Autor Tópico: Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?  (Lida 2287 vezes)

titan_br

  • M3 E92
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2121
  • Fã incondicional de carros alemães.
    • Meu canal no Youtube
Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Online: Março 14, 2014, 05:07:43 pm »

Todos são 6cc e turbo.


Pelas especificações.


Engine of 335
Cylinders/valves
6/4
Capacity in ccm
2,979
Stroke/bore in mm

89.6 / 84.0
Max. output in kW (hp) at 1/min

225 (306) / 5,800-6,000
Max. torque in Nm at 1/min

400 / 1,200-5,000
Compression ratio : 1

10.2
Engine - M135i
Cylinders/valves
6 / 4
Capacity in ccm
2,979
Stroke/bore in mm

89.6 / 84.0
Max. output in kW (hp) at 1/min

235 (320) / 5,800-6,000
Max. torque in Nm at 1/min

450 / 1,300 - 4,500
Compression ratio : 1

10.2Engine - Z4 - 35is
Cylinders/valves
6/4
Capacity in ccm
2,979
Stroke/bore in mm

89.6/84.0
Max. output in kW (hp) at 1/min

250 (340) / 5,900
Max. torque in Nm at 1/min

450 / 1,500 (Overboost: 500 Nm)
Compression ratio : 1

10.2

A 35is parece que é mais forte no papel, pq?
« última modificação: Março 14, 2014, 05:08:09 pm por titan_br »

Bob

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 933
    • Email
Re:Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Resposta #1 Online: Março 14, 2014, 05:16:31 pm »
A 35is tem a mesma potencia do 1M (340cv), creio que seja somente programação eletronica!
Bob Diniz
bob@betterbybob.com
Instagram @betterbybob
Representante Reiko ES/RJ

 

0xx 27 99981-2081

titan_br

  • M3 E92
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2121
  • Fã incondicional de carros alemães.
    • Meu canal no Youtube
Re:Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Resposta #2 Online: Março 14, 2014, 05:34:16 pm »
A 35is tem a mesma potencia do 1M (340cv), creio que seja somente programação eletronica!


Mas já é o motor novo N55 TwinScrool.


rpagianotto

  • Yoooo! Mr. White!! Bitch!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 498
  • F22 M235i 8AT 2014/15
Re:Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Resposta #3 Online: Março 15, 2014, 06:46:24 pm »

Mas já é o motor novo N55 TwinScrool.



Tem certeza? Até onde eu sei a z4 nunca recebeu o N55 - aliás, é a que tem o drivetrain mais legal na minha opinião, porque veio com o N54 e o câmbio DCT. No 335is e no 135i (o coupé antigo, não o m135i), o DCT só veio com o N55.
Mas enfim, o motor do m135i, salvo engano, usa a mesma programação do 640i. Mas não tem diferença de hardware pras versões de 300hp.

titan_br

  • M3 E92
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2121
  • Fã incondicional de carros alemães.
    • Meu canal no Youtube
Re:Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Resposta #4 Online: Março 18, 2014, 02:19:07 pm »
Entendi a questão da 335 e 135 de ser N55 com DCT. Pois vejo que as novas nem são DCT, são 8 marcha, certo?


Veja o que vi, tinha no site da BMW UK


he BMW TwinPower Turbo six-cylinder petrol engines in the BMW Z4 offer uncompromised driving dynamics through raw strength, comfortable smoothness and impressive efficiency. The BMW TwinPower Turbo engine in the BMW Z4 sDrive35i features two turbochargers, double-Vanos and petrol direct injection. Generating 225 kW (306 hp) and maximum torque of 400 Nm, intelligent engine technology enables dazzling performance while simultaneously lowering consumption. Combined with the seven-speed Sport automatic double-clutch transmission, this propels the vehicle from 0 to 62 mph in just 5.1 seconds – with an average consumption of 31.4 mpg and CO2 emissions of 210 g/km. The BMW Z4 sDrive35is goes even further. The most powerful BMW TwinPower Turbo straight six-cylinder engine has a three-litre volume, generating a sporty 250 kW (340 hp) and immense torque of 450 Nm. Using boost function, this can be temporarily increased to 500 Nm. Combined with the seven-speed Sport automatic double-clutch transmission, this results in astounding acceleration. It takes the BMW Z4 sDrive35is just 4.8 seconds to reach 62mph. An extraordinarily efficient performance that only gets better when you consider that the combination of two turbochargers, double-Vanos and petrol achieves an average economical fuel consumption of 31.4 mpg and CO2 emissions of 210 g/km.




Nunca ouvi falar desse boost. Será que tem essa 35is no Brasil?


rpagianotto

  • Yoooo! Mr. White!! Bitch!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 498
  • F22 M235i 8AT 2014/15
Re:Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Resposta #5 Online: Março 18, 2014, 06:42:11 pm »
Bom, vamos lá, pelo que eu pesquisei, o MY 2014 do z4 ainda está saindo com o n54 + DCT. A BMW chama de "twin power turbo" tanto o setup biturbo quanto o single turbo twin scroll. Dá uma bela confusão. Um jeito fácil de conferir se o motor é o n54 ou o n55 é confirmar se ele tem valvetronic. O n55 tem, e o n54 não.

Essa versão z4 sdrive 35is existiu em vários mercados, mas até onde sei não trouxeram pra cá não. A diferença dela era só o aumento de potência mesmo.

O 335i, até 2011, vinha com o n54, câmbio manual ou ZF 6AT. Em alguns mercados existia a opção de pedir o carro com o DCT, mas não nos EUA e nem no Brasil. No MY 2011, o motor foi trocado pelo n55, mas não tiveram alterações no câmbio. Nos eua criaram um modelo novo, o 335is, só na carroceria e92, que mantinha o n54 (eu me enganei antes, achei que era o n55, mas já confirmei que não), mas agora com uma calibração mais forte, e ganhou o DCT ao invés do ZF 6AT.

O 135i vinha com n54 e câmbio manual ou ZF 6AT até o MY 2011, em que introduziram o n55 e o DCT ao invés do ZF 6AT. Nos eua, no MY 2013, saiu o 135is, mas ao invés do 335is e do z4 sdrive 35is, o motor dele era o n55, também com uma calibração mais forte, e o câmbio também era o DCT.

Na geração atual (F20 e F30) só existe o n55, e nenhum carro mais fora os ///M vai ganhar o DCT. A opção é ou câmbio manual, ou o ZF 8AT, até no m135i e no m235i.

« última modificação: Março 18, 2014, 06:43:03 pm por rpagianotto »

titan_br

  • M3 E92
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2121
  • Fã incondicional de carros alemães.
    • Meu canal no Youtube
Re:Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Resposta #6 Online: Março 18, 2014, 07:54:33 pm »
Bom, vamos lá, pelo que eu pesquisei, o MY 2014 do z4 ainda está saindo com o n54 + DCT. A BMW chama de "twin power turbo" tanto o setup biturbo quanto o single turbo twin scroll. Dá uma bela confusão. Um jeito fácil de conferir se o motor é o n54 ou o n55 é confirmar se ele tem valvetronic. O n55 tem, e o n54 não.

Isso eu estava sabendo, mas foi boa a dica do Valvetronic, não conhecia.

Essa versão z4 sdrive 35is existiu em vários mercados, mas até onde sei não trouxeram pra cá não. A diferença dela era só o aumento de potência mesmo.

O 335i, até 2011, vinha com o n54, câmbio manual ou ZF 6AT. Em alguns mercados existia a opção de pedir o carro com o DCT, mas não nos EUA e nem no Brasil. No MY 2011, o motor foi trocado pelo n55, mas não tiveram alterações no câmbio. Nos eua criaram um modelo novo, o 335is, só na carroceria e92, que mantinha o n54 (eu me enganei antes, achei que era o n55, mas já confirmei que não), mas agora com uma calibração mais forte, e ganhou o DCT ao invés do ZF 6AT.

Então, vi uma na webmotors que suspeito que possa ser 35is, pois tem o volante M, raríssimo, que não se encontra nas ocasionais.
Também já vi uma 335is a venda no Brasil com carroceria de E92, branca, a venda. Talvez o Bryan confirme.
Deve ser espetacular então para preparar, visto que possui o N54, DCT. A pedida era 90k. Só não tenho certeza se tinha de fato o DCT.


Na geração atual (F20 e F30) só existe o n55, e nenhum carro mais fora os ///M vai ganhar o DCT. A opção é ou câmbio manual, ou o ZF 8AT, até no m135i e no m235i.

Isso que me deixou na dúvida. Logo, respondendo a pergunta inicial do tópico, a 335/435 e o m135/m235, compartilham do mesmo motor e câmbio, entretanto, não sei por que, a BMW divulga potência diferente. 306hp e 320hp. Será apenas remap?

A Z4 então tem o N54, de fato, BI-TURBO, MESMO A 35i, certo?

Ouso dizer que as Cabrio 335 podem ter um cambio melhor que o ZF.
« última modificação: Março 18, 2014, 08:11:53 pm por titan_br »

rpagianotto

  • Yoooo! Mr. White!! Bitch!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 498
  • F22 M235i 8AT 2014/15
Re:Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Resposta #7 Online: Março 18, 2014, 08:44:19 pm »
Isso eu estava sabendo, mas foi boa a dica do Valvetronic, não conhecia.

Então, vi uma na webmotors que suspeito que possa ser 35is, pois tem o volante M, raríssimo, que não se encontra nas ocasionais.
Também já vi uma 335is a venda no Brasil com carroceria de E92, branca, a venda. Talvez o Bryan confirme.
Deve ser espetacular então para preparar, visto que possui o N54, DCT. A pedida era 90k. Só não tenho certeza se tinha de fato o DCT.


Isso que me deixou na dúvida. Logo, respondendo a pergunta inicial do tópico, a 335/435 e o m135/m235, compartilham do mesmo motor e câmbio, entretanto, não sei por que, a BMW divulga potência diferente. 306hp e 320hp. Será apenas remap?

A Z4 então tem o N54, de fato, BI-TURBO, MESMO A 35i, certo?

Ouso dizer que as Cabrio 335 podem ter um cambio melhor que o ZF.

Isso mesmo, dos modelos atuais, só a z4 tem o n54, o 335i e o m135i usam o mesmo n55 em termos de hardware, só que com calibrações diferentes. Até onde sei não têm alterações mecânicas.

Sobre o câmbio, existem 2 fatores que você pode levar em consideração - (i) mecânica: o 8AT tem uma bela resistência a torque, então deve aguentar preparações até melhor do que o DCT. e (ii) pilotagem, o 335i e o m135i vêm com o 8AT sport que, no modo sport+ e no DSC Off, não fazem kickdown e não sobem de marcha automaticamente no limite do giro - o DCT faz.

Ainda que o DCT tenha trocas um pouco mais rápidas do que o 8AT sport, o 8AT sport dá um pouco mais de controle na hora de pilotar. E se você for ver bem, ele não é tão lento assim:


adrianolemes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 205
  • e90 325i MT 6spd

DriftundergroundBrazil

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 243
    • Email
Re:Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Resposta #9 Online: Novembro 30, 2014, 06:17:51 pm »
La fora chegou a ter n54 com cambio manual? O cambio automatico comum aguenta bastante potencia tem um cara aqui no grupo que tem 481 whp no motor de uma 335i com cambio stock,alem disso ja ouvi falar de bmw z4 com DCT com setup de 384 whp e aguentando bastante porrada,chip filtro estoque normalmente quase todo carro aguenta,manda bala e seja feliz!

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Resposta #10 Online: Novembro 30, 2014, 08:29:06 pm »
La fora chegou a ter n54 com cambio manual? O cambio automatico comum aguenta bastante potencia tem um cara aqui no grupo que tem 481 whp no motor de uma 335i com cambio stock,alem disso ja ouvi falar de bmw z4 com DCT com setup de 384 whp e aguentando bastante porrada,chip filtro estoque normalmente quase todo carro aguenta,manda bala e seja feliz!
Sim lá fora tem 335 com cambio manual e N54, tem um rapaz do forum que teve uma em Brasilia com cambio manual, pelo que recordo foi importação independente dos EUA.

As Z4 com N54 e DCT são bem rápidas, carro bem legal mesmo, o cambio da 335 realmente aguenta bem os UP's, pessas perifericas como coxins, flexdisk e etc tem a vida bastante reduzida, mas o cabio em si bem forte, mesmo para carros mais antigos 2007/2008.


Otton Silva

  • Otton Silva
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 20
    • Email
Re:Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Resposta #11 Online: Agosto 26, 2016, 09:05:29 am »
os motores n54 da z4 sofrem com o problema de lubrificação?
Red UP! 2014 - nao bebe e anda
Chevrolet Cruze LT aut 2012 - bebe e nao anda
Ex Volvo S60 T5 Dynamic 2012 - PT
Ex Ford Focus mk2 2.0 manual 2009
Ex Fiat Punto 1.4 Elx 2008
Ex Ford Ranger Limited 2.8 4x4 Diesel 2006
Ex Ford Fusion 2.3 SEL 2006
Ex Ford Ranger Centennial 2.8 4x4 Diesel 2004
Ex Ford Focus mk1 2.0 Ghia manual 2002

Vitor911

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 543
Re:Há diferenças no motor da 335/Z4-35i/M135i?
« Resposta #12 Online: Setembro 15, 2016, 03:27:18 pm »
os motores n54 da z4 sofrem com o problema de lubrificação?
Nao,so os n55 tem esse problema!
Mini JCW R56 Manual 300 cv -Turbo Hibrido
Audi Q3 2.0 T Quattro
Fiat 500 1.4 8 v cult