Frenagem & AceleraçãoUm dos segrdos de um bom piloto é a suavidade, e isso com certeza se aplica aos pedáis de freio e acelerador.FrenagemNas ruas, frenagens e acelerações são feitas moderadamente, se levarmos em conta a capacidade do veículo. O limite de tração/aderência do pneu, raramente são ultrapassados. Claro que você pode pisar fundo no acelerador e "cantar pneu" saindo de um semáforo (farol, sinal, sinaleiro...), ou freiar até o carro travar as rodas e deslizar, mas é muito fácil retomar o controle, pois, a quantidade de tração/aderência que você precisa VS o que você tem é muito baixa. Em outras palavras, é só tirar o pé que o carro volta ao controle.
Na chuva, ou especialmente na neve, voc~e sabe que tem de ser muito mais gentil e suave com o acelerador e o freio. Se você derder o controle em uma superfície molhada ou coberta por neve, pode ser bem mais difícil recuperar o controle. Você tem muito menos tração/aderência disponível.
Acelerar e freiar durante uma corrida em cirquito, mesmo quando seco, deve ser tratado quase como se estivesse molhado--gentileza e suavidade. Frenagem e aceleração são usados em combinação com as curvas--você freia na entrada da curva e acelera na saída. Como o objetivo é sempre manter o carro movendo-se o mais rápido possível durante a curva, os pneus vão utilizar a maioria da tração/aderência disponível (feito corretamente os pneus devem trabalhar a 100% da tração/aderência disponível. Alguns falam em 104%, o que vai fazer sentido quando falarmos mais sobre pneus). O piloto deve ser muito suave no uso dos freios na entrada de curva e com o acelerador na saida. Uma mudança brusca na frenagem ou aceleração durante esses momentos vai desequilibrar a tração/aderência tão rápido quanto se você estivesse pilotando no molhado (gelo no inglês, mas como não temos isso aqui...). Trabalhando nos últimos 1% da tração/aderência significa que não existe mais reserva pra utilizar em caso de perda de controle. Mesmos os profissionais raramente recuperam o controle do corro após uma perda severa. Não porque eles não sabem o que fazer, mas por não terem mais tração/aderência de reserva para ajudá-los. É imperativo aprender a manter a sauvidade na frenagem e aceleração quando estiver em um cirquito.
Existem três fases na frenagem. Primoro, a frenagem começa com um acionamento rápido, mas não instantaneo, do pedal de freio, buscando a maior força de frenagem possível. Quão rápido a frenagem pode ser aplicada vai depender muito da suspensão do carro. Quanto mais rígidas as molas e amortecedores, mais rápido você pode aplicar a frenagem máxima. Molas e amortecedores moles vão resultar em rolagem do chassi e isso requer aplicação de frenagens mais "lentas" e suaves. para manter o carro estável.
Segundo. Uma vez que o peso do carro acenta sobre os pneus dianteiros, você deve tentar minimizar o espaço de frenagem, isso vai levar os pneus ao limite do travamento. Você deve ficar muito atento às vibrações vindas do pedal e do volante para sentir as menores diferenças (por isso sapatilhas de corrida são muito recomendadas. Você não vai sentir muito do pedal se estiver usando un Air Jordan). O carro vai percorrer uma certa distância enquanto você aplica ao freio uma pressão constante.
Terceiro. No final da zona de frenagem quando o carro já está quase na velocidade ideal. Gentilmente libere o pedal, fazendo a transição de 100% de pressão para 0%, o mais suave possível. Durante a frenagem os pneus dianteiros se encontrão sob "carga" (load) elevada que aumenta a tração/aderência disponível. Liberar o pedal repentinamente vai reduzir abruptamente essa "carga" reduzindo assim a tração/aderência potencial dos pneus dianteiros, que nesse ponto, precisam dessa traçã/aderência para fazer a entrada de curva.
A entrada de curva é um dos pontos onde o carro está mais sensível à tranferências abruptas de peso. Indecisão durante a frenagem que levam a ter de apertar o pedal uma segunda vez, ou liberá-lo abruptamente vão tornar o carro instável, forçando o piloto a diminuir a velocidade ainda mais para estabilizar o carro e evitar rodar.
Assim que a zona de frenagem está terminada, e você libera o freio, você terá de aplicar um pouco do acelerador atingir um estado onde o carro não está nem acelerando e nem freando. Essa zona de não aceleração nem freio varia dependendo do formato da curva, mas com um "late apex" típico, será da entrada de curva até o Apex físico da pista.
AceleraçãoA partir desse ponto até a saída de curva, o uso do acelerados deve, também, ser suave pelos mesmo motivos que na frenagem. quando o carro estiver no meio da curva com uma certa carga nos pneus. Um mudança brusca de aceleração também pode desestabilizar a tração/aderência em um oumais pneus e causar a perda de controle. Controle de acelerador é uma questão de apertar e liberar o pedal com movimentos suaves. Não de solavancos repentinos no pedal.
Em um carro de rua, aplicaro acelerado com suavidade não é tão difícil quanto dominar uma frenagem suave. Mesmo quando andando relativamente rápido, a maioria dos carros de rua não têm potência suficiente para realmente causar problemas ao piloto sob a maioria doas condições de aceleração. Mesmo os exóticos ou carrros de rua muito modoficados raramente têm potência acima de 400hp, e em um carro pesando 1200 a 1700kg, isso não é uma superabundância de potência para se aprender a dominar. O carro profissional de "roda aberta" contuma pesar de 650 a 850kg, e chegam a ter 700-900hp. Isso é algo em torno de 5x a peso-potência de um típico esportivo de rua.
Entretanto, sendo ou não fácil de controlar, colocar 5hp a mais durante um certo ponto da curva e o efeito será o mesmo de colocar 900. Saindo de uma curva, gradualmente começe a aumentar aceleração conforme o carro vai se alinhando com a reta. Eperte o pedal com suavidade e confiança. Solavancos de mais e menos aceleração acabarão fazendo com que você tenha voltas mais lentas.
Como os carros de rua não são tão sensíveis a mudanças abruptas do pedal do acelerados (embora existam exceções), é fácil desenvolver habitos ruins com o acelerador. Mesmo não sendo necessário ser super suave para manter o controle, ter a diciplina para desenvolver suavidade nos controles vai melhorar o tempo de suas voltas, e se você tiver a oportunidade de pilotar um carro realmente potente, você terá a habilidade necessária para apontá-lo na direção correta.
Retirado do site:
www.turnfast.com