Olá pessoal..
Afim de ajudar a maioria dos proprietários de E36, preparei uma tabela de manutenção usual para nossas Bimmers. Claro que é apenas uma referência e esses itens podem desgastar de forma diferenciada em relação ao uso e período exposto a esse uso. Sinta-se livre em opinar uma divergência que ocorreu em seu carro, citando sempre as condições de uso e a marca da peça que foi utilizada (importantíssimo, pois peça de baixa qualidade pode durar 1/3 de uma OEM):
Motor:
-Bomba d´água original (rotor de plástico ou composto): 70.000km (rotor de metal pode durar mais, porém é mais pesado e gera vazamento no eixo. Para quem pretende trabalhar em regime de rotações elevadas, melhor usar a de plástico/composto original. A versão EURO da M3 tem uma bomba d´água diferenciada e de durabilidade bem acima dos motores M50 based)
-Radiador original: 100.000km
-Mangueiras de arrefecimento originais: 120.000km
-Embreagem viscosa da ventoinha original: 100.000km
-Válvula termostática: 70.000km
-Coxins: 120.000km
-Mangueiras de combustível: 200.000km
-Regulador de pressão: 80.000km
-Esticador superior e inferior da corrente de comando: modelo antigo: 80.000km / modelo novo: 120.000km
-Correia do a/c: 40.000km
-Correia principal dos auxiliares: 40.000km (preventiva)
-Roletes das correias: 100.000km
-Tensionadores hidráulicos que atuam nos roletes: 120.000km
-Junta da tampa de válvulas : 60.000km (coloquei baixo assim, pois até hoje não ví um M50 que não vazasse, ou ao menos "melar" a tampa de válvula)
-Catalisador: 100.000km
-Sonda lambda: 100.000km (relativo, poderá ter lentidão no sinal, assim como perda de confiabilidade do lambda antes ou depois dos 100.000km, depende diretamente das condições que foi exposta. Em E36 OBD II, são duas sondas, uma antes e outra depois do catalisador. A ECU usa como gerenciamento, somente a primeira sonda, sendo a segunda somente como fator de controle da eficiência do catalisador.)
-Crank sensor: 100.000km ou mais de 10 anos (não é um item que deveria ter vida útil, mas conforme relato do colega Ekipe, não é raro E36 com problemas nesse sensor devido o ressecamento do chicote do mesmo. Evitar também uma curvatura de ângulo muito fechado quando for manusear o chicote desse sensor, pois isso ajuda a trincar o fio internamente. Esse sensor é crítico para o funcionamento do motor, pois quando o mesmo não envia sinal para a ECU, a mesma cortará ignição e combustível. É o único sensor capaz de imobilizar completamente o motor, sem nem permitir que a ECU trabalhe em safe mode.)
-Demais sensores (sensor de posição do comando de válvulas, sensor de temperatura d´água, sensor TPS..etc): Como preventiva, também poderão ser substituídos aos 100.000km ou quando o carro tiver mais de 10 anos. Como não são sensores que chegam a imobilizar o veículo e te deixar na mão, se torna facultativa a troca por pura prevenção. Mesmo porque, é possível checar o bom funcionamento dos mesmos medindo o sinal de retorno para a ECU. Estando dentro do especificado, o sensor ainda opera corretamente.
Transmissão:
-Embreagem (platô, disco e rolamento): 120.000km
-Coxins de suporte do câmbio e diferencial: 100.000km
-FlexDisc: 80.000km (se escorrer óleo do câmbio no mesmo, pode ir embora em 1/3 dessa km.. por isso, sempre cheque sua Bimmer quanto a vazamentos)
-Rolamento de apoio do cardã: 150.000km
Suspensão (item crítico de estimar, pois varia absurdamente em relação ao tipo de uso):
-Amortecedores e molas: 50.000km
-Buchas de bandejas e batentes: 60.000km
-Bieletas: 60.000km
-Buchas das estabilizadoras: 60.000km
-Pivôs: 60.000km
Espero que tenha ajudado.
Abraços,
Matheus