Bimmer Brazil
Área Técnica => Preparação de Motores => Tópico iniciado por: fabiodom84 em Maio 25, 2016, 03:10:58 pm
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Fala galera, blz?
Pesquisei bastante no forum e em outros lugares e não encontrei alguém que tenha comparado JB4 com o Remap da Reiko ou outra preparadora para a 320 F30.
No meu carro estou com JB4 + Filtro K&N. Vale a pena a mudança?
Abraços,
Fábio
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RemapXJB4 acredito que nao deve ser muito absurdo. Agora já ouvi falar que com remap+JB4, fica o demonio!
Estou usando JB4, e me cocando pra fazer o remap tbm.
Se voce quer mais potencia, coloca downpipe, intercoler, ja vai ganhar uns 30 cavalinhos a mais no minimo
Acho que vale a tentativa.
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Ygor,
Na realidade não quero mais potência! Se o REMAP trouxer a mesma quantidade de potência que o JB4, já estou satisfeito.
A questão é o tempo que o JB4 está demorando pra começar a funcionar nestes dias frios aqui em Curitiba. Entendo que o REMAP deixe o carro com a potência o tempo todo.
Minhas dúvidas são sobre a durabilidade e o consumo.
Alguém com REMAP para dar um depoimento?
Abraços,
Fábio Domingues
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Na realidade não quero mais potência! Se o REMAP trouxer a mesma quantidade de potência que o JB4, já estou satisfeito.
A questão é o tempo que o JB4 está demorando pra começar a funcionar nestes dias frios aqui em Curitiba. Entendo que o REMAP deixe o carro com a potência o tempo todo.
Minhas dúvidas são sobre a durabilidade e o consumo.
Alguém com REMAP para dar um depoimento?
Abraços,
Fábio Domingues
Aqui na oficina trabalhamos tanto com JB4 quanto com remap, existem pros e contras, e atualmente os carros mais fortes usam uma combinação de remap + jb4.
O recursos do JB4 que inibe o aumento de potencia até o carro atingir a temperatura ideal é o "jb4 warmup feature", e ele esta ali justamente para evitar que o motor seja exigido demais antes de chegar a temperatura ideal.
Então eu nunca vi a necessidade de desabilitar esta funcionalidade, inclusive nos países mais frios o pessoal comenta muito sobre o "Disable jb4 warmup feature", mas na pratica acabam percebendo que o ideal mesmo e só acelerar o carro quando ele estiver em temperatura ideal.
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Martin,
O consumo com JB4 x REMAP tem alguma diferença?
Abraços,
Fábio
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Martin,
O consumo com JB4 x REMAP tem alguma diferença?
Abraços,
Fábio
Depende do setup de cada um, mas ambos de forma geral alteram pouco o consumo em utilização normal "pouco boost", mas se acelerar dai não tem jeito mais ar, mais pressão precisa de mais combustível.
Quando estamos acelerando a questão do consumo e um dos últimos fatores a serem avaliados.
Nos motores V10 preparados chegamos a fazer 1.5km por litro :-).
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Hahahaha....1.5 km/l é muita coisa! Porém, como uso o carro no dia-a-dia, não acelero o tempo, apenas em ultrapassagens...por tanto busco a melhor relação consumo x desempenho.
Na sua opinião, com filtro K&N e o restante original, vale a mudança do JB4 (sempre no mapa 5) pelo REMAP?
Abraços,
Fábio
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Não vale a pena, ainda mais que com o jb4 você pode mudar para o mapa zero e andar com a programação original do carro.
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Valeu Martin!
Vou ficar com o JB4 mesmo.
Abraços,
Fábio
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Jb4 sem via de dúvidas !
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@MartimLima Talvez não seja o local mais apropriado e eu já te fiz essa pergunta há um bom tempo atrás.... enfim:
Quanto você está cobrando pelo JB4 + Setup ? Qual a cavalaria que sai atualmente no último mapa ?
Abraços.
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@MartimLima Talvez não seja o local mais apropriado e eu já te fiz essa pergunta há um bom tempo atrás.... enfim:
Quanto você está cobrando pelo JB4 + Setup ? Qual a cavalaria que sai atualmente no último mapa ?
Abraços.
O valor é de R$ 4.000, que podem ser pagos em 3x no cartão de crédito.
O ganho de potencia varia de acordo com os upgrades que o cliente tem no carro e objetivo do cliente, mas para os motores N20 e N55 geralmente trabalhamos com uma margem boa de segurança.
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Vou dar minha opinião sobre remap REIKO comparado ao JB4 com base nos carros que já medi aqui em meu dyno ou no dyno Absoluto
e com base no meu feeling dirigindo ou andando no passageiro desses carros.
Todos os carros com remap REIKO utilizam 19psi e somente com k&n inbox medem aprox 250whp em nosso Dyno,
enquanto os carros com downpipe medem entre 255whp e 260whp.
Já medimos aqui precisamente seis 320i com jb4, e os resultados foram bem semelhantes, independente de quem acertou o mapa:
21 psi = 230whp, 25psi = 250whp, 30psi = 280whp
inclusive alguns dos carros que mediram aqui também passaram pelo Absoluto e os valores foram muito semelhantes.
É complicado comparar os resultados obtidos em dinamômetros diferentes, por isso fiz questão de trazer o máximo de carros
possível com jb4 para medir aqui na REIKO, inclusive se alguém do forum tiver Jb4 e quiser vir trazer aqui para medir, está convidado, sem custo...
Com relação a dirigibilidade, os carros com REIKO costumam entregar mais torque e em rotação mais baixa.
A patada é instantânea, independente da situação.
Além do fato que a durabilidade tende a ser maior devido a pressão de trabalho mais baixa.
Estou aberto à duvidas e discussões
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Minha 125i fiz com o Cici na Reiko e, como tinha um jb4 disponível, acabei colocando uma semana antes de fazer a reprogramação. O que posso dizer é que a resposta com remap não tem comparação. Mesmo que chegue com jb4 em resultado absoluto semelhante no dinamômetro, com remap o carro virou outro. Recomendo dirigir um n20 com remap, a tocada é nitidamente diferente principalmente pela resposta instantânea a qualquer cutucada no acelerador. Isso o gráfico do dinamômetro não mostra, precisa sentir mesmo.
No mais, para quem tiver dúvida de qual caminho seguir, faça como eu... use ambos. :) Como já estava com o jb4 instalado com módulo bluetooth, acabei deixando.
Uso no dia a dia com mapa 0 para ter os logs e monitorar a coisa toda mas, obviamente, não poderia deixar de colocar alguns PSIs em cima do remap... 8) Mapa custom que montei com pico de 25psi para uso esporádico, embora considere zona cinza onde começo a ficar com medo das bielas magrelas do n20.
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Minha 125i fiz com o Cici na Reiko e, como tinha um jb4 disponível, acabei colocando uma semana antes de fazer a reprogramação. O que posso dizer é que a resposta com remap não tem comparação. Mesmo que chegue com jb4 em resultado absoluto semelhante no dinamômetro, com remap o carro virou outro. Recomendo dirigir um n20 com remap, a tocada é nitidamente diferente principalmente pela resposta instantânea a qualquer cutucada no acelerador. Isso o gráfico do dinamômetro não mostra, precisa sentir mesmo.
No mais, para quem tiver dúvida de qual caminho seguir, faça como eu... use ambos. :) Como já estava com o jb4 instalado com módulo bluetooth, acabei deixando.
Uso no dia a dia com mapa 0 para ter os logs e monitorar a coisa toda mas, obviamente, não poderia deixar de colocar alguns PSIs em cima do remap... 8) Mapa custom que montei com pico de 25psi para uso esporádico, embora considere zona cinza onde começo a ficar com medo das bielas magrelas do n20.
Show de bola seu depoimento!
É o primeiro que vejo que teve os 2 e comparou na prática. Com quantos CV ficou seu carro com REMAP? Além do REMAP, o que mais fez?
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Fiz downpipe também no Navega, e foi legal que pude testar antes do remap. Realmente melhorou a pegada do carro mesmo no mapa 0. Vou pedir para o Cici quanto mediu, lembro que no dia estava com 100% etanol e o ideal seria podium (+10% de etanol em cima, sweet spot pelos meus testes).
Já ia esquecendo, o JB4 serve para abrir a válvula do abafador e fazer mais barulho... :) Foi um dos motivos também de ter deixado ambos.
Se for de SP e estiver pela região do shopping Morumbi, podemos combinar para você ver como ficou. O melhor teste no final é o pessoal. Até a pressão que vem na rua é diferente do que vem no dinamômetro e números absolutos não contam a história toda. :) Se fosse escolher apenas um hoje, ficaria com o remap pela pegada do carro ( delay de acelerador etc.).
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Show de bola!
Sou de Curitiba e aqui infelizmente não tem Reiko, teria que ir a SP ou Floripa. E quanto a segurança para o motor? Será que diminui a vida útil ou está dentro de uma margem aceitável?
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Ai vai do uso mesmo. Com JB4, remap ou até original, se sair moendo o carro todo dia com motor frio não vai durar... :) Visitar a tia que mora 500km de distância e fazer o percurso em duas horas começa a ser a receita para acabar com eixo da turbina. :lol:
Primeiro remap que fiz em carro turbo foi há 16 anos (da Oettinger em um A3 1.8T), já usei AP turbo com 400cv para uso diário e todo tipo de outras besteira com os carros... Zero problemas até hoje, é só saber usar.
De resto é isso, ambas as soluções funcionam e vai ter gente defendendo uma ou outra. Se for complicado levar o carro para outra cidade para fazer o remap, jb4 vai atender também. Ainda fica com a possibilidade de fazer o remap depois e seguir o mesmo caminho que o meu. :)
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Fiz na minha 320i 2014 remar na reiko em Sp o carro ficou top , queria medir num dina pra ver os resultados, ele me passaram que pulou de 184 para quase 300 cv , gostaria de trocar o dowpipe e colocar um catback todo inox com ronco mais esportivo e sei que vai ganhar uns cavalinhos a mais..
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Meus 50cents sobre o assunto...
Já fiz +50 entre 320i/328i/420i/428i com diversos setups de piggyback e ECU Flash. É completa ilusão subir acima de 22 PSI sem ter hardware para comportar isso, como bomba, pipes, enfim.
Sobre potência, com o setup correto a 320i passa de 300whp e 500Nm de torque. Não é simplesmente colocar um remap ou ainda uma JB4 sem mais nada para dar suporte e achar que o carro tem 300cv.
(https://s9.postimg.cc/y3sty4ry7/F30_2.jpg) (https://postimg.org/image/8xrvraqnv/)
(https://s9.postimg.cc/6uhgjmqv3/F30_Meth_Kit_Install_2.jpg) (https://postimg.org/image/u8pfvk8sb/)
(https://s9.postimg.cc/y6cpkyvlr/F30_Meth_Kit_Install_5.jpg) (https://postimg.org/image/afdc2uvej/)
(https://s9.postimg.cc/6x1c6guin/Map_7_316whp_1.jpg) (https://postimg.org/image/4sgz5dsvv/)
(https://s9.postimg.cc/krzmoxoxr/Map_7_316whp_2.jpg) (https://postimg.org/image/skqagwuwr/)
Qualquer dúvida, me liguem ! ;)
Abraços a todos !
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É o no câmbio, não há alterações?
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É o no câmbio, não há alterações?
Boa pergunta. Já vi algo sobre um Remap para o ZF-8, mas na época disseram que era somente para as M135i..
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
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É o no câmbio, não há alterações?
Nem precisa. O cambio da F30 320i e 328i é exatamente o mesmo cambio da M135i e M235i, o GA8HP45Z.
F30 320i: http://www.realoem.com/bmw/enUS/showparts?id=8N90-BRA-04-2016-F30N-BMW-320i&diagId=24_1330
F20 M135i: http://www.realoem.com/bmw/enUS/showparts?id=1B71-EUR-09-2014-F20-BMW-M135i&diagId=24_1132
F22 M235i: http://www.realoem.com/bmw/enUS/showparts?id=1J71-EUR-10-2014-F22-BMW-M235i&diagId=24_1132
Ou seja, aguenta muito torque !
Abraço !!
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@RicardoBecker , essa potência é na roda?
O que seria isso no porta malas?
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@RicardoBecker , essa potência é na roda?
O que seria isso no porta malas?
Nas rodas sim, sem nenhum tipo de correção do dinamômetro.
O reservatório no porta malas é o tanque do sistema de injeção de água e álcool/metanol. Usamos para aumentar a octanagem quando o combustível é gasolina e para resfriar a câmara de combustão.
E uma observação, essa potência não foi atingida apenas para mostrar não, o carro rodava diariamente assim e nos fins de semana era aceleras sábado e domingo ! Preparação para ser muito confiável.
Nesse mesmo carro em outra passada no dino já vimos 328whp e 580Nm de torque, mas o risco de quebra do turbo estava muito alto, sustentando muito boost acima de 5000 RPM.
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Parabéns @RicardoBecker e obrigado por compartilhar.
Para o N13 da 116i, você já tem algo parecido? Já existe remap?
Por enquanto o melhor que achei foi o remap reiko que com downpipe deixa o carro com 200 na roda.
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Parabéns @RicardoBecker e obrigado por compartilhar.
Para o N13 da 116i, você já tem algo parecido? Já existe remap?
Por enquanto o melhor que achei foi o remap reiko que com downpipe deixa o carro com 200 na roda.
Opa, é um prazer compartilhar informação ! :)
Para a 116i eu trabalho com o ESS Performance Software, o resultado é bem consistente e confiável, e fica acima de 200cv no motor quando usado em conjunto com um downpipe sem catalisador.
Fica muito bom !
Quer experimentar ?
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Ricardo,
Excelente!
No meu caso, 320i 12/13, Mono, Wastegate Pneumática, JB4 + K&N, uso o carro no diariamente no EcoPro mas gosto de brincar no fim de semana e também em alguns TDs, o que me recomenda? Eu gostaria de levar o carro para o máximo possível, sem impactar a confiabilidade, a durabilidade e o consumo no uso civilizado.
Também gostaria de mudar o escapamento para melhorar o ronco.
Abraços,
Fábio
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Ricardo,
Excelente!
No meu caso, 320i 12/13, Mono, Wastegate Pneumática, JB4 + K&N, uso o carro no diariamente no EcoPro mas gosto de brincar no fim de semana e também em alguns TDs, o que me recomenda? Eu gostaria de levar o carro para o máximo possível, sem impactar a confiabilidade, a durabilidade e o consumo no uso civilizado.
Também gostaria de mudar o escapamento para melhorar o ronco.
Abraços,
Fábio
A primeira coisa seria colocar um charge pipe de alumínio, para suportar mais pressão. Se quiser chegar nos 300 nas rodas, precisamos melhorar o sistema de alimentação, velas melhores e um downpipe sem catalisador.
Para usar em tracks, uma opção legal é o sistema de injeção de agua e metanol, que ajudar a reduzir a temperatura da câmara de combustão e reduzir ou ainda eliminar o risco de pre detonação.
Abraço !
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Nossa....300 cv nas rodas é muita coisa...qual torque aproximado? Com estes up's o carro ficaria confiável para dia-a-dia?
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Nossa....300 cv nas rodas é muita coisa...qual torque aproximado? Com estes up's o carro ficaria confiável para dia-a-dia?
Torque entre 48 e 50 Kgfm ! Fica confiável sim para o dia a dia. Estou terminando mais uma essa semana, acima de 300whp. :)
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Ricardo, aproveitando que você já teve um: tem algum comparativo entre JB4 e remap para o N54, qual pressão ambos rodam e quais os valores estimados para torque e potência?
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Ricardo, aproveitando que você já teve um: tem algum comparativo entre JB4 e remap para o N54, qual pressão ambos rodam e quais os valores estimados para torque e potência?
Do ponto de vista de acerto, o JB4 é inferior à um bom remap em qualquer situação, seja em baixa carga ou acima de 250 km/h. O JB4 é uma piggyback como a grande maioria, com a diferença de ter um software com a estratégia específica para cada motor e um datalog, mas ainda com as mesmas limitações de qualquer piggyback:
- Não consegue modificar grandes intervalos de valores
- Não consegue processar informação na mesma velocidade da central do carro
- Está sujeita à interferências e avarias
Essas limitações não existem no remap.
O que é cômodo na JB4 é poder tirar e colocar, trocar mapas de forma simplificada, e o datalog. Isso atende parte do público, mas quem precisa de algo refinado, seja por perfeccionismo ou por necessidade, usa soluções de remap direto na central.
Abraço !!
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Ricardo, aproveitando que você já teve um: tem algum comparativo entre JB4 e remap para o N54, qual pressão ambos rodam e quais os valores estimados para torque e potência?
Respondendo especificamente sobre o N54 agora
No remap com turbos originais eu já usei 20 PSI de pico caindo para 16~17 PSI, software remap Active Autowerke customizado. 440 nas rodas com 70 de torque nas rodas sendo o carro Full Bolt On + Meth.
Se você tentar sustentar esse boost com a JB4, não tendo pelo menos um backend flash, o N54 vai entrar em modo de emergência. Vai atingir a mesma potência se tiver o mesmo hardware e Meth e rezando para não entrar em modo de emergência quando segurar o pé em alta.
Abraços !
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Respondendo especificamente sobre o N54 agora
No remap com turbos originais eu já usei 20 PSI de pico caindo para 16~17 PSI, software remap Active Autowerke customizado. 440 nas rodas com 70 de torque nas rodas sendo o carro Full Bolt On + Meth.
Se você tentar sustentar esse boost com a JB4, não tendo pelo menos um backend flash, o N54 vai entrar em modo de emergência. Vai atingir a mesma potência se tiver o mesmo hardware e Meth e rezando para não entrar em modo de emergência quando segurar o pé em alta.
Abraços !
Ricardo,
Mais 3 perguntas:
- Quantos cvs e kgfm vc consegue com chargepipe, downpipe e velas (sem usar metanol)?
- Com quantos PSI na turbina original vc roda no N20 para sustentar a potência?
- Quanto tempo leva e quanto eu gastaria $ pra fazer este acerto todo?
Abraços,
Fábio
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Ricardo,
Mais 3 perguntas:
- Quantos cvs e kgfm vc consegue com chargepipe, downpipe e velas (sem usar metanol)?
- Com quantos PSI na turbina original vc roda no N20 para sustentar a potência?
- Quanto tempo leva e quanto eu gastaria $ pra fazer este acerto todo?
Abraços,
Fábio
- Quantos cvs e kgfm vc consegue com chargepipe, downpipe e velas (sem usar metanol)?
R: No N54, com apenas isso, para ficar seguro, 380~390 nas rodas.
- Com quantos PSI na turbina original vc roda no N20 para sustentar a potência?
R: depende do hardware que tem para dar suporte.
- Quanto tempo leva e quanto eu gastaria $ pra fazer este acerto todo?
R: me manda um email que eu te explico e passo os valores ;) -> ricardo@beckermotorsport.com.br
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Opa, é um prazer compartilhar informação ! :)
Para a 116i eu trabalho com o ESS Performance Software, o resultado é bem consistente e confiável, e fica acima de 200cv no motor quando usado em conjunto com um downpipe sem catalisador.
Fica muito bom !
Quer experimentar ?
@RicardoBecker , 200 cv no motor não compensa. A minha já está com 186cv com o racechip. Já vi que esse 1.6 da bmw não faz muito milagre. Acho q so trocando turbina, mas nunca vi nada a respeito. Estranho que no mini jcw tem mais opções.
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@RicardoBecker , 200 cv no motor não compensa. A minha já está com 186cv com o racechip. Já vi que esse 1.6 da bmw não faz muito milagre. Acho q so trocando turbina, mas nunca vi nada a respeito. Estranho que no mini jcw tem mais opções.
:)
No dia que você dirigir uma 116i ou 118i com software remap ao invés de uma piggyback você muda de opinião.
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Faz tanta diferença assim @RicardoBecker?
Eu nunca dirigi um carro com remap.
Como sou um leigo nesta questao de preparacao voce poderia dar alguns exemplos no que traria essa diferenca toda?
O mapa com o piggyback tem buracos e o remap nao? A potencia vem antes no remap? Se mantem por mais tempo?
Saberia tambem dizer as diferenças entre a 116/118 e o mini jcw? Por que tem tantas opcoes para o mini e poucas na bmw? Alguma limitacao da bmw? Ou maior interesse dos gringos no jcw e por isso mais opcoes?
Obrigado.
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Faz tanta diferença assim @RicardoBecker?
Eu nunca dirigi um carro com remap.
Como sou um leigo nesta questao de preparacao voce poderia dar alguns exemplos no que traria essa diferenca toda?
O mapa com o piggyback tem buracos e o remap nao? A potencia vem antes no remap? Se mantem por mais tempo?
Saberia tambem dizer as diferenças entre a 116/118 e o mini jcw? Por que tem tantas opcoes para o mini e poucas na bmw? Alguma limitacao da bmw? Ou maior interesse dos gringos no jcw e por isso mais opcoes?
Obrigado.
Uma piggyback como a sua e como a grande maioria apenas aumenta o boost pelos sensores MAFs, até o limite de correção da central, não modificando nenhum outro parâmetro. É muito básico.
No remap fazemos qualquer coisa, alteramos qualquer parâmetro, em qualquer situação. Isso dá liberdade para refinar o acerto conforme:
- outros upgrades do carro
- tipo de combustível
- tipo de utilização do carro
- etc
Essa é a diferença e o grande benefício.
Sobre o JCW, a proposta do carro sempre foi personalização. E a da 116i/118i é ser um carro urbano, linha de entrada da BMW. No entendimento do mercado global, a grande maioria dos consumidores que compram uma 116i ou 118i é para usar como "carro econômico" do dia a dia.
Abraço !
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Faz tanta diferença assim @RicardoBecker?
Eu nunca dirigi um carro com remap.
Como sou um leigo nesta questao de preparacao voce poderia dar alguns exemplos no que traria essa diferenca toda?
O mapa com o piggyback tem buracos e o remap nao? A potencia vem antes no remap? Se mantem por mais tempo?
Saberia tambem dizer as diferenças entre a 116/118 e o mini jcw? Por que tem tantas opcoes para o mini e poucas na bmw? Alguma limitacao da bmw? Ou maior interesse dos gringos no jcw e por isso mais opcoes?
Obrigado.
O JCW tem bastante diferença em relação os motores da Mini, como interior com peças reforçadas e turbina maior.. Tanto que ele já vem com 211cv.
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Galera, talvez meu relato ajude algumas pessoas que tinham a mesma dúvida que eu: JB4 x Remap para a 320 F30?
Rodei por um ano com JB4, sempre no mapa 5 e o carro era bem forte. A questão que me incomodava era que a potência nem sempre vinha, pois o JB4 esperava o óleo esquentar para só então entrar em funcionamento e outras vezes sentia o carro um pouco gordo depois de um uso mais intenso.
Na última sexta tive novamente o problema com o aterramento do JB4 e o carro voltou a falhar em lenta. Retirei o Piggyback e resolvi partir para remap Reiko, feito pelo Neto aqui em Curitiba.
Ele foi até meu trabalho, retirou a ECU, levou pra fazer o remap e me devolveu a ECU lacrada com o mapa novo. Dei uma volta com o carro e fiquei com a impressão de que não havia mudado nada em relação ao JB4. Estava bom, mas eu achava que viria mais potência. Falei com o Neto e fui orientado a rodar mais uns 20 km para a central se adaptar às mudanças.
Dito e feito, à ao sair do trabalho e percebi o carro muito mais forte que o JB4.
Pra vocês terem ideia, com câmbio e motor no Sport, o carro está destracionando em terceira. Estou muito satisfeito com o resultado, pois além de mais potência o delay do acelerador foi removido!
Caso tenham dúvidas é só perguntar. Abraços.
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Galera, talvez meu relato ajude algumas pessoas que tinham a mesma dúvida que eu: JB4 x Remap para a 320 F30?
Rodei por um ano com JB4, sempre no mapa 5 e o carro era bem forte. A questão que me incomodava era que a potência nem sempre vinha, pois o JB4 esperava o óleo esquentar para só então entrar em funcionamento e outras vezes sentia o carro um pouco gordo depois de um uso mais intenso.
Na última sexta tive novamente o problema com o aterramento do JB4 e o carro voltou a falhar em lenta. Retirei o Piggyback e resolvi partir para remap Reiko, feito pelo Neto aqui em Curitiba.
Ele foi até meu trabalho, retirou a ECU, levou pra fazer o remap e me devolveu a ECU lacrada com o mapa novo. Dei uma volta com o carro e fiquei com a impressão de que não havia mudado nada em relação ao JB4. Estava bom, mas eu achava que viria mais potência. Falei com o Neto e fui orientado a rodar mais uns 20 km para a central se adaptar às mudanças.
Dito e feito, à ao sair do trabalho e percebi o carro muito mais forte que o JB4.
Pra vocês terem ideia, com câmbio e motor no Sport, o carro está destracionando em terceira. Estou muito satisfeito com o resultado, pois além de mais potência o delay do acelerador foi removido!
Caso tenham dúvidas é só perguntar. Abraços.
Vc tem mais algum upgrade, ou somente remap?
tb estou nesta duvida, jb4 ou remap, mas vou fazer assim que tiver DP e IC.
Alguem por acaso teria o contato do tuner Ricardinho da ACF, sou muito amigo dele mas perdi o cel.
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Diego,
Somente REMAP!
Abraços,
Fábio
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Galera, talvez meu relato ajude algumas pessoas que tinham a mesma dúvida que eu: JB4 x Remap para a 320 F30?
Rodei por um ano com JB4, sempre no mapa 5 e o carro era bem forte. A questão que me incomodava era que a potência nem sempre vinha, pois o JB4 esperava o óleo esquentar para só então entrar em funcionamento e outras vezes sentia o carro um pouco gordo depois de um uso mais intenso.
Na última sexta tive novamente o problema com o aterramento do JB4 e o carro voltou a falhar em lenta. Retirei o Piggyback e resolvi partir para remap Reiko, feito pelo Neto aqui em Curitiba.
Ele foi até meu trabalho, retirou a ECU, levou pra fazer o remap e me devolveu a ECU lacrada com o mapa novo. Dei uma volta com o carro e fiquei com a impressão de que não havia mudado nada em relação ao JB4. Estava bom, mas eu achava que viria mais potência. Falei com o Neto e fui orientado a rodar mais uns 20 km para a central se adaptar às mudanças.
Dito e feito, à ao sair do trabalho e percebi o carro muito mais forte que o JB4.
Pra vocês terem ideia, com câmbio e motor no Sport, o carro está destracionando em terceira. Estou muito satisfeito com o resultado, pois além de mais potência o delay do acelerador foi removido!
Caso tenham dúvidas é só perguntar. Abraços.
O seu relato praticamente me convenceu 100% a fazer o REMAP ao invés de JB4.
Tenho uma 125 2014 e gostaria apenas de dar uma apimentada no carro.
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Pergunta de leigo... no REMAP a potencia alterada vai estar lá sempre disponível o tempo todo ou é possível parametrizar/selecionar de alguma forma ?
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Se você quer apenas uma apimentada, sugiro o JB4! Você pode retirar ele na hora de vender o carro, não vai alterar a central e a potência extraída por ele é bem alta.
E sempre existe a opção de criar mapas customizados!
O que me irritou no JB4 foi a questão do aterramento que tive problemas. REMAP é algo mais invasivo e não é plug & play.
Agora, se você quer potência all the time...eu fiquei mais satisfeito com o REMAP.
O seu relato praticamente me convenceu 100% a fazer o REMAP ao invés de JB4.
Tenho uma 125 2014 e gostaria apenas de dar uma apimentada no carro.
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Pergunta de leigo... no REMAP a potencia alterada vai estar lá sempre disponível o tempo todo ou é possível parametrizar/selecionar de alguma forma ?
sim é possivel selecionar.
Basta usar o botão do eficciente dynamics e trocar de Eco pro, Confort ou Sport
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Liguei ontem na reiko Goiânia para orçar o remap da minha 320i.
Foi me informado que o remap entrega 300cv sem nenhuma alteração de peças.
Com tudo original e que é seguro para o motor.
Procede isso?
Outra dúvida, conversando com um amigo que também tem uma 320i, e usa jb4, o mesmo disse que utiliza o jb4 pq no remap a ecu é perfurada.
Procede isso também?
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Represento aqui no ES e uso o remap REIKO na minha 320i, sao cerca de duas por semana e em nenhuma delas furei a tampa da central, todas foram removidas cuidadosamente.
O carro se transforma radicalmente e JB4 para andar junto tem que estar com no minimo 5psi a mais de pressao de pico!
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Represento aqui no ES e uso o remap REIKO na minha 320i, sao cerca de duas por semana e em nenhuma delas furei a tampa da central, todas foram removidas cuidadosamente.
O carro se transforma radicalmente e JB4 para andar junto tem que estar com no minimo 5psi a mais de pressao de pico!
Entendi, e a garantia é perdida?
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Liguei ontem na reiko Goiânia para orçar o remap da minha 320i.
Foi me informado que o remap entrega 300cv sem nenhuma alteração de peças.
Com tudo original e que é seguro para o motor.
Procede isso?
Outra dúvida, conversando com um amigo que também tem uma 320i, e usa jb4, o mesmo disse que utiliza o jb4 pq no remap a ecu é perfurada.
Procede isso também?
Essas empresas que vendem soluções "prontas" não te contam toda a verdade.
No remap do N20
- Seu charge pipe de plástico vai quebrar, se não quiser ter dor de cabeça coloque um de alumínio.
- Velas desgastarão muito mais rápido, se prepare para trocar a cada 10~15 mil KM.
- Bicos injetores sofrerão fadiga e dependendo da KM do motor, podem vir a falhar.
- Se você trocar a bomba de baixa, vai sobrecarregar o módulo de alimentação da bomba e aumenta o risco de queima dele.
- Garantia JÁ ERA.
Fique ciente disso, aceitando esses riscos e tendo bolso para essas situações, o resto é só alegria ! :)
Abraços !!
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Essas empresas que vendem soluções "prontas" não te contam toda a verdade.
No remap do N20
- Seu charge pipe de plástico vai quebrar, se não quiser ter dor de cabeça coloque um de alumínio.
- Velas desgastarão muito mais rápido, se prepare para trocar a cada 10~15 mil KM.
- Bicos injetores sofrerão fadiga e dependendo da KM do motor, podem vir a falhar.
- Se você trocar a bomba de baixa, vai sobrecarregar o módulo de alimentação da bomba e aumenta o risco de queima dele.
- Garantia JÁ ERA.
Fique ciente disso, aceitando esses riscos e tendo bolso para essas situações, o resto é só alegria ! :)
Abraços !!
Quanto a bomba de baixa você poderia explicar melhor? Não compreendi o que quis dizer.
Abraço!
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Quanto a bomba de baixa você poderia explicar melhor? Não compreendi o que quis dizer.
Abraço!
Dependendo do cenário e do projeto, é necessário trocar a bomba que vai dentro do tanque, e nesses casos, é comum as novas bombas consumirem muito mais corrente que a original e danificarem os relays do módulo EKP.
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Dependendo do cenário e do projeto, é necessário trocar a bomba que vai dentro do tanque, e nesses casos, é comum as novas bombas consumirem muito mais corrente que a original e danificarem os relays do módulo EKP.
Oi Ricardo, tudo bom? Fugindo um pouco do modelo mas ainda dentro deste assunto: será que é este o motivo pelo qual motores maiores (como o N54) apresentam o erro no iDrive "Fuel Pump!" com o upgrade da bomba de baixa? Vi que existem 2 versões deste módulo EKP (EKPM2 e EKPM3) será que a troca do módulo poderia evitar este erro no painel (sendo que o resto está perfeito)?.
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Dependendo do cenário e do projeto, é necessário trocar a bomba que vai dentro do tanque, e nesses casos, é comum as novas bombas consumirem muito mais corrente que a original e danificarem os relays do módulo EKP.
Agora compreendi.
Mas a troca é recomendada em uma preparação mais agressiva, correto?
Somente a troca dos relays é suficiente ou tem que haver a troca do modulo completo como citou o colega?
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Oi Ricardo, tudo bom? Fugindo um pouco do modelo mas ainda dentro deste assunto: será que é este o motivo pelo qual motores maiores (como o N54) apresentam o erro no iDrive "Fuel Pump!" com o upgrade da bomba de baixa? Vi que existem 2 versões deste módulo EKP (EKPM2 e EKPM3) será que a troca do módulo poderia evitar este erro no painel (sendo que o resto está perfeito)?.
Bruno, primeira coisa é verificar qual erro realmente está presente e qual a condição de avaria. Geralmente no ato do upgrade erros de módulo não aparecem, a não ser que seja algo muito discrepante, um consumo de corrente muito alto, ou um curto circuito. Se for o seu, faça a leitura do módulo e me mande o erro. :)
Abraço !
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Agora compreendi.
Mas a troca é recomendada em uma preparação mais agressiva, correto?
Somente a troca dos relays é suficiente ou tem que haver a troca do modulo completo como citou o colega?
Se não queimou o módulo, somente relays, deu sorte. Melhorar os relays e fiação é uma alternativa.
Em tempo, a bomba de baixa do N20 é a mesma do N55. Na preparação do N20, a condição de troca não está relacionada basicamente com vazão, e sim com o cenário todo ( software, piggyback, turbos, etc... ). Aí entra a experiência do preparador no motor em foco :)
Abraços !
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Nenhuma das REIKO precisou trocar chargepipe ou bomba, se jogue e seja feliz igual as dezenas (senao centenas) que rodam assim pelo brasil!
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Bruno, primeira coisa é verificar qual erro realmente está presente e qual a condição de avaria. Geralmente no ato do upgrade erros de módulo não aparecem, a não ser que seja algo muito discrepante, um consumo de corrente muito alto, ou um curto circuito. Se for o seu, faça a leitura do módulo e me mande o erro. :)
Abraço !
Os erros são o 2AAF que deve estar no carro desde sempre e o 2AAE que surge quando piso bem em mapas com pressão de turbinas superiores. O Cobb indica 56 psi constante (ao invés dos 72) na LPFP mas o sensor (baixa pressão) é "novo" troquei ano passado. Os valores de pressão de alta rodam dentro da normalidade e o carro roda liso e forte. Não consigo ler erros no EKP, só na ECU. Tenho que encher o saco do Martim algum dia mas daí já ia aproveitar pra colocar FMIC e outras brincadeiras.
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Os erros são o 2AAF que deve estar no carro desde sempre e o 2AAE que surge quando piso bem em mapas com pressão de turbinas superiores. O Cobb indica 56 psi constante (ao invés dos 72) na LPFP mas o sensor (baixa pressão) é "novo" troquei ano passado. Os valores de pressão de alta rodam dentro da normalidade e o carro roda liso e forte. Não consigo ler erros no EKP, só na ECU. Tenho que encher o saco do Martim algum dia mas daí já ia aproveitar pra colocar FMIC e outras brincadeiras.
O 2AAF é normal, pode ignorar. O 2AAE que aciona o erro no iDrive, testa novamente o sensor, mas antes reseta as adaptações.
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Minha 125i fiz com o Cici na Reiko e, como tinha um jb4 disponível, acabei colocando uma semana antes de fazer a reprogramação. O que posso dizer é que a resposta com remap não tem comparação. Mesmo que chegue com jb4 em resultado absoluto semelhante no dinamômetro, com remap o carro virou outro. Recomendo dirigir um n20 com remap, a tocada é nitidamente diferente principalmente pela resposta instantânea a qualquer cutucada no acelerador. Isso o gráfico do dinamômetro não mostra, precisa sentir mesmo.
No mais, para quem tiver dúvida de qual caminho seguir, faça como eu... use ambos. :) Como já estava com o jb4 instalado com módulo bluetooth, acabei deixando.
Uso no dia a dia com mapa 0 para ter os logs e monitorar a coisa toda mas, obviamente, não poderia deixar de colocar alguns PSIs em cima do remap... 8) Mapa custom que montei com pico de 25psi para uso esporádico, embora considere zona cinza onde começo a ficar com medo das bielas magrelas do n20.
Cacete 25 psi é muita coisa
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@RicardoBecker , 200 cv no motor não compensa. A minha já está com 186cv com o racechip. Já vi que esse 1.6 da bmw não faz muito milagre. Acho q so trocando turbina, mas nunca vi nada a respeito. Estranho que no mini jcw tem mais opções.
A turbina do mini JCW é a k04,por isso que vem bem mais potencia!
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Nao podemos esquecer de alguns detalhes
-O JB4 depois que retirado da central o carro volta a ficar stock
-Voce recupera uma parte do investimento
Esses argumentos acima ajudam quem esta entrando no ramo da preparação e so quer um upgrade no carro
Se for para partir para algo superior (downpipe,filtro,intercooler upgrade de turbina e assim vai)vai para o remap feito por alguem que manja das putarias...
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Não existe a "Solução Pica das Galáxias", existe a melhor solução para aquele projeto, naquele momento, para aquele bolso e para a vontade do dono.
Agora, existem boas práticas e regras, que deveriam ser cumpridas por todos os preparadores, e não são. ;)
Abraços !
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Senhores, tenho pesquisado a respeito do JB4 e surgiu uma dúvida que Ainda não consegui solucionar:
O módulo com a nova placa para N20 EWG vem com 4 conexões: MAP, TMAP, FLEX FUEL e o OBD. Ocorre que, existe Ainda a possibilidade de usar um cabo Extra (cabo EWG) o qual não entendi para que serve e se eh necessário o uso na 125i M 2014 (EWG). Alguém poderia ajudar?
Muito grato!
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Senhores, tenho pesquisado a respeito do JB4 e surgiu uma dúvida que Ainda não consegui solucionar:
O módulo com a nova placa para N20 EWG vem com 4 conexões: MAP, TMAP, FLEX FUEL e o OBD. Ocorre que, existe Ainda a possibilidade de usar um cabo Extra (cabo EWG) o qual não entendi para que serve e se eh necessário o uso na 125i M 2014 (EWG). Alguém poderia ajudar?
Muito grato!
Para controlar a wastegate eletrônica e estabelecer limites superiores e controles mais precisos da pressão de turbo, caso contrário ficaria limitado ao algoritmo de pressão de turbos utilizando os MAPs
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Para controlar a wastegate eletrônica e estabelecer limites superiores e controles mais precisos da pressão de turbo, caso contrário ficaria limitado ao algoritmo de pressão de turbos utilizando os MAPs
Obrigado Ricardo, logo devo lhe procurar para fazer um mapa específico para mim e colocar no dino. Acabei já montando o JB4 que estava em outra 125i... aproveitei e instalei o downpipe e filtro... agora precisa de um bom mapa!
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Obrigado Ricardo, logo devo lhe procurar para fazer um mapa específico para mim e colocar no dino. Acabei já montando o JB4 que estava em outra 125i... aproveitei e instalei o downpipe e filtro... agora precisa de um bom mapa!
à disposição !! :)