Autor Tópico: MAX Rev Limit - M52B25  (Lida 2134 vezes)

rafa3r

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MAX Rev Limit - M52B25
« Online: Junho 09, 2015, 02:46:21 pm »
Buenas Senhores,

Gostaria das opiniões dos amigos do fórum sobre esse assunto, é simplesmente bem difícil de encontrar informações referentes a cada motor, ou a cada plataforma S50 52 54 M50 52...
 
Qual o MAXIMO RPM para M52 (Bloco de Alumínio) OEM? Será que terá diferença entre 325 328 330?

Quanto dá pra meter na bagaça!?

Uns falam em 7K, seria o SAFE, outros 7200, 7500, e até 8k, ja ví em alguns forúns, claro que com preparação de cabeçote girando 8K, mas nada concreto, ou com uma explicação plausível, só o cara aquele que conhece o cara que fez, etc...

Se o POST é antigo não sei, procurei mas não localizei, estou engatinhando ainda, paciência...

 :yes: 3r
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turbo_sp

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #1 Online: Junho 09, 2015, 03:00:24 pm »
mais qual o seu objetivo? o que vc quer fazer com o carro?
arrancada , track day,andar na rua, passear?
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rafa3r

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #2 Online: Junho 09, 2015, 04:06:32 pm »
mais qual o seu objetivo? o que vc quer fazer com o carro?
arrancada , track day,andar na rua, passear?

Blza Turbo?,

Na verdade o meu objetivo mesmo nesse tópico é saber quanto podemos GIRAR com o motor OEM.
O que vai ajudar muito mais pessoas.

No meu caso, o meu projeto tem cabeçote feito, vou em teoria pegar os dados que tenho dos UPS do cabeçote, mais o que o pessoal sabe, no caso alguém tem que ter tentado girar 7500 no motor OEM ou 7k que seja, a idéia é debater o limite.

Eu gostaria de girar 8k, mas vai depender das variáveis.
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Vinna

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #3 Online: Junho 09, 2015, 04:51:49 pm »
cara

no meu entender , não é só cabeçote que vai determinar o quanto pode girar , comando , admissão , valvulas , pratos e molas , o conjunto todo precisa estar em hamonia para poder girar

por exemplo , pro meu B16a2 virar 9,5k , preciso atualizar todos os itens citados acima , fora a bomba de oleo e alimentação

ou seja , girar 7500 , só de tirar limitador , não vai trazer mais potencia , e sim desgaste para seu motor

se a mudança de limite , for em conjunto de outros fatores , (admissão + coletor+ escape) , talvez tenha um ganho , e possa girar um pouco mais , mas ainda assim a faixa de potencia , sem duvida nenhuma não estara necessariamente nas alturas

Abraço



rafa3r

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #4 Online: Junho 09, 2015, 05:05:06 pm »
Perfeitamente...

Vou mudar o Raciocínio.

Setup

- Cabeçote Preparado, molas, comandos US, dutos, menos válvulas...
- EVO ITBs
- Admissão EVO + CAI
- Bicos EVO
- FT500
- Álcool
- Bomba Óleo OEM
- Escape 6X2 INOX + Cano 2x2 Livre
- Pistão e Bielas OEM

***

Outro Setup

- Tudo OEM

***

Obviamente que até onde se "ganha" alguma coisa, só girar e não ganhar é claro que é inútil.

Alguem usa?
7000
7200
7500
8000 com qualquer setup?
« última modificação: Junho 09, 2015, 05:08:33 pm por rafa3r »
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RafaelRR

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #5 Online: Junho 09, 2015, 05:48:20 pm »
Até onde sei a margem segura para os M52 e M50 vanos é de 7000rpm

O M50B25 non vanos (M50NV) aguenta 7500rpm

Abreu

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #6 Online: Junho 09, 2015, 10:35:01 pm »
O que vai te trazer ganhos em revs mais altas são os comandos, se você não mexer neles nao tem pq mudar o rev limiter pelos motivos citados pelo confrade Vinna.

Se você pretende usar os comandos da m3 us, entao use o rev limiter dela que eu acho que é antes dos 7000rpm.

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
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Andre

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #7 Online: Junho 09, 2015, 11:26:53 pm »
meu M52 usa comandos 264 e corta 7000.

caio_vital

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #8 Online: Julho 25, 2015, 10:04:48 pm »
Caros. A velocidade do pistão e que limita a rotação. A velocidade angular deve ser convertida para saber a velocidade do pistão. A velocidade máxima sem elementos forjados e é 20 metros por segundo.  Procure a fórmula no Google e faça os cálculos com os dados de "bore x stroke" do motor.

OBs. Nas adianta o motor girar sem pressão na admissão, quando ela cai, a rotação não cresce mais (o que acontecia nos carburados).

Abraço

CV


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caio_vital

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #9 Online: Julho 25, 2015, 10:06:06 pm »
Só pra complementar, eu fiz o calçou para este motor e fica em 6,9k

Abraço


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Abreu

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #10 Online: Julho 26, 2015, 12:50:17 pm »
Caio, concordo com você na questão do limite do giro, mas acho que a questão aqui é se há ganhos em simplesmente aumentar o rev limiter. Na minha opinião só o aumento do rev limiter não traz ganho algum.

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trackday

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #11 Online: Julho 26, 2015, 01:06:40 pm »
Caio, concordo com você na questão do limite do giro, mas acho que a questão aqui é se há ganhos em simplesmente aumentar o rev limiter. Na minha opinião só o aumento do rev limiter não traz ganho algum.

Abreu, na verdade , pensando em track days (Q não parece ser o caso), dependedo da linha de torque e do escalonamento da caixa, é interessante sim ter um corte em giro + alto em alguns casos(Eu sempre gosto), pois vc pode fazer com que vc caia na faixa de torque desejada e mantendo um torque maior(ou menor) que em um possível giro + baixo.... Este detalhe é MUITO útil em um cortono/saída de curva ou ainda , para evitar uma troca de marcha num final de reta, ... Abs...

Abreu

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #12 Online: Julho 26, 2015, 01:19:21 pm »
Isso sim Jorni, na minha também estou fazendo isso... Mas não quer dizer que vá aumentar a potência do motor.

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Roberto Junior

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #13 Online: Julho 27, 2015, 01:08:32 pm »
Acho que ele quis dizer qual é o max rev que o cabeçote original aguenta sem flutuar valvulas e tal..

Meu motor S50us está com cabeçote preparado e o corte original é 6800.

Estou precisando subir um pouco o corte pois está cortando com folego, e pelo que li em um post do Matheus em um forum gringo o cabeçote do S50us aguenta uns 7500 com as molas e pratos originais.

No M52 não sei dizer pois as molas e comandos sao diferentes.
« última modificação: Julho 27, 2015, 01:08:54 pm por Roberto Junior »

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RicardoBecker

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #14 Online: Julho 27, 2015, 02:37:56 pm »
Ninguém ainda falou em graduação dos comandos :)

Não adianta girar se não produzir torque... Vai gerar apenas calor...

Abreu

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #15 Online: Julho 27, 2015, 03:14:50 pm »
Como não Becker ?! Rs...

O que vai te trazer ganhos em revs mais altas são os comandos, se você não mexer neles nao tem pq mudar o rev limiter...

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #16 Online: Julho 27, 2015, 03:29:14 pm »
Como não Becker ?! Rs...


Poxa Abreu !! Desculpa !! Não vi seu comentário !! Então, deixa eu retificar, ninguém além do Abreu. :)

Abraço !!

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #17 Online: Julho 27, 2015, 03:29:18 pm »
Ninguém ainda falou em graduação dos comandos :)

Não adianta girar se não produzir torque... Vai gerar apenas calor...

Nao citei comandos, porque normalmente comandos com levantes mais agressivos necessitam molas com mais carga. Ai já foge da pergunta de quanto aguenta girar um motor stock.

Agora se rende ou não já é outra coisa.. kkkkkkkkk

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GTR

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #18 Online: Agosto 16, 2015, 02:45:46 pm »
Já tive essa mesma dúvida, de quantos RPMs o cabeçote aguenta sem flutuar válvulas... 

Se vai render ou não, são outros 500... Depende de muita coisa realmente, principalmente no caso dos aspirados.

Caio, diria até que mais importante doq a VMP é a aceleração máxima do pistão... Podemos ter 2 motores com a mesma VMP e acelerações completamente diferente, dependendo do angulo de inclinação da biela etc... Já ví gente perdendo motor por focar na VMP e esquecer da aceleração. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia de materiais, é comum ver miolo original com mais de 20m/s de VMP...

Num M50 Turbinado, por exemplo...  Pode haver o caso, dependendo da turbina escolhida, que os 6500RPMs originais não sejam suficientes, e que o carro corte ainda ''com folego''. Eu queria saber qual o limite de giros do cabeçote por conta desse motivo, até quanto dá pra subir o corte sem que haja flutuação.

Importante pensar no peso das válvulas nestes casos né? Se fizer algum retrabalho de haste, ou na face da válvula, em que haja redução de massa, consequentemente a RPM de flutuação vai subir, pois a mesma mola terá menos massa pra trabalhar. Ou seja, nem sempre trocar as molas é ã única solução, quase sempre há mais de um caminho a seguir...

Há a polemica ainda, de que molas de válvula com mais carga, aumenta a resistencia de girar do motor (mais pesado)...  Alguns dizem que isso é desprezível, outros dizem que náo. hahahahahahaha   

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #19 Online: Setembro 17, 2015, 11:37:09 am »
Srs...

Quanto a finalidade, sim TrackDay, é misto...
Meus comandos eram 264 M3 agora são maiores, personalizados.
Pratos e molas Ferrea, cabeçote só tem trabalho de dutos.
Esse é o MEU caso, mas como dito, quanto pode girar OEM.

Pois bem, tenho exemplo prático, uma 3.0 turbo girava 8.4K, com mesmo setup informado acima.
OEM da pra tocar 7.5K pelo menos... ja vi os gringos de comando m3 e OEM no resto.
E o que vem de fábrica... kkk, não serve pro tópico, preparations!

A real é o uso, tem que girar sim, pra quem gosta claro, mas se a questão é preparação, logo, tem modificação...
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bernardo774

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #20 Online: Setembro 17, 2015, 01:54:28 pm »
Eu e o Baratto temo ums amigo, talvez conheçam a figura. XTR, de Caxias.

Inicialmente a 325 US dele estava com remap para corte em 7.500 e coletores.
Alem de nitro.

Hoje ele montou o motor 2.9 (vira e comandos de AC CHIMIA)
Ele não tinha feito o acerto até então para esse novo setup, e mesmo assim estava andando muito mais que uma M3 USA original.

Sem contar que hoje ele usa diff com relação normal, anteriormente ele usava um diff curto, dava 200-210 de quinta.
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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #21 Online: Setembro 17, 2015, 01:55:29 pm »
Com o remap e motor OEM (fora os coletores), o motor ficou bem morto em baixas rotações.
Só acendia em alto giro.
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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #22 Online: Setembro 17, 2015, 02:01:28 pm »
O Baratto ta me ajudando la em Caxias, o carro ta no Douglas...
Eu pensei em fazer stroker mas quando vi os preços dos kits da gringa pulei fora... dizem que da pra fazer com vira de 330 ou de 328 e bielas, em fim... é uma incógnita pra mim.
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bernardo774

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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #23 Online: Setembro 17, 2015, 02:41:32 pm »
Vira da 328/M3 ja muda bastante o comportamento.

Da 330/M3 E46 ja precisa mudar bastante coisa para o pistão não cabecear valvula
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Re:MAX Rev Limit - M52B25
« Resposta #24 Online: Setembro 17, 2015, 04:25:28 pm »
Vira da 328/M3 ja muda bastante o comportamento.

Da 330/M3 E46 ja precisa mudar bastante coisa para o pistão não cabecear valvula

Obrigado pela resposta, mas pra mudar o vira muda as bielas também correto?
To pescando informações, se eu precisar de cilindrada maior, é o que pretendo fazer.
Quais informações tu pode compartilhar?

Abraço,
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