Pessoal (mecânicos de plantão - ex. Matheus), dúvida:
Comprei minha 323i E46 ano 99/99 com 68mil km rodados em agosto deste ano. A primeira providência que tomei foi levar para trocar o óleo na mesma semana na oficina onde o dono anterior dava manutenção (Germany - Brasília/DF).
Levei lá porque não queria usar uma especificação diferente da que era usada pelo dono anterior.
Colocaram o óleo "Quartz" semi-sintético 15w 50 (foi trocado também o filtro). Essa troca saiu por uns R$ 320,00.
Minha dúvida: continuo usando esse óleo nas próximas trocas? Qual melhor especificação para o meu motor (2.5 24v 6cc 170cv)? Quais marcas recomendadas (incluindo marca do filtro de óleo)?
rapaz.. óleo é uma discussão infinita..
Você sabe se o seu motor rodou com sintético desde início de sua "vida"?
Caso tenha sintético sempre, garantindo assim que o seu motor não possui acúmulo de depósitos/borras que possar gerar futuro entupimento da peneirinha e galerias.. o Castrol Edge é um excelente óleo e também é aprovado pela BMW. Fora esse, há várias opções de óleo ainda superiores em qualidade de lubrificação e resistência a oxidação, mas fugindo as especificações da montadora, mas nem por isso não sendo permitido usar.
Um Motul 300V por exemplo é um óleo fora da média, mas seu preço também torna proibitivo, além de não ser um grande diferencial para aqueles que não fazem uso severo do motor (rotações elevadas por longo período.. uso em regiões empoeiradas e etc..).
Então, na minha opinião (como disse, discutir óleo, é discutir sexo dos anjos..), você deve se guiar para escolher o lubrificante do seu carro de acordo com as especificações mínimas exigidas pela montadora (ou seja, sempre trabalhar acima das mesmas), e que caiba no seu bolso.
Já a viscosidade, essa você deverá se guiar pelas folgas internas do seu motor e temperatura da região que você o utiliza. Regiões quentes, demandam óleo mais viscoso e regiões frias o inverso. Portanto, usar um óleo 0W30 no verão do Rio de Janeiro pode não ser tão eficiente do ponto de vista de redução de atrito do que usar esse mesmo óleo no inverno de Curitiba.
No frio o óleo fica mais viscoso, por isso óleos mais leves são pedidos nessas condições, pois um óleo muito viscoso demoraria para acessar as partes móveis na primeira partida.. Porém, se o clima for quente, o óleo pode perder tanto sua viscosidade a ponto de não conseguir manter a folga de lubrificação entre as partes móveis, permitindo o atrito das mesmas..
Minha rotina para escolher óleo de um determinado motor é assim:
-Sempre rodou no mineral? Há borras?
Sim = Continue rodando no mineral
Pouca borra, rodou uma parte de sua km em mineral e sintético = Escolha um óleo semi-sintético e acompanhe o nível de detritos na peneirinha
Sempre rodou no sintético = Não hesite, use somente óleo 100% sintético
-Qual especificação de óleo deverá atender?
Isso é bem relativo, pois óleos antigos e sem fins comerciais no aftermarket, como o TWS da Castrol, podem ter especificação SJ mesmo sendo bem superior a óleos atuais SM. Mas como base, para óleos não específicos como esse, sempre escolha especificação acima da exigida pela montadora, ainda mais quando for um carro antigo (se na época que o seu carro foi produzido a API só tinha especificação SJ, não significa que ele não possa utilizar um óleo SL, SM.).
O BMW Longlife também é muito bem vindo na minha opinião, pois garante ser um óleo mais resistente a oxidação (para aqueles que gostam de trocar com 10.000km, isso é muito importante)
-Qual viscosidade?
Normalmente, os sintéticos não possuem muita opção de viscosidade alta.. a maioria são óleos menos viscosos como 0W30.. 10W40.. 15W40..
Mas se você roda em região quente ou utilize o carro em pista, tente localizar um óleo de qualidade com a maior viscosidade disponível (a Pentosin por exemplo faz óleo 100% sintético 20W50, viscosidade rara em um óleo moderno, assim como o Motul 300V tem opções diferentes de viscosidade)
Apenas uma referência. Sempre pesquise, pois há muitos óleos bons e ruins no mercado e muitas opções de viscosidade.. o ideal é buscar aquele que se enquadre no seu filtro acima.