Caro Matheus S50
Como foi de festas?
Tropecei em um tópico interessante no site bimmerpost.com -
http://www.e90post.com/forums/showthread.php?t=372973
Pelo (pouco) que entendi, um California kid gastou uns 1.000 dólares em peças, mais as horas de dyno, etc, e mandou o motor de uma 325 para 256 HP e 228 ft-lbs de torque no volante.
Gostaria de ouvir, se possível, sua abalizada opinião a respeito.
Abs,
Edson
Fala Edson!
Estava meio sumido, pois tive um fim de ano bem corrido! Mas foi tudo bom, graças a Deus!
Só está havendo uma confusão aqui.. no caso, não há stroker a se fazer no N52 para 3 litros.. pois apesar da BMW chamar a 325 dessa nomeclatura, ela tem um N52 de 3 litros igual da 328 e da 330i. Apesar que há diferenças.. o motor da 330 tem diferenças mecânicas, apesar dessas lojas de preparação simplesmente ignorar isso. Tem diferença em diâmetro de válvulas, massa e atrito dos pistões.. já é um motor como foco direcionado a performance...diferente da 325 e 328 que tem foco em uso mais linear e com boa distribuição de torque.
e por isso surgiu esses kits de conversão de "325 para 330i".. na realidade, a base desse kit é o coletor de admissão, principal ponto restritivo da 325, pois ele tem variação dos runners e gera restrição em seus estágios.. Então, é diferente do caso do M50 para o M52, que são coletores de uma só geometria, mas que no caso do M52 tem runners mais estreitos e por isso gera restrição.
No caso da 325 além de runners de menor vazão, tem maior variação de geometria, que é bem vinda para a distribuição do torque, porém, peca na potência.
Mas nada adianta fazer isso se não reprogramar a ECU, pois vai mudar completamente a curva de Ti e avanço para o novo comportamento do motor.. daria para fazer um flash com o mapa da 330, mas mesmo assim não é o ideal, e sim um remapeamento com foco específico a mesma.
Eu achei legal sim a idéia, só acho que como sempre, os gringos tratam isso de forma muito simplista.. não concordo com esse tipo de abordagem,.. até porque, muitos só relatam as pingas que tomam e não os tombos que levam..
sou totalmente contra receita de bolo.. Mas claro que esse tipo de experiência individual contribui aos demais.
Ah, e só para aproveitar o ganho.. existe um kit stroker para 3.2 litros pro N52, seja da 325, 328 ou 330...Só que mata a r/l e VMP.. caso o foco não seja uma preparação aspirada de alto desenvolvimento (até porque, o acelerador eletrônico atrapalha bastante nesse sentido), pode ser uma boa opção.
Abraços,
Matheus