Autor Tópico: Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?  (Lida 5679 vezes)

RafaelRR

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #25 Online: Fevereiro 24, 2014, 02:38:23 pm »
ja vi projetos nos forums gringos de adaptar a ventoinha eletrica da E46 de cambio manual nas E36.

Porque as E46 MT não tem a viscosa original e é só a eletrica mas pela parte de tras do radiador, não na frente como as que tem a viscosa.
O problema é o carro ser automático.. ai não sei se funciona.

turbo_sp

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #26 Online: Fevereiro 24, 2014, 02:41:35 pm »
na m3 e 46 manual tem helice e ventoinha
ja ouvi falar dessa adaptação tb
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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #27 Online: Fevereiro 24, 2014, 02:43:54 pm »
tambem ouvi falar isso, no caso da minha é MT. por isso estou pensando mto na conversao. espero que esse carro vá pra pista.

MartimLima

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #28 Online: Fevereiro 24, 2014, 02:48:40 pm »
Já faz algum tempo que os alternadores da BMW são refrigerados a AR.

O que o grego comentou e real, os FAN eletricos atuais da BMW podem ter o incremento de velocidade de 1% em 1%, ou seja bastante flexivel para a necessidade do carro, isso falando da ECU original que controla isso certinho.

Para um carro mais racing, duas velocidades esta mais que bom.

Os alternadores estão cada vez mais potentes, com certeza é outro fator para a utilização do FAN elétrico.


bernardo774

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #29 Online: Fevereiro 24, 2014, 03:29:27 pm »
Seguindo a logica, no caso das E36 AT.

Elas possuem um radiador de oleo refrigerado a ar, que fica entre o radiador do AC e do Motor.
A viscosa esta sempre entre 20 - 30% quando solta e na faixa de 70 - 80% quando travada (viscosa boa, não trava 100%)
Considerando que a temperatura do motor não esteja em na temp para travar a viscosa, ela ainda esta puxando no minimo 20% da sua capacidade, fazendo com que todo o sistema tenha vento, mesmo parado na sinaleira.

Agora tu tira a viscosa de um carro AT, poe uma com start em 90º graus do motor....e o cambio? Quem sabera?

Por isso sou totalmente contra essa adaptação em carro AT, em função desse radiador de oleo.
Tanto que os omegas, todos AT vinham com viscosa. Mesmo os 97-98, como o amigo disse la em cima nos primeiros post.
Até Opala 91-92 AT vinha com viscosa.

A viscosa da BMW passa de 80 mil km, o detalhe é que nesse meio tempo ela pode ter levado uma pancada, coxim do motor estourado e fez a elice bater na capa...enfim, tem todo um historico que pode ter feito o dono trocar por uma made in china.
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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #30 Online: Fevereiro 24, 2014, 03:32:53 pm »
Agora de carro MT, acho valido a adaptação.
Só tem que cuidar o tempo do start, para não gerar gasto desnecessário de energia e assim pesar o alternador.
E como pesa no motor.


As ventoinhas das E46 é um show a parte, inclusive o modulo delas fica fixado nela, recebendo sinal da ECU para trabalhar em tantos %.
Me lembro na 330M, em dia quente ela ja iniciava em baixa giro, parecia que tinha vento girando ela lentamente.

Tambem achava gostoso depois de dar um pau subindo a serra e parar ela, ficava um barulhão...assustava os APzeiros de plantão.
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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #31 Online: Fevereiro 24, 2014, 03:33:50 pm »
As M3 tem o radiador de oleo do motor, por isso eu acho que mantiveram a viscosa, seguindo a logica dos carros AT.
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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #32 Online: Fevereiro 24, 2014, 04:21:01 pm »
Eu fiz um teste de perda de potência pela viscosa e é absurda a perda que se tem em plena carga da ventoinha.

Em um motor diesel de 410 HPs em plena carga (2100 RPM) chega a ter uma perda de 32 HPS com a máxima eficiência da ventoinha. Todos os testes feitos em dinamomentro mantendo as condições exatamente iguais.

Eu não pensaria 2x em colocar uma elétrica visando consumo e potência. Mesmo porque quando se está na estrada, com o ar frontal forte, a elétrica raramente entrará em funcionamento e a viscosa, mesmo que seja pouca coisa, vai estar lá girando desnecessariamente e em transito pesado, a elétrica não estará em funcionamento todo o tempo e a potência roubada para gerar energia pelo alternador, não será tão grande quanto a viscosa.

Masssss, os engenheiros da BMW estudaram anos e anos para deixar aquela polia lá e quem sou eu para contrariar...  :BananaAlegre:   :lol:

Irei estudar essa adaptação mais a fundo para ver se vale o investimento.

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #33 Online: Fevereiro 24, 2014, 04:34:31 pm »
Na minha opinião de purista eu não faria o tal "fan delete". Como nosso amigo falou, não é apenas a água do radiador que está sendo refrigerada, tem também o óleo do câmbio no caso das AT.
É feio o barulho quando ela está em pleno vapor porém ela tem a sua função e o carro agradece rs.

Nos carros que não utilizam esse sistema de ventoinha com embreagem e são AT existem dois radiadores, um para a água e outro para o óleo do câmbio na qual cada um tem sua ventoinha elétrica para refrigeração comandada pela ECU do carro.

As E46 manuais não tem a ventinha viscosa, só elétrica.
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Roberto Junior

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #34 Online: Fevereiro 24, 2014, 04:44:03 pm »
Eu tambem nao vejo motivo para o fan delete.

Se a bmw pois lá originalmente é porque é eficiente para o sistema original do veiculo.

Na minha opiniao, colocando peças oem novas já está perfeito.

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bernardo774

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #35 Online: Fevereiro 24, 2014, 05:03:12 pm »
Nego não entende que carro AT esta sempre acelerando 1.500 - 2.000....ou traduzindo, queimando embreagem.

Ja viram a vazão de oleo que da nessa RPM? Tu enche um balde de 5 litros em segundos.
Sem contar o quanto aquece.

"mas eu quero fan delete...eu quero...mimimi"

Então compra mais 1 radiador de oleo e poe uma ventoinha com acionamento apenas para eles, acima de 100º.

Se um radiador com viscosa ja é fraco para quem da umas esticadas, imagina sem a viscosa.

"mas eu sou raSSing, dou pau toda hora...10 cv faz eu levar minha mãe mais cedo no supermercado"

Se desse tanto pau no carro, veria q aquele radiador minusculo não da conta.


Vide as E46 que usam o radiador de ar e antes disso o oleo passa dentro de um elemento no radiador de agua do motor.
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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #36 Online: Fevereiro 24, 2014, 08:01:40 pm »
Aproveitando o tópico.

Faz mais ou menos 1 ano que a viscosa da minha 323i E36 quebrou.

Quando fui procurar uma nova, muita gente disse que era igual a das S-10. Bom, acabei encomendando uma no Mercado Livre, que dizia ser da bmw.

Tudo funciona perfeito, a temperatura está sempre no meio, porém o barulho aumentou muito. Quando dou uma puxada, parece que um avião está decolando.

Com ela parada, eu consigo girar a ventoinha com a mão, ela é um pouco pesada, mas dá pra girar. Tem alguma forma de diminuir esse barulho?

Outra coisa, mesmo o carro ligado em baixa rotação, a ventoinha faz muito vento.
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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #37 Online: Fevereiro 24, 2014, 08:08:07 pm »
Aproveitando o tópico.

Faz mais ou menos 1 ano que a viscosa da minha 323i E36 quebrou.

Quando fui procurar uma nova, muita gente disse que era igual a das S-10. Bom, acabei encomendando uma no Mercado Livre, que dizia ser da bmw.

Tudo funciona perfeito, a temperatura está sempre no meio, porém o barulho aumentou muito. Quando dou uma puxada, parece que um avião está decolando.

Com ela parada, eu consigo girar a ventoinha com a mão, ela é um pouco pesada, mas dá pra girar. Tem alguma forma de diminuir esse barulho?

Outra coisa, mesmo o carro ligado em baixa rotação, a ventoinha faz muito vento.

Ela ta travada, ainda nao totalmente, mas está.

Esse barulho de avião é q ela está girando mto mais doq deveria. Corre o risco da ventoinha quebrar e destruir tudo em volta, inclusive o radiador

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #38 Online: Fevereiro 24, 2014, 08:52:43 pm »
Ela ta travada, ainda nao totalmente, mas está.

Esse barulho de avião é q ela está girando mto mais doq deveria. Corre o risco da ventoinha quebrar e destruir tudo em volta, inclusive o radiador

E nesse caso, o que devo fazer?
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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #39 Online: Fevereiro 24, 2014, 08:57:28 pm »
E nesse caso, o que devo fazer?
Substituir a polia viscosa.

De preferencialmente por uma OEM de marca de qualidade

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #40 Online: Fevereiro 24, 2014, 09:41:03 pm »
Na minha E46 percebo algo semelhante. Infelizmente não sei dizer o que seria um barulho muito alto (é minha primeira bimmer e não tenho nenhuma semelhante próxima pra comparar). Sei que quando dou umas esticadas fica bem audível esse barulho "de avião", principalmente de vidros abertos. Com eles fechados quase não se percebe. De qualquer forma vou verificar essa polia viscosa logo logo. No meu caso também a temperatura não passa do meio.
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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #41 Online: Fevereiro 24, 2014, 11:02:01 pm »
Substituir a polia viscosa.

De preferencialmente por uma OEM de marca de qualidade

A polia deveria girar facilmente com o carro parado?
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MartimLima

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #42 Online: Fevereiro 24, 2014, 11:09:53 pm »
A polia deveria girar facilmente com o carro parado?
Sim, deve girar com pouco esforço.


Roberto Junior

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #43 Online: Fevereiro 24, 2014, 11:22:45 pm »
A polia deveria girar facilmente com o carro parado?

Sim, com o carro frio ela deve girar com pouca resistência.

Com o carro quente ela gira mais pesado.

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bernardo774

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #44 Online: Fevereiro 25, 2014, 10:20:40 am »
Acima de 3 - 4 mil ela não deve fazer tanto barulho, pois nessa faixa de giro ela se solta.

Faz o teste, depois que tu sentiu o motor quente e ela grudada, fica acelerando parado por uns segundos acima de 4 mil rpm, se tiver boa, vai se soltar depois de uns segundos.
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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #45 Online: Fevereiro 25, 2014, 01:00:38 pm »
Acima de 3 - 4 mil ela não deve fazer tanto barulho, pois nessa faixa de giro ela se solta.

Faz o teste, depois que tu sentiu o motor quente e ela grudada, fica acelerando parado por uns segundos acima de 4 mil rpm, se tiver boa, vai se soltar depois de uns segundos.
A minha faz isso, acima dos 3-4 mil giros ela para o barulho de avião.
A não ser que esteja MUITO MUITO MUITO quente e em trânsito bem pesado. Ai ela vai junto.

Vi uns testes na internet, com o carro frio e motor desligado não deve conseguir girar ela sem esforço nenhum, tem que ter alguma resistência e com o carro ligado testar com um pedaço de papel sulfite, a hélica não pode parar de girar quando o papel encosta nas pás, isso mostra que está com defeito.
Procede?
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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #46 Online: Fevereiro 25, 2014, 03:25:37 pm »
A minha faz isso, acima dos 3-4 mil giros ela para o barulho de avião.
A não ser que esteja MUITO MUITO MUITO quente e em trânsito bem pesado. Ai ela vai junto.

Vi uns testes na internet, com o carro frio e motor desligado não deve conseguir girar ela sem esforço nenhum, tem que ter alguma resistência e com o carro ligado testar com um pedaço de papel sulfite, a hélica não pode parar de girar quando o papel encosta nas pás, isso mostra que está com defeito.
Procede?
Tem muito teste por ai....e tambem vai de carro para carro.

Pelo seu relato, a sua esta em perfeitas condições.

Vale ressaltar da durabilidade, é sempre bom comprar uma nova e ter 100 mil km garantidos.
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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #47 Online: Setembro 19, 2014, 08:35:53 pm »
Senhores a ECS montou Kits para fazer o delete, o do link abaixo e para M3 e46.

http://www.ecstuning.com/News/BMW_E46_3_Series_M3_Mishimoto_Electric_Cooling_Fan_Shroud_Kit_Mechanical_Fan_Delete_2001_2002_2003_2004_2005_2006/?utm_source=emailcampaign&utm_medium=marketing&utm_content=retail&utm_campaign=BMW_E46_M3_MishimotoElectricCoolingFanShroudKit

Lembrando que a M3 e46 foi o ultimo serie M com a viscosa, depois dela todas as M passaram a utilizar FAN elétrico.


EightFiftyI

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #48 Online: Setembro 19, 2014, 09:31:49 pm »
Algum teste confiável de viscosa? Vi alguns falando q com carro desligado, vc girando a hélice manualmente, ela não pode girar solta, tem q girar e logo parar. Outros dizem do papel, enfim. Algo confiável?

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Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #49 Online: Setembro 22, 2014, 09:11:00 am »
Algum teste confiável de viscosa? Vi alguns falando q com carro desligado, vc girando a hélice manualmente, ela não pode girar solta, tem q girar e logo parar. Outros dizem do papel, enfim. Algo confiável?
No caso das BMW, é meio complicado.

Eu condenei a minha com esse teste, mas estava frio o motor.

O bom teste é: "Se tem 10 anos, troca."
Marca sempre Behl.

Mas um teste confiavel, é deixar o carro dormindo uma noite e antes de ligar o carro, tentar girar a ventoinha com a mão.
Ele deve estar meio dura, não girando livremente.

Abração!
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