Autor Tópico: "conversão" de motor 325 para 330  (Lida 4789 vezes)

Edson

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"conversão" de motor 325 para 330
« Online: Janeiro 03, 2011, 12:59:17 pm »
Caro Matheus S50

Como foi de festas?

Tropecei em um tópico interessante no site bimmerpost.com -

http://www.e90post.com/forums/showthread.php?t=372973

Pelo (pouco) que entendi, um California kid gastou uns 1.000 dólares em peças, mais as horas de dyno, etc,  e mandou o motor de uma 325 para 256 HP e 228 ft-lbs de torque no volante.

Gostaria de ouvir, se possível,  sua abalizada opinião a respeito.

Abs,

Edson




Dan

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #1 Online: Janeiro 03, 2011, 05:01:23 pm »
o topico e para o matheus, mas vou meter o dedao.... :o

achei normal, nada assustador ganhou 38 cvs, fazendo o seguinte:

Intake Manifold
Exhaust Resonator
Exhaust Muffler
Engine Software

325 E90 sao 218 cvs agora ficou com 256cvs...

receita de bolo antiga, usada mto nos motores M52, que consegue tb evoluir nessa media de 38cvs a 40cvs...

Custo beneficio parece ser bom....

Edson

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #2 Online: Janeiro 03, 2011, 06:14:50 pm »
O tópico é para conhecimento geral e opinião de todos, logicamente.

Peço desculpas pelo erro no endereçamento.

Então, caro danE36dark, Você não está "metendo o dedão"...

Agradeço a sua sempre bem-vinda opinião.

Abs,

Edson



o topico e para o matheus, mas vou meter o dedao.... :o

achei normal, nada assustador ganhou 38 cvs, fazendo o seguinte:

Intake Manifold
Exhaust Resonator
Exhaust Muffler
Engine Software

325 E90 sao 218 cvs agora ficou com 256cvs...

receita de bolo antiga, usada mto nos motores M52, que consegue tb evoluir nessa media de 38cvs a 40cvs...

Custo beneficio parece ser bom....


marcellom50

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #3 Online: Janeiro 04, 2011, 02:34:52 am »
No caso ai, como o Dan falou, não tem muito segredo. Se quizer converter pra 3.0 tbm ajuda e não é nenhum misterio... ;D
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Edson

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #4 Online: Janeiro 04, 2011, 11:21:22 am »
Bom dia, marcellom50!

Você tem idéia da potência e torque passando o motor para 3 litros mais a "receita de bolo" acima?

Abs,

Edson


No caso ai, como o Dan falou, não tem muito segredo. Se quizer converter pra 3.0 tbm ajuda e não é nenhum misterio... ;D

marcellom50

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #5 Online: Janeiro 04, 2011, 02:35:53 pm »
Edson, acredito que melhore algo na casa de 20 a 30hp e uns bons 20kg de torque. Bem interessante e o matheus adora esses projetos bored/stroke.

Abraços
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Edson

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #6 Online: Janeiro 04, 2011, 08:19:27 pm »
20 ou 30 HPs já quebram um galho!

Obrigado pela informação.

Abs,

Edson


Edson, acredito que melhore algo na casa de 20 a 30hp e uns bons 20kg de torque. Bem interessante e o matheus adora esses projetos bored/stroke.

Abraços

Dan

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #7 Online: Janeiro 04, 2011, 08:29:22 pm »
edson vc tem um 325 e90? como e o desempenho dela?

Edson

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #8 Online: Janeiro 04, 2011, 09:28:08 pm »
Boa noite, caro danE36dark!

Tenho uma 325 E90 07/08, comprada do segundo dono (um cidadão de Jundiaí, SP) com 28.000 km. Isso foi 2 meses atrás.

O carro está stock, sem nenhuma modificação.

O desempenho me agrada - no modo sequencial, ela atinge 210 km/h em 4ª.

Acredito que alcance os 240 km/h afirmados pela fábrica.

Gosto da direção (um pouco pesada), da suspensão (não é molenga) e dos freios (muito bons).

Abs,

Edson



edson vc tem um 325 e90? como e o desempenho dela?

Dan

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #9 Online: Janeiro 04, 2011, 09:53:36 pm »
Boa noite, caro danE36dark!

Tenho uma 325 E90 07/08, comprada do segundo dono (um cidadão de Jundiaí, SP) com 28.000 km. Isso foi 2 meses atrás.

O carro está stock, sem nenhuma modificação.

O desempenho me agrada - no modo sequencial, ela atinge 210 km/h em 4ª.

Acredito que alcance os 240 km/h afirmados pela fábrica.

Gosto da direção (um pouco pesada), da suspensão (não é molenga) e dos freios (muito bons).

Abs,

Edson




obrigado pela descrição, tinha essa curiosidade....deve ser maravilhosa tua 325, tem foto na apresentação?

pelos dados fica bem proxima da minha 328 E36, ela atingi exato 230 km/h de 4 marcha, e entra a 5 e coloca rapidamente 250km/h a 5.500 rpm e corta ascende uma luz no final do velocimentro nao sei se e limitador de vel. ou do cambio auto, emoção e menor pq nao tem o tiptronic(e auto), mas observamos que fica bem proximo o limite de vel final, 328 com litragem maior 2.8 mas com 193cvs(dyno 196cvs) heheeheh

sobre essa preparação eu acho mto bom, tera ganhos proximos do link postado, talvez seja dificil encontrar as peças a preço acessivel por aqui ou importar pelo tamanho, mas vale a procura e investimento pq de fato eleva bem a força da maquina...

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #10 Online: Janeiro 05, 2011, 12:15:26 am »
tem que por essa belezinha no autodromo Edson.... hehehe

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Dan

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #11 Online: Janeiro 05, 2011, 08:58:55 am »
Edson, tua 325 e 6 marchas?

MatheusS50

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #12 Online: Janeiro 05, 2011, 10:46:14 am »
Caro Matheus S50

Como foi de festas?

Tropecei em um tópico interessante no site bimmerpost.com -

http://www.e90post.com/forums/showthread.php?t=372973

Pelo (pouco) que entendi, um California kid gastou uns 1.000 dólares em peças, mais as horas de dyno, etc,  e mandou o motor de uma 325 para 256 HP e 228 ft-lbs de torque no volante.

Gostaria de ouvir, se possível,  sua abalizada opinião a respeito.

Abs,

Edson





Fala Edson!

Estava meio sumido, pois tive um fim de ano bem corrido! Mas foi tudo bom, graças a Deus!

Só está havendo uma confusão aqui.. no caso, não há stroker a se fazer no N52 para 3 litros.. pois apesar da BMW chamar a 325 dessa nomeclatura, ela tem um N52 de 3 litros igual da 328 e da 330i. Apesar que há diferenças.. o motor da 330 tem diferenças mecânicas, apesar dessas lojas de preparação simplesmente ignorar isso. Tem diferença em diâmetro de válvulas, massa e atrito dos pistões.. já é um motor como foco direcionado a performance...diferente da 325 e 328 que tem foco em uso mais linear e com boa distribuição de torque.

e por isso surgiu esses kits de conversão de "325 para 330i".. na realidade, a base desse kit é o coletor de admissão, principal ponto restritivo da 325, pois ele tem variação dos runners e gera restrição em seus estágios.. Então, é diferente do caso do M50 para o M52, que são coletores de uma só geometria, mas que no caso do M52 tem runners mais estreitos e por isso gera restrição.
No caso da 325 além de runners de menor vazão, tem maior variação de geometria, que é bem vinda para a distribuição do torque, porém, peca na potência.

Mas nada adianta fazer isso se não reprogramar a ECU, pois vai mudar completamente a curva de Ti e avanço para o novo comportamento do motor.. daria para fazer um flash com o mapa da 330, mas mesmo assim não é o ideal, e sim um remapeamento com foco específico a mesma.

Eu achei legal sim a idéia, só acho que como sempre, os gringos tratam isso de forma muito simplista.. não concordo com esse tipo de abordagem,.. até porque, muitos só relatam as pingas que tomam e não os tombos que levam..

sou totalmente contra receita de bolo.. Mas claro que esse tipo de experiência individual contribui aos demais.


Ah, e só para aproveitar o ganho.. existe um kit stroker para 3.2 litros pro N52, seja da 325, 328 ou 330...Só que mata a r/l e VMP.. caso o foco não seja uma preparação aspirada de alto desenvolvimento (até porque, o acelerador eletrônico atrapalha bastante nesse sentido), pode ser uma boa opção.


Abraços,


Matheus

Matheus Almeida
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MatheusS50

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #13 Online: Janeiro 05, 2011, 10:49:16 am »
ah..se a E90 do Edson fosse 2006, aí seria o N52B25..
Matheus Almeida
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marcellom50

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #14 Online: Janeiro 05, 2011, 10:58:24 am »
Falha minha, esquecí que depois de 2007 entra o N53 3.0 amarrado. Então ja tem mei caminho andado. ;D

(uma sugestão: coloquem um smile do "evil" nas opções acima, faz muita falta.)
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MatheusS50

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #15 Online: Janeiro 05, 2011, 11:10:34 am »
Falha minha, esquecí que depois de 2007 entra o N53 3.0 amarrado. Então ja tem mei caminho andado. ;D

(uma sugestão: coloquem um smile do "evil" nas opções acima, faz muita falta.)

Se não me engano, o N53 só entrou em 2008/09.. 

A BMW começou o E90 com N52, mantendo a fidelidade da nomenclatura em alusão a capacidade cúbica.. aí depois para ter um motor com melhor distribuição de torque e potência, aumentou o deslocamento volumétrico, e mudou principalmente a admissão para deslocar a curva de torque e potência para regimes mais baixos..

Mas que iria ficar bonita uma E90 com um 6 cilindros bravo iria..  acho linda essa carroceria.. muito charmosa e agressiva..
Matheus Almeida
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Edson

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #16 Online: Janeiro 05, 2011, 11:46:36 am »
obrigado pela descrição, tinha essa curiosidade....deve ser maravilhosa tua 325, tem foto na apresentação?

pelos dados fica bem proxima da minha 328 E36, ela atingi exato 230 km/h de 4 marcha, e entra a 5 e coloca rapidamente 250km/h a 5.500 rpm e corta ascende uma luz no final do velocimentro nao sei se e limitador de vel. ou do cambio auto, emoção e menor pq nao tem o tiptronic(e auto), mas observamos que fica bem proximo o limite de vel final, 328 com litragem maior 2.8 mas com 193cvs(dyno 196cvs) heheeheh

sobre essa preparação eu acho mto bom, tera ganhos proximos do link postado, talvez seja dificil encontrar as peças a preço acessivel por aqui ou importar pelo tamanho, mas vale a procura e investimento pq de fato eleva bem a força da maquina...


Bom dia, caro danE36dark!

A 325 é a minha primeira (espero que não seja a última) BMW.

É uma delícia; o que eu esperava e um pouco mais.

As linhas musculosas, a solidez, o conjunto, o "riding" me encantam...

Só tem 2 ou 3 pecadilhos, na minha humilde opinião: os pneus (Run flat), o excessivo silêncio do motor; o câmbio (que poderia o bom e velho mecânico).

Talvez seja o caso de um toque leve no sistema de escapamento (mas não a ponto de assustar cachorro na calçada...)

Os números da sua BMW me parecem muito bons. Parabéns!

Abs,

Edson

Edson

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #17 Online: Janeiro 05, 2011, 11:49:25 am »
tem que por essa belezinha no autodromo Edson.... hehehe


Eu até gostaria, mas acho que estou velho (63 anos) para isso, caro Passos!

Além disso, minha mulher vai me matar (ou, no mínimo, largar de mim).

Abs,

Edson

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #18 Online: Janeiro 05, 2011, 11:52:18 am »
Edson, tua 325 e 6 marchas?


Sim, com os modos "D", "DS" e Steptronic (na alavanca - para a frente, reduz; para trás, sobe a marcha).

Abs,

Edson

GrandRoyaL

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #19 Online: Janeiro 05, 2011, 11:54:44 am »

Eu até gostaria, mas acho que estou velho (63 anos) para isso, caro Passos!

Além disso, minha mulher vai me matar (ou, no mínimo, largar de mim).

Abs,

Edson
Meu pai tem + - a mesma idade e andou de z4 em interlagos em 2009 , ele estava bem cru no tracado ,etc , o que é normal , mas gostou , se divertiu bem ;)

edit: se divertiu so passeando... ;)
« última modificação: Janeiro 05, 2011, 04:40:19 pm por GrandRoyaL »

Edson

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #20 Online: Janeiro 05, 2011, 12:01:39 pm »
Fala Edson!

Estava meio sumido, pois tive um fim de ano bem corrido! Mas foi tudo bom, graças a Deus!

Só está havendo uma confusão aqui.. no caso, não há stroker a se fazer no N52 para 3 litros.. pois apesar da BMW chamar a 325 dessa nomeclatura, ela tem um N52 de 3 litros igual da 328 e da 330i. Apesar que há diferenças.. o motor da 330 tem diferenças mecânicas, apesar dessas lojas de preparação simplesmente ignorar isso. Tem diferença em diâmetro de válvulas, massa e atrito dos pistões.. já é um motor como foco direcionado a performance...diferente da 325 e 328 que tem foco em uso mais linear e com boa distribuição de torque.

e por isso surgiu esses kits de conversão de "325 para 330i".. na realidade, a base desse kit é o coletor de admissão, principal ponto restritivo da 325, pois ele tem variação dos runners e gera restrição em seus estágios.. Então, é diferente do caso do M50 para o M52, que são coletores de uma só geometria, mas que no caso do M52 tem runners mais estreitos e por isso gera restrição.
No caso da 325 além de runners de menor vazão, tem maior variação de geometria, que é bem vinda para a distribuição do torque, porém, peca na potência.

Mas nada adianta fazer isso se não reprogramar a ECU, pois vai mudar completamente a curva de Ti e avanço para o novo comportamento do motor.. daria para fazer um flash com o mapa da 330, mas mesmo assim não é o ideal, e sim um remapeamento com foco específico a mesma.

Eu achei legal sim a idéia, só acho que como sempre, os gringos tratam isso de forma muito simplista.. não concordo com esse tipo de abordagem,.. até porque, muitos só relatam as pingas que tomam e não os tombos que levam..

sou totalmente contra receita de bolo.. Mas claro que esse tipo de experiência individual contribui aos demais.


Ah, e só para aproveitar o ganho.. existe um kit stroker para 3.2 litros pro N52, seja da 325, 328 ou 330...Só que mata a r/l e VMP.. caso o foco não seja uma preparação aspirada de alto desenvolvimento (até porque, o acelerador eletrônico atrapalha bastante nesse sentido), pode ser uma boa opção.


Abraços,


Matheus


[/quote/)


Muito obrigado pela aula, caro Matheus!

Confesso que meus conhecimentos de mecânica, eletrônica, preparação e ciências afins ficam bem perto de zero, mas consegui entender o essencial.

Minha 325 é do esquema antigo, com 4 anos de garantia ou 80.000 km.

Expirando a garantia (em agosto p.f.), vou levá-la para Você.

Minha idéia é um "up" (nada de exagerado) no motor, escapamento, etc, mais aquele acerto  de ECU do câmbio mencionado por Você algum tempo atrás.

Muito obrigado.

Abs,

Edson

Edson

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #21 Online: Janeiro 05, 2011, 12:05:30 pm »
Meu pai tem + - a mesma idade e andou de z4 em interlagos em 2009 , ele estava bem cru no tracado ,etc , o que é normal , mas gostou , se divertiu bem ;)

A idéia não me desagrada, caro GrandRoyal!

O drama vai ser em casa (além de minha esposa, existem os filhos/noras/netos, etc).

Abraços,

Edson

marcellom50

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #22 Online: Janeiro 05, 2011, 12:40:20 pm »
Se não me engano, o N53 só entrou em 2008/09.. 

A BMW começou o E90 com N52, mantendo a fidelidade da nomenclatura em alusão a capacidade cúbica.. aí depois para ter um motor com melhor distribuição de torque e potência, aumentou o deslocamento volumétrico, e mudou principalmente a admissão para deslocar a curva de torque e potência para regimes mais baixos..

Mas que iria ficar bonita uma E90 com um 6 cilindros bravo iria..  acho linda essa carroceria.. muito charmosa e agressiva..

Então Matheus, o N53 entrou em março de 2007 na linha do mercado europeu, como a é oficial, acredito que possa ser sim o N53, bem amarrado e com injeção direta. Coisa linda de se ver.

Abraços
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Edson

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #23 Online: Janeiro 05, 2011, 12:45:20 pm »
Então Matheus, o N53 entrou em março de 2007 na linha do mercado europeu, como a é oficial, acredito que possa ser sim o N53, bem amarrado e com injeção direta. Coisa linda de se ver.

Abraços


Fala, caro marcellom50!

A minha 325 foi entregue, zero bala, para o 1º dono em agosto de 2.007...

Abs,

EDson

marcellom50

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Re:"conversão" de motor 325 para 330
« Resposta #24 Online: Janeiro 05, 2011, 01:00:23 pm »
Realmente acredito ser o N53 com injeção direta. Uma marca que dispensa comentarios...

Um abraço e parabens pelo carro.

Marcello O.
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