Autor Tópico: [DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)  (Lida 1815 vezes)

jose_sherman

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 93
    • Email
[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Online: Dezembro 18, 2014, 04:29:52 pm »
Prezados,

Há um tempo venho estudando essa possibilidade e hoje me apareceu a oportunidade de um sistema completo do ar condicionado digital da E36 por R$1.500,00. O preço está razoável? Quais são exatamente as peças que eu preciso trocar?

Um abraço!
« última modificação: Dezembro 18, 2014, 04:30:32 pm por jose_sherman »
94/95 US-Spec M3 Coupé - Alpinweiß 3
96/97 US-Spec M3 Sedan - Alpinweiß 3
95/95 EU-Spec 325i Cabrio - Arktissilber Metallic


Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Resposta #1 Online: Dezembro 18, 2014, 04:46:34 pm »
Fiz no meu, bem facil de fazer..

Só é bem chato, pois tem que desmontar o painel inteiro. e para soltar o caixa evaporadora tem que tirar a tampa lá no cofre do motor, onde as porcas que fixam a caixa estao.

Bom, troquei a caixa evaporadora inteira (o chicote, os motorzinhos ja vem tudo grudado na caixa).

É totalmente plug and play.. Tira sua caixa evaporadora antiga com o controlador analogico, e poem a caixa evaporadora nova com o controlador digital. O chicote bate com tudo.. Nao precisa de adaptaçao nenhuma.

Só pega o difusor central tambem, pois é diferente no analogico, e o controlezinho do ar quente é diferente.

O preço é bem relativo, tudo depende de oferta -> procura, ou desespero do vendedor... rsrsrs

Eu no caso arrematei um interior de 328i completo com tudo que tem direito. E paguei pouca coisa acima disso que voce está pagando.

Mas, oportunidades são oportunidades. rsrsrs

Segue foto do antes, durante e depois.. rsrs





« última modificação: Dezembro 18, 2014, 04:54:09 pm por Roberto Junior »

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

jose_sherman

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 93
    • Email
Re:[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Resposta #2 Online: Dezembro 18, 2014, 04:56:39 pm »
Fiz no meu, bem facil de fazer..

Só é bem chato, pois tem que desmontar o painel inteiro. e para soltar o caixa evaporadora tem que tirar a tampa lá no cofre do motor, onde as porcas que fixam a caixa estao.

Bom, troquei a caixa evaporadora inteira (o chicote, os motorzinhos ja vem tudo grudado na caixa).

É totalmente plug and play.. Tira sua caixa evaporadora antiga com o controlador analogico, e poem a caixa evaporadora nova com o controlador digital. O chicote bate com tudo.. Nao precisa de adaptaçao nenhuma.

Só pega o difusor central tambem, pois é diferente no analogico, e o controlezinho do ar quente é diferente.

O preço é bem relativo, tudo depende de oferta -> procura, ou desespero do vendedor... rsrsrs

Eu no caso arrematei um interior de 328i completo com tudo que tem direito. E paguei pouca coisa acima disso que voce está pagando.

Mas, oportunidades são oportunidades. rsrsrs

Roberto, aí em São Paulo é cidade grande... o problema de morar na roça (a.k.a. Brasília) é exatamente esse: pouca oferta e os preços lá em cima. Pra você ter uma idéa, o cidadão queria 120 reais em cada seta dianteira e 300 no controle do farol (que tem o comando pra luz de neblina traseira). Mas como ele disse que divide em 6x no cartão pra mim, aí fica até interessante.

Bom saber que é plug and play... valeu a pena, então? Com a mão de obra eu até não me preocupo tanto, já que eu até me divirto fazendo isso. Mas só de saber que não precisa cortar e emendar fio já é uma ótima notícia. Essa caixa já vem com os radiadores, certo?

Então só pra organizar:

- Caixa evaporadora com chicote, motores e afins
- Painel de controle digital
- Difusor central e controle do ar quente (é o que vai abaixo do difusor?)

O cara lá diz saber o que precisa trocar. Mas quero ter certeza que não vou deixar nada pra trás...

Abraço!
94/95 US-Spec M3 Coupé - Alpinweiß 3
96/97 US-Spec M3 Sedan - Alpinweiß 3
95/95 EU-Spec 325i Cabrio - Arktissilber Metallic


jose_sherman

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 93
    • Email
Re:[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Resposta #3 Online: Dezembro 18, 2014, 04:57:36 pm »
Fotos...  *_*

 :theman:
94/95 US-Spec M3 Coupé - Alpinweiß 3
96/97 US-Spec M3 Sedan - Alpinweiß 3
95/95 EU-Spec 325i Cabrio - Arktissilber Metallic


Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Resposta #4 Online: Dezembro 18, 2014, 04:58:40 pm »
Roberto, aí em São Paulo é cidade grande... o problema de morar na roça (a.k.a. Brasília) é exatamente esse: pouca oferta e os preços lá em cima. Pra você ter uma idéa, o cidadão queria 120 reais em cada seta dianteira e 300 no controle do farol (que tem o comando pra luz de neblina traseira). Mas como ele disse que divide em 6x no cartão pra mim, aí fica até interessante.

Bom saber que é plug and play... valeu a pena, então? Com a mão de obra eu até não me preocupo tanto, já que eu até me divirto fazendo isso. Mas só de saber que não precisa cortar e emendar fio já é uma ótima notícia. Essa caixa já vem com os radiadores, certo?

Então só pra organizar:

- Caixa evaporadora com chicote, motores e afins
- Painel de controle digital
- Difusor central e controle do ar quente (é o que vai abaixo do difusor?)

O cara lá diz saber o que precisa trocar. Mas quero ter certeza que não vou deixar nada pra trás...

Abraço!

O radiador do ar quente e o evaporador do A/C fica dentro da caixa.

Isso mesmo que vc precisa, na verdade no proprio difusor central tem aquelas 2 rodelas, uma que fecha a passagem do ar, e a outra que controla a temperatura. Essa outra que controla a temperatura é diferente.. No analalogico é por cabo de aço, e no digital é um fio eletrico mesmo.

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

Denis Freitas

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 614
  • There`s no replacement for displacement!
    • Email
Re:[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Resposta #5 Online: Dezembro 18, 2014, 05:08:07 pm »
@jose_sherman, CUIDADO!, pro professor pardal (Roberto Junior) tudo é fácil.... kkkkk
Denis Freitas
911 carrera
Ex: E36 325 Coupe, E39 528 e E36 M3 US

jose_sherman

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 93
    • Email
Re:[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Resposta #6 Online: Dezembro 18, 2014, 05:12:14 pm »
O radiador do ar quente e o evaporador do A/C fica dentro da caixa.

Isso mesmo que vc precisa, na verdade no proprio difusor central tem aquelas 2 rodelas, uma que fecha a passagem do ar, e a outra que controla a temperatura. Essa outra que controla a temperatura é diferente.. No analalogico é por cabo de aço, e no digital é um fio eletrico mesmo.

Saquei! Pelo visto, vai mais uma carga de gás na conta, além de ter que esvaziar o sistema de arrefecimento todo... mas era uma coisa que eu tinha no Omega que eu achava excelente e vou acabar fazendo nela também.

Obrigado pela resposta, cara. Assim que começar a empreita, vou contando por aqui!

@jose_sherman, CUIDADO!, pro professor pardal (Roberto Junior) tudo é fácil.... kkkkk

Denis, então felizmente acho que compartilhamos da mesma doença. Hahaha.

http://kadetteiros.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=7713&sid=03fb0ce4ca3f70863fb7b06e090f344f

 :drunk:

Abraço!
94/95 US-Spec M3 Coupé - Alpinweiß 3
96/97 US-Spec M3 Sedan - Alpinweiß 3
95/95 EU-Spec 325i Cabrio - Arktissilber Metallic


Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Resposta #7 Online: Dezembro 18, 2014, 05:19:28 pm »
@jose_sherman, CUIDADO!, pro professor pardal (Roberto Junior) tudo é fácil.... kkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

Por incrivel que pareça meu pai chama meu irmao de professor pardal (e ele chama Denis).. hahahahaha

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

\\\VCRA

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1849
    • Email
Re:[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Resposta #8 Online: Dezembro 18, 2014, 05:24:53 pm »
Que ar digital o q....

Até Palio tem isso hoje, o botão de fogão que é vintage. hahahahahaha
///M Power Trio
BMW ///M3 E36 1995 US 3.2L 290hp MT Cosmo Schwarz (KolberCrank Stage 3) http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=6556.0
BMW ///M5 E39 2000 MT Carbon Schwarz http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9821.0
BMW ///M3 E46 2001 MT Schwarz II http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10837.0

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Resposta #9 Online: Dezembro 19, 2014, 09:52:37 am »
Que ar digital o q....

Até Palio tem isso hoje, o botão de fogão que é vintage. hahahahahaha
hahahahah
Eu acho da hora o controle do ar analógico com aqueles dois botões giratórios.
Mas nada como um ar de modernidade..é bem chique o controle digital.
O radiador do ar quente e o evaporador do A/C fica dentro da caixa.

Isso mesmo que vc precisa, na verdade no proprio difusor central tem aquelas 2 rodelas, uma que fecha a passagem do ar, e a outra que controla a temperatura. Essa outra que controla a temperatura é diferente.. No analalogico é por cabo de aço, e no digital é um fio eletrico mesmo.
Sério que é elétrico?
E como ligar no caso do swap? O chicote está pronto para ser plugado?
Esse negócio no difusor eu acho totalmente inútil. É uma das coisas que odeio nos BMW.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


jose_sherman

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 93
    • Email
Re:[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Resposta #10 Online: Fevereiro 02, 2015, 03:14:09 pm »
Segue o plano...  :drunk:



 :big_smile2:
« última modificação: Fevereiro 02, 2015, 03:14:33 pm por jose_sherman »
94/95 US-Spec M3 Coupé - Alpinweiß 3
96/97 US-Spec M3 Sedan - Alpinweiß 3
95/95 EU-Spec 325i Cabrio - Arktissilber Metallic


lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:[DIY] - Retrofit AC E36 (Analógico -> Digital)
« Resposta #11 Online: Fevereiro 02, 2015, 04:24:05 pm »
Tenha um bom trabalho! ahha
E não esquece da companheira! A ceva! haha
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv