Autor Tópico: Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração  (Lida 23378 vezes)

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Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Online: Março 27, 2010, 02:29:05 am »
Frenagem & Aceleração
Um dos segrdos de um bom piloto é a suavidade, e isso com certeza se aplica aos pedáis de freio e acelerador.

Frenagem
Nas ruas, frenagens e acelerações são feitas moderadamente, se levarmos em conta a capacidade do veículo. O limite de tração/aderência do pneu, raramente são ultrapassados. Claro que você pode pisar fundo no acelerador e "cantar pneu" saindo de um semáforo (farol, sinal, sinaleiro...), ou freiar até o carro travar as rodas e deslizar, mas é muito fácil retomar o controle, pois, a quantidade de tração/aderência que você precisa VS o que você tem é muito baixa. Em outras palavras, é só tirar o pé que o carro volta ao controle.

Na chuva, ou especialmente na neve, voc~e sabe que tem de ser muito mais gentil e suave com o acelerador e o freio. Se você derder o controle em uma superfície molhada ou coberta por neve, pode ser bem mais difícil recuperar o controle. Você tem muito menos tração/aderência disponível.
Acelerar e freiar durante uma corrida em cirquito, mesmo quando seco, deve ser tratado quase como se estivesse molhado--gentileza e suavidade. Frenagem e aceleração são usados em combinação com as curvas--você freia na entrada da curva e acelera na saída. Como o objetivo é sempre manter o carro movendo-se o mais rápido possível durante a curva, os pneus vão utilizar a maioria da tração/aderência disponível (feito corretamente os pneus devem trabalhar a 100% da tração/aderência disponível. Alguns falam em 104%, o que vai fazer sentido quando falarmos mais sobre pneus). O piloto deve ser muito suave no uso dos freios na entrada de curva e com o acelerador na saida. Uma mudança brusca na frenagem ou aceleração durante esses momentos vai desequilibrar a tração/aderência tão rápido quanto se você estivesse pilotando no molhado (gelo no inglês, mas como não temos isso aqui...). Trabalhando nos últimos 1% da tração/aderência significa que não existe mais reserva pra utilizar em caso de perda de controle. Mesmos os profissionais raramente recuperam o controle do corro após uma perda severa. Não porque eles não sabem o que fazer, mas por não terem mais tração/aderência de reserva para ajudá-los. É imperativo aprender a manter a sauvidade na frenagem e aceleração quando estiver em um cirquito.
Existem três fases na frenagem. Primoro, a frenagem começa com um acionamento rápido, mas não instantaneo, do pedal de freio, buscando a maior força de frenagem possível. Quão rápido a frenagem pode ser aplicada vai depender muito da suspensão do carro. Quanto mais rígidas as molas e amortecedores, mais rápido você pode aplicar a frenagem máxima. Molas e amortecedores moles vão resultar em rolagem do chassi e isso requer aplicação de frenagens mais "lentas" e suaves. para manter o carro estável.
Segundo. Uma vez que o peso do carro acenta sobre os pneus dianteiros, você deve tentar minimizar o espaço de frenagem, isso vai levar os pneus ao limite do travamento. Você deve ficar muito atento às vibrações vindas do pedal e do volante para sentir as menores diferenças (por isso sapatilhas de corrida são muito recomendadas. Você não vai sentir muito do pedal se estiver usando un Air Jordan). O carro vai percorrer uma certa distância enquanto você aplica ao freio uma pressão constante.
Terceiro. No final da zona de frenagem quando o carro já está quase na velocidade ideal. Gentilmente libere o pedal, fazendo a transição de 100% de pressão para 0%, o mais suave possível. Durante a frenagem os pneus dianteiros se encontrão sob "carga" (load) elevada que aumenta a tração/aderência disponível. Liberar o pedal repentinamente vai reduzir abruptamente essa "carga" reduzindo assim a tração/aderência potencial dos pneus dianteiros, que nesse ponto, precisam dessa traçã/aderência para fazer a entrada de curva.
A entrada de curva é um dos pontos onde o carro está mais sensível à tranferências abruptas de peso. Indecisão durante a frenagem que levam a ter de apertar o pedal uma segunda vez, ou liberá-lo abruptamente vão tornar o carro instável, forçando o piloto a diminuir a velocidade ainda mais para estabilizar o carro e evitar rodar.
Assim que a zona de frenagem está terminada, e você libera o freio, você terá de aplicar um pouco do acelerador atingir um estado onde o carro não está nem acelerando e nem freando. Essa zona de não aceleração nem freio varia dependendo do formato da curva, mas com um "late apex" típico, será da entrada de curva até o Apex físico da pista.

Aceleração
A partir desse ponto até a saída de curva, o uso do acelerados deve, também, ser suave pelos mesmo motivos que na frenagem. quando o carro estiver no meio da curva com uma certa carga nos pneus. Um mudança brusca de aceleração também pode desestabilizar a tração/aderência em um oumais pneus e causar a perda de controle. Controle de acelerador é uma questão de apertar e liberar o pedal com movimentos suaves. Não de solavancos repentinos no pedal.
Em um carro de rua, aplicaro acelerado com suavidade não é tão difícil quanto dominar uma frenagem suave. Mesmo quando andando relativamente rápido, a maioria dos carros de rua não têm potência suficiente para realmente causar problemas ao piloto sob a maioria doas condições de aceleração. Mesmo os exóticos ou carrros de rua muito modoficados raramente têm potência acima de 400hp, e em um carro pesando 1200 a 1700kg, isso não é uma superabundância de potência para se aprender a dominar. O carro profissional de "roda aberta" contuma pesar de 650 a 850kg, e chegam a ter 700-900hp. Isso é algo em torno de 5x a peso-potência de um típico esportivo de rua.
Entretanto, sendo ou não fácil de controlar, colocar 5hp a mais durante um certo ponto da curva e o efeito será o mesmo de colocar 900. Saindo de uma curva, gradualmente começe a aumentar  aceleração conforme o carro vai se alinhando com a reta. Eperte o pedal com suavidade e confiança. Solavancos de mais e menos aceleração acabarão fazendo com que você tenha voltas mais lentas.
Como os carros de rua não são tão sensíveis a mudanças abruptas do pedal do acelerados (embora existam exceções), é fácil desenvolver habitos ruins com o acelerador. Mesmo não sendo necessário ser super suave para manter o controle, ter a diciplina para desenvolver suavidade nos controles vai melhorar o tempo de suas voltas, e se você tiver a oportunidade de pilotar um carro realmente potente, você terá a habilidade necessária para apontá-lo na direção correta.

Retirado do site: www.turnfast.com

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #1 Online: Março 27, 2010, 02:32:21 am »
Alguns vídeos pra ilustrar...

left foot braking

guiar, acelerar, frear e conversar sobre assuntos diversos com o co-piloto ... ahhh é rally né?

bem interessante, turbo, freio pé esquerdo + puntataco

retirados do NDARacing.com
« última modificação: Março 27, 2010, 02:35:28 am por Passos »

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Kiudog

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #2 Online: Novembro 11, 2010, 09:27:11 am »
ÓTIMO TÓPICO PROFESSOR!

o vídeo do McRae é fenomenal!!!! Fantástico como o camarada domina....
« última modificação: Novembro 11, 2010, 09:28:44 am por Kiudog »
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #3 Online: Novembro 11, 2010, 11:10:09 am »
Detalhe do Mcrae é que ele nao usa embreagem pra trocar marcha... esse cambio é assim mesmo ? 

GeNatal

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #4 Online: Novembro 11, 2010, 01:14:15 pm »
Pena que o MacRae não esta mais entre nós...Creio que já faz uns dois anos que ele se foi, acidente aéreo...

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #5 Online: Novembro 11, 2010, 02:03:10 pm »
Detalhe do Mcrae é que ele nao usa embreagem pra trocar marcha... esse cambio é assim mesmo ? 
ai eh merito do cambio, esse cambio eh fenomenal

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #6 Online: Fevereiro 28, 2012, 09:22:42 pm »
 beleza de topico Passos  :ok:
 :+1: de muitos q ja li seus ...valeu

Pena que o MacRae não esta mais entre nós...Creio que já faz uns dois anos que ele se foi, acidente aéreo...

veradade Ge
infelizmente o mestre se foi em 2007
mais temos grandes nomes como o de Sebastien Loeb (um fera ) q se destaca por alternar muito bem o estilo suave e seguro com momentos de puro arojo
o cara anda muuuuuito
ter uma estrutura como essa do video aqui  ( )  tambem ajuda um pokinho ne ....he he

abraçao gente

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #7 Online: Fevereiro 29, 2012, 08:00:01 pm »
ter dinheiro pra brincar sempre ajuda.... hahaha
quando vai jogar uma pelada, voce se diverte jogando descalço com bola careca ou jogando de chuteira e bola oficial.... a diversao eh a mesma.... mas o aprendizado e a evolucao tem o dinheiro como um facilitador...

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #8 Online: Março 05, 2012, 11:54:37 am »
ter dinheiro pra brincar sempre ajuda.... hahaha
quando vai jogar uma pelada, voce se diverte jogando descalço com bola careca ou jogando de chuteira e bola oficial.... a diversao eh a mesma.... mas o aprendizado e a evolucao tem o dinheiro como um facilitador...

Exatamente!
Obrigado pelo post!!

Joao Marcio

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #9 Online: Agosto 05, 2012, 08:28:22 pm »
Passos,

Novo no forum, estou lendo alguns post mais antigos que me interessam. Achei muito bom esse post. Eu pilotava motos esportivas e fazia TD com muita frequencia. O controle da transferencia de peso em qualquer veículo é fundamental para uma tocada rápida. E para isso, é necessario, suavidade, determinação e sensibilidade.
Queria te fazer uma consulta. Compreo recentemente uma 1 M e estou adorando o carro. Que volante! Que torque e potencia. Mas se tem uma coisa que eu nao gostei muito foi o freio. Nao do stop power, mas da sensibilidade do pedal no curso inicial. Muito macio, fica difícil dosar a pressão e velocidade correta.
Você conheceria alguma forma de deixar o pedal mais pesado e progressivo?
Ab,

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #10 Online: Agosto 05, 2012, 11:32:14 pm »
camarada, eu sinceramente desconheço como alterar no seu caso a sensibilidade do pedal do freio... o unico jeito que me veio a cabeça é algo nao muito usual para um carro de rua, que é acabar com o hidrovácuo e deixar mecanico apenas, ai fica pesado, mas voce sente tudo, hahaha
o jeito mais recomendado no seu caso acho que é se acostumar com o pedal.... afinal, na pista nao existem freadas suaves, o que existe sao freadas fortes e progressivas....

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GrandRoyaL

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #11 Online: Agosto 06, 2012, 11:04:10 am »
Acho que um jeito seria aumentar a capacidade do cilindro mestre bombear o fluido... No meu caso (e30 m3) existe como vc trocar o clinidro mestre da e30 pelo da serie 7 da mesma epoca , que é uns 15% maior...(porem plug and play) ... aumentando assim a firmeza do pedal e tudo isso que vc esta falando...

outra coisa que influencia tbem seria as linhas por onde corre o fluido , se elas tiverem a parede menos complacente (steel braided lines , aeroquip etc) ou forem de comprimento menor , vc vai sentir isso atraves do pedal ficando mais duro tbem...

no seu caso nem sei se existe isso ... mas pelo menos assim vc sabe o que procurar...

BETOGTI

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #12 Online: Agosto 15, 2012, 06:54:46 pm »
Show de bola Passos, obrigado por postar !

Joao Marcio

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Re:Controle dos Pedais - Frenagem & Aceleração
« Resposta #13 Online: Agosto 21, 2012, 09:45:06 pm »
camarada, eu sinceramente desconheço como alterar no seu caso a sensibilidade do pedal do freio...

.....
Acho que um jeito seria aumentar a capacidade do cilindro mestre bombear o fluido... No meu caso (e30 m3) existe como vc trocar o clinidro mestre da e30 pelo da serie 7 da mesma epoca , que é uns 15% maior...(porem plug and play) ... aumentando assim a firmeza do pedal e tudo isso que vc esta falando...
outra coisa que influencia tbem seria as linhas por onde corre o fluido , se elas tiverem a parede menos complacente (steel braided lines , aeroquip etc) ou forem de comprimento menor , vc vai sentir isso atraves do pedal ficando mais

Obrigado Passos pelo conselho e Grandroyal pela dica.
Vou tentar me acostumar com o freio. Tenho pouco apetite e conhecimento para fazer essas modificaçoões.