Quando o assunto é óleo de motor, a coisa vai longe.. depois podemos trazer a discussão que foi iniciada no Bimmerclub para cá ou iniciar um novo tutorial, explicando aos que ainda não sabem quanto a especificação SAE/API/ACE, assim como grau de viscosidade inverno/verão.
Sobre o uso do óleo sintético ou semi-sintético após usar mineral, realmente tem de ser feito com cautela.
Se é um motor que rodou muito tempo (km superior a 50.000km) com óleo mineral, é normal que se acumule borras ou depósitos do óleo mineral (como qualquer derivado de petróleo). E quando se aplica o óleo sintético em um motor assim, é bem provável que esses depósitos "descolem" e possam gerar entupimentos das galerias e/ou peneirinha, gerando problemas de lubrificação.
Então, se quiser migrar de mineral para sintético em um motor que rodou muito tempo com mineral, eu primeiro desmontaria a tampa de válvulas e cárter, checando o nível de acúmulo de depósitos que o motor possui. Caso não tenha depósitos visíveis, pode se migrar usando um óleo semi-sintético por 2 ou 3 trocas e depois passar para o full sintético.
Já nos motores com depósitos acumulados, tem ainda a opção de fazer o Flush, no qual eu também não sou muito a favor devido o mesmo quebrar as propriedades do óleo, então o momento em que o seu motor está rodando no Flush, as condições de lubrificação não devem ser as ideais.
Então, na minha opinião, se o motor é muito rodado, sempre rodou no mineral, continue no mineral para evitar dôr de cabeça. E então, depois que fizer o motor novo, começa com sintético desde novo.
Só um resumo rápido.. os que querem realmente usar óleo top em seus Bimmers, a maioria do que foi citado aqui é excelene, como os especiais: Motul 300V, Mobil 1, Castrol TMX.. e os comerciais como Lubrax Sintético, Shell Helix Ultra, Elf Excellium... e etc..
Vale a pena investir em óleo... o motor agradece, principalmente nas primeiras partidas do dia enquanto as bronzinas estão atritando com os munhões..
Abraços,
Matheus