Saudações a todos!
Preciso de auxílio dos já iniciados.
Tomei a iniciativa de realizar a limpeza caseira das solenóides do VANOS da minha 130i 2006. Ela vinha apresentando problemas com a partida, marcha lenta instável e um certo "buraco" na aceleração, na faixa dos 1500rpm. Como já havia trocado o regulador de pressão, e tendo resolvido o problema da partida, decidi que o próximo passo seria limpeza das solenóides.
Após cerca de 2 horas esfriando, iniciei os trabalhos no carro. Retirei a tomada de ar; em seguida soltei os parafusos das solenóides, 1 de cada, 10mm; depois retirei elas e soltei os conectores.
Realizei a limpeza com descarbonizante e jato de ar; até então sem problemas.
Na hora de montar, inverti as solenóides, como indicado em alguns DIY que li, e fui aparafusá-las. Aparafusei a inferior, sem problemas. Quando apertei o parafuso da superior, percebi que a rosca havia ido para o espaço. Retirei o parafuso, o qual estava intacto. Já a rosca no cabeçote... limalhas de metal soltas. Posicionei o parafuso de volta e rosqueei até "encostar", a fim de deixá-la no lugar. A ferramenta que utilizei foi um soquete pequeno, simples. Usei pouca força.
Minha dúvida: alguém já passou por isso? Existe o risco dessa solenóide pular pra fora do cabeçote? Pretendo levar ao mecânico, para resolver isso. Talvez um torneiro... não sei.
Desde já agradeço!
Obs.: o carro está funcionando como antes, sem erros. Porém o buraco a 1500 rpm persiste. Marcha lenta OK.