Diy - Convertento o teto e acabamentos plasticos na cor preta - E39 540iFiz a conversão do interior de minha 540i para preto, seguindo a linhagem das Motorsport, tendo que converter todos os plásticos para preto, e como se não bastasse, tive a infeliz ideia de usar Alcântara.
A primeira dica que posso dar, é mandar fazer num tapeceiro! É caro, mas você vai descobrir o porque se fizer em casa.
Caso você realmente quiser se incomodar, utilize um tecido que seja flexível, o Suede ou Alcântara não sedem nada para se ajustar a curvatura, e é algo bem dizendo, impossível de trabalhar. Eu fiz apenas porque sou teimoso e queria muito muito mesmo, pois nenhum tapeceiro da cidade se habilitou a fazer. Apenas em outra cidade fiquei sabendo que tem um tapeceiro que faz, mas cobra mais de 2 mil só pela parte da tapeçaria, e acho que se ele visse as entradas na parte das alças do teto os famosos "pqp") ou puta merda, da E39 desistiria.
Em fim considere 7 dias trabalhando 10 horas por dia mais ou menos, se quiser mesmo seguir em frente...
Material utilizado:
- 3 tubos de cola tapeceiro 77 3M (Encontrei apenas na Leroy Merlin)
- 2 tubos de tinta para plásticos
- 3,5 metros de tecido preto
- Várias lixas 200, 500, 1200
- Fibra Vegetal, para remover a espuma do teto
- Espátula para aplicar o tecido
- Ajudante, para esticar o tecido
- Cerveja, porque sim
A desmontagem infelizmente não lembrei de fotografar, mas não tem nada do outro mundo, começa retirando o acabamento das colunas A B e C, aquela peça onde tem o botão do teto solar, e retirar os parafusos necessários.
Para tirar o teto de dentro do carro, será preciso reclinar um dos bancos dianteiros, e remove-lo pela porta dianteira.
Aproveitei para revisar o teto solar, verificar e limpar os dutos que levam a agua até o chão com ar comprimido, pois não seria nada legal estragar todo um trabalho por infiltração. Se você reparar, todo teto solar infiltra agua, até novo! jogue agua no vão e veja que ela desaparece. Essa agua escorre pela calha do teto solar e esse é o funcionamento mesmo. Por isso é importante aproveitar a remoção do teto para esta verificação. Quem trabalha com teto solar pode fazer isso.
Lixei todos os acabamentos plásticos com lixa 200, 500 e 1200, limpei com álcool, isolei com fita crepe as partes acrílicas das luzes e apliquei direto a tinta própria para plásticos. O acabamento ficou tão perfeito quanto uma peça original preta.
O passo seguinte, é o mais trabalhoso com certeza, remover o tecido do acabamento das colunas, e preparar a peça para receber a cola.
Após arrancar o tecido, usei um "removedor de tinta pastoso" para remover os restos de tecido com cola que ficam por baixo. Deve ser aplicado, raspado com espátula e removido o quanto antes com tíner para parar a ação do removedor, pois senão ele passa a corroer o plástico da peça (questão de 2 minutos no máximo).
Perceba a bagunça que você vai fazer.
Depois, passei lixa 200 em seguida 500, e as peças estarão prontas para receber a cola.
Esse processo todo de remoção é importante para garantir que o novo tecido grude corretamente. Caso contrario, pode voltar a se descolar.
Agora que temos as peças prontas, acaba o trabalho bruto, e inicia a habilidade.
Coloque a peça sobre o tecido, e desenhe com um lápis com sobra de uns 5 a 7 cm e recorte.
Aplicar a cola no tecido e na peça, aguardar 2 minutos, e grudar um no outro. De preferência por dividir em varias partes a colagem, colar tudo de uma vez só não dará certo. Uma vez encostado o tecido, ele não desgrudará mais! Utilize a espátula de silicone para ajudar.
Resultado final:
Parte do teto:O tecido do teto sai com mais facilidade que os laterais, pois contem uma espuma entre o tecido e o teto, que é a culpada pelo descolamento que acontece nestes carros importados, ela vai recebendo umidade e calor, e se descola sozinha.
É importante retirar toda a sujeira e restos, mas esta peça não pode ser molhada ou lixada. Usei fibra vegetal e esponjas secas para retirar a espuma amarelada, e depois limpei bem com álcool. A peça preparada para receber o tecido ficou assim:
O tecido que utilizei no teto, é diferente do utilizado nas colunas. No verso dele, vem sem aquela telinha branca, que serve na verdade para ser aplicado na maquina de costura, mas no caso, usei nas colunas por ser melhor de aplicar ali por não formar dobras.
Aviso mais uma vez, fazer isto com um tecido não flexível pra quem não tem habilidade com isso, muito provável que não dará certo. Se contente com um tecido preto especifico para o teto, e faça só as colunas em Alcântara se for o caso. Foi necessário fazer recortes em locais escondidos, como atrás de onde vai parafusado as alças para o tecido não enrugar.
Foi tão estressante a parte do teto que esqueci de registrar o processo, mas é necessário fazer em partes, seguindo os mesmos passos de antes, usando espátula, e ter alguém a disposição pra segurar o tecido esticado para você.
PS: Cuidado para cola em excesso para não atravessar o tecido. Caso espirrar cola no lado errado do tecido, remover com tíner com cuidado.
Tudo pronto e instalado:É bastante difícil fotografar o tecido, com flash parece que o teto esta mofado, e sem flash só parece preto normal kkkk, mas o resultado final ficou lindo!
Vou tentar tirar fotos melhores durante o dia em um local aberto e posto depois.