Autor Tópico: Que ECU usar no M42?  (Lida 1157 vezes)

Andratto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 259
  • BMW 318is
    • Email
Que ECU usar no M42?
« Online: Setembro 06, 2013, 09:04:44 pm »
Boa noite pessoal!

Dentro de alguns dias terei prontos o trem de força e a carroceria da 318, abrindo espaço pra instalar e acertar a ECU. Esta deve ser a última etapa do projeto e, para mim, ainda é um território inexplorado. :(

Li que as fueltech mais novas (melhores e mais caras) trabalham com roda fônica e wideband e permitem vários tipo de ignição (que também precisarei trocar). Dizem também que a instalação e o uso são bem menos complexos...

Por outro lado dizem também que as FT não atingem a mesma precisão de um módulo original (Bosch?), por exemplo. A informação procede? E neste caso, como reprogramar a ECU original pra incorporar ITB, volante e comandos diferentes?

E quanto ao mercado lá fora? Existe algum tipo de injeção programável "padrão" usada no exterior? Onde acho alguém capaz de instalar e acertar algo mais complexo?

Perdoem se falei alguma besteira, mas ainda estou tentando entender como funciona isso tudo e o que fazer pra ter um bom resultado sem comprometer o motor.

Uma contribuição: pesquisando encontrei este texto sobre a roda fônica. Custei a entender, e ainda fiquei cheio de dúvidas, mas é muito interessante! Abs!

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2011/10/matemagica-da-roda-fonica.html

William

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2351
Re:Que ECU usar no M42?
« Resposta #1 Online: Setembro 06, 2013, 10:58:44 pm »
O Matheus, mister ///M, é que eu recomendaria pro serviços... A lista de carros tops que o cara já acertou é imensa!
BMW M Power: To be first every day

William

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2351
Re:Que ECU usar no M42?
« Resposta #2 Online: Setembro 06, 2013, 10:59:57 pm »
Há, e se for trocar, MOTEC please...
BMW M Power: To be first every day

Andratto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 259
  • BMW 318is
    • Email
Re:Que ECU usar no M42?
« Resposta #3 Online: Setembro 06, 2013, 11:11:53 pm »
Obrigado pela dica William! O Ricardo Becker acabou de passar o telefone do Matheus. Vou entrar em contato com ele. Quanto a MOTEC, vou pesquisar a respeito. Recomenda algum modelo em especial? Abs!

Andratto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 259
  • BMW 318is
    • Email
Re:Que ECU usar no M42?
« Resposta #4 Online: Setembro 07, 2013, 12:27:02 am »
Encontrei alguma info no m42club, mas nada conclusivo. Falam em Ostrich, Mega Squirt, VEMS, MOTEC, Motronic... e também em xdfs baixados no TunerPro e bmwconnect. Alguns defendem ainda que a ECU OEM dá conta do recado.

Por outro lado, parece haver consenso sobre a necessidade - e as dificuldades - de acerto decorrente do uso das ITBs. Há dificuldade com a lenta, com a aceleração abrupta e com WOT. Isso leva a uma longa discussão sobre o uso dos sensores MAF, AFM e IAT pra fazer a correção.

Still lost... but searching!

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Que ECU usar no M42?
« Resposta #5 Online: Setembro 07, 2013, 12:38:31 am »
Me diga uma coisa, é carro para rua, rua e pista ou só pista ?

Andratto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 259
  • BMW 318is
    • Email
Re:Que ECU usar no M42?
« Resposta #6 Online: Setembro 07, 2013, 01:11:07 am »
O uso primário é para pista! Na rua só de vez em quando ou para fazer manutenção. Pra isso tive que fazer algumas concessões. Radiais e suspensão mais alta. Terei ainda que abafar um pouco o escape porque direto está muito barulhento...

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Que ECU usar no M42?
« Resposta #7 Online: Setembro 07, 2013, 10:31:15 am »
Isso vai ser a alma do seu motor , vale a pena investir um pouco mais para ter uma boa confiabilidade, ter recursos para o mapeamento/ calibragem com qualidade e recursos para monitoramento durante o uso, que pode salvar teu motor em alguns casos
O matheus é fera, a consultoria dele vai te orientar no seu projeto pro melhor caminho

Andratto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 259
  • BMW 318is
    • Email
Re:Que ECU usar no M42?
« Resposta #8 Online: Setembro 07, 2013, 01:34:45 pm »
Olá GrandRoyaL! Reconheço a importância da ECU. O Civic - único carro que eu modifiquei - nunca foi acertado e até hoje tem alguns cavalos presos no motor... Na E36 o caso é mais complicado pois o acerto é imprescindível, não só pelo desperdício de potência, mas porque há risco de quebra. Por isso estou determinado a fazer os ajustes necessário, com alguma limitação de custo, claro, senão estaria montando um 6 cilindros ou mesmo uma M3 inteira! O setup atual é muito mais o resultado de algumas oportunidades do que de escolhas propriamente ditas. Por outro lado não posso morrer na praia. Se não existir uma alternativa com custo x benefício razoável vou ter que mergulhar de cabeça na empreitada... Obrigado pelas dicas! Abs!