motivo, até quanto dá pra subir o corte sem que haja flutuação.
Importante pensar no peso das válvulas nestes casos né? Se fizer algum retrabalho de haste, ou na face da válvula, em que haja redução de massa, consequentemente a RPM de flutuação vai subir, pois a mesma mola terá menos massa pra trabalhar. Ou seja, nem sempre trocar as molas é ã única solução, quase sempre há mais de um caminho a seguir...
Há a polemica ainda, de que molas de válvula com mais carga, aumenta a resistencia de girar do motor (mais pesado)... Alguns dizem que isso é desprezível, outros dizem que náo. hahahahahahaha