Autor Tópico: "conversão" de motor 325 para 330  (Lida 5206 vezes)

Dan

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #25 Online: Janeiro 05, 2011, 02:04:53 pm »

Sim, com os modos "D", "DS" e Steptronic (na alavanca - para a frente, reduz; para trás, sobe a marcha).

Abs,

Edson

entendi, entao pelo jeito a 6 marcha e overdriver, pq se ele de 4 marcha chega a 210 a 5 marcha ja ira chegar na vel. maxima, triste achei que era 6 marchas de verdade  >:( como M3, 335i, ,etc....

mas bom ter um cambio mais curto arranca mais forte.

no caso da minha 328 a relacao e mto longa e falta uma 6 marcha, mta forca para 5 marchas....

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #26 Online: Janeiro 05, 2011, 02:06:11 pm »
a M5 eh 6 marchas overdrive tb.....

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #27 Online: Janeiro 05, 2011, 02:58:17 pm »
a M5 eh 6 marchas overdrive tb.....

qual versao da M5??? pq vejo videos no youtube de e39 e a mais nova esqueci o nome, o cara estica ateeee o limite da 5 e entra a 6 marcha ate colocar o ponteiro isso quando tira o limitador de 250 km/h......

exemplo esse video da e39.....


pelo que mostra a 5 nao e overdriver.....
« última modificação: Janeiro 05, 2011, 03:10:38 pm por danE36dark »

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #28 Online: Janeiro 05, 2011, 04:01:15 pm »
todas.... menos da nova, que ai a 7 eh overdrive.....
e creio eu que as M3 tb.... o carro nao deixou de ser um carro de rua.....
e nao eh pq ainda desenvolve um pouco, que deixou de ser overdrive..... nao seria se no giro perto do maximo, na ultima marcha, estivesse na velocidade maxima do carro.... mas esses cambios todos ultrapassam com folga 300km/h, e os carros nao chegam a isso, nem sem limitador.... e quando chegam, como nas M5 novas, o cambio passa de 360kmh,e o carro nao chega nem perto...

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #29 Online: Janeiro 05, 2011, 04:37:36 pm »
todas.... menos da nova, que ai a 7 eh overdrive.....
e creio eu que as M3 tb.... o carro nao deixou de ser um carro de rua.....
e nao eh pq ainda desenvolve um pouco, que deixou de ser overdrive..... nao seria se no giro perto do maximo, na ultima marcha, estivesse na velocidade maxima do carro.... mas esses cambios todos ultrapassam com folga 300km/h, e os carros nao chegam a isso, nem sem limitador.... e quando chegam, como nas M5 novas, o cambio passa de 360kmh,e o carro nao chega nem perto...

desculpe pela ignorancia nao entendi nada,

entao qual e o conceito de overdriver? se a 5 vai da 200 km/h e a 6 marcha vai ate 210 km/h nao e overdriver, ou e ? se a 5 marcha vai ate 200 e a 6 marcha ate 200 e overdriver.....pelo que eu sei e isso, quando a ultima e penultima marcha atinge mesma velocidade se trata de overdriver, quando a ultima marcha ultrapassa que seja 5 km/h nao e overdriver.....

como no video que postei a 6 marcha ultrapassou a velocidade de 5 marcha, como posso dizer que e overdriver?

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #30 Online: Janeiro 05, 2011, 04:43:49 pm »
vamos pegar um exemplo simples entao....

Civic Si, todos conhecem.... tem 6 marchas....
o carro tem a versao normal, que eh a que vempara o Brasil, e a versao TypeR, que fica so no Japão....

o diferencial dos dois é o mesmo, assim como o cambio, com excessão da engrenagem da sexta marcha....

no brasil, ele eh overdrive, ou seja, ele cortaria, teoricamente, numa velocidade muito superior a que o carro pode atingir.... no TypeR nao, ela eh bem mais curta, apesar de ser maior do que a da quinta marcha, claro.

por que isso?, vc vai perguntar, certo? pelo simples fato de economia de combustivel.....
no TypeR vc esta a, numeros nao exatos, so pra exemplificar, 5000rpm a 180km/h por exemplo... no Si normal vc esta nos mesmos 180km/h a 3500rpm..... a economia de combustivel eh absurda pra vc usar o carro no dia a dia e na estrada, nao acha?
isso eh overdrive...

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #31 Online: Janeiro 05, 2011, 05:00:26 pm »
quando a relacao de macha é 1 pra 1 (1:1) o virabrequim vira 1x para virar 1x o drive shaft ( as rodas) , e quando esta em overdrive , o motor gira menos que 1x para a roda girar 1x , ( 0,7:1) por ex...
entao comparando qquer rotacao especifica da marcha 1:1 com overdrive , em overdrive vai ter velocidade maior ,mas o carro nao vai ter forca pra desenvolver essa velocidade se a rotacao for alta.
isso é usado para reducao de gasto de combustivel , nao para performance... como o passos disse , vc usa isso pra andar em velocidade de cruzeiro em uma rotacao mais baixa que o 1:1... a roda vai estar girando mais que o motor , que vai estar so mantendo a velocidade...

Overdrive is NOTHING more than any gear in your transmission that turns the drive shaft (output) faster than the engine (input). Therefore, when in this gear (usually at highway speeds), your engine turns at lower revolutions per minute (rpm), saving you gas, wear on your engine, and reducing the amount of engine noise into the passenger compartment. An overdrive gear can be had on a manual or automatic transmission. In the good old days, an automatic had 3 speeds, with third gear a direct 1:1 ratio. By the late 1970's manufacturers started adding a 4th gear which happened to be an overdrive gear, usually around 0.7:1. This meant your engine now required 30% fewer revolutions at highway speeds. The mystical OD button that everyone is referring to is just a defeat switch which keeps the transmission from going into the overdrive gear. This is added to give the driver some convenient control when in situations where the transmission "hunts" for the right gear. When climbing a hill the automatic transmission will drop a gear as more torque is needed to maintain speed. Once the speed is achieved the transmission moves to the higher gear, torque lost, speed drops and back and forth the transmission goes. All the OD button does is remove the highest (and lowest torque producing) gear from the equation. This was far more necessary in the 1980's with the weaker engines of the time. Today, automatic transmissions with 5 to 8 gears are the norm. In the Lexus 8 speed automatic, the top two gears are overdrive gears. Unless you live in a mountainous area with an older car let your automatic transmission do its job. If your driving with a manual transmission, this is all moot....there is no button, and you know when to shift.


Edson

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #32 Online: Janeiro 05, 2011, 05:31:05 pm »
quando a relacao de macha é 1 pra 1 (1:1) o virabrequim vira 1x para virar 1x o drive shaft ( as rodas) , e quando esta em overdrive , o motor gira menos que 1x para a roda girar 1x , ( 0,7:1) por ex...
entao comparando qquer rotacao especifica da marcha 1:1 com overdrive , em overdrive vai ter velocidade maior ,mas o carro nao vai ter forca pra desenvolver essa velocidade se a rotacao for alta.
isso é usado para reducao de gasto de combustivel , nao para performance... como o passos disse , vc usa isso pra andar em velocidade de cruzeiro em uma rotacao mais baixa que o 1:1... a roda vai estar girando mais que o motor , que vai estar so mantendo a velocidade...

Overdrive is NOTHING more than any gear in your transmission that turns the drive shaft (output) faster than the engine (input). Therefore, when in this gear (usually at highway speeds), your engine turns at lower revolutions per minute (rpm), saving you gas, wear on your engine, and reducing the amount of engine noise into the passenger compartment. An overdrive gear can be had on a manual or automatic transmission. In the good old days, an automatic had 3 speeds, with third gear a direct 1:1 ratio. By the late 1970's manufacturers started adding a 4th gear which happened to be an overdrive gear, usually around 0.7:1. This meant your engine now required 30% fewer revolutions at highway speeds. The mystical OD button that everyone is referring to is just a defeat switch which keeps the transmission from going into the overdrive gear. This is added to give the driver some convenient control when in situations where the transmission "hunts" for the right gear. When climbing a hill the automatic transmission will drop a gear as more torque is needed to maintain speed. Once the speed is achieved the transmission moves to the higher gear, torque lost, speed drops and back and forth the transmission goes. All the OD button does is remove the highest (and lowest torque producing) gear from the equation. This was far more necessary in the 1980's with the weaker engines of the time. Today, automatic transmissions with 5 to 8 gears are the norm. In the Lexus 8 speed automatic, the top two gears are overdrive gears. Unless you live in a mountainous area with an older car let your automatic transmission do its job. If your driving with a manual transmission, this is all moot....there is no button, and you know when to shift.



Boa tarde a todos!

Desculpem-me o palpite (ainda mais partindo de quem nada entende do assunto), mas sempre ouvi que a velocidade máxima em um determinado veículo seria obtida na marcha imediatamente anterior à "overdrive"; esta teria a finalidade de diminuir a rotação do motor, com as vantagens de redução do consumo, diminuição do barulho e aumento da vida útil do motor (pela redução nas rpm's).

Essa história de "overdrive" começou, décadas e décadas atrás, com os automóveis americanos, normalmente  com  motores de grande cilindrada e muito torque (e três marchas).

Lembro-me disso nos Ford's, Chevrolet's, Cadillac's, Lincoln's (com motor V12!), Packard's (com oito cilindros em linha!), etc, de minha infância e adolescência.

Abraços a todos,

Edson


 



Dan

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #33 Online: Janeiro 05, 2011, 06:43:05 pm »
sim foi o conceito que informei antes de overdriver eu estava correto....entao M5 do video nao e overdriver, certo?

unico carrro 100% esportivo que tive foi um Audi S3, que tinha 6 marchas e nao era overdriver, pq a 5 marcha nao chegava ate a maxima do carro colocando a 6 ele colova o ponteiro a relação das marchas era curta um canhao nas arrancadas.....

entao deneficio de 6 marchas overdriver economia....

beneficio 6 marchas curtas performance......

obrigado pelas explicações....

marcellom50

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #34 Online: Janeiro 05, 2011, 09:45:13 pm »
Isso é muito complexo, depende de faixa de giro, relação de 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, coroa, pinhão e claro, motor...
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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #35 Online: Janeiro 05, 2011, 11:44:29 pm »
bom.... vamos la... vou exemplificar de novo pra ver se vcs entendem....

minha M5, tem 6 marchas....
a quinta marcha chega a 240km/h se na me engano... ou 250, neo lembro agora.... tirando o limitador mecanico, ela chega a 270km/h.... mas nao de quinta pq cort ao giro antes, entao passo a sexta pra essa velocidade... mas mesmo assim continuo a uns 5500rpm, 6000rpm.... longe dos 7200 do corte.... entao, a sexta marcha, apesar de desenvolver mais velocidade que a quinta, é overdrive....

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marcellom50

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #36 Online: Janeiro 05, 2011, 11:59:33 pm »
Relaxa passos, todo mundo ja entendeu. :D
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Ibrahim Netto

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #37 Online: Janeiro 06, 2011, 02:44:38 am »
Meu carro bate 220 em quarta, 250 em quinta, a sexta não deu para ver onde chegava, muito medo, hahahahahah....

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #38 Online: Janeiro 06, 2011, 02:52:07 pm »
bom.... vamos la... vou exemplificar de novo pra ver se vcs entendem....

minha M5, tem 6 marchas....
a quinta marcha chega a 240km/h se na me engano... ou 250, neo lembro agora.... tirando o limitador mecanico, ela chega a 270km/h.... mas nao de quinta pq cort ao giro antes, entao passo a sexta pra essa velocidade... mas mesmo assim continuo a uns 5500rpm, 6000rpm.... longe dos 7200 do corte.... entao, a sexta marcha, apesar de desenvolver mais velocidade que a quinta, é overdrive....

Agora sim, ficou quase claro. Só não entendi por que vc colocou o é grande, porque se é overdrive, deveria ser pequeno...

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #39 Online: Fevereiro 01, 2011, 09:23:53 pm »
qual será o custo médio, para fazer essa "conversão" e avivar os pocotós que estão escondidos no coração da criança?
Melhor upgrade da M3 evo: cheat do man pedal & alívio de peso (tralhas do SMG)

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #40 Online: Abril 25, 2011, 06:36:17 pm »
Qual será o custo e quais peças preciso para a minha 323i E46 (M52TUB25) sair dos 170hp para os 192hp obtidos pelo M54B25?
Afinal que evolução foi essa da M52TUB25 para a M54B25 uma vez que ambos tem double vanos e a mesma cilindrada?!

323i E46 Steptronic 2.5 6cc

RicardoBecker

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #41 Online: Abril 25, 2011, 08:06:29 pm »
Qual será o custo e quais peças preciso para a minha 323i E46 (M52TUB25) sair dos 170hp para os 192hp obtidos pelo M54B25?
Afinal que evolução foi essa da M52TUB25 para a M54B25 uma vez que ambos tem double vanos e a mesma cilindrada?!



Reprogramação e um bom intake. Já era.

marciomuzzi

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #42 Online: Abril 27, 2011, 07:03:47 pm »
Reprogramação e um bom intake. Já era.

Na wikipedia diz que na 325 E46, que substituiu a 323 em 2001, melhorou duplo VANOS e todo o sistema de escape duplo.

"he 325's engine has improved double-VANOS and fully dual pipe exhaust system"
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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #43 Online: Abril 27, 2011, 11:10:25 pm »
Na wikipedia diz que na 325 E46, que substituiu a 323 em 2001, melhorou duplo VANOS e todo o sistema de escape duplo.

"he 325's engine has improved double-VANOS and fully dual pipe exhaust system"

Sim, isso é verdade, veio com o M54.