Bimmer Brazil
Área Técnica => Dicas de Pilotagem => Tópico iniciado por: shiga em Setembro 12, 2011, 06:20:36 pm
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Nesse feriado eu consegui fazer 14,5km/l (6,9l/100km) numa viagem de 400km mantendo média de 100km/h de SP até nordeste do PR, só usei bastante a banguela (conforme o medidor de consumo dizia se compensava descer engrenado ou na banguela, peguei um leve embalo antes das subidas até 110 deixando a velocidade cair até 90. Consegui manter o marcador de consumo oscilando entre 6,8 e 6,9km/l, já conferi que o marcador é bem preciso pois eu enchi o tanque no fim da viagem de novo pra ver quanto gastou.
O que gasta mais mesmo é vc pegar uma subida e tentar manter a velocidade. Na volta voltei a 120km/h no trecho inteiro e fiz só 11,5km/l.
Mas nesse mesmo trecho se eu for a 120, gasto 13-13,5km/l. Se fosse automático acho q seria muito difícil conseguir isso. Apesar de q eu consegui fazer 17km/l no meu civic quando era automático. Quando passei pra manual não consegui mais passar dos 15, acho q devido a relação mais curta da última marcha.
Ah, e o ar tá sempre desligado hehehe.
Fiquei impressionado!
:yes: :BananaAlegre:
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Shiga, você coloca o teu carro na banguela (neutro)? Pergunto isso porque deslocar com o carro na banguela é incorreto. Primeiro, o carro ficará totalmente solto, o que é perigoso. Outra coisa. Já li muita coisa sobre buscar economia de combustível deixando o carro no neutro nas descidas, mas isso é um equívoco. O consumo se não aumenta, pelo menos mantém-se o mesmo. Apenas uma opinião.
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Shiga, você coloca o teu carro na banguela (neutro)? Pergunto isso porque deslocar com o carro na banguela é incorreto. Primeiro, o carro ficará totalmente solto, o que é perigoso. Outra coisa. Já li muita coisa sobre buscar economia de combustível deixando o carro no neutro nas descidas, mas isso é um equívoco. O consumo se não aumenta, pelo menos mantém-se o mesmo. Apenas uma opinião.
Sim, é incorreto e perigoso e realmente não recomendo a ninguém aqui fazer isso, vai que... né?
Só deixo no neutro quando estou numa descida reta sem buraco, sem nenhum carro na minha frente nem carro na outra mão, o que não valida a condição, claro. A questão de usar neutro na descida ou não depende da inclinação e das velocidades inicial e final da descida. Se a velocidade no final da descida não é significativamente menor que a velocidade inicial, compensa o neutro. Se a inclinação da descida é grande, geralmente compensa descer engrenado. Acredito que descer no neutro também só compensa se no marcador de consumo instantâneo não passar de 2l/100km.
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Shiga, lembre também que deixar o carro na bangela é péssimo para o câmbio, pois enquanto o carro está a 100km/h e o cambio girando a está velocidade, a sua lubrificação está num volume correspondendo a rotação de ponto morto, ou seja, o câmbio aquece devido a lubrificação insuficiente. Claro que fazer isto uma vez ou outra, como todo mundo já deve ter feito, não deve acontecer nada, mas de modo recorrente o desgaste do câmbio se acentua.
Incrível a média alcançada, a maneira como o motorista conduz o carro altera significativamente o consumo.
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Carro engatado, acima da faixa entre 1200 e 1750 rpm (geralmente 1500rpm nas BMWs), o consumo de combustível é ZERO... na banguela, o consumo eh o da marcha lenta... Esse artificio da injeção eletrônica eh chamado de cut-off... E isso eh uma certeza que eu te dou...
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no meu carro o cutoff é a partir de 1000, no civic acho q é em torno de 1250 (conferi quando tinha uma sonda wide instalada nele). Já no bimmer o 'econometro' ajuda hehehe
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isso na verdade é um teste de paciencia....
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Concordo. Eu gosto é de ESPREMER o pedal do acelerador e deixar o bicho berrar... kkkk
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Que legal, esta gastando menos que o meu manco 4cil, agora que vou animar a pegar uma BMW, sem duvidas vai ser uma 325 ou 328 com cambio manual.
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Meu M54B22 fez 8,6 km/h em um trecho de 60 kms, relativamente plano, com o piloto automático setado em 160.. kkkkk
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Passeio de fim de semana no Encontro Bimmer Brazil. Aproximadamente 400km, maioria do tempo a 100 / 120 km/h, um pouco d econgestionamento e uma alguns 20 km de estradas mais fechadas. Media da 540 ano 94: 7,4 km/l.
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quanto é o giro do 540 automatico a 100? eu acho q a 5a do meu 325 devia ser um pouco mais longa (dá uns 2500rpm a 100). seria muito interessante ver como o 325i se sai no consumo com o diferencial do 325tds.
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Meu pai foi com a M5 (1995) no encontro e quando eu peguei ela no outro dia , level um susto...
11.5l/100km... no alcool... dá uns 8.7km/L ... Mas quem estava dirigindo era meu pai... entao tem o desconto do pe leve tbem ... hehehe
e isso ainda sem o remapeamento do Mr M... sem velas iridium , mas tbem sem ar condicionado (nao tinha trocado a correia ainda...)
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Cara.. você é louco em por o cambio no N e com o carro em movimento.. como disseram acima, voce compromete todo sistema de transmissão.
A lubrificação do cambio depende a sua tração. se continuar fazendo isso, certamente perderá toda essa economia com a troca do cambio..
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Cara.. você é louco em por o cambio no N e com o carro em movimento.. como disseram acima, voce compromete todo sistema de transmissão.
A lubrificação do cambio depende a sua tração. se continuar fazendo isso, certamente perderá toda essa economia com a troca do cambio..
Mas o carro dele é manual, acho que como o Mau falou, todos já fizeram isso.
Agora tenho uma pergunta pros entendidos, outro dia estava viajando de carona e o motorista na descida pisava na embreagem
mas continuava com o carro engatado, a descida inteira.
Qual o impacto disso em consumo e em desgaste de peças?
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é mais econômico descer uma ladeira com a marcha engatada do que com o carro em neutro..
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Exato mas se a ladeira não for suficientemente íngreme pro carro manter a velocidade, aí tem que ser na banguela :mola:
Mas minha dúvida é, o que acontece se manter o carro engatado e ficar com a embreagem acionada??
Com o consumo, desgastes etc...
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muito legal teu consumo.
Eu sempre faço teste tb com os carros, olha no M52 da 328 E36, eu fiz o teste:
100km/h - 12,5km/h
80km/h - 12,5km/h
Sempre no D, nao usei o N, tentei ao maximo deixar o carro embalado e aceleração minima, com o carro 100% revisado, tive certeza que nao consegue fazer mais que 12,5 km/h.
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o importante é manter a velocidade... se for no plano o consumo vai ser quase o mesmo a 80 ou 120 ...
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Andando na boa, 120 km/h sem abusar do acelerador eu fiz 12 km/l descendo a serra (litoral) e uns 8 e pouco subindo a serra.
Na media deu 10km/l em um percurso misto
Achei um bom consumo.
Na cidade com transito de SP fica na media dos 5km/l.. rs
O carro é uma 325i E36 mecanica, com escape, filtro e chip
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Preciso regular o meu para esta economia, sou pé leve mas ele anda bebendo bem. Quanto a banguela, fazer isso em carro automático considero loucura, a cx vai para o vinagre rápido, com o cambio manual menos pior, mas continua sendo loucura. Pé leve recomendo a todos nossas estradas são péssimas e nossos motoristas não ficam atrás. Um amigo meu saiu do RJ no seu Audi voou até SP, quando estava para chegar tomou uma prensa na mureta de um caminhão que resolveu ultrapassar o outro e não viu o Audi em aproximação de pouso. Logico que depois do susto, pagto do seguro etc, rimos muito mas ficou a lição.
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A minha 328i Touring E36 Automática estou conseguindo andar na manha e fazendo 13,5 l/100km em São Paulo com trânsito, e na estrada consegui segurar 6,9l/100km pegando 15% do trecho com trânsito parado coisa de 1h pra rodar 10km. Mas como comentaram é um teste de paciência. De modo geral estou bem satisfeito com o consumo do carro. O medidor de consumo instantâneo ajuda demais. Quanto ao Cut-off varia mas via de regra o carro tem que estar acima 1500rpm pra ativar o recurso e segura até 1000rpm abaixo disso ele já volta a injetar pois a ie considera que ele pode apagar a qualquer momento então ele inicia a manutenção da marcha lenta.
Ter uma carro que anda (e bebe) quando precisa, e econômico quando quer é bom demais.
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Realmente um consumo muito bom para um 6cil!
Alguns automatizados estão adotando roda livre como por exemplo o Golf VII. Apesar do cutoff em alguma situações andar na banguela compensa sim em termos de consumo(haja visto o Golf). Como já disseram acima: se a inclinação for insuficiente para pelo menos manter a velocidade do carro engatado então compensa deixar desengatado. Caso contrário o carro terá que ser acelerado e vai gastar mais que em marcha lenta.
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Só a mérito de comparação também, a M3 fez 430km, 100~120km/h com seus picos e baixas 7.6km/l :)
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Ter uma carro que anda (e bebe) quando precisa, e econômico quando quer é bom demais.
Exatamente!
Essas situações do cutoff variam um pouco, noto que em alguns casos mesmo sendo descida tende a ganhar velocidade sem fazer o cutoff, pois passa para marchas mais altas e a rotação fica baixa, creio que leve em conta que isso fica realmente abaixo dos 1500RPM e então mantém a velocidade.
Ainda não peguei descida de serra bem fechada(como a da serrinha de Taubaté-Ubatuba por exemplo) mas deve ser melhor descer com o câmbio em modo Sport, que tem um pouco mais de retenção das marchas.
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Eu fiz 17 km/l na minha 318 essa semana. 184 km de anhangueta para 10,8 litros andando a 100km/h Vinhedo > São Paulo > Vinhedo.
Tudo bem que o motor é menor M44 mas achei bem econômico. Quase um 1.0.
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Eu fiz 17 km/l na minha 318 essa semana. 184 km de anhangueta para 10,8 litros andando a 100km/h Vinhedo > São Paulo > Vinhedo.
Tudo bem que o motor é menor M44 mas achei bem econômico. Quase um 1.0.
Melhor que 1.0 pois de verdade nenhum 1.0 nacional faz isso. ;)
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Essa questão de "banguela" eu sempre achei que seria mais econômico deixar o carro engatado. Mas nas F30, tem uma função chamada "velejar", que o carro desengata a marcha como se fosse uma banguela, e de acordo com o medidor eco-pró, o carro fica mais econômico assim. Já não sei o que é mais econômico, mas quando estou em um carro manual, deixo o carro sempre engatado.
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Muito bom o consumo...no meu N62 V8, já desisti de tentar economizar na estrada....sem pisar faz 5,9 km/l e pisando faz 5,3 km/l, então desço o pé e ganho em sorriso no rosto a cada retomada e ultrapassagem que faço....hehe :shot:
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Minha 120i fez 14 km/l a 120km/h com ar ligado 50% do tempo. Achei uma média boa por estar seguindo alguém que é muito ruim. Creio que quando estiver "sozinho" a média melhore já que posso dar meu próprio ritmo..
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Fiz 14 redondo na minha Mancou, piloto automatico cravado nos 80 km/h com ar ligado ouvindo Eurodance.
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Essa questão de "banguela" eu sempre achei que seria mais econômico deixar o carro engatado. Mas nas F30, tem uma função chamada "velejar", que o carro desengata a marcha como se fosse uma banguela, e de acordo com o medidor eco-pró, o carro fica mais econômico assim. Já não sei o que é mais econômico, mas quando estou em um carro manual, deixo o carro sempre engatado.
Há o esquema de roda livre, que faz esse efeito de banguela. Tem vezes ele é mais econômico do que deixar a injeção cortar, como uma descida pouco íngreme, que você não precise acelerar nem frear, acaba indo no ritmo de banguela mesmo sem intervenção nenhuma e é a forma realmente mais econômica assim.
Já para uso normal o melhor é mesmo manter engatado(como você disse fazer no manual), é o que eu faço na maior parte do tempo.