Bimmer Brazil

Área Técnica => Do It Yourself (DIY) => Tópico iniciado por: Abreu em Junho 15, 2014, 11:50:57 pm

Título: [DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: Abreu em Junho 15, 2014, 11:50:57 pm
CORTESIA DE NOSSO CONFRADE ANDRE FERRARI:


Pessoal

o post dessa vez não é sobre nenhum upgrade do carro, embora haja um planejamento sendo colocado em prática (reforços das torres dianteiras, rebuild dos amortecedores, molas mais duras, mais perda de peso, etc)... Quanto aos upgrades, vou postar depois do TD de Interlagos do próximo domingo.
Hoje vou falar de um problema que, pelo que vi por aí, é frequente tanto nas E36 quanto nas E46: O computador de bordo fica acusando, intermitentemente, que uma luz traseira está queimada (às vezes é luz de freio, às vezes da lanterna, às vezes as duas). Mas sempre que olho, não tem nada queimado....

Então.... Encontrei um post inglês ensinando um jeito de consertar isso, mas era uma E46. A fiação das luzes traseiras é bem parecida entre as E46 e as E36, então arrisquei no meu carro, e deu certo. Aí vai (as fotos são do lado esquerdo, mas tem que fazer dos dois lados pra garantir):

Dentro do porta-malas, tire a proteção plástica, como se fosse para trocar uma lâmpada. Você vai poder ver a fiação e a parte de trás das lâmpadas.
(http://109.imagebam.com/download/jDUh9KYrgjUS7JRogiZ16A/33337/333364489/foto%201.JPG)

Solte as quatro porcas que prendem a lanterna na carroceria.
(http://109.imagebam.com/download/mDKBc0gO7uOHCTrF4DkHXg/33337/333364492/foto%202.JPG)

Solte o chicote apertando as laterais do plugue e retire a lanterna. Você vai ver que a "fiação" na verdade não é de fios, e sim um circuito de metal rígido, quase um labirinto de "chapinhas" de metal em contato com todas as lâmpadas e com o encaixe do chicote que vem do carro. Se  observar bem, verá que todas as lâmpadas tem 2 metais que a conectam no circuito; um deles é exclusivo dessa lâmpada, que é o que passa o sinal de liga-desliga. O outro, passa por todas as lâmpadas. É esse que passa o sinal pro sensor dizendo se a lâmpada tá queimada ou não.
(http://112.imagebam.com/download/gEeT_gwI9YUoZjPTCKntHQ/33337/333364493/foto%203.JPG)

O que ocasiona o problema é que com o tempo, deixa de passar corrente suficiente entre essa "chapinha" e o fio respectivo do chicote. Então, o que vamos fazer, é um "jump" entre os dois. Pegue um fio elétrico e conecte-o a essa chapa comum a todas as lâmpadas, em qualquer lugar. Eu escolhi esse lugar logo acima do plugue do chicote, porque tem uma abertura na corroceria do carro por onde o fio vai passar mais facilmente. Mas, se quiser fazer do jeito mais difícil, fique à vontade! :yes:
(http://109.imagebam.com/download/ec9Y3yTXqJYb_HSI4_va-A/33337/333364495/foto%204.JPG)

Reforcei com solda elétrica pra garantir a condução.....
(http://111.imagebam.com/download/2cmH13O6xIcTS5Mu9IHerw/33337/333364496/foto%205.JPG)
....e depois isolei com fita isolante.

Encaixe novamente a lanterna no lugar. Veja que o novo fio passa exatamente por um buraco retangular na carroceria.
(http://112.imagebam.com/download/bBL8kuy1iBcgmA2KGkSulA/33337/333364497/foto%201.JPG)

No chicote, localize o fio que deveria fazer contato com a "chapinha" em que conectamos o novo fio. Imagino que sejam todos iguais, mas a saber, no meu carro era o único fio marrom. Ele é nitidamente mais calibroso que os demais fios. Descasque cuidadosamente cerca de 1cm do fio.
(http://110.imagebam.com/download/Xbtno81Ru5dBiirDsAMG_Q/33337/333364498/foto%202.JPG)
(http://111.imagebam.com/download/iUkudCb4Ckl9SPY7ARJctA/33337/333364500/foto%204.JPG)

Depois, una o novo fio (o preto das fotos) nesse fio marrom. Eu reforcei com solda elétrica e isolei com fita isolante.
(http://110.imagebam.com/download/-3dDkY1-QjhwmdlUm7BwzA/33337/333364501/foto%205.JPG)
(http://111.imagebam.com/download/cj1goG6UUHHC_-kP-uKGFg/33337/333364502/foto%281%29.JPG)

PRONTO!!!!
Basta conectar o chicote novamente e voilà! Aparafuse novamente a lanterna no local e recoloque a tampa plástica de proteção. Não vai ficar nenhum fio aparecendo e o computador de bordo continuará acusando quando uma lâmpada queimar.... Porém APENAS quando ela queimar! Vai parar de perturbar dizendo que tem lâmpada queimada, quando na verdade não está.

Testei no meu carro e funcionou perfeitamente!

abraços :theman:
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: BETOGTI em Junho 16, 2014, 12:09:48 am
Ótimo DIY Abreu ! Obrigado por postar.
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: Scatman em Junho 16, 2014, 10:04:03 am
Muito bom, Abreu!

Estou com o mesmo problema incomodando desde que peguei a M3.
Assim que sobrar um tempo, vou fazer.


Abs.
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: lipecardozo em Junho 16, 2014, 10:09:52 am
O problema que vc diz é aquele que o CB pede para verificar o circuito de freio e que não sai da tela nem a pau?
É um saco mesmo...
Mas tem um tempo que não aparece essa mensagem, depois que dei uma boa mexida lá atrás e limpei tudo com limpa contato.

Caso volte, já sei como resolver :D
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: Pitao em Junho 16, 2014, 12:42:50 pm
farei em breve
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: RafaelRR em Junho 16, 2014, 07:47:51 pm
bacana o DIY… bem útil..

eu tenho um problema desses de vez em qdo aparece no OBC. Pelo q eu lembro é "Fallo luz piloto" ou algo assim. Acontece de vez em qdo…

Vou tentar ver se esse "esquema" arruma
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: andre.ferrari.camargo em Junho 16, 2014, 07:50:10 pm
bacana o DIY… bem útil..

eu tenho um problema desses de vez em qdo aparece no OBC. Pelo q eu lembro é "Fallo luz piloto" ou algo assim. Acontece de vez em qdo…

Vou tentar ver se esse "esquema" arruma

Pelamordedeus BMW com CB em "español" não dá..... kkkk
Muda pra inglês....
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: bernardo774 em Junho 16, 2014, 08:08:03 pm
Boa hein!

Na minha ex 330 torrou o soquete, exatamente o negativo.

Fiz isso ai HAHAHAHA

Depois sou eu o Sr Gambi....
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: andre.ferrari.camargo em Junho 16, 2014, 09:40:57 pm
Se tiver alguma outra coisa do CB acendendo e você simplesmente não consegue resolver..... Desabilite o Check Control!

1. Pressione  1000 e 10  simultaneamente. Vai aparecer  Test-Nr.:  . Digite 19.

2. Vai aparecer LOCK:ON. Digite a soma do dia e do mes (por exemplo, 16/06 = 24). Pressione  SET/RES para desbloquear as funções "secretas" do CB.

3. Vai aparecer TEST CODE: ... Digite 11. Anote os valores para "Einheit 1" e" Einheit 2" para você poder voltar atras se quiser.

4. Troque os valores para B7 e FF, respectivamente 

PRONTO! CHECK CONTROL DESLIGADO


Agora vou transcrever um trecho que explica mais sobre o Check Control:

NOW PLEASE READ BELOW ABOUT WHAT THE CHECK CONTROL DOES AND WHAT WILL NO LONGER WORK...

Check Module:
The "check module" system consists of the following components:

Check module
Connected lamps
Level sensors for wash water and coolant
Scope of Functions Check Module:
The check module monitors the light sources of the vehicle (when switched on) which are important for road safety.

In addition, the wash water and coolant levels are evaluated by the check module and signaled to the on-board computer.

The check module is active for as long as terminal "R" (ignition switch position 1) is switched on.
Scope of Check Module Monitoring Functions:
The check module monitors following lamp circuits:

Left and right low beam.
Left and right brake light.
Left and right license plate light.
Left and right tail light (additional tail lights in the rear lid are not monitored).
Crossover connection of the monitoring circuits for low beam and tail lights makes it possible to detect failure of a low beam light and a parking light fuse.

Such a fuse defect is evaluated as a defective lamp in the corresponding circuit.

Also monitored are:

Coolant level
Wash water level
The on-board computer (BC) itself must evaluate several inputs of the check module. These are:

Brake light switch, for fuse monitoring.
Brake light test switch (active after the brake light switch).
Priority of CM Displays:
The individual defect displays are arranged in accordance with their degree of importance. The display characteristic is based on these priorities.

Priority 1:

Brake light electrical system, operating instructions
Brake light defective
After the minimum display time has elapsed, a priority 1 defect is always immediately displayed following a message.

When a group 1 message appears for the first time, the central indicator lamp (ZHL) flashes in the instrument cluster and the indicator symbol (triangle) synchronous to the ZHL.

The following defects belong to the Priority Group 2 of error messages for the check control:

1 brake light defective.
Low beam light defective.
Tail light defective.
License plate light.
Wash water level.
Check control inactive, operating instructions.
In the case of group 2 check control displays, the indicator symbol and the central indicator lamp in the instrument cluster are driven statically. The indication symbols flash only when a Priority 1 message is additionally indicated.

Priority group 3 defects do not directly influence vehicle safety:

Check coolant, operating instructions
Special Messages:
The special messages are on-board computer warnings. These warnings (temperature, limit, code) are effectively linked in the check control procedure.

The BC messages can interrupt the check control procedure for max. 8 seconds.

An exception to this is the "CODE" function. This display blocks all check control displays, in which CODE is disarmed.

The messages from the check module are transferred via an interface to the on-board computer (BC). The defect codes are made available to the BC as of terminal "R".
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: nandomazzini em Março 15, 2015, 08:48:34 pm
Prezados, boa noite. aproveitando o topico gostaria de saber se há algum codigo que mostre a temperatura do motor em tempo real. Como mostra a voltagem da bateria, litros no tanque e outros...

uma otima noite
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: alberto em Agosto 06, 2015, 11:19:31 pm
Px excelente DIY...

show mesmo!!!
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: lipecardozo em Agosto 07, 2015, 09:47:40 am
Prezados, boa noite. aproveitando o topico gostaria de saber se há algum codigo que mostre a temperatura do motor em tempo real. Como mostra a voltagem da bateria, litros no tanque e outros...

uma otima noite
Nas E36 não, apenas nas E46.
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: RF_bimmer em Setembro 03, 2015, 12:04:06 am
Ressuscitando o tópico!

Na minha E46 acontece algo parecido, não há lâmpadas queimadas, porém vez ou outra dá o aviso. Entretanto o que ocorre é um mal contato na lanterna, i.e., ela apaga, de fato. Apaga inteira. Curiosamente, analisando o plug, o encaixe correspondente ao fio marrom está solto. Creio que essa seja a causa do mal contato. Pergunta: será que esse procedimento também contorna esse mal contato? Caso positivo, tenho uma solução para o meu caso. Curiosamente, na minha lanterna direita, existe algo parecido com isso: um jump da placa de metal ao fio marrom e ela NUNCA me perturbou... acho que vou fazer este teste, de todo modo. Mas gostaria que alguém me respondesse à pergunta acima, caso saiba da resposta.  :big_smile2:
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: fcm em Setembro 03, 2015, 08:54:06 am
Ressuscitando o tópico!

Na minha E46 acontece algo parecido, não há lâmpadas queimadas, porém vez ou outra dá o aviso. Entretanto o que ocorre é um mal contato na lanterna, i.e., ela apaga, de fato. Apaga inteira. Curiosamente, analisando o plug, o encaixe correspondente ao fio marrom está solto. Creio que essa seja a causa do mal contato. Pergunta: será que esse procedimento também contorna esse mal contato? Caso positivo, tenho uma solução para o meu caso. Curiosamente, na minha lanterna direita, existe algo parecido com isso: um jump da placa de metal ao fio marrom e ela NUNCA me perturbou... acho que vou fazer este teste, de todo modo. Mas gostaria que alguém me respondesse à pergunta acima, caso saiba da resposta.  :big_smile2:

Ramz, de modo padrão nas fiações de vários carros(o que não isenta de algumas exceções, inclusive em alguns sub-sistemas), nesse seu provavelmente é o responsável pelos problemas, até pela outra lanterna já terem feito esse reforço.

Na minha bimmer as lanternas estão ok, só uma vez deu um mal contato mas fiz uma preventiva limpando todos conectores, lâmpadas e contatos delas, e não reclamou mais. Mas em outro carro já reparei que havia este reforço e acabei mantendo, pois reparei que a resistência do fio do terra não estava boa mesmo, precisaria repassar outro fio.
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: Mingor em Dezembro 21, 2015, 05:55:36 pm
Ótimo!!! Farei isso na minha e36!
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: Tiago-RS em Janeiro 19, 2016, 02:24:41 pm
Pessoal, na  minha e36 seguidamente aparecia o erro de CIRCUITO LUZ FRENOS. Este problema foi corrigido trocando o sensor do pedal do freio.

Espero ter ajudado.  :cheers:
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: Tailan A. Tremea em Abril 07, 2016, 01:19:57 pm
Como na do amigo @Tiago-RS, a minha E36 também foi resolvido o problema com a  troca do sensor de freio...
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: Surfin em Setembro 04, 2016, 03:44:12 pm
Ia mexer nas lanternas do meu mas reparei isso, o erro que acusa não é de lâmpada queimada e sim "Brake light circuit", ficou mais de 6 meses sem aparecer, agora depois de uma viagem está aparecendo quase todo dia, vou ver se acho o sensor por aqui mesmo, se não vem da Pelican mesmo  :yes:
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: Elbio IDT em Maio 10, 2017, 07:51:19 pm
Buenas pessoal,  ressuscitando um tópico..  Na minha e36 touring,  quando ligo aparece uma mensagem que o check control está desativado.  No manual só orienta a procurar uma concessionária.  Tem como reativar o danado?
Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: padre em Maio 16, 2017, 07:17:15 am
Buenas pessoal,  ressuscitando um tópico..  Na minha e36 touring,  quando ligo aparece uma mensagem que o check control está desativado.  No manual só orienta a procurar uma concessionária.  Tem como reativar o danado?
Amigo, tem um link com muita informação sobre o OBC. Veja se consegue algo:
http://www.bimmerinfo.com/E36_OBC_tricks.htm (http://www.bimmerinfo.com/E36_OBC_tricks.htm)

Sent using Tapatalk

Título: Re:[DIY] Resolvendo problema das lanternas Traseiras no Check Control E36 e E46
Enviado por: Elbio IDT em Maio 18, 2017, 01:10:25 pm
OPA,valeu padre!!!  Já tenho diversão pro fds agora  rsrsrs....