Autor Tópico: Alcool  (Lida 22552 vezes)

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Alcool
« Resposta #25 Online: Abril 24, 2013, 09:46:36 am »
Eu usei alcool por 18 mil kms no meu carro.

 O motor é flex e usa 12,3 de taxa.

  Com alcool deu apenas 1 cv á mais com relação ao mapa gasolina ( podium)

  Com gasolina o carro fica mais liso em baixa e intermediárias. No verão o carro fica bom com alcool tanto pra ligar, como pra andar no calor, pois a injeção tira menos ponto. Já na gasolina o motor aquece mais rápido, e se pegar transito perde ligeiramente a performance pelo fato da injeção tirar ponto. Já no inverno no alcool o carro liga com maior dificuldade, leva mais tempo pra esquentar, e depois de quente tem uma performance um pouco pior que na gasolina.

   Na gasolina faz 8,5 na cidade andando com o pé embaixo, e 10km/l andando de boa....na estrada faz um pouco mais de 10km/l , pois o cambio é bem curto.

 No alcool faz 5,9 andando de pé embaixo, e 7,1 andando de boa.  Faz 7,9 na estrada, pois o cambio é curto.

  As mesmas médias de pé embaixo , também se aplicam andando de boa com a/c e transito.


  No alcool tem de trocar o Pré filtro, e filtro de combustível com frequência, pois o alcool forma uma 'gosma' parece um gelzinho, e o acumulo dele faz o carro dar falta. Meu carro teve de ficar 40 dias parado, e perdi uma Bomba de combustível flex, devido ao alcool no tanque. 

 Em casa eu tenho uma bomba gasolina com 76 mil km guardada, boa que funciona e o pré filtro nunca foi trocado, e nunca deu falta.

  O alcool corroeu um anel de vedação do tanque, e ficou da noite pro dia pingando em minha garagem, eu devia ter tirado foto pra vcs verem no chão da garagem a gosma que se formou.


  Meu motor antigo com 76 mil km foi desmontado pra ver se estava tudo em ordem, e passamos pra outro carro, e o interior dele estava limpíssimo, como se fosse com alcool, porém como a gasolina mesmo aditivada tem a cor alaranjada, deixou o motor manchado, mas as válvulas, e vedações estavam perfeitas, pois usou desde 0km, gasolina V-power. O motor tinha 9:1 de taxa.  O dono atual do meu motor, assim como o seu mecânico, disseram que ele esta se comportando melhor que o motor original que tinha no fiesta, inclusive mais esperto.


  ATualmente eu abandonei o alcool ( só uso pra passar na controlar), e só entra Podium , alternando com Ipiranga premium.  O carro não bate pino, esta mais liso, e são 141 cvs ( alcool ) contra 140 cvs gasolina.


  Carros de GT, utilizam mais de 14 de taxa com gasolina.

  No kart os motores da época do alcool quebravam muito mais, hoje em dia utilizamos gasolina podium com mobil 800t ( motores 2T), e conseguimos fazer 1 ano de corridas e treinos sem abrir o motor.

shiga

  • Visitante
Re:Alcool
« Resposta #26 Online: Abril 24, 2013, 05:26:43 pm »
Tenho curiosidade de saber se dá pra rodar pobre num álcool turbo em baixa carga, visando melhora de consumo. Fura pistão? Alguém tem conhecimento?

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Alcool
« Resposta #27 Online: Abril 24, 2013, 05:29:34 pm »
Tenho curiosidade de saber se dá pra rodar pobre num álcool turbo em baixa carga, visando melhora de consumo. Fura pistão? Alguém tem conhecimento?
Se a mistura ficar pobre estraga
Porque a mistura entra esquentando e fica parecendo um maçarico
Agora se quiser andar econômico e só deixar pouca pressão
Aí vc vai precisar de uma mistura fraca proporcional
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

mliasch

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 272
Re:Alcool
« Resposta #28 Online: Abril 24, 2013, 06:13:31 pm »
O turbo foi desenvolvido para economizar combustivel, baixa pressao e mistura ideal fica muito bom


Sobre o alcool so uso ele, gasolina aqui so pra limpar peca e partida a frio, nao eh um combustivel limpo, polui mais e acertado direito rende menos potencia que no alcool, na minha bm uso alcool porque nao gosto de gasolina, nao mudou nada o carro, salvo a primeira partida e os primeiros instantes ligado, nao me incomodo com isto outras pessoas com certeza sim

shiga

  • Visitante
Re:Alcool
« Resposta #29 Online: Abril 24, 2013, 06:57:28 pm »
Com injeção direta, daria pra empobrecer de boa, não?
Falando em alcool, esses dias eu tava na rua e reparei num ônibus com um adesivo "movido a etanol"... aí eu reparei no som do motor e pra meu espanto, era igual de um diesel. Pesquisei depois e descobri que esse motor queima alcool em ciclo diesel e o volume de combustível é 60% maior que do diesel... Não sei dizer de imediato como isso se compara com um ciclo otto em termos de consumo, mas achei muito interessante.

mliasch

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 272
Re:Alcool
« Resposta #30 Online: Abril 24, 2013, 09:31:18 pm »
Cara a mistura tem q ser ideal, pobre nao adianta, o volume de ar tem q ser maior pra gerar o mesmo torque q vc precisa pra andar

mliasch

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 272
Re:Alcool
« Resposta #31 Online: Abril 24, 2013, 09:31:37 pm »
Nao existe milagre como eu acho que voce esta pensando

shiga

  • Visitante
Re:Alcool
« Resposta #32 Online: Abril 24, 2013, 11:04:42 pm »
Na gasosa, rodam a 65:1 http://en.wikipedia.org/wiki/Gasoline_direct_injection#Theory_of_operation. Porque não no alcool?
O D15Z1 do civic antigão com injeção pelo coletor já rodava pobre, usava até uma sonda especial chamada LAF, 'semi-wide' pra controlar o AFR.
Milagre não é, pq já fizeram com gasolina uai  ;D

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Alcool
« Resposta #33 Online: Abril 25, 2013, 09:56:56 am »
estequiometria da gasolina é diferente do alcool!!  Não dá pra fazer mesmo tipo de acerto

mliasch

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 272
Re:Alcool
« Resposta #34 Online: Abril 25, 2013, 12:25:32 pm »
Exato, e andar nao quer dizer q estava bom ou que a media km/l era boa

shiga

  • Visitante
Re:Alcool
« Resposta #35 Online: Abril 25, 2013, 01:52:30 pm »
estequiometria da gasolina é diferente do alcool!!  Não dá pra fazer mesmo tipo de acerto
Se por tipo de acerto, vc quer dizer AFR e ponto, é claro que não. Eu não disse que o álcool tem que queimar a 14.7:1.

TheRipper

  • Visitante
Re:Alcool
« Resposta #36 Online: Abril 25, 2013, 08:19:08 pm »
Tenho curiosidade de saber se dá pra rodar pobre num álcool turbo em baixa carga, visando melhora de consumo.  Fura pistão? Alguém tem conhecimento?

Bem, já acertei alguns carros, tanto na gasolina quanto no álcool, então acho que posso opinar.

Tenho um Vectra GSI turbo rodando no álcool (taxa original de gasolina 10,5:1), e rodo tranquilamente com lambda 1,1 a 1,15 em baixa carga.  O consumo do carro é excelente para um carro pesado, com motor destaxado e com mais de 300cv:  entre 7 e 8km/l na cidade e cerca de 11km/l na estrada, andando bem tranquilo.  E sim, mistura pobre faz o carro beber menos, é fato.  Foi citado o exemplo do Honda D15, e sei que o K20Z3 (Civic Si) usa a mesma estratégia de "lean cruise", inclusive, usando um catalisador especial para isso. 

Quanto ao AFR, fisicamente ele muda entre gasolina e álcool, mas para efeito de acerto isso não nos interessa, pois o que a sonda mostra é o fator lambda, e nesse aspecto, os valores ideais não mudam muito entre gasolina e álcool.  As sondas que mostram AFR e não possuem configuração de combustível não sabem se o motor está rodando com gasolina, GNV, metanol, álcool etc, ou seja, AFR 14,7 no display da sonda vai ser sempre lambda 1, não importa o combustível. 


Quanto ao ganho com álcool em um motor destaxado, isso varia um pouco de motor para motor.  Um pessoal aqui no Rio já fez uns testes em dinamômetro, e concluíram que o ganho de potência com taxa na verdade é bem pequeno, e um ganho bem próximo era conseguido apenas se ajustando o ponto de ignição.  Acredito que a maior diferença seja no consumo.
O Matheus (cujo conhecimento jamais ousarei questionar, mais da metade do que sei de motores eu aprendi com ele) falou em ganho de 2 a 3cv num M50, mas acredito que a gasolina considerada seja de alta octanagem, como a Podium, pois em relação à gasolina comum, o ganho certamente é maior.  O Clio 1.6 16v flex, por exemplo, com sua modesta taxa de 9,8:1, salta de 110cv para 115cv usando álcool, apenas com correção de mistura e ponto de ignição.
Porém, vale lembrar que o motor do Clio sequer tem sensor de detonação, e como o Matheus já mencionou, a estratégia dos flex é ajustar tanto a mistura quanto o ponto de ignição com base na leitura da sonda, ou seja, a ECU estima que a porcentagem de gasolina no tanque é de, por exemplo, 60%, e usa um mapa de ignição pronto para esta situação, sem levar em conta a octanagem da gasolina usada no momento.  E como não há sensor de detonação, o mapa precisa ser conservador.  Resumindo, se os mapas do Clio fossem para Podium, em vez de gasolina comum, a diferença de potência entre gasolina e álcool seria bem menor.  Além, é claro, de a Podium deixar bem menos resíduos. 
Vale a pena fazer a conversão para álcool? Bem, se usar gasolina comum, o ganho é perceptível, tanto em potência, quanto em "limpeza" do motor.  Se usar Podium, já não acho tão vantajoso assim num aspirado "civil", a não ser que o preço e a disponibilidade da Podium sejam fatores muito incômodos.



« última modificação: Abril 25, 2013, 08:21:57 pm por TheRipper »

shiga

  • Visitante
Re:Alcool
« Resposta #37 Online: Abril 25, 2013, 10:31:19 pm »
Bem, já acertei alguns carros, tanto na gasolina quanto no álcool, então acho que posso opinar.

Tenho um Vectra GSI turbo rodando no álcool (taxa original de gasolina 10,5:1), e rodo tranquilamente com lambda 1,1 a 1,15 em baixa carga.  O consumo do carro é excelente para um carro pesado, com motor destaxado e com mais de 300cv:  entre 7 e 8km/l na cidade e cerca de 11km/l na estrada, andando bem tranquilo.  E sim, mistura pobre faz o carro beber menos, é fato.  Foi citado o exemplo do Honda D15, e sei que o K20Z3 (Civic Si) usa a mesma estratégia de "lean cruise", inclusive, usando um catalisador especial para isso. 

Quanto ao AFR, fisicamente ele muda entre gasolina e álcool, mas para efeito de acerto isso não nos interessa, pois o que a sonda mostra é o fator lambda, e nesse aspecto, os valores ideais não mudam muito entre gasolina e álcool.  As sondas que mostram AFR e não possuem configuração de combustível não sabem se o motor está rodando com gasolina, GNV, metanol, álcool etc, ou seja, AFR 14,7 no display da sonda vai ser sempre lambda 1, não importa o combustível. 

:ok: era isso q eu queria saber :)
Quando tinha um d16z6 turbo na cana, eu usava uma wide aem e fazia um acerto bem grosseiro de mistura, mais pra não encharcar nem derreter o motor. Conseguia ganhar ou deixar de desperdiçar 1km/l mudando só a pressão do dosador e o delta (hpi), mas nunca rodei pobre com medo de ter algum problema, já que o motor era todo oem e era meu daily driver.
Pensei em comprar um sensor egt pra brincar com ponto, mas sempre faltava tempo e acabei vendendo o carrinho.
« última modificação: Abril 25, 2013, 10:32:58 pm por shiga »

TheRipper

  • Visitante
Re:Alcool
« Resposta #38 Online: Abril 25, 2013, 11:42:56 pm »
Com baixo giro/carga é muito difícil você conseguir danificar o motor por mistura pobre ou mesmo ponto, tanto que carros flex com muita taxa costumam dar detonação na gasolina, e não é comum vê-los quebrando.  Lembrando que uma mistura mais pobre queima mais lentamente, sendo interessante adiantar o ponto de ignição para compensar isso, claro, tentando evitar detonação.  Mas rodar pobre com alto giro/carga pode dar problema até mesmo num aspirado de média potência específica.

Yuri

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 897
  • e46 325i - Ex 318ti e36 - Ex 328i e36
    • Email
Re:Alcool
« Resposta #39 Online: Abril 29, 2013, 10:20:48 pm »
Olha uma 530 com SC e rodando no alcool ai
Alguém conhece esse carro?
Antes, ter um carro era a ambição de quem queria liberdade para ganhar o mundo. Hoje, ele representa a liberdade para fugir dele.
-Dalmo Hernandes, Flatout-




F_C

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 199
Re:Alcool
« Resposta #40 Online: Maio 16, 2013, 03:00:44 pm »
Eu usei alcool por 18 mil kms no meu carro.

 O motor é flex e usa 12,3 de taxa.

  Com alcool deu apenas 1 cv á mais com relação ao mapa gasolina ( podium)

  Com gasolina o carro fica mais liso em baixa e intermediárias. No verão o carro fica bom com alcool tanto pra ligar, como pra andar no calor, pois a injeção tira menos ponto. Já na gasolina o motor aquece mais rápido, e se pegar transito perde ligeiramente a performance pelo fato da injeção tirar ponto. Já no inverno no alcool o carro liga com maior dificuldade, leva mais tempo pra esquentar, e depois de quente tem uma performance um pouco pior que na gasolina.

   Na gasolina faz 8,5 na cidade andando com o pé embaixo, e 10km/l andando de boa....na estrada faz um pouco mais de 10km/l , pois o cambio é bem curto.

 No alcool faz 5,9 andando de pé embaixo, e 7,1 andando de boa.  Faz 7,9 na estrada, pois o cambio é curto.

  As mesmas médias de pé embaixo , também se aplicam andando de boa com a/c e transito.


  No alcool tem de trocar o Pré filtro, e filtro de combustível com frequência, pois o alcool forma uma 'gosma' parece um gelzinho, e o acumulo dele faz o carro dar falta. Meu carro teve de ficar 40 dias parado, e perdi uma Bomba de combustível flex, devido ao alcool no tanque. 

 Em casa eu tenho uma bomba gasolina com 76 mil km guardada, boa que funciona e o pré filtro nunca foi trocado, e nunca deu falta.

  O alcool corroeu um anel de vedação do tanque, e ficou da noite pro dia pingando em minha garagem, eu devia ter tirado foto pra vcs verem no chão da garagem a gosma que se formou.


  Meu motor antigo com 76 mil km foi desmontado pra ver se estava tudo em ordem, e passamos pra outro carro, e o interior dele estava limpíssimo, como se fosse com alcool, porém como a gasolina mesmo aditivada tem a cor alaranjada, deixou o motor manchado, mas as válvulas, e vedações estavam perfeitas, pois usou desde 0km, gasolina V-power. O motor tinha 9:1 de taxa.  O dono atual do meu motor, assim como o seu mecânico, disseram que ele esta se comportando melhor que o motor original que tinha no fiesta, inclusive mais esperto.


  ATualmente eu abandonei o alcool ( só uso pra passar na controlar), e só entra Podium , alternando com Ipiranga premium.  O carro não bate pino, esta mais liso, e são 141 cvs ( alcool ) contra 140 cvs gasolina.


  Carros de GT, utilizam mais de 14 de taxa com gasolina.

  No kart os motores da época do alcool quebravam muito mais, hoje em dia utilizamos gasolina podium com mobil 800t ( motores 2T), e conseguimos fazer 1 ano de corridas e treinos sem abrir o motor.

Sem querer ser chato :bigsmile:, mas ja sendo : :teach:

12.3:1 de taxa de compressao ainda é muito baixa para para aproveitar o etanol. Com 13.5:1 ou maior, e com um avanço de igniçao decente (o que ECU de flex nao faz), ai sim o motor ia ter ter mais potencia e um consumo melhor. Nos EUA estao descobrindo as vantagens do etanol e tendo resultados excelentes com o E85 usando taxas altas, 15 ou mais em motores aspirados e atè 12.5 em motores sobrealimentados !

Quando era muleque meu pai tinha a disposiçao dois Omegas 2.0 8v 0km da empresa que trabalhava, um a gasolina e o outro a alcool, com 110cv e 121cv pelos respectivos manuais. Apesar de ser "soh" 10% de diferença pelo manual, o motor alcool tinha mais torque em baixa que parecia ser bem mais forte do que a diferença teorica sugeria.

Os carros da GT usam 14:1 mas usam gasolina que nao tem nada haver com gasolina podium de posto. Alias, a Petrobras fala que fornece podium para as competiçoes mas é mentira, é soh um modo de fazer propaganda. Os carros da Copa Fusca correm (ou corriam, faz tempo que nao to mais no meio) com alcool e taxa 15:1 e mesmo sem nada de eletronica, knock sensor, etc., nao batem pino e sao bem fortes. Fora os Opalas e Mavericks de competiçao que soh usavam alcool e andavam horrores.

Com relacao aos motores de kart, nao é verdade que passaram a quebrar menos com gasolina. Eles quebram menos agora porque sao refrigerados a agua e porque o regulamento novo nao permite menos que 10cc (ou 11cc, nao to acompanhando) de camara de combustao. Na minha época (V4/PArilla RA / Evolution) os motores com alcool eram muitos mais fortes mas quebravam porque os preparadores do Paulista taxavam no talo e puxavam mais de 19k rpm. Alias, justo no primeiro campeonato Brasileiro que voltaram a usar gasolina (ano 200X, na Bahia ou Goiania, nao lembro) uma caralhada de motores quebrou nas finais porque estava calor e com gasolina os motores nao aguentavam. Com alcool vc tem mais lufrificacao e refrigeraçao do que com gasolina (comparando motores a ar) e por isso mais durabilidade. Para mim a maior CAGADA do kartismo foi abandonar o alcool. Nunca fiz testes comparativos, mas arrisco dizer que um motor a ar com giro limitado e dois buras no alcool dura tanto quanto um gasolina refrigerado a agua, justamente por causa da maior lubrificaçao e refrigeraçao.

Parece que no Brasil as pessoas desaprenderam que o alcool é um PUTA combustivel, equivalente quase que uma gasolina racing de 105 octanas, e ainda por cima é barato e disponivel nos postos. Isso se deve muito pelos problemas de fornecimento dos usineiros nas decadas de 90 e 2000 e pelo fato da industria brasileira ter abandonadoo desenvolvimento dos motores a alcool. Era para termos motores de fabrica com taxa 15 ou maior faz tempo !

E com relaçao a motor BMW com alcool, por que nao ? Se fosse possivel usar pistoes para uma taxa de 14, bicos maiores e um sistema de combustivel adequado, nao tem porque nao ser melhor que com gasolina. Alias, soh googando rapido achei isso:

http://blogs.cobbtuning.com/2012/07/25/bmw-n54-accessport-now-supports-alternate-fuels-2/

Caraca, que post grande, me empolguei  :-)





« última modificação: Maio 16, 2013, 03:04:34 pm por F_C »

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Alcool
« Resposta #41 Online: Maio 16, 2013, 08:22:49 pm »
Sem querer ser chato :bigsmile:, mas ja sendo : :teach:

12.3:1 de taxa de compressao ainda é muito baixa para para aproveitar o etanol. Com 13.5:1 ou maior, e com um avanço de igniçao decente (o que ECU de flex nao faz), ai sim o motor ia ter ter mais potencia e um consumo melhor. Nos EUA estao descobrindo as vantagens do etanol e tendo resultados excelentes com o E85 usando taxas altas, 15 ou mais em motores aspirados e atè 12.5 em motores sobrealimentados !

Quando era muleque meu pai tinha a disposiçao dois Omegas 2.0 8v 0km da empresa que trabalhava, um a gasolina e o outro a alcool, com 110cv e 121cv pelos respectivos manuais. Apesar de ser "soh" 10% de diferença pelo manual, o motor alcool tinha mais torque em baixa que parecia ser bem mais forte do que a diferença teorica sugeria.

Os carros da GT usam 14:1 mas usam gasolina que nao tem nada haver com gasolina podium de posto. Alias, a Petrobras fala que fornece podium para as competiçoes mas é mentira, é soh um modo de fazer propaganda. Os carros da Copa Fusca correm (ou corriam, faz tempo que nao to mais no meio) com alcool e taxa 15:1 e mesmo sem nada de eletronica, knock sensor, etc., nao batem pino e sao bem fortes. Fora os Opalas e Mavericks de competiçao que soh usavam alcool e andavam horrores.

Com relacao aos motores de kart, nao é verdade que passaram a quebrar menos com gasolina. Eles quebram menos agora porque sao refrigerados a agua e porque o regulamento novo nao permite menos que 10cc (ou 11cc, nao to acompanhando) de camara de combustao. Na minha época (V4/PArilla RA / Evolution) os motores com alcool eram muitos mais fortes mas quebravam porque os preparadores do Paulista taxavam no talo e puxavam mais de 19k rpm. Alias, justo no primeiro campeonato Brasileiro que voltaram a usar gasolina (ano 200X, na Bahia ou Goiania, nao lembro) uma caralhada de motores quebrou nas finais porque estava calor e com gasolina os motores nao aguentavam. Com alcool vc tem mais lufrificacao e refrigeraçao do que com gasolina (comparando motores a ar) e por isso mais durabilidade. Para mim a maior CAGADA do kartismo foi abandonar o alcool. Nunca fiz testes comparativos, mas arrisco dizer que um motor a ar com giro limitado e dois buras no alcool dura tanto quanto um gasolina refrigerado a agua, justamente por causa da maior lubrificaçao e refrigeraçao.

Parece que no Brasil as pessoas desaprenderam que o alcool é um PUTA combustivel, equivalente quase que uma gasolina racing de 105 octanas, e ainda por cima é barato e disponivel nos postos. Isso se deve muito pelos problemas de fornecimento dos usineiros nas decadas de 90 e 2000 e pelo fato da industria brasileira ter abandonadoo desenvolvimento dos motores a alcool. Era para termos motores de fabrica com taxa 15 ou maior faz tempo !

E com relaçao a motor BMW com alcool, por que nao ? Se fosse possivel usar pistoes para uma taxa de 14, bicos maiores e um sistema de combustivel adequado, nao tem porque nao ser melhor que com gasolina. Alias, soh googando rapido achei isso:

http://blogs.cobbtuning.com/2012/07/25/bmw-n54-accessport-now-supports-alternate-fuels-2/

Caraca, que post grande, me empolguei  :-)







 O motor veio originalmente com 12,3  a comparação foi feita com o melhor acerto que consegui nos dois combustíveis em um mesmo motor com mesma configuração......se for usar a melhor taxa pra gasolina, e a melhor taxa pro alcool, já invalida o comparativo, pois serão dois motores diferentes....... E Sim os carros de GT usam gasolina de alta octanagem, assim como os f3....porém em momento( falando dos carros de GT) algum disse Podium, apenas gasolina ( Ou gasolina de alta octanagem deixar de ser gasolina?)  Citei a Podium no caso do meu Carro.

  Os motores de Kart hoje em dia são bem diferentes dos V4, e evolution de antigamente.  refrigeração á água ajuda, mas não é a única responsável.  Hoje a construção dos motores de kart são diferentes, as bielas, os pistões, os anéis, os rolamentos, até mesmo as folgas. Hoje em dia não precisa mais guardar o motor com um pouco de gasolina, como se fazia antigamente devido o alcool. Hoje vc pode esvaziar o tanque e deixar o kart guardado.  Inclusive os Parilla perderam mercado demais pros Rotax que se abre 25 hrs de uso pra trocar pistão e 50  hrs de uso pra biela, diferente do parilla refrigerado á ar que era 2hrs, e á água 4hrs de uso. ( isso que me lembro de cabeça). Limitar RPM de motor á alcool pra ele durar mais que o gasolina? se limitar o gasolina igualmente, ele vai durar tambem? O que importa é comparar a duração do motor de acordo com o regulamento.  Meu Parilla My ano passado virava 19mil rpm Na gasolina e tinha 39 cvs. ( original vem com 36cvs, segundo a fábrica)

  No meu ponto de vista a única coisa que o alcool é bom , é devido sua octanagem ser maior que da gasolina que nos é vendida, e isso permite trabalhar com mais avanço e mais ponto, dessa forma ganhando potência e torque( porém precisa ter taxa, e quanto mais taxa, mais pesado o motor fica pra ligar, e maior o desgaste do motor de partida);seu poder calorífico é de 70% se comparado á gasolina( bastante energia desperdiçada), fora a maior atenção que precisa se dada aos bicos, pré filtro, e filtro de combustível.

 
« última modificação: Maio 16, 2013, 08:25:02 pm por Race Driver »

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Alcool
« Resposta #42 Online: Maio 16, 2013, 08:32:05 pm »
Os gringos estão entrando no esquema do e85 mesmo, o pessoal da JB4 já tem mapa especifico para isso, lógico que tem muito o que evoluir, mas já tem um espaço internacional maior.


Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Alcool
« Resposta #43 Online: Maio 16, 2013, 11:10:56 pm »
Em breve teremos minha m3 movida a cana... Eu posto os resultados do antes e depois... Abs!

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Alcool
« Resposta #44 Online: Maio 17, 2013, 09:17:52 am »
so para tacar mais lenha na fogueira dos combustiveis alternativos: e o gnv? aquelas pickups turbo rodando no gnv tinham uma potencia bem maior com consumo menor.

e se para compensar a taxa de compressao menor dos nossos motores rodarmos com uma turbininha??? m50 rodando no etanol com 0,4 de pressao? quem viu? como ficou?

Thiago Brandão

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 369
    • Email
Re:Alcool
« Resposta #45 Online: Maio 17, 2013, 12:26:57 pm »
so para tacar mais lenha na fogueira dos combustiveis alternativos: e o gnv? aquelas pickups turbo rodando no gnv tinham uma potencia bem maior com consumo menor.

e se para compensar a taxa de compressao menor dos nossos motores rodarmos com uma turbininha??? m50 rodando no etanol com 0,4 de pressao? quem viu? como ficou?

GNV roda muito bem com turbo. Lembro que quase 10 anos atrás no CEFET a turma de automobilismo tinha mostrado um santana turbo que era tri-combustível. E variavam a pressão entre os combustíveis. Com GNV ficava quase tão forte quanto o álcool.
A idéia é ótima, mas tem alguns pontos fracos, que exigem o motor projetado desde a concepção. Entre eles é a temperatura muito mais elevada da câmara de combustão e a falta de lubrificação da guia de válvulas.

F_C

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 199
Re:Alcool
« Resposta #46 Online: Maio 17, 2013, 01:45:22 pm »
  Os motores de Kart hoje em dia são bem diferentes dos V4, e evolution de antigamente.  refrigeração á água ajuda, mas não é a única responsável.  Hoje a construção dos motores de kart são diferentes, as bielas, os pistões, os anéis, os rolamentos, até mesmo as folgas. Hoje em dia não precisa mais guardar o motor com um pouco de gasolina, como se fazia antigamente devido o alcool. Hoje vc pode esvaziar o tanque e deixar o kart guardado.  Inclusive os Parilla perderam mercado demais pros Rotax que se abre 25 hrs de uso pra trocar pistão e 50  hrs de uso pra biela, diferente do parilla refrigerado á ar que era 2hrs, e á água 4hrs de uso. ( isso que me lembro de cabeça). Limitar RPM de motor á alcool pra ele durar mais que o gasolina? se limitar o gasolina igualmente, ele vai durar tambem? O que importa é comparar a duração do motor de acordo com o regulamento.  Meu Parilla My ano passado virava 19mil rpm Na gasolina e tinha 39 cvs. ( original vem com 36cvs, segundo a fábrica) 

Race Driver, acho que estamos poluindo o tópico sobre álcool na BMW  :lol:
Mas só pra fechar, os motores Parilla novos e suas "cópias" são praticamente idênticos internamente aos antigos.

Você corre de Rotax ? Na Granja ? Ta gostando desse motor ? Você comprou ou aluga ?

F_C

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 199
Re:Alcool
« Resposta #47 Online: Maio 17, 2013, 01:46:03 pm »
Olhem atentamente para a bomba de combustível:


Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Alcool
« Resposta #48 Online: Maio 17, 2013, 02:30:47 pm »
Race Driver, acho que estamos poluindo o tópico sobre álcool na BMW  :lol:
Mas só pra fechar, os motores Parilla novos e suas "cópias" são praticamente idênticos internamente aos antigos.

Você corre de Rotax ? Na Granja ? Ta gostando desse motor ? Você comprou ou aluga ?

  Sim corro, Rotax é muito boa, um motor diferente, muito sensível em termos de acerto, porém acompanha os My em tempo de volta, e dá pau nos raptor de reta.  Motor mais resistente. Eu comprei, é dificil achar motor pra alugar!!

abs

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Alcool
« Resposta #49 Online: Maio 17, 2013, 02:36:49 pm »
Olhe atentamente ... os bicos sao de cores diferentes... será que o bico 3 é E85 e o bico azul é gasolina ? vai saber...