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Área Técnica => Recall e Problemas Comuns => Tópico iniciado por: leorsxd em Julho 05, 2013, 05:10:07 am

Título: Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: leorsxd em Julho 05, 2013, 05:10:07 am
Bom, provavelmente ja deve ter algum tópico sobre isso, mas não consegui localizar.

Notei que na 540i, abasteci uma ou outra vez com gasolina Comum/Aditivada, não é em todo posto que se encontra podium, o que acontece o carro na lenta fica oscilando (chega a tremer o carro), lenta instavel.

Quando está na podium fica 101 % perfeito, a questão é as bmw (principalmente a E39 540i) oscilam a lenta na gasolina comum?, Vi no tanque que tem escrito 91/98 octanas, pelo que sei a Comum tem 85 octanas aditivada 87 , premium 91 e podium 93/95.

O Carro semana que vem vai pra manutenção pra dar uma geral, mas alguem ja teve esse problema? na podium tudo fica perfeito, o carro chega fazer 10km/L na estrada.

Obrigado
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: turbo_sp em Julho 05, 2013, 07:26:17 am
Quando comprei a minha 540 eu sentia que ela estava acelerada
Ai coloquei podiun e passou
Agora oscilar , nunca aconteceu nao
Ja trocou seu filtro de gaz?
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: hissa em Julho 05, 2013, 09:49:43 am
Na minha só uso aditivada. Nunca tive problema. Até tentei usar pódium e fiz alguns testes (sempre com 3 ou mais tanques) mas o consumo, estranhamente, sempre piorou. No comportamento, entre as duas, nunca notei grandes diferenças.
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Race Driver em Julho 05, 2013, 09:59:40 am
Gasolina comum e aditivada tem 89 octanas, ipiranga premium 92 octanas, e podium 95 octanas.

  Como o acerto de injeção deve ter mais ponto, demanda uma gasolina de maior octanagem, por isso seucarro fica uma bosta com comum/adtivada.


 Ahhh e o turbo falou sobre o filtro de combustível, e sim tem relação com a oscilação de lenta, inclusive se o filtro estiver entupido o carro pode morrer.
 
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Dino em Julho 05, 2013, 10:30:05 am
Por incrivel que pareca... testei isso esses dias... a minha esta mais forte usando gasolina comum do que usando podium....
nao sei se o fato de terem aumentado a proporcao de alcool na gasolina inflencia... mas a difereca e nitida
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: GPT_RJ em Julho 05, 2013, 02:30:32 pm
Ou usa comum com boa procedencia ou usa Podium, usar aditivada é rasgar dinheiro.

Para BMW M do podium e p outras no minimo shell V Power.....

abc
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: bruno.x2 em Julho 05, 2013, 02:41:50 pm
Ou usa comum com boa procedencia ou usa Podium, usar aditivada é rasgar dinheiro.

Para BMW M do podium e p outras no minimo shell V Power.....

abc

V Power nao é aditivada?
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Vanessa Elisa em Julho 05, 2013, 03:06:56 pm
no tanque que tem escrito 91/98 octanas, pelo que sei a Comum tem 85 octanas aditivada 87 , premium 91 e podium 93/95.

Na verdade, tem vários métodos de medir octanagem, na europa é usado RON, no Brasil, IAD... A super plus de 98 octanas, na europa, equivale a uma gasolina de 93 octanas aqui.

Comum e aditivada tem mesma octanagem, 87, equivalente a uma 91 ou 93 octanas na Europa. Apesar da nossa gasolina ser um lixo se comparada com a de lá, a adição do álcool aumenta a octanagem, álcool puro tem teoricamente 110 octanas, SNME...

Teoricamente não haveria problema usar uma gasolina comum nos motores originais, mas o problema é achar uma gasolina 100% confiável...  No meu nunca coloquei comum, mas alterno podium com a premium da ipiranga, 91 octanas, que tem preço bem mais em conta - R$ 3,22 contra R$ 3,60. Não noto diferença de comportamento entre as duas.
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Race Driver em Julho 05, 2013, 04:21:44 pm
Na verdade, tem vários métodos de medir octanagem, na europa é usado RON, no Brasil, IAD... A super plus de 98 octanas, na europa, equivale a uma gasolina de 93 octanas aqui.

Comum e aditivada tem mesma octanagem, 87, equivalente a uma 91 ou 93 octanas na Europa. Apesar da nossa gasolina ser um lixo se comparada com a de lá, a adição do álcool aumenta a octanagem, álcool puro tem teoricamente 110 octanas, SNME...

Teoricamente não haveria problema usar uma gasolina comum nos motores originais, mas o problema é achar uma gasolina 100% confiável...  No meu nunca coloquei comum, mas alterno podium com a premium da ipiranga, 91 octanas, que tem preço bem mais em conta - R$ 3,22 contra R$ 3,60. Não noto diferença de comportamento entre as duas.

 No dinamômetro, tanto a ipiranga quanto a podium deram a mesma potência, e utilizando o mesmo ponto.  Porém a ipiranga meu carro grila um pouco, já com a podium não, pois ando com 12,3 de taxa.
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: GPT_RJ em Julho 05, 2013, 04:23:07 pm
sim a V power eh aditivada, porem, nao sei o por que, dizem ser de de boa qualidade, ja usei poucas vezes na 525 e nao reparei grandes alteracoes nao.
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Vanessa Elisa em Julho 05, 2013, 04:28:49 pm
a V power eh aditivada, porem, nao sei o por que, dizem ser de de boa qualidade
Existe uma tal de shell v-power racing, que seria uma premium de 91 octanas, como a ipiranga. Mas nunca vi por aqui, não sei como é o preço nem desempenho.

No dinamômetro, tanto a ipiranga quanto a podium deram a mesma potência, e utilizando o mesmo ponto.
O teste foi feito com qual carro? Eu também não noto diferença entre as duas, só o cheiro e o preço...
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Race Driver em Julho 05, 2013, 04:52:25 pm
Existe uma tal de shell v-power racing, que seria uma premium de 91 octanas, como a ipiranga. Mas nunca vi por aqui, não sei como é o preço nem desempenho.
O teste foi feito com qual carro? Eu também não noto diferença entre as duas, só o cheiro e o preço...

No meu ka rocam 1.6.......como tenho unichip, fomos criando alguns mapas, e o mapa da ipiranga e da podium eram exatamente iguais.....da podium pro alcool deu diferença de 1 cv apenas
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: jabe36 em Julho 05, 2013, 04:57:40 pm
_essa shell v power racing só tem lá fora, na Europa tem a shell ultra v power.
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: GrandRoyaL em Julho 05, 2013, 05:12:03 pm
No meu ka rocam 1.6.......como tenho unichip, fomos criando alguns mapas, e o mapa da ipiranga e da podium eram exatamente iguais.....da podium pro alcool deu diferença de 1 cv apenas
entao dá-lhe alcool !! :)

a questao é combustivel de qualidade ... aqui na minha cidade acho que 90% sao adulterados... só colocava num lugar , num bairro bom que so abastece o pessoal com carro melhorzinho... até que passei pro BR e até o consumo melhorou ... Gasolina aditivada é bom sim ,menos carbonizacao etc , e tem uma lei que vai entrar acho que ano que vem que vai extinguir a gasolina comum , vai ter só aditivada , essa " premium" e a podium...
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: GPT_RJ em Julho 06, 2013, 11:48:15 am
Resultado de teste... Fato!!

Claro temos que estudar mais amostragens, mas acho valido, nao é "achismo"!!

Atencao ao 3 paragrafo ref a gasolina aditivada!!!

"Percebe-se que o bico injetor que utilizava gasolina aditivada, para um mesmo período de teste, apresentou uma nebulização e, portanto, uma combustão muito melhor."

http://www.grupocultivar.com.br/site/content/artigos/artigos.php?id=425
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Tobias ///Meurer em Agosto 27, 2013, 01:26:28 am
a minha tem esta mesma oscilação... estou usando somente shell v-power ou shell comum... há um tempo atrás usei podium e realmente não notei mais o carro oscilar!
faz sentido... vou fazer um teste novamente..
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: RafaelRR em Agosto 29, 2013, 12:05:12 pm
_essa shell v power racing só tem lá fora, na Europa tem a shell ultra v power.

Tinha aki no Brasil até meados de 2010, depois ela saiu de linha sem motivos aparentes.
Eu abastecia minha e36 com ela no shell da Rubem Berta aki em sampa.
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: marcio.suzuki1 em Agosto 29, 2013, 01:51:39 pm
 Achei engraçado o que aconteceu comigo, mas lendo os posts, vejo que não estou sozinho.

 Colocando Podium com frequência, sinto que o consumo cai consideravelmente. O carro faz na cidade entre 4 e 5 km/l.
 Rodando na comum, ele fica na casa dos 6 a 7 km/l.

 O pior é que, na minha percepção, o carro parece andar menos.

 O que senti de diferença a favor da Podium é que o carro parece que está liso liso no funcionamento. Com gas. comum, parece que fica mais aspero.
 Seria como rodar com gasolina ou alcool em carro flex a diferença em termos de aspereza.

 São coisas que certamente um cara que dirigir meu carro uma vez nunca iria perceber... suponho que seja o mesmo caso de vocês.

 Quanto a oscilações e trepidações, no meu caso, isso foi indicio de problema nos bicos em uma ocasião e na outra era pau de bobina. Em ambos os casos, exigiu troca desses componentes.

 Como no caso em questão, a oscilação "some" com gas. podium, pode ter mesmo a ver com qualidade muito mais que com problemas mecânicos...
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: turbo_sp em Agosto 29, 2013, 02:10:30 pm
a 540 quando comprei so rodava na comum
ai coloquei podiun e nunca mais parei
a m3 o antigo dono so andava na podiun , continuei

a 540 ate a marcha lenta frio muda se andar na comum
com a podiun ela acelera o carro frio como tem que ser , a comum nao
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: rafapfeifer em Agosto 29, 2013, 06:24:47 pm
nunca andei na comum na M5, mas na 540 sentia ela ficar estranha sim na comum... e logo no primeiro tanque..tanto q nao andei 2... hehehe

um chute...

a injeçao esta lendo octanagem da podium, quando muda leva um tempo pra mudar... por isso a falhada.. talvez nuns 2 tanques zere isso...
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: CmteFabio em Agosto 29, 2013, 07:29:13 pm
Já li vários relatos de diversos carros diferentes que ficaram gastando mais com a Podium, quando coloquei no meu foi com a desconfiança que isso iria acontecer, mas no meu caso não ocorreu, ficou até um pouquinho mais econômico, nada que compense a diferença de preço, mas ficou.
Como realmente o funcionamento melhorou, principalmente o cheiro de ovo podre do catalisador sumiu e falha nos primeiros segundos frio também, além do escapamento absolutamente limpo, mantive o uso.
Cada motor dá uma resposta de consumo à Podium, a maioria gasta mais por motivos que não consigo entender, mas escapamento limpo e melhor funcionamento é comum a todos.
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Alex Viana em Agosto 30, 2013, 09:55:02 am
Só uso comum. Abasteci um tanque a 2 semanas de Podium e o carro ficou um pouquinho mais liso. Porém notei que quando parado com o pé no freio o carro "soluçava", coisa que não acontece na comum. Consumo foi a mesma coisa. Obs. Não uso aditivada.

Sent by mobile.

Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Neto em Setembro 03, 2013, 11:17:58 am
Aditivada tem detergentes que em teoria limpam os caminhos dos bicos injetores e podem gerar borra se não queimarem.

Podium tem 95 octanas RON e a Premium do Ipiranga 91. Tem a da Shell que cham V-Power premium e é difícil achar, mas tem 93 RON.

Qualquer gasolina diferente da comum só vai fazer diferença perceptível em motor com 300cv+, abaixo disso é perfumaria outro tipo que não comum.
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Thiago Brandão em Setembro 17, 2013, 02:53:50 pm
Gasolina podium será benéfica para motores aspirados de alta taxa de compressão, tipo 10.5 pra cima (nos motores europeus de 12:1 deve ser um tesão) e motores turbo. Todos os motores turbo da atualidade mostram sensível diferença nas curvas de pressão e ignição ao trabalhar com gasolina comum e podium.

A central não tem como "ler" se a gasolina é de alta octanagem ou não. O que ela faz é iniciar o funcionamento com os mapas base. Em caso de combustível de baixa octanagem ou que cause pré-detonação por qualquer motivo, ao receber os sinais do knock sensor ela começa a tirar ponto (e pressão se for turbo). Isso causa perda de desempenho e aumento de consumo.

Abraço!

Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: rpagianotto em Setembro 17, 2013, 04:24:10 pm
Já li vários relatos de diversos carros diferentes que ficaram gastando mais com a Podium, quando coloquei no meu foi com a desconfiança que isso iria acontecer, mas no meu caso não ocorreu, ficou até um pouquinho mais econômico, nada que compense a diferença de preço, mas ficou.
Como realmente o funcionamento melhorou, principalmente o cheiro de ovo podre do catalisador sumiu e falha nos primeiros segundos frio também, além do escapamento absolutamente limpo, mantive o uso.
Cada motor dá uma resposta de consumo à Podium, a maioria gasta mais por motivos que não consigo entender, mas escapamento limpo e melhor funcionamento é comum a todos.

No seu o uso da podium é aconselhado não só pela octanagem, mas até mais importante pela quantidade de enxofre, já que o 118i novo tem  injeção direta.

Nos carros com injeção direta o enxofre corrói os bicos, e não demora muito não. Ano que vem vai diminuir a quantidade de enxofre em todos os tipos de gasolina, daí dá pra usar as outras sem esse risco, pelo menos!

Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: CmteFabio em Setembro 17, 2013, 07:33:46 pm
No seu o uso da podium é aconselhado não só pela octanagem, mas até mais importante pela quantidade de enxofre, já que o 118i novo tem  injeção direta.

Nos carros com injeção direta o enxofre corrói os bicos, e não demora muito não. Ano que vem vai diminuir a quantidade de enxofre em todos os tipos de gasolina, daí dá pra usar as outras sem esse risco, pelo menos!

O meu é E81 apesar de ser 2012, não tem injeção direta, mas prefiro usar mesmo assim, rodo pouco e não vai me quebrar.
Agora, ainda que Podium, acho que carros com injeção direta podem vir a sofrer também os efeitos do álcool que forma aquela goma estranha nos bicos comuns, mas não sei direito, só achismo e o tempo dirão se os bicos precisarão de limpeza constante.
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: MasterSti em Fevereiro 25, 2014, 06:48:10 am
A Vpower Racing alguém já usou? Foi possível fazer uma comparação entre ela e a Podium?

Abs!
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Mecoleal em Outubro 13, 2014, 07:19:55 pm
Pessoal,
Faz tempo que não se fala no assunto, mas como eu tive uma experiência recente, lá vai:
Comprei minha 540i em São Paulo há dois anos e a troxe para Campo Grande - MS (1.000km de distância).
Como não achava Podium ou Premium pelo caminho, vim com gasolina comum mesmo. A velocidade empregada era de 120 km/h e a média foi de 11,8 km/Lt (fiquei pasmo!!).
Bom, em Campo Grande inicialmente continuei utilizando gasolina comum e, utilizando com ar condicionado (aqui não se trata de artigo de luxo) ela fazia em média 5km/Lt na cidade (normal, certo..?). Mas resolvi segui a recomendação de um amigo em utilizar a Podium ou Premium, até por que essa recomendação de octanas está na tampa de combustível.
Não senti nenhuma mudança de performance, mas sim de consumo que caiu gradativamente para 4,5 a 4,3, dependendo do tráfego. E vim utilizando alternando entre Podium e Premium.
Bem, recentemente vacilei com a quantia de combustível, e o mais seguro que encontrei pelo caminho antes de uma pane seca foi um posto Shell e coloquei a tal da V-Power. Pois o carro mudou!! Marcha lenta suave, motor mais redondo, e uma performance diferente. Arrancando com uma curva de torque quase suave.., curva de torque quase contante nas arrancadas..! Quer saber? Ficou um tezão! E voltou a fazer seus 5km/Lt na cidade.
Conclusão:
Ou as gasolinas Podium e Premium de Campo Grande não são o que deveriam (o que não duvido, pois são dois caras que detém o mercado) ou esses motores nacionalizados (é o caso da minha que foi fabricada na Alemanha para ser utilizada no Brasil) foram preparados para utilizar gasolina brasileira, que ser fomos pensar, em 2000, nem gasolina Podium ou Premium com maior  octanagem (91 ou 95 oct).
Resumindo:
Passei a utilizar a V-Power sem medo de ser feliz e a 540 me agradeceu mostrando que seus 286cv estavam bem ali embaixo do capô.

Abraço a todos,
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: GrandRoyaL em Outubro 14, 2014, 04:42:06 pm
devia ser gasolina adulterada... já aconteceu isso comigo , abastecia no ipiranga (carro do dia a dia , nao bmw) , mudei de posto , melhorou o consumo...
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: fcm em Outubro 15, 2014, 04:16:13 pm
A Vpower Racing alguém já usou? Foi possível fazer uma comparação entre ela e a Podium?

Abs!

VPower Racing não tem mais no BR... tinha até alguns anos atrás mas decidiram que a gente não merece... :redface:

Nos deixaram só com a aditivada de octanagem normal.
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: Mecoleal em Outubro 15, 2014, 11:50:05 pm
VPower Racing não tem mais no BR... tinha até alguns anos atrás mas decidiram que a gente não merece... :redface:

Nos deixaram só com a aditivada de octanagem normal.

Pois então. É dessa mesma que estou falando, V-Power de 87 octanas aditivada ( não a V-Power Racing). É o que estou usando e o carro ficou redondo.
E como eu disse, não acho extranho, pois quando esse carro chegou no Brasil (2000), não tínhamos nenhuma gasolina com octanagem superior a 87. Por isso eu acredito muito que, apesar da recomendação na tampa de combustível, esse motor veio ajustado para aceitar a gasolina brasileira da época, ou seja, 87 octanas.
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: leorsxd em Outubro 16, 2014, 12:59:07 am
Bom já que foi ressuscitado o tópico...

Atualmente uso Comum/Aditivada, as vezes uso podium, essa falhada que ela dava na Comum/Aditivada eram as sondas...

Mas realmente a Podium quando tá fria o carro fica "liso" a lenta estabiliza e fica 101 % perfeita...

Nunca fiz média na cidade... mas na estrada indo a 90/100 km/H fiz 9 a 9,5 km/L (Aditivada).
Título: Re:Gasolina Aditivada vs Podium (540i)
Enviado por: fcm em Outubro 16, 2014, 08:44:41 am
Pois então. É dessa mesma que estou falando, V-Power de 87 octanas aditivada ( não a V-Power Racing). É o que estou usando e o carro ficou redondo.
E como eu disse, não acho extranho, pois quando esse carro chegou no Brasil (2000), não tínhamos nenhuma gasolina com octanagem superior a 87. Por isso eu acredito muito que, apesar da recomendação na tampa de combustível, esse motor veio ajustado para aceitar a gasolina brasileira da época, ou seja, 87 octanas.

 Sim, concordo com seu pensamento de que na época um motor como as nossas aceita normalmente ainda. Motores mais exigentes(voltados para desempenho) mesmo daquela época já tinham a recomendação de maior octanagem, embora o mínimo ainda fosse aceitas as comuns.

 Eu mesmo já fiz teste com alguns carros e nunca notei algum ganho com a V-Power, sempre notei exatamente o mesmo das outras aditivadas, com a Podium sim noto grandes diferenças em alguns carros, em outros não.

 Mas um amigo justamente com um carro mais antigo(injeção monoponto) nota o carro ficar bem mais econômico com a V-power, são coisas de cada carro que acho totalmente válido você dizer suas impressões e vale o teste.