Autor Tópico: [DIY] [DETAILING] Uso do Claybar  (Lida 3898 vezes)

reolonaapp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1234
  • www.solavoseeucozinho.com.br
    • Só Lavo Se Eu Cozinho
[DIY] [DETAILING] Uso do Claybar
« Online: Janeiro 20, 2014, 05:48:34 pm »
Resolvi criar esse tópico pra esclarecer um pouco as dúvidas que existem acerca do uso do Claybar.

O Claybar é uma "argila" sintetica que serve basicamente para remover contaminacoes da lataria do carro (tambem pode ser usado em vidros e plasticos pintados).
Por contaminacao, entendemos seiva de arvore, poluicão em geral, gordura e oleo que vao aderindo, etc..

Esses contaminantes vao tirando o brilho da pintura, e na ocasião de um polimento, eles atrapalham o processo e obrigam o polidor a ser mais agressivo no desgaste do verniz, fazendo com que mais material seja retirado.

Para saber se seu carro precisa de descontaminacao, basta passar a mao na lataria. Se perceber detritos grudados, sua pintura pode ser descontaminada.
Outra tecnica é o uso de uma sacolinha plastica na mão. Passe na lataria e se a sacolinha "agarrar" também é sinal de contaminacão.
É sempre bom executar esses procedimentos num carro sem cera.

Para a descontaminacao, seguem-se esses passos:

1 - Lavagem integral do carro
2 - Descontaminacao com Claybar + Lubrificante
3 - Lavagem integral do carro

As lavagens sao essenciais tanto antes quanto depois.
Antes, vai fazer com que eventuais sujeiras soltas venham a riscar a pintura com a aplicacao do clay
Depois, vai retirar o lubrificante usado na aplicacao do clay.

Um ponto importante: o uso do clay sempre vai causar swrills. Portanto é legal casar a descontaminacao com um polimento.
A descontaminacao por si só pode não dar resultado visivel se executada sozinha.

Existem 3 graus de agressividade do clay. Ele vai desde o leve ou suave até o agressivo. A decisão sobre qual usar depende de analise visual/tatil e só a experiencia vai dizer o ideal pra cada caso.

Sobre a aplicacao: O carro deve estar limpo. O clay deve ser usado em pequenas porcoes e sempre aberto, como uma massa de pão. Lubrifica-se a pintura e o clay, e vai passando ele na lataria em movimentos lineares. Repetindo o movimento até que voce perceba que ele já "corre solto", sem nenhuma resistencia.
O clay vai ficando escuro, sujo... conforme isso for acontecendo, dobre a argila ao meio, deixando a sujeira pra dentro. Abra ela novamente e continue aplicando.
Repita esse processo até a sujeira de dentro passe a aparecer do lado de fora. Quando isso acontecer, é hora de pegar um novo pedaco.

Dica: Caso o clay caia no chao, nao reutilize. Areia ou outra sujeira pode adrir a argila e ao friccionar contra a lataria, vai risca-la.

Sobre a lubrificacao: Pode-se usar o proprio sabao de lavagem, numa diluicao bem alta. Também se usa APC ou Flotador universal. Outra possibilidade é o Quick Detailer.
Essa ultima é a solucao desenvolvida para esse fim. Porem *NA MINHA OPINIAO* seu custo nao justifica a vantagem que oferece. Voce terá basicamente os mesmos resultados usando APC, gastando uma fracao do valor.

Sobre os kits prontos e outras opcões:  O clay é apenas a peca de argila. Existem kits de descontaminacao que trazem alem do clay, uma toalhinha e o lubrificante. São opcoes caras porem mais seguras pra quem for fazer a primeira vez. No extremo oposto, temos os clay chineses. Custam aproximadamente 5 dolares, e na pratica fazem o mesmo que os mais caros.
Eu nunca usei mas os relatos que li dizem que funciona do mesmo jeito.

Abro o espaco para duvidas sobre o tema.
« última modificação: Maio 23, 2014, 06:08:16 pm por Felipe_Baratto »
Quer me conhecer melhor??
Visite: www.solavoseeucozinho.com.br

CmteFabio

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 891
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #1 Online: Janeiro 20, 2014, 07:10:39 pm »
Boa.
O Zico levantou essa de lavar o carro novamente, achei que não precisasse se fosse usar o Quik Detailer, mas talvez fiquem resíduos que comprometa a aplicação do polidor ou selante/cera.


Sent from my iPhone using Tapatalk
BMW 118i Sport Edition 2012 E81 - AlpinWeiß

reolonaapp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1234
  • www.solavoseeucozinho.com.br
    • Só Lavo Se Eu Cozinho
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #2 Online: Janeiro 20, 2014, 07:14:11 pm »
Boa.
O Zico levantou essa de lavar o carro novamente, achei que não precisasse se fosse usar o Quik Detailer, mas talvez fiquem resíduos que comprometa a aplicação do polidor ou selante/cera.


Sent from my iPhone using Tapatalk

padrao sempre lava antes e depois...
eu nao conheco nenhum produto que descarte a segunda lavagem..
Quer me conhecer melhor??
Visite: www.solavoseeucozinho.com.br

zico

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 57
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #3 Online: Janeiro 20, 2014, 07:42:49 pm »
Pois é.
Entao o que farei é lavar -> clay -> lavar -> collinite e fechou.
Depois só lavo até repetir o processo acima após uns meses, dependendo de como o carro ir sujando/contaminando.

Foda de morar em apê é não ter lugar pra lavar a vontade..

reolonaapp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1234
  • www.solavoseeucozinho.com.br
    • Só Lavo Se Eu Cozinho
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #4 Online: Janeiro 20, 2014, 07:48:40 pm »
Pois é.
Entao o que farei é lavar -> clay -> lavar -> collinite e fechou.
Depois só lavo até repetir o processo acima após uns meses, dependendo de como o carro ir sujando/contaminando.

Foda de morar em apê é não ter lugar pra lavar a vontade..

investe uma grana no shampoo... senao vc perde a cera a cada lavagem... o NXT eh a melhor CxB
Quer me conhecer melhor??
Visite: www.solavoseeucozinho.com.br

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #5 Online: Janeiro 20, 2014, 08:01:07 pm »
Ótima explicação!

Atualmente eu uso a claybar da 3M que tem me atendido em 100% dos casos de carros de clientes.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


ovr788

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 662
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #6 Online: Janeiro 20, 2014, 08:42:02 pm »
Vi em outro forum, como usar clay:


Abs

zico

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 57
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #7 Online: Janeiro 20, 2014, 10:14:20 pm »
padrao sempre lava antes e depois...
eu nao conheco nenhum produto que descarte a segunda lavagem..

Eis o problema, nao da pra eu lavar no predio. Só lava rapido, e a maioria não curte usar outro shampoo, mesmo que de marca, pq dizem 'que se danificar o carro é responsabilidade deles'. porém, vai saber o que usam, pode ser detergente ipê.. tenso.

reolonaapp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1234
  • www.solavoseeucozinho.com.br
    • Só Lavo Se Eu Cozinho
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #8 Online: Janeiro 20, 2014, 10:16:50 pm »
Eis o problema, nao da pra eu lavar no predio. Só lava rapido, e a maioria não curte usar outro shampoo, mesmo que de marca, pq dizem 'que se danificar o carro é responsabilidade deles'. porém, vai saber o que usam, pode ser detergente ipê.. tenso.

Sinceramente nessas condicoes, eu prefiro nem lavar...

Lava rapido detona a pintura...

Voce eh de campinas nao eh?

Dependo do q quiser, eu consigo fazer pra vc.. tenho tudo aqui em casa...

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Quer me conhecer melhor??
Visite: www.solavoseeucozinho.com.br

zico

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 57
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #9 Online: Janeiro 20, 2014, 11:13:04 pm »
Cara, duro que eu queria lavar, comprei até a collinite já. Vou ter que dar um jeito. Senao, na pior das ocasioes, levo pra vc, mas levar sempre que for lavar vai dar trabalho tb.

Vamos abrir um lava rapido self service?! Aposto que vai atrair pessoas que nem eu que querem lavar e não podem.

CmteFabio

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 891
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #10 Online: Fevereiro 06, 2014, 04:49:44 pm »
Usei Clay Bar pela primeira vez, comprei a de média agressividade da Kers, uma branca pelo preço, lubrifiquei com Inspeção Final da Meguiars, lógico que meu carro não seria o boi de piranha, o i30 da minha mulher é preto, fiquei com medo, então peguei o Prisma da minha mãe, é um carro com 1 ano e meio de uso que mal tinha sido lavado nesse tempo e dorme em garagem aberta desde novo, minha mãe não tá nem aí, então me pareceu ideal e também por isso a média.
Fiquei impressionado com o resultado, lavei antes e depois da clay e passei Selante 2.0 meguiars, lógico que se percebe que em algumas partes como teto precisa de polimento, mas fiquei impressionado com o resultado, por favor deem opiniões, elogiem, xinguem, pra eu saber se estou no caminho certo pra fazer no meu carro:









A clay que usei é essa:
http://www.artwax.com.br/produto/1696648/kers-clay-bar-media-cinza-80g
« última modificação: Fevereiro 06, 2014, 04:51:56 pm por CmteFabio »
BMW 118i Sport Edition 2012 E81 - AlpinWeiß

///Rodrigo

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 191
  • "Alguns dirigem carros, outros guiam lendas"
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #11 Online: Fevereiro 06, 2014, 05:34:27 pm »
Usei Clay Bar pela primeira vez, comprei a de média agressividade da Kers, uma branca pelo preço, lubrifiquei com Inspeção Final da Meguiars, lógico que meu carro não seria o boi de piranha, o i30 da minha mulher é preto, fiquei com medo, então peguei o Prisma da minha mãe, é um carro com 1 ano e meio de uso que mal tinha sido lavado nesse tempo e dorme em garagem aberta desde novo, minha mãe não tá nem aí, então me pareceu ideal e também por isso a média.
Fiquei impressionado com o resultado, lavei antes e depois da clay e passei Selante 2.0 meguiars, lógico que se percebe que em algumas partes como teto precisa de polimento, mas fiquei impressionado com o resultado, por favor deem opiniões, elogiem, xinguem, pra eu saber se estou no caminho certo pra fazer no meu carro:









A clay que usei é essa:
http://www.artwax.com.br/produto/1696648/kers-clay-bar-media-cinza-80g


Olha, eu gostei tanto que me inspirou a fazer. Parabéns pelo trabalho. O produto realmente é ótimo.
No meu caso, sempre mantive os carros encerados. De modo que vou começar com a média também.
Realmente, perfeito.

Parabéns

CmteFabio

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 891
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #12 Online: Fevereiro 07, 2014, 10:46:14 am »
Obrigado.
Eu não achei que a média tenha esse poder todo de estragar a pintura como era meu medo anterior, acho que está muito bom.
Não sei a diferença pra suave, só testando.
BMW 118i Sport Edition 2012 E81 - AlpinWeiß

reolonaapp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1234
  • www.solavoseeucozinho.com.br
    • Só Lavo Se Eu Cozinho
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #13 Online: Fevereiro 07, 2014, 11:50:13 am »
Obrigado.
Eu não achei que a média tenha esse poder todo de estragar a pintura como era meu medo anterior, acho que está muito bom.
Não sei a diferença pra suave, só testando.

Fabio, ficou muito bom!! parabens pelo achievement ;-)

sobre a diferenca entre a leve, media e forte dificilemente vai notar diferencas gritantes sem uma avaliacao mais criteirosa..

voce consegue avaliar a agressividade delas, só com holofotes, que realcam os swrils..

o resultado em iluminacao "comum" vai ser sempre mto proximo!!
Quer me conhecer melhor??
Visite: www.solavoseeucozinho.com.br

CmteFabio

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 891
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #14 Online: Fevereiro 07, 2014, 12:31:47 pm »
Fabio, ficou muito bom!! parabens pelo achievement ;-)

sobre a diferenca entre a leve, media e forte dificilemente vai notar diferencas gritantes sem uma avaliacao mais criteirosa..

voce consegue avaliar a agressividade delas, só com holofotes, que realcam os swrils..

o resultado em iluminacao "comum" vai ser sempre mto proximo!!

Valeu!!
Prefiro não colocar holofotes....rsrs.....se for pra fazer isso levo pra um profissional fazer um polimento decente, o que tô fazendo já é trampo suficiente pro meu tempo livre, mais um hobby mesmo.
Tô curtindo fazer e ir vendo os resultados.
BMW 118i Sport Edition 2012 E81 - AlpinWeiß

reolonaapp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1234
  • www.solavoseeucozinho.com.br
    • Só Lavo Se Eu Cozinho
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #15 Online: Fevereiro 07, 2014, 01:29:00 pm »
Valeu!!
Prefiro não colocar holofotes....rsrs.....se for pra fazer isso levo pra um profissional fazer um polimento decente, o que tô fazendo já é trampo suficiente pro meu tempo livre, mais um hobby mesmo.
Tô curtindo fazer e ir vendo os resultados.

Sim sim.. por isso mesmo to te falando pra nao se preocupar com a melhor solucao pra cada problema..
de um certo ponto pra frente, a diferenca é mto pequena.. pra um hobbyista, nao compensa o investimento..
Quer me conhecer melhor??
Visite: www.solavoseeucozinho.com.br

CmteFabio

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 891
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #16 Online: Fevereiro 07, 2014, 03:40:07 pm »
Fato é também que o meu carro tem swirls, afinal é um daily drive e não um carro de show room, se quiser tratá-lo assim vou enlouquecer.


Sent from my iPhone using Tapatalk
BMW 118i Sport Edition 2012 E81 - AlpinWeiß

fabiolrs

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 74
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #17 Online: Fevereiro 10, 2014, 09:12:33 am »

Sinceramente nessas condicoes, eu prefiro nem lavar...

Lava rapido detona a pintura...

Voce eh de campinas nao eh?

Dependo do q quiser, eu consigo fazer pra vc.. tenho tudo aqui em casa...

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Você é de onde? Qualquer coisa eu é o Zico levamos aí e fazemos, a cerveja fica por minha conta.

CmteFabio, muito bom o resultado, pqp! Parabéns!


Sent from my iPhone using Tapatalk
BMW 130i

William

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2351
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #18 Online: Fevereiro 28, 2014, 08:53:36 pm »
Eu comprei uma claybar (não sei a marca, é uma "azul", parece uma barra de sabão, custou 36 reais, pra brincar esse feriadão... 
Como lubrificante usarei o próprio xampu, bem diluído (muita água pra pouco produto) e depois vou passar a mothers gold carnauba e o finish da meguiars...      Vamos ver o que vai dar hehehehehe
BMW M Power: To be first every day

guiavelar

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 74
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #19 Online: Março 03, 2014, 02:55:59 pm »
William, pode comprar a clay da 3m, CxB muito bom.. Para lubrificar a clay, pode colocar algumas gotas apenas do shampoo automotivo em um borrifador (500 ml) e ir aplicando!
Espero ter ajudado. Abracos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

William

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2351
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #20 Online: Março 03, 2014, 04:04:31 pm »
William, pode comprar a clay da 3m, CxB muito bom.. Para lubrificar a clay, pode colocar algumas gotas apenas do shampoo automotivo em um borrifador (500 ml) e ir aplicando!
Espero ter ajudado. Abracos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Valeu amigo, na verdade já até fiz o precedimento. Vou tentar colocar as fotos aqui...
BMW M Power: To be first every day

guiavelar

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 74
[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #21 Online: Março 03, 2014, 04:06:13 pm »
Valeu amigo, na verdade já até fiz o precedimento. Vou tentar colocar as fotos aqui...

Boa! Mostre o resultado depois!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« última modificação: Março 03, 2014, 04:06:48 pm por guiavelar »

omarbraquat

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 296
  • 335i n54
    • Email
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #22 Online: Março 05, 2014, 05:21:49 pm »
infelizmente nao tirei fotos do resultado, mas estive recentemente nos eua e comprei o kit de clay + flanela + quick detailer no mercado lá!
paguei em tudo 12 dolares! kakkaka
ridiculo comparado com o que pagamos aqui.
massss, o resultado é excepcional!

pra quem ta afim de fazer... esteja com disposição, ou arrume algum amigo que goste pra ajudar! hehehe
vale muito a pena!

Mineiro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 105
    • Email
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #23 Online: Março 13, 2014, 05:02:00 pm »
Acabei de comprar esse Claybar da 3M (pasta abrasiva na cor roxa) e fui testar no carro mais velho aqui de casa, um astra 2001 que só viu cera uma vez na vida. Testei no capo, antes de aplicar passei a mão, pintura totalmente áspera, a mão nem deslizava direito. Usei água e detergente para lubrificar, passei em todo o capo, sequei e depois passei a Paste Wax também da 3M e retirei com um pano de microfibra. Em 10 minutos o capo ficou parecendo bunda de nenem, liso, liso, estou impressionado. E não fez nenhum tipo de risco, nada, apenas retirou a contaminação da pintura. 1000% recomendado, já vou utilizar em todos os meus carros.

William

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2351
Re:[DETAILING] Uso do Claybar
« Resposta #24 Online: Março 16, 2014, 08:47:28 pm »
Pessoal, aqui algumas fotos...   Detalhes: Fotos com o celular!!!


Antes:





Depois:





Isso antes de passar qualquer cera...
BMW M Power: To be first every day