Autor Tópico: Sugestão  (Lida 18381 vezes)

FabioB

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 883
  • E36 325 coupe
    • Email
Sugestão
« Online: Novembro 24, 2010, 10:01:46 pm »
Olá

Como este fim de semana está cheio de eventos, sugiro para os mais experientes em eventos tipo TD, que possam dar umas dicas de calibragem de pneus, tanto para slick como para pneus de rua, eu vi não sei em que post alguns comentários sobre isto, mas acho que seria legal que ficasse um tópico só sobre isso.

Até mais

sergiocastro

  • Visitante
Re:Sugestão
« Resposta #1 Online: Novembro 24, 2010, 11:18:39 pm »

FabioB

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 883
  • E36 325 coupe
    • Email
Re:Sugestão
« Resposta #2 Online: Novembro 25, 2010, 07:38:53 am »
Opa,

Só falta entao a dica da calibragem para pneus de rua, que acho que seja o caso da maioria

Até mais

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Sugestão
« Resposta #3 Online: Novembro 25, 2010, 08:15:52 am »
Eu vou (de carro) pela primeira vez na pista nesse sabado, então sabendo como sou abobado, tenho coletado algumas infos, na pratica não sei se são verdadeiras ou não, mas estou considerando, são coisas simples e óbvias, mas não custa reforçar:

:: consumo de freios e pneus na pista é algo muito além do que percebemos no dia a dia, então revisão completa nesses itens antes de ir para lá.
:: nas primeiras voltas, invista em conhecer o traçado e entender um pouco como o carro reage, nesse caso evite muitas variáves, ou seja se puder trocar menos marchas (tem algumas pessoas que falam até de fazer algumas voltas em uma única marcha) , manter uma velocidade com bastante margem de segurança... melhor.
:: depois quando estiver dando algumas voltas rápidas, lembre-se que a exigência do carro poderá ser acima do normal, então preocupe-se principalmente com: freios, motor e a sensação de velocidade, traduzindo isso em ações: dê algumas voltas rápidas e depois refresco para o carro.... antes de ir para os boxes uma volta light já ajuda, na entrada dos boxes muito cuidado com a sensação de velocidade (realmente reduza a velocidade significativamente), uma vez parado não deixe acionados os freios (tanto o pedal como o de mão), pois eles poderão estar quentes e isso pode danifica-los.
:: as vezes a gente tem um carro mais rápido em retas, mas alguém chega nas curvas.... se isso está se repetindo deixe o outro passar na reta (alivie o pé).
:: Duas mãos sempre no volante (parece estranho, mas no dia a dia nem sempre temos essa atitude e aí vira vício)   

FabioB

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 883
  • E36 325 coupe
    • Email
Re:Sugestão
« Resposta #4 Online: Novembro 25, 2010, 09:06:19 am »
Acrescentando nestas dicas do mau

Quando eu andava de moto (cross) procurava sempre copiar o traçado de alguém quando não conhecia a pista, então acho que é uma dica válida também para os iniciantes em autodromos(como eu), só não vale seguir de perto, porque o perseguido pode ter freios mais poderosos que o seu, aí fica perigoso.

Até mais

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Sugestão
« Resposta #5 Online: Novembro 25, 2010, 10:00:18 am »
Calibragem de pneus de rua: claro, vai depender da construção do pneu, dureza da laterial, largura, peso do carro, tração traseira ou dianteira.

Mas no fundo, o que se busca é que o pneu não dobre muito na curva,  e pra isso é que se aumenta a pressão. A grosso modo, no mínimo 40 libras, e um pouco mais no eixo de maior peso do carro, nas BMWs, o eixo traseiro, 44 libras, pneu frio.

Nos pneus slick a pressão é menor. Na F1 , por exemplo, a pressão gira em torno de 19 libras

Abraços, e boa sorte

Sérgio Guimarães

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2326
  • Capital/SP
Re:Sugestão
« Resposta #6 Online: Novembro 25, 2010, 10:42:38 am »
  Até hoje eu não entendi porque a calibração dos pneus mencionada no manual do meu carro é 32 na frente e 39 atrás.

"Não ande mais do que o seu anjo possa voar"

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Sugestão
« Resposta #7 Online: Novembro 25, 2010, 11:24:46 am »
Eu tinha escrito mais coisas, mas acho que fiz alguma coisa errada que não veio... de qualquer jeito, existem materiais muito interessantes na internet sobre como proceder nas pistas, tanto no youtube como textos para leitura, um site interessante é:

http://www.turnfast.com/

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Sugestão
« Resposta #8 Online: Novembro 25, 2010, 01:51:43 pm »
calibragem pra rua eh a do manual, nao tem o que discutir galera.... e pr apista varia muuuuito de tocada, de carro, de tipo de pneu, de condicoes climaticas.... nao existe um padrao

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

leo325i

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 192
  • 325i - E36 - 92 - MT
    • Email
Re:Sugestão
« Resposta #9 Online: Fevereiro 28, 2012, 09:07:09 pm »
Eu tinha escrito mais coisas, mas acho que fiz alguma coisa errada que não veio... de qualquer jeito, existem materiais muito interessantes na internet sobre como proceder nas pistas, tanto no youtube como textos para leitura, um site interessante é:

http://www.turnfast.com/

valeu Mau
otimas dicas nesse linck q vc passou
abraçao

Lauro (LGT)

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 61
Re:Sugestão
« Resposta #10 Online: Abril 23, 2012, 09:00:46 pm »
« última modificação: Abril 23, 2012, 09:03:33 pm por Lauro (LGT) »

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Sugestão
« Resposta #11 Online: Abril 24, 2012, 04:37:10 pm »
Obrigado por postar e contribuir! Muito educativo !

Lauro (LGT)

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 61
Re:Sugestão
« Resposta #12 Online: Abril 24, 2012, 11:06:06 pm »
Vai mais uma aqui, uma grande contribuição dos colegas de trackday do Ceará, da turma da http://etfracing.com.br/index.html
Essa apostila em PDF, muuuitas dicas excelentes pra aprender a fazer tomadas, como frear, reduzir marchas, punta taco etc... É só acessar esse link e depois baixar, está em PDF. http://cockpitvirtual.com.br/escola-de-pilotagem
Ela é mais ou menos todo o site da turnfast, já postado pelo MAU acima, condensado em PDF e em portugues
« última modificação: Abril 24, 2012, 11:12:01 pm por Lauro (LGT) »