Autor Tópico: Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46  (Lida 1636 vezes)

brunazzo_imp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 213
    • Email
Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Online: Junho 07, 2014, 11:47:38 pm »
Minha M3 E46 faz um barulho chato quando estou fazendo curvas lentas na cidade e dá uns trancos nas trocas de marcha, pelo que fui informado isso é normal mas procurei pesquisar mais sobre o assunto para ver se existe alguma forma de diminuir isso, não incomoda, mas é uma sensação estranha pq dá impressão de que tem algo errado!

Dando uma olhada nos fóruns gringos achei este tópico sobre o assunto onde dizem que é "normal mesmo", ao menos no sentido de vários donos de M3 relatarem isso, eles dão algumas dicas de como diminuir, aditivos específicos e etc... alguns parece que ocorreu isso durante um periodo após a troca de óleo depois diminuia...

http://www.m3post.com/forums/showthread.php?t=144569

Meu câmbio tá perfeito, trocas rápidas e perfeitas e etc... aquele "medo" que tive antes de comprar devido a algum terror que alguns botavam no SMG sumiram totalmente pois o carro e ocâmbio nunca deram nada e me passam total confiança, só oq me irrita é esse roncado chato do diferencial qd to esterçando... mesmo que seja comum e que não prejudica em nada o funcinamento dela e normal nas M3 E46 gostaria de dicas para diminuir se for possível!

Enfim, e aqui, oq o pessoal tem a dizer?

- BMW M3 2004 SMG Prata (K&N Typhoon Intake)
- Honda Civic Hatch VTi 1998 (K20z3 swap 2.0 16v i-vtec dohc Turbo)
- Honda Civic Hatch Si 1995  (B16 1.6 16v 160cv DOHC vtec)
- Yamaha XJ6-N 2012 Preta (100% original)

DOC

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 511
    • Email
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #1 Online: Junho 08, 2014, 01:38:55 am »
Bem, a minha não tá fazendo barulho, pelo menos por enquanto. Acontece que há uns 10 mil Km atrás eu troquei o oleo do diferencial só por precaução.
De repente, Brunazzo, valeria a pena trocar esse óleo.
Abs
"M3 drivers don´t have friends" - Jeremy Clarkson

In Heaven… the mechanics are German, the chefs are French, the police are British, the lovers are Italian and everything is organized by the Swiss.
In Hell…the mechanics are French, the police are German, the chefs are British, the lovers are Swiss and everything is organized by the Italians.



BMW E36 328I Coupe AT 1996
BMW E46 ///M3 SMG II 2005

brunazzo_imp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 213
    • Email
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #2 Online: Junho 08, 2014, 06:56:12 am »
Troquei há menos de 2.000 km!

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

- BMW M3 2004 SMG Prata (K&N Typhoon Intake)
- Honda Civic Hatch VTi 1998 (K20z3 swap 2.0 16v i-vtec dohc Turbo)
- Honda Civic Hatch Si 1995  (B16 1.6 16v 160cv DOHC vtec)
- Yamaha XJ6-N 2012 Preta (100% original)

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #3 Online: Junho 08, 2014, 11:58:16 am »
Isso acontece por ter um diff variável
A minha quando comprei fazia mais
Aí o Martim colocou o motul que eu comprei do Kiu e diminuiu
Ou eu acostumei
O meu carro só escuto dentro do prédio , pra estacionar
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

BETOGTI

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1496
  • ///M3 E92 DCT Frozen White - ///M5 V10 - X6 50i
    • Email
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #4 Online: Junho 08, 2014, 02:18:46 pm »
Normal, minha fazia tambem.

No comeco fiquei meio preocupado tambem, ate achando que poderia ser o tal problema de fixacao do subchassi das E46, mas pesquisando vi que era normal mesmo.

O meu dava mais quando passava as marchas acelerando mais forte e com o SMG em nivel 5 ou 6

DOC

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 511
    • Email
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #5 Online: Junho 08, 2014, 04:11:41 pm »
Beto, vc está se referindo a "pancada" que vem lá do diferencial quando trocamos de marcha em alta rotação, não?  Essa é maior nas primeiras marchas e realmente assusta Kkkkk
Pelo que o Brunazzo descreveu, dá pra pensar em baixa lubrificação no diferencial. Qual fluido vc usou na troca, camarada?

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2

"M3 drivers don´t have friends" - Jeremy Clarkson

In Heaven… the mechanics are German, the chefs are French, the police are British, the lovers are Italian and everything is organized by the Swiss.
In Hell…the mechanics are French, the police are German, the chefs are British, the lovers are Swiss and everything is organized by the Italians.



BMW E36 328I Coupe AT 1996
BMW E46 ///M3 SMG II 2005

BETOGTI

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1496
  • ///M3 E92 DCT Frozen White - ///M5 V10 - X6 50i
    • Email
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #6 Online: Junho 08, 2014, 05:28:30 pm »
Beto, vc está se referindo a "pancada" que vem lá do diferencial quando trocamos de marcha em alta rotação, não?  Essa é maior nas primeiras marchas e realmente assusta Kkkkk
Pelo que o Brunazzo descreveu, dá pra pensar em baixa lubrificação no diferencial. Qual fluido vc usou na troca, camarada?

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2

Exato ! No comeco fiquei assustado, depois achei divertido! Hehehe

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #7 Online: Junho 09, 2014, 11:32:03 am »
Daqui a pouco você trocou o oleo por um oleo para diff sem LSD.

Como ele funciona com discos, tal como cambio AT, é necessario oleo especifico para isso.

Usa a dica do Turbo, Motul é um ótimo oleo.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


brunazzo_imp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 213
    • Email
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #8 Online: Junho 09, 2014, 05:28:19 pm »
Troquei o óleo com o Martim na revisão preventiva qd peguei o carro. Foram estes:

" óleo do câmbio
2 litros de Motul Gear 300

 óleo do diferencial
2 litros de Motul Gear FFF."

Me lembro que fomos olhar num posto dias depois para conferir o nível e tivemos que completar um pouco com outra marca de óleo porém com as mesmas especificações.



Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

- BMW M3 2004 SMG Prata (K&N Typhoon Intake)
- Honda Civic Hatch VTi 1998 (K20z3 swap 2.0 16v i-vtec dohc Turbo)
- Honda Civic Hatch Si 1995  (B16 1.6 16v 160cv DOHC vtec)
- Yamaha XJ6-N 2012 Preta (100% original)

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #9 Online: Junho 12, 2014, 05:28:42 am »
vi isso em outro fórum, e pode ajudar:

This Service Information bulletin supersedes SI B33 01 02 dated February 2008.
 
SUBJECT
 Grinding Noise from the Differential during Slow Cornering
 

MODEL
 E46 M3 from start of production
 
E60 M5 from start of production
 
E63, E64 M6 from start of production
 
E90, E92 and E93 M3 from start of production
 

SITUATION
 A grinding noise may be heard coming from the differential during slow cornering.
 
This noise is best heard during tight cornering situations.
 For example : while parallel parking, driving in a tight circle, etc.
 
CAUSE
 When the rear wheel speed differential varies during tight cornering, a slip stick effect is created on the lining and steel discs incorporated in the differential locking clutch, causing the grinding noise.
 
This noise typically goes away as the locking clutch discs in the differential are broken in.
 
The break-in time varies depending on driving habits.
 For example : tighter cornering (working the locking clutch) means that it takes less time to break in the locking clutch discs.
 
CORRECTION
 If a complaint is verified as described above on the E46 M3; E60 M5; E63 and E64 M6; or on the E90, E92 and E93 M3 vehicles, the differential oil should be replaced with a specially formulated differential oil, BMW part number 83 22 2 282 583.
 
Road test the vehicle. (the part I hate the most and every other technician.perhaps most of them skip this part.I would rather give you the option to perform this or at least inform you of this procedure.)
 
With the vehicle at operating temperature
 Drive in tight circles (20 circles in each direction), allowing the special oil to coat the locking clutch discs.
 
The grinding noise will decrease when the locking clutch discs are sufficiently coated. Some slight noises may still be heard after driving in tight circles. Its necessary to drive the vehicle up to 600 miles before all noises are eliminated as stated by the manufacturer.
 
Note: Vehicles that have had the differential oil converted to this special oil should continue to use this oil whenever a service requiring the differential oil replacement is indicated.

brunazzo_imp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 213
    • Email
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #10 Online: Agosto 14, 2014, 09:51:26 pm »
dando um up no tópico só para contribuir com mais informação..

Um amigo meu tem uma M3 E46 2005 zerada, muito nova mesmo com uns 35mkm, perguntei a ele se acontece o mesmo e me disse que não, que a dele não faz o menor ruído ou roncado em curvas fechadas.

As vezes perco as madrugadas pesquisando e lendo foruns de sites gringos p ir aprendendo um pouco mais sobre nossas bimmers e tenho achado informações legais:

http://diffsonline.com/bmw-differential-technical-information.html

Recomendam alguns procedimentos, entre eles  fazer vagarosamente várias curvas em 8 para o diff distribuir o óleo internamente após a troca.

abraços
- BMW M3 2004 SMG Prata (K&N Typhoon Intake)
- Honda Civic Hatch VTi 1998 (K20z3 swap 2.0 16v i-vtec dohc Turbo)
- Honda Civic Hatch Si 1995  (B16 1.6 16v 160cv DOHC vtec)
- Yamaha XJ6-N 2012 Preta (100% original)

feco

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 137
  • E82 '12 1 Series M Coupé
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #11 Online: Agosto 22, 2014, 06:37:16 pm »
Minha M3 tem 40mil km e nunca percebi este barulho do diferencial ao fazer curvas fechadas, não que me chamasse atenção, ao menos.
Quanto a "pacanda" ao trocar de marcha assusta, mas é normal... ( melhor ainda quando você anda com alguém que não é acostumado ahahaha )
E82 '12 1 Series M Coupé
E46 '05 M3
E36 '93 M3
E39 '99 M5
Gone - E87 10' 130i
Gone - F20 '14 M135i - Estoril Blue

Lievore

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 17
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #12 Online: Junho 29, 2017, 05:09:18 pm »
Boa tarde, pessoal.
Minha M3 2008 e92 tinha esse barulho no diferencial, quando frio e somente quando virava tudo para a direita. Depois de rodar uns 30 km o barulho praticamente desaparece. O carro está com 41.000 km.
Também tinha visto uma ordem de serviço da BMW na Austrália, que recomendava a troca do óleo diferencial nestes casos para as e92 fabricadas em 2008 e 2009, muito parecida com o artigo em inglês postado neste tópico em 2014. Me parece que a BMW alterou a formulação do óleo a partir de 2010 e recomenda a troca nas e92 2008 e 2009, quando apresentam o barulho (isso lá no exterior). Aqui no Brasil me disseram que o barulho é normal.
Na verdade o barulho origina-se nos discos de fricção que compõem o sistema autoblocante. O novo óleo, em teoria, elimina o rangido por criar uma película que envolve os discos.
Sabendo disso tratei de providenciar a compra do novo óleo e dos tampões e ontem eu troquei o óleo do diferencial da M3 aqui em casa mesmo (esse é meu hobby favorito...). Fiz com calma, medi a quantidade de óleo drenado e substitui pelo óleo sugerido pela BMW. Tirei algumas fotos que se alguém quiser é só me avisar que eu mando).
Curioso que o óleo era "life time" e deveria estar perfeito ainda. Mas estava bem escuro e havia cerca de 1,2 litros apenas. A quantidade correta é 1,45 litros, que foi o que consegui colocar no diferencial.
O barulho sumiu totalmente e agora tá tudo certo. Fiquei satisfeito e acho que valeu a pena.
Dica: ainda bem que comprei os tampões novos com o anel de vedação (R$ 100,00 na concessionária). Havia um anel de borracha ressecado e rompido.
Custo total: R$ 1.100,00 do óleo mais R$ 100,00 dos tampões. A mão de obra foi diversão pura...
Abraços.
Sérgio Lievore
Engenheiro Eletricista
CREA SC 031493-1

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #13 Online: Junho 29, 2017, 05:43:18 pm »
Boa tarde, pessoal.
Minha M3 2008 e92 tinha esse barulho no diferencial, quando frio e somente quando virava tudo para a direita. Depois de rodar uns 30 km o barulho praticamente desaparece. O carro está com 41.000 km.
Também tinha visto uma ordem de serviço da BMW na Austrália, que recomendava a troca do óleo diferencial nestes casos para as e92 fabricadas em 2008 e 2009, muito parecida com o artigo em inglês postado neste tópico em 2014. Me parece que a BMW alterou a formulação do óleo a partir de 2010 e recomenda a troca nas e92 2008 e 2009, quando apresentam o barulho (isso lá no exterior). Aqui no Brasil me disseram que o barulho é normal.
Na verdade o barulho origina-se nos discos de fricção que compõem o sistema autoblocante. O novo óleo, em teoria, elimina o rangido por criar uma película que envolve os discos.
Sabendo disso tratei de providenciar a compra do novo óleo e dos tampões e ontem eu troquei o óleo do diferencial da M3 aqui em casa mesmo (esse é meu hobby favorito...). Fiz com calma, medi a quantidade de óleo drenado e substitui pelo óleo sugerido pela BMW. Tirei algumas fotos que se alguém quiser é só me avisar que eu mando).
Curioso que o óleo era "life time" e deveria estar perfeito ainda. Mas estava bem escuro e havia cerca de 1,2 litros apenas. A quantidade correta é 1,45 litros, que foi o que consegui colocar no diferencial.
O barulho sumiu totalmente e agora tá tudo certo. Fiquei satisfeito e acho que valeu a pena.
Dica: ainda bem que comprei os tampões novos com o anel de vedação (R$ 100,00 na concessionária). Havia um anel de borracha ressecado e rompido.
Custo total: R$ 1.100,00 do óleo mais R$ 100,00 dos tampões. A mão de obra foi diversão pura...
Abraços.
Seria muito interessante postar as fotos, curiosidade aqui matando hehehe
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


Lievore

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 17
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #14 Online: Junho 29, 2017, 06:23:09 pm »
Legal, Pessoal...
Aí vão algumas fotos:
- Foto 1 - materiais necessários para o serviço (1,5 l de óleo part number 82 22 2 282 583, chave allen 14mm, bomba de transferência de óleo, 2 tampões com anéis de vedação);
- Foto 2 - Lembre de usar o cavalete como segurança antes de deitar embaixo do carro- Não confie somente no macaco hidráulico;
- Foto 3 - Posição para a drenagem máxima de óleo (orifícios para drenagem e abastecimento do lado direito do carro);
- Foto 4 - Posição para a colocação do óleo sem derramar;
- Foto 5 - Quantidade de óleo drenado;
- Foto 6 - Tampão como anel de vedação danificado.

Tem um vídeo no youtube que mostra como trocar ( Também quem quiser ver a ordem de serviço da BMW, emitida em janeiro de 2009 é só pesquisar: SI B33 0102).

Valeu...












Sérgio Lievore
Engenheiro Eletricista
CREA SC 031493-1

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:Ronco/Barulho no diferencial em curvas lentas M3 E46
« Resposta #15 Online: Junho 30, 2017, 09:21:46 am »
muito legal!
Essa bombinha de oleo é um sonho de consumo.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996