E aí, pessoal!
Comprei recentemente um jogo de pastilhas dianteiras da Hawk, modelo HP Plus, para a minha E36 328i, a Brünhilde.
Junto com as pastilhas, coloquei aeroquips nas linhas de freio dianteiras (da ECS Tuning) e fluido Dot 4 (não me lembro ao certo, mas creio que seja Varga).
As pastilhas são essas
http://www.ecstuning.com/BMW-E36-328i-M52_2.8L/Braking/Pads/ES251600/Apesar do preço, foi um upgrade que valeu MUITO a pena, mas tem seus contras também.
Prós:
-mordida MUITO forte, até assusta pra quem não está acostumado (especialmente depois que esquenta);
-comportamento OEM quando fria, mas bem #becauseracecar quando quente;
-muita resistência ao fading, por suportar altas temperaturas;
-altíssimo coeficiente de atrito, superando até mesmo a EBC Yellowstuff num teste da Car and Driver americana.
Contras:
-preço. Custa US$137,00. Com frete e impostos, sai MUITO mais cara que a Cobreq de R$ 120,00 do MercadoCar (boas pastilhas, aliás);
-ruído: dá a impressão que você instalou freios de ônibus no carro, de tanto que apita. É ridículo e todo mundo olha com cara de "arruma essa merda, cara". Quando esquenta, por outro lado (quando esquenta MESMO), não faz barulho algum. Cabe a você decidir se vale a pena ou não...
-sujeira: faz bastante poeira nas rodas. Eu uso pastilhas originais BMW na traseira e, em dois dias, não sujaram nada a roda; a da frente já tá chumbo;
As pastilhas Hawk HP Plus (ou HP+) são feitas com o praticante de trackdays e autocross em mente, mas que ainda tem o carro como daily driver, por isso elas funcionam, no mínimo, como as originais em baixas temperaturas. Conforme esquenta um pouco e se atinge a temperatura operacional, elas grudam pra valer, a ponto de desafiar meus pneus meio velhinhos contra o asfalto (com as pastilhas anteriores, era um sufoco parar esse carro). A pegada no pedal (ajudada pelos aeroquips e fluido, obviamente), a mordida e o atrito gerado por elas são divinos. Todo carro deveria ter freios assim (com exceção do barulho e da poeira haha).
Eu já espero por um desgaste mais severo de discos e das próprias pastilhas pelo maior atrito gerado por elas. De qualquer forma, estou bastante satisfeito.
Eu conheci essas pastilhas no carro do meu melhor amigo, uma E90 335i. Já rodei bastante naquele carro, tanto como motorista quanto como passageiro, e os prós e contras se repetem, mas com maior mordida inicial ainda. Em frenagens de 240Km/h a 100Km/h, dá até uma certa tontura, de tanto que segura. É ridículo! Freia muito mesmo. Só que o dono do carro tá querendo arrancá-las por conta do ruído, reinstalando quando for participar de algum trackday.
A minha opinião pessoal é: se você curte andar forte, COMPRE, principalmente se os freios originais do seu carro não forem lá aquelas coisas. Faz barulho, mas nada que vidro fechado não resolva.
Quando eu tiver usado bastante, posto algo sobre o desgaste.
Abraços!