Área Técnica > Dicas de Pilotagem

Equipamentos de Segurança (Capacete, Macacao, etc...)

(1/7) > >>

Abreu:
Prezados Confrades,

Felizmente tenho praticado a diversão do automobilismo com mais frequencia nos últimos tempos (kart e track days) e gostaria da ajuda de vocês sobre:
      - Capacetes
      - Protetores de Pescoço e Coluna
      - Luvas
      - Macacões
      - Sapatilhas

Além das marcas eu gostaria de saber também quais são caracteristicas destes equipamentos devemos olhar.

Por exemplo os capacetes, até onde eu pesquisei o nível de segurança de um AGV e de um HJC é muito próximo, visto que o preço do AGV chega a ser mais de 4x mais caro que um HJC, o que muda é para quem anda de moto, pois o AGV (e os capacetes mais top) possuem desenho aerodinamico para que sua cabeça nao chacoalhe no vento a mais de 200km/h... coisa que para quem anda de carro não faz diferença...

Mas e os outros equipamentos, quero comprar um macacao e sapatilhas, quais caracteristicas preciso procurar, anti-chamas? Leves? Frescos? O que mais? Qual a vantagem da sapatilha sobre um tenis? A sensibilidade?

Eu nao gosto de luvas, principalmente para andar de kart pois as luvas escorregam muito, me obrigado a fazer mais força na mão, o que me cansa antes... isso é pq as luvas são ruins? O que uma luva boa deve proporcionar? Não perde sensibilidade?

Depois de ver um capotamento em um TD recente, resolvi comprar um protetor de servical, onde seu pescoço fica quase travado para inclinações lateriais quando se usa capacete, o que evita que ele quebre, e que o piloto desmaie em caso de capotamento (ainda mais se o carro pegar fogo, a ultima coisa que vc vai querer é estar desmaiado...)

Afinal não adianta só investir no carro... segurança pode evitar que a brincadeira se transforme em pesadelo...

turbo_sp:
 :)

Abreu:
essa é a ideia, mas quero saber o que comprar e por que comprar...

turbo_sp:
 :)

BETOGTI:
Abreu,
o que voce falou sobre os capacete e verdade. Os capacetes destinados a motovelocidade tem formato mais aerodinamico, no entanto nao fazem diferenca para quem anda em kart ou carro. Alem disso , devido a este formato mais aerodinamico, muitas vezes o campo de visao fica prejudicado em relacao a um capacete para carro. Outra questao e o isolamento acustico que nos capacetes de moto e algo importante, quanto que em um que voce ira usar para carro pode ser interessante "poder ouvir mais".
Quanto as marcas que voce citou, ambas sao muito boas, mas dentro das marcas existem os modelos tops e os modelos de entrada que sao totalmente diferentes (peso, composto, etc...)
Na minha opiniao, para uso em carro ou kart, um capacete de boa marca que seja DOT e/ou ECE approved da conta do recado muito bem. Caso queira outra marca que e bem em conta e bom sao os SHARK de fabricacao inglesa.
Na ordem do melhor para o pior (capacetes de moto e nao quer dizer que o pior seja ruim nao) SHOEI, ARAI, AGV, SUOMY, X-lite/Nolan, SHARK/HJC. Esses sao os mais populares.

O resto infelizmente nao posso te ajudar, pois ai e tudo especifico para motovelocidade.

Abracos.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa