Resolvi criar esse tópico pra esclarecer um pouco as dúvidas que existem acerca do uso do Claybar.
O Claybar é uma "argila" sintetica que serve basicamente para remover contaminacoes da lataria do carro (tambem pode ser usado em vidros e plasticos pintados).
Por contaminacao, entendemos seiva de arvore, poluicão em geral, gordura e oleo que vao aderindo, etc..
Esses contaminantes vao tirando o brilho da pintura, e na ocasião de um polimento, eles atrapalham o processo e obrigam o polidor a ser mais agressivo no desgaste do verniz, fazendo com que mais material seja retirado.
Para saber se seu carro precisa de descontaminacao, basta passar a mao na lataria. Se perceber detritos grudados, sua pintura pode ser descontaminada.
Outra tecnica é o uso de uma sacolinha plastica na mão. Passe na lataria e se a sacolinha "agarrar" também é sinal de contaminacão.
É sempre bom executar esses procedimentos num carro sem cera.
Para a descontaminacao, seguem-se esses passos:
1 - Lavagem integral do carro
2 - Descontaminacao com Claybar + Lubrificante
3 - Lavagem integral do carro
As lavagens sao essenciais tanto antes quanto depois.
Antes, vai fazer com que eventuais sujeiras soltas venham a riscar a pintura com a aplicacao do clay
Depois, vai retirar o lubrificante usado na aplicacao do clay.
Um ponto importante: o uso do clay sempre vai causar swrills. Portanto é legal casar a descontaminacao com um polimento.
A descontaminacao por si só pode não dar resultado visivel se executada sozinha.
Existem 3 graus de agressividade do clay. Ele vai desde o leve ou suave até o agressivo. A decisão sobre qual usar depende de analise visual/tatil e só a experiencia vai dizer o ideal pra cada caso.
Sobre a aplicacao: O carro deve estar limpo. O clay deve ser usado em pequenas porcoes e sempre aberto, como uma massa de pão. Lubrifica-se a pintura e o clay, e vai passando ele na lataria em movimentos lineares. Repetindo o movimento até que voce perceba que ele já "corre solto", sem nenhuma resistencia.
O clay vai ficando escuro, sujo... conforme isso for acontecendo, dobre a argila ao meio, deixando a sujeira pra dentro. Abra ela novamente e continue aplicando.
Repita esse processo até a sujeira de dentro passe a aparecer do lado de fora. Quando isso acontecer, é hora de pegar um novo pedaco.
Dica: Caso o clay caia no chao, nao reutilize. Areia ou outra sujeira pode adrir a argila e ao friccionar contra a lataria, vai risca-la.
Sobre a lubrificacao: Pode-se usar o proprio sabao de lavagem, numa diluicao bem alta. Também se usa APC ou Flotador universal. Outra possibilidade é o Quick Detailer.
Essa ultima é a solucao desenvolvida para esse fim. Porem *NA MINHA OPINIAO* seu custo nao justifica a vantagem que oferece. Voce terá basicamente os mesmos resultados usando APC, gastando uma fracao do valor.
Sobre os kits prontos e outras opcões: O clay é apenas a peca de argila. Existem kits de descontaminacao que trazem alem do clay, uma toalhinha e o lubrificante. São opcoes caras porem mais seguras pra quem for fazer a primeira vez. No extremo oposto, temos os clay chineses. Custam aproximadamente 5 dolares, e na pratica fazem o mesmo que os mais caros.
Eu nunca usei mas os relatos que li dizem que funciona do mesmo jeito.
Abro o espaco para duvidas sobre o tema.