Bimmer Brazil
Área Técnica => Manutenção => Tópico iniciado por: MatheusS50 em Abril 04, 2010, 09:49:25 pm
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Olá pessoal..
Afim de ajudar a maioria dos proprietários de E36, preparei uma tabela de manutenção usual para nossas Bimmers. Claro que é apenas uma referência e esses itens podem desgastar de forma diferenciada em relação ao uso e período exposto a esse uso. Sinta-se livre em opinar uma divergência que ocorreu em seu carro, citando sempre as condições de uso e a marca da peça que foi utilizada (importantíssimo, pois peça de baixa qualidade pode durar 1/3 de uma OEM):
Motor:
-Bomba d´água original (rotor de plástico ou composto): 70.000km (rotor de metal pode durar mais, porém é mais pesado e gera vazamento no eixo. Para quem pretende trabalhar em regime de rotações elevadas, melhor usar a de plástico/composto original. A versão EURO da M3 tem uma bomba d´água diferenciada e de durabilidade bem acima dos motores M50 based)
-Radiador original: 100.000km
-Mangueiras de arrefecimento originais: 120.000km
-Embreagem viscosa da ventoinha original: 100.000km
-Válvula termostática: 70.000km
-Coxins: 120.000km
-Mangueiras de combustível: 200.000km
-Regulador de pressão: 80.000km
-Esticador superior e inferior da corrente de comando: modelo antigo: 80.000km / modelo novo: 120.000km
-Correia do a/c: 40.000km
-Correia principal dos auxiliares: 40.000km (preventiva)
-Roletes das correias: 100.000km
-Tensionadores hidráulicos que atuam nos roletes: 120.000km
-Junta da tampa de válvulas : 60.000km (coloquei baixo assim, pois até hoje não ví um M50 que não vazasse, ou ao menos "melar" a tampa de válvula)
-Catalisador: 100.000km
-Sonda lambda: 100.000km (relativo, poderá ter lentidão no sinal, assim como perda de confiabilidade do lambda antes ou depois dos 100.000km, depende diretamente das condições que foi exposta. Em E36 OBD II, são duas sondas, uma antes e outra depois do catalisador. A ECU usa como gerenciamento, somente a primeira sonda, sendo a segunda somente como fator de controle da eficiência do catalisador.)
-Crank sensor: 100.000km ou mais de 10 anos (não é um item que deveria ter vida útil, mas conforme relato do colega Ekipe, não é raro E36 com problemas nesse sensor devido o ressecamento do chicote do mesmo. Evitar também uma curvatura de ângulo muito fechado quando for manusear o chicote desse sensor, pois isso ajuda a trincar o fio internamente. Esse sensor é crítico para o funcionamento do motor, pois quando o mesmo não envia sinal para a ECU, a mesma cortará ignição e combustível. É o único sensor capaz de imobilizar completamente o motor, sem nem permitir que a ECU trabalhe em safe mode.)
-Demais sensores (sensor de posição do comando de válvulas, sensor de temperatura d´água, sensor TPS..etc): Como preventiva, também poderão ser substituídos aos 100.000km ou quando o carro tiver mais de 10 anos. Como não são sensores que chegam a imobilizar o veículo e te deixar na mão, se torna facultativa a troca por pura prevenção. Mesmo porque, é possível checar o bom funcionamento dos mesmos medindo o sinal de retorno para a ECU. Estando dentro do especificado, o sensor ainda opera corretamente.
Transmissão:
-Embreagem (platô, disco e rolamento): 120.000km
-Coxins de suporte do câmbio e diferencial: 100.000km
-FlexDisc: 80.000km (se escorrer óleo do câmbio no mesmo, pode ir embora em 1/3 dessa km.. por isso, sempre cheque sua Bimmer quanto a vazamentos)
-Rolamento de apoio do cardã: 150.000km
Suspensão (item crítico de estimar, pois varia absurdamente em relação ao tipo de uso):
-Amortecedores e molas: 50.000km
-Buchas de bandejas e batentes: 60.000km
-Bieletas: 60.000km
-Buchas das estabilizadoras: 60.000km
-Pivôs: 60.000km
Espero que tenha ajudado.
Abraços,
Matheus
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Aproveitando o embalo vou colocar aqui algumas impressões.
1. Não há duvida que um dos problemas mais notórios do E36 é a bomba d'agua... até meados de 1997 os carros tinham um rotor de plástico que com grande frequencia quebra prematuramente. O intervalo tipico de manutenção gira em torno de 100-120 mil km's mais eu já tentei substituir por uma não original que durou meros 30 mil km's.
2. Outro defeito comum é o vazamento de óleo da embreagem viscosa que termina por retirar seu rendimento quando o motor mais precisa (marcha-lenta)... na maioria das vezes da um sinal que é o ligeiro aquecimento em marcha lenta logo compensado no menor toque no acelerador. Se trocar sugiro substituir a hélice que também se decompõe com o tempo.
3. por ultimo eu ficaria de olho no radiador cujas laterais, de plastico, tendem a apresentar rachaduras mesmo que aparentemente boas, e por falar em peça plástica, não esquecer de verificar (mesmo que visualmente) a válvula termostatica.
4. recentemente substituí as mangueiras de combustível próximas ao motor pois tendem, com a caloria, endurecer e vazar.... a propósito o defeito ficou tão seriamente conhecido a ponto de gerar um RECALL nos EUA que, contudo, não foi realizado aqui (até onde tenho noticia).
5. barulho de tic-tac no motor dos E36 (tipo diesel) em partida e/ou funcionamento pode acontecer e égeralmente significa má atuação no VANOS por deficiência de lubrificação... isso pode significar também o inicio de processo de engraxamento de motor, algo que acontece com os donos relapsos nas trocas de óleo... a propósito a ocorrência de barulho na partida é considerado pela BMW normal, anormal é a persistência do mesmo.
6. e por falar em ruídos no motor, os E36 equipados com motor M50 (325i) são conhecidos pelo matraque inicial de tucho, fato que até gerou a época do lançamento do carro um Recall pela BMW para troca dos mesmos mais que posteriormente ficou provado ser o "barulho" compatível com a idade do mesmo.
7. para quem esta comprando carro 4cyl com motor 1.8i (M42) este é famoso por apresentar anomalia no tensor da corrente.
8. marcha-lenta irregular ou "pesada" esta geralmente associada a sujeira do atuador de marcha lenta (ou IDLE CONTROL VALVE) ou remotamente a deficiencia na leitura da sonda lambda agora se estiver associada a uma baixa de rendimento que acaba em alto giro significa que pode ser o solenoide do vanos emperrado aberto. Não esquecer que o sensor do modelo 4cyl foi atualizado para o numero 13 41 1 435 846 que não promoverá o assobio na atuação...
9. em todos os modelos E36 (compact, sedã ou coupé) 4 ou 6 cyl voce vai conviver com aquele problema da junta do cabeçote e das velas...
10. algumas variações do E36/M52 de 1996 (foram 410 mil carros europeus) tiveram problema no corpo de borboleta, mais especificamente no suporte de plastico do cabo do acelerador e do piloto automatico ocasionado por uma luva que pode prender o cabo... a solução adotada pela BMW no recall foi trocar a mola e os terminais de ambos os cabos.
11. modelos com VANOS fabricados de 1/92 a 8/94 (o meu inclusive) são barulhentos quando ligados em clima frio... alguns americanos chegam a reclamar (CHECK ENGINE) ou necessitam girar a chave duas vezes para ligar... isso foi resolvido por uma reprogramação no EPROM (MODIC 1.5 ou superior).
Bem, essas são as observações referentes ao motor, posteriormente coloco as da transmissão, ABS e Suspensão.
Abraços
Pedro Vaz
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Segue abaixo um esclarecimento sobre o que deve ser verificado para no caso específico do Inspection I
1. Compartimento do Motor
- substituir oleo & filtro de óleo
- verificar fluido de freio/embreagem
- verificar/eliminar corrosão no compartimento de bateria
- verificar nivel de agua e aditivo
- lubrificar engrenagem do corpo de borboleta
2. No elevador
- verificar se há vazamento externo na transmissão e linha de transmissão
- verificar o nivel do oleo de transmissão na caixa manual
- verificar o nivel do oleo do diferencial e completar caso necessario
- verificar a linha de combustível e todas as suas conexãoes por vazamentos
- inspecionar descarga
- verificar caixa de direção, terminais de direção, inspecionar bomba de direção quanto a vazamento e verificar o nivel do fluido.
- inspecionar sistema de freio para eliminar vazamento, linha danificada, desmontar pinças, verificar pastilhas de freio espessura do disco.
- inspecionar freio de mão
- inspecionar rodas, pneus, estepe e calibra-los.
3. Carroceria
- lubrificar porta, abertura do capo
- verificar farol (foco) ajustar se necessário
- verificar operação do farol baixo, alto, luz de estacionamento, luz de ré, luz de placa, luz interior, luz porta luvas, luz do compratimento do motor, luz da mala, setas, luz de emergencia, luz de parqueamento, farol alto e dimer.
- substituir microfiltro do AC e verificar o funcionamento do AC
- verificar a funcionalidade dos cintos de segurança
- verificar sensores de acionamento do AIR-BAG e aperto do mesmo.
- verificar fluido do limpador de parabrisa e concentração do aditivo de limpeza (para quem tem) verificar o estado do limpador de para-brisa.
- apertar parafusos e roscas de portas e fechadura
- substituir bateria de chave/alarme de acionamento remoto (se necessário)
4. Teste de Rua
verificar funcionamento de freio, performance do motor, caixa manual e/ou automatica, direção hidraulica, espelhos retrovisores, aquecimento e ar-condicionado.
5. Reset do intervalo de manutenção
Apagar o indicador de manutenção ISPECTION I
Pronto, cumprida essa rotina de manutenção seu BMW deverá estar funcionando dentro dos parametros da fabrica valendo lembrar caso haja necessidade de efetuar a troca de qualquer outra parte/componente que não esteja elencado nessa rotina, que a mesma seja feita em faturamento a parte de nota, serviço e peça ao cliente.
Abraços,
Pedro
PS - o controle sobre o tipo de fluido (freio/direção/radiador), data de instalação e data de substituição depende de anotação no manual ja que existem diferentes fluidos cujo periodo de troca varia de um para outro.
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Para quem esta entrando no BimmerBrazil e não entende nada de BMW e volta e meia se depara com a necessidade de atender aos avisos de manutenção, segue abaixo a descrição da rotina de manutenção padrão para a indicação OIL SERVICE.
1. Compartimento do motor
- Substituir oleo do motor e filtro de óleo (motor deve estar aquecido)
- Verificar nivel dos seguintes fluídos (agua, direção hidraulica, freio/embreagem, ATF)
2. Itens para verificar com o carro no elevador
- verificar braços de direção e caixa de direção para ver se há folga e/ou vazamentos
- verificar pinças, espessura do disco e das pastilhas de freio. Inspecionar mangueiras e linhas de fluidos para eliminar danos e/ou vazamentos. Ajustar cabo do freio de mão (se necessário).
- calibrar pneus & estepe
3. Itens de Carroceria
- Funcionamento e operação de luzes exteriores, interiores incluindo a do porta-luvas, compratimento do motor, porta-malas, painel de instrumentos, buzina, farol (alto e baixo), dimmer & verificar a regulagem do farol.
- verificar o estado e funcionamento dos cintos de segurança
- verificar o estado do fluido do limpador de parabrisa e acrescentar desengordurante se necessario, verificar o estado dos limpadores de para-brisa.
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4. Teste de Rua
- verificar performance de frenagem, direção, caixa automatica ou manual, acionar aquecimento, ar-condicionado e testar os retrovisores.
5. Intervalo de Manutenção
- zerar o OIL SERVICE
PRONTO, rotina de serviços referentes a OIL SERVICE cumprida, deleite-se usando o carro até o proximo OIL o INSPECTION, valendo lembrar que o controle e durabilidade do fluido de arrefecimento e do freio deve ser feito pela anotação na seção "aceite" no manual do carro.
Abraços,
Pedro
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Poxa muito legal este tópico, bem organizado e no mesmo lugar. Parabéns a vocês Matheus e Pedro.
Gostaria de recomendar a troca de alguns sensores de acordo com a Km dos carros também, pois muitas vezes eles perdem eficiência e não acusam no scan fazendo o carro ficar xôxo.
Eu trocaria aos 100.000Km
O2 sensor
Knock Sensor
Crankshfat Sensor
Temp sensor
O comportamento do carro muda muito e fica bem econômico também.
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Poxa muito legal este tópico, bem organizado e no mesmo lugar. Parabéns a vocês Matheus e Pedro.
Gostaria de recomendar a troca de alguns sensores de acordo com a Km dos carros também, pois muitas vezes eles perdem eficiência e não acusam no scan fazendo o carro ficar xôxo.
Eu trocaria aos 100.000Km
O2 sensor
Knock Sensor
Crankshfat Sensor
Temp sensor
O comportamento do carro muda muito e fica bem econômico também.
excelente adendo ekipe, eu tiro por base minha e34, que depois de 100k km a sonda, sensor de temperatura etc, realmente nao sao mais essas coisas....
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Poxa muito legal este tópico, bem organizado e no mesmo lugar. Parabéns a vocês Matheus e Pedro.
Gostaria de recomendar a troca de alguns sensores de acordo com a Km dos carros também, pois muitas vezes eles perdem eficiência e não acusam no scan fazendo o carro ficar xôxo.
Eu trocaria aos 100.000Km
O2 sensor
Knock Sensor
Crankshfat Sensor
Temp sensor
O comportamento do carro muda muito e fica bem econômico também.
Muito boa dica, Ekipe.. alguns sensores não deveriam ter vida útil, como o crank sensor, mas como nossos carros já estão ficando antigos, o chicote dos sensores ressecam e trincam devido a curva natural que fazem para ir até o conector. Já a sonda por exemplo, é um item que tem vida útil mesmo e precisa ser trocada conforme o sinal for ficando mais lento e sem confiabilidade (o que ocorre perto dos 80.000 aos 110.000km de uso.. mas totalmente relativo).
Então, muito bem vinda sua dica, e colocarei acima no tópico principal.
Pedro, legal seus tópicos sobre o Oil service e Inspection.., seria legal também colocar o tutorial de como faz um reset "caseiro" da luz do óleo e inspection. Caso ache arriscado colocar um tutorial de reset "caseiro", poderíamos colocar pro pessoal as opções de equipamentos de leitura e reset, como os Peak. Assim permite o pessoal ter total autonomia.
Abraços,
Matheus
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Existe um fabricante de equipamento de diagnose para BMW cuja interface é simples, eficiente a barata por isso recomendo a todos adquirir um desses... o fabricante chama-se PEAKE e as versões são as seguintes:
Para apagar a luz indicadora de OIL SERVICE & INSPECTION (www.bimmerzone.com) para BMW'S fabricados entre 1987 e 2000
(http://www.bimmerzone.com/images/one_R5_160x140.jpg)
Para diagnostico de código de falha do motor + OIL SERVICE & INSPECTION (www.bimmerzone.com ou www.pelicanparts.com) a ferramenta foi atualizada para utilizar nos modelos fabricados até 2007.
(http://www.bimmerzone.com/images/Peake_New_4s.jpg)
Existe um método caseiro de se fazer isso que é provocar um curto entre dois pinos do computador de bordo por um tempo contudo não recomendo porque a possibilidade de causar dano ao pino do terminal do OBC e a consequencia de eventual fagulha na injeção não compensa, principalmente pelo preço extremamente acessível (e posterior utilidade) da ferramenta.
Abraços
Pedro
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eu tenho esse PEAKE RESEARCH ai mais completo, muito bom, recomendo!
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Olá Matheus, estou para trocar a valvula termostatica da minha bimmer ja que vou fazer uma nova geral nela, to pensando em uma bomba d'gua Stewart uma capa de aluminio da valvula termostatica e a valvula, mas me veio a duvida: qual valvula termostatica? as de 92 degrees, que é indicada no real oem para o meu carro pelo numero de chassi, ou a de 88 degrees que parece ser a que é mais ultilizada nos E.U.A. procurei pelos foruns e não achei nada.
abraços
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Olá Matheus, estou para trocar a valvula termostatica da minha bimmer ja que vou fazer uma nova geral nela, to pensando em uma bomba d'gua Stewart uma capa de aluminio da valvula termostatica e a valvula, mas me veio a duvida: qual valvula termostatica? as de 92 degrees, que é indicada no real oem para o meu carro pelo numero de chassi, ou a de 88 degrees que parece ser a que é mais ultilizada nos E.U.A. procurei pelos foruns e não achei nada.
abraços
Marcello.. ambas podem ser usadas.. a vantagem da válvula de 88 graus é a única de ter maior gap em relação a picos de temperatura, mas a maior eficiência do motor sempre será alcançada com válvulas que abram mais tarde.
A maioria dos motores atuais trabalham com temperatura bem próxima aos 100ºC. Tudo isso em busca de reduzir as emissões e melhorar o consumo de combustível.
Então, se o seu sistema de arrefecimento está confiável, não vejo motivos para aplicar a válvula de 88.
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Boa noite a todos
Ótimo tópico, muito útil, parabéns a todos os que colaboraram.
Grande abraço
Fiquem com Deus
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Boa moite galera!
Gostaria de saber se alguém sabe, ou onde posso encontrar a tabela de torques para o motor da 325. Vou ter que retificar o motor da minha, o cilindro está estranhamente gasto, e quero saber os apertos exatos. Um abraço a todos!
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bom incluir no topico carros com transmissao automatica, realizar a troca do oleo e filtro do cambio a cada 100.000 km....
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manutenção de cambio é complicado porque a BMW, de sacanagem, para baratear o custo de manutencao, adotou um oleo tido por eterno para o consumidor mais que recomendava a troca ao concessionário... o manual de manutenção previa a troca do oleo por gravidade a cada 20 mil km's e filtro a cada 50, enfim, recomendar isso é meio temeroso porque se a pessoa nunca mexeu, dependendo de como estiver o cambio e de como fizer quebra tudo... realmente se a pessoa tem 100 mil e nunca mexeu, esta na hora de fazer a escolha de lorenzo, vai mexer daqui em diante ou vai esperar estourar?
(http://www.unofficialbmw.com/images/mtflt1.jpg)
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manutenção de cambio é complicado porque a BMW, de sacanagem, para baratear o custo de manutencao, adotou um oleo tido por eterno para o consumidor mais que recomendava a troca ao concessionário... o manual de manutenção previa a troca do oleo por gravidade a cada 20 mil km's e filtro a cada 50, enfim, recomendar isso é meio temeroso porque se a pessoa nunca mexeu, dependendo de como estiver o cambio e de como fizer quebra tudo... realmente se a pessoa tem 100 mil e nunca mexeu, esta na hora de fazer a escolha de lorenzo, vai mexer daqui em diante ou vai esperar estourar?
esse negócio de trocar óleo do cambio vale pros modelos manuais também?
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sim, nos manuais você deve trocar o óleo de cambio pelo menos a cada 100.000 km
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Não esqueçam do óleo do diferencial também.
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muito bom essa tabela bem esclarecedor.
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Ai galera beleza!
Estou precisando dos torques de aperto para o motor M50.
Se alguém tiver, eu agradeço!
desde já, obrigado!
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romulo voce ja tem o Bentley? nele por exemplo é reproduzido todos os torques do manual de serviço ABS
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Meu cunhado esta com o VANOS trancado.
é uma 325i 93 coupe.
Será que apenas a troca da solenoide vai adiantar?
O motor não tem força em baixa rotação, mas quando passa de 4.500 rpm, o barulho do motor chega a mudar.
Motor não bate e não fuma.
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http://www.drvanos.com/
Já comprei deles e vale muito a pena!
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ESTA ACENDENDO A LAZ CHECK NO PAINEL E NO COMPUTADOR DE BORDO DA A MENSAGEM VER INSTRUCOES, VER NIVEL DE REFRIGERAN.... MAS A AGUA ESTA NO NIVEL.. OQ UE FAZER?
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A luz de check amarela certo? O sensor que fica no fundo do reservatório pode estar ruim ou sujo.
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essa luz amarela mesmo....vou verificar essa sensor amanha ....vlw galera pela ajuda abraco
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Muito bom tópico parabéns !
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Galera ,uma duvida, agora que arrumei abmw do sogro , a 328 1997 automática queria tirar uma duvida:
O carro tem 39km originais, ficou muito tempo parada, troco ou não o óleo da caixa/diferencial ?
Como trocar? Qual fluido usar?carro quente ou frio?
Obrigado galera
Posto fotos essa semana
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Galera ,uma duvida, agora que arrumei abmw do sogro , a 328 1997 automática queria tirar uma duvida:
O carro tem 39km originais, ficou muito tempo parada, troco ou não o óleo da caixa/diferencial ?
Como trocar? Qual fluido usar?carro quente ou frio?
Obrigado galera
Posto fotos essa semana
Roeder serie bom efetuar a troca sim do oleo da trasmissão pois msm ñ tendo desgaste e pouco uso o tempo compromete o oleo!
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Obrigado, gostaria de saber como trocar e qual fluido usar tb, aproveitando ...
Qual o offset original da bmw 328i 97?
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Obrigado, gostaria de saber como trocar e qual fluido usar tb, aproveitando ...
Qual o offset original da bmw 328i 97?
Esse topico fala sobre offset!
http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=1059.0
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Obrigado... Foi mal desvirtuar aqui , continuo no aguardo das Infos da transmissao
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desculpem por minha santa ignorância.....pq sou meio burro pra mecanica, mas e o seguinte minha 328i e36 me deixou na mao vasando agua do radiador, aquecendo e nao sei mais o que ainda(ta arrumando) ... pra isso nao acontecer queria seguir a manutencao ai , so que o problema e o seguinte queria trocar algumas coisas ai mas pra nao perder tempo de desmontar tudo pra trocar uma peca pra depois ver que tem que desmontar tudo de novo pra trocar outra se alguem puder ajudar a evitar isso, como fiz troquei umas pecas coxins pivo e agora depois de tudo montado quero trocar as molas, e a barra de direcao, e tenho medo tambem de comprar uma peca e ver q ta faltando outra que precisa colocar junto...
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Parabens pelo topico, esse forum é show!!! :theman:
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desculpem por minha santa ignorância.....pq sou meio burro pra mecanica, mas e o seguinte minha 328i e36 me deixou na mao vasando agua do radiador, aquecendo e nao sei mais o que ainda(ta arrumando) ... pra isso nao acontecer queria seguir a manutencao ai , so que o problema e o seguinte queria trocar algumas coisas ai mas pra nao perder tempo de desmontar tudo pra trocar uma peca pra depois ver que tem que desmontar tudo de novo pra trocar outra se alguem puder ajudar a evitar isso, como fiz troquei umas pecas coxins pivo e agora depois de tudo montado quero trocar as molas, e a barra de direcao, e tenho medo tambem de comprar uma peca e ver q ta faltando outra que precisa colocar junto...
esse é o conhecido efeito dominó... enquanto desmonta por algum motivo já aproveita e faz um monte de coisa...
nessa hora que um mecanico com experiencia vai saber te orientar a trocar as peças de desgaste daquela parte do carro que está arrumando... depende tbem do seu orcamento, vai ter mecanico que vai querer trocar tudo sem avaliar nada ... mas tem coisa que só dá pra avaliar certinho depois de desmontado... entao tem que ir da kilometragem , uso do carro e condicoes gerais , manutencoes previas etc...
know-how vale ouro nessa situacao...
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Parabéns pelo tópico e pela disposição de quem colabora. Cada vez fico mais interessado em ter logo minha bimmer aqui na garagem !!!
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Pessoal, comprei minha 325 de um senhor de 70 anos, unico dono, está com 160.000 rodados, ele me passou mais de 15 contos de notas de manutenção, e agora vendo a tabela vou olhar todos os itens, parabens pela organização, e vejo como é bom entender o básico de mecanica, a maioria aqui sabe muito, valeu.......
:theman:
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Matheus, Pedro e toda turma, são tópicos como esse que valorizam o Forum, ilustra e informa a todos nós leigos e curiosos porém cuidadosos com suas Bimmers, sou um quase perfeccionista, peguei uma Cabrio 325i-e36 ano 94 pouco rodada,119K, 5 meses atrás, com livros, manuais e chaves reserva, sou o 3º dono, no entando lendo e relendo o Forum já iniciei muita coisa da manutenção dela, com esta tabela que estou imprimindo muito mais vou fazer. Agradeço e dou os Parabéns pela iniciativa.
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aloo bimmers.... sou novo por aqui, sou apaixonado pelas bmw's desde que comecei a pesquisar mais sobre carros , isso fazem mais ou menos 4 anos, tenho um peugeot 206 e estou louco para trocar ele por uma e36 325i 95... já tenho ela em vista, poderiam me das algumas sugestoes do que tenho que olhar antes de comprar a máquina ? abraçoo
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Justtobias,
Bem-vindo, seria legal você se apresentar, na devida seção.
Na primeira página desse tópico você tem os items mais críticos a serem verificados se foram ou não trocados pelos donos anteriores.
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veja os topicos da secao de consultoria tbem
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E segue a "arqueologia".... heheheh....
...como sabem estou fazendo o swap de AT para MT em uma 325 E36 para pista..... comprei o câmbio e preciso trocar o óleo.....segundo li acima, o óleo do câmbio manual deve ser trocado a cada 100k.... é esse MTF-LT1 também????.... e no diferencial, um bom óleo para LSD resolve, ou tem algum mais específico????... antecipadamente, agradeço a ajuda....
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vai de motul
no cambio e no diff
procura nos classificados nosso amigo kiudog tem o melhor preço da praça
e manda ai pelo correio pra vc
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Valeu turbo_sp!! Teria a especificação do óleo? adoraria comprar com o colega do fórum, mas tem oficina que tem Motul aqui na cidade e fica muito mais prático... eles tem praticamente toda a linha Motul, mas não querem colocar "o deles na reta" indicando o óleo que vai :puto:...
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Numca tinha visto tanta informação assim sobre manutenção em um só lugar.
muito bom Parabéns a todos.
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Mateus e Pedro, obrigado por compartilhar tantas informações importantes sobre a E36.
Entrei para esse forum por causa de uma 2002 Tii que já possuo há mais ou menos 1 ano e meio, tendo adquirido posteriormente uma 318i - 1993, motor M40 com correia dentada (que estou esperando chegar da alemanha para trocar)
Não andei nem 1.000km com o carro e só troquei os óleos e filtros do motor, caixa e diferencial. O velocimetro marca 70.000km, mas não tenho certeza absoluta dessa quilometragem, embora a aparencia seja de um carro muito pouco rodado.
Tenho que trocar a agua do radiador, mas lí em algum lugar que há uma válvula de alívio de pressão e porisso pergunto qual o procedimento para trocar a água, qual o aditivo recomendado e qual a proporção agua destilada/aditivo?
abs e agradeço antecipadamente a resposta
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Muito Bom o tópico!!!
Parabéns aos criadores.
Abraço.
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Pra mim que estou a procura de uma E36 o topico é perfeito. muito bem elaborado, está de parabens o criador.
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Parabéns pelo tópico! :theman:
Com certeza ajudou e continua ajudando muita gente! :n1:
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Excelente explicação, muito obrigado informações preciosas estão descritas aqui. Farei bom uso das mesmas :theman:
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Obrigado! vai me ajudar muito pra procurar um carro para comprar :yes:
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Pessoal, aproveitando esse tópico (não sei se é o correto).
Alguém sabe se a bomba dágua do Motor M44 é igual ao do M42?
A válvula termóstatica para esse motor é a mesma do 6cc ou outro motor?
A sonda lambda eu já descobri que é a mesma dos motores v8 4.4 de série 5 e x5.
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Pessoal, aproveitando esse tópico (não sei se é o correto).
Alguém sabe se a bomba dágua do Motor M44 é igual ao do M42?
A válvula termóstatica para esse motor é a mesma do 6cc ou outro motor?
A sonda lambda eu já descobri que é a mesma dos motores v8 4.4 de série 5 e x5.
Pega a relação do numero das peças aqui, e confirma para ter 100% certeza:
www.realoem.com/
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Ótimo tópico.
Estou verificando minhas manutenções pra ver se fiz tudo direitinho..
O desafio as vezes não é nem a manutenção em si.. e sim um mecânico que faça direito.
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Ajuda demais!
Parabéns
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Boa tarde amigos,
Estou pra fazer uma revisão geral na minha m3 94 ( s50b30 euro)
E a principio estou para encomendar todas as peças de fora, (OEM e algumas na VAC) porém o dólar está alto demais. Gostaria de saber se alguém tem ideia de onde eu posso comprar estas peças, com boa qualidade aqui no Brasil por um preço honesto?
Estou atrás:
- Sensores de detonação ( não lembro ao certo quantos são exatamente)
- Sensor de rotação virabrequim
- Sensor de temperatura
- retentor de óleo saída virabrequim
- todos as calhas de deslize, guias tensionadoras da corrente de comando.
- Bomba de óleo - ( o que exatamente eu devo trocar nela para deixar 100%)?
- filtro de óleo
- bomba d'água (estou em duvida entre uma OEM e uma de alto fluxo da stewart, que tem no site da VAC, o preço é o mesmo)
- termostato
- visco
- toda tubulação do sistema de arrefecimento
- radiador ( estou pensando em um mishimoto performance em alumínio (lindo) 255 doletas, pouca coisa mais cara que os OEM com lateral de Plastico. o que vocês acham?
- regulador de pressão de combustível
- retentores e guias de válvulas.
- kit de juntas ( tem um kit otimo na vac com todas as juntas do motor por 650 USS, parece que tem até os orings do vanos junto)
O que vocês acham? falta alguma coisa?
Obrigado pessoal.
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Ae @Bcopetti
Realmente tá bem complicado trazer de fora no momento.
Troquei tudo isto que tu mencionou na minha US, comprando de fora, porém já faz um tempo.
No Brasil não tem muita opção. Que eu lembre, a bavariaautosport.com.br tem alguma coisa básica.
As CCS também, porém o preço é salgado na maioria das coisas.
Coloquei radiador de alumínio Mishimoto e bomba Stewart também. Recomendo ambos!
Tenho o tensor superior da corrente de comando novo na caixa, caso precise.
Abraço.
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Ae @Bcopetti
Realmente tá bem complicado trazer de fora no momento.
Troquei tudo isto que tu mencionou na minha US, comprando de fora, porém já faz um tempo.
No Brasil não tem muita opção. Que eu lembre, a bavariaautosport.com.br tem alguma coisa básica.
As CCS também, porém o preço é salgado na maioria das coisas.
Coloquei radiador de alumínio Mishimoto e bomba Stewart também. Recomendo ambos!
Tenho o tensor superior da corrente de comando novo na caixa, caso precise.
Abraço.
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Ae @Bcopetti
Realmente tá bem complicado trazer de fora no momento.
Troquei tudo isto que tu mencionou na minha US, comprando de fora, porém já faz um tempo.
No Brasil não tem muita opção. Que eu lembre, a bavariaautosport.com.br tem alguma coisa básica.
As CCS também, porém o preço é salgado na maioria das coisas.
Coloquei radiador de alumínio Mishimoto e bomba Stewart também. Recomendo ambos!
Tenho o tensor superior da corrente de comando novo na caixa, caso precise.
Abraço.
Pois é, o preço do dolar vai acabar atrasando meu projeto.
Queria ter esse carro na época que a cotação estava 1.80 r$, heheh!
Tudo isso que eu citei anteriormente, mais pistões, bielas forjadas e todo bronzinamento, pra trazer pra cá contando com taxas de importação etc, vai ficar em 19900 reais, fora MO pra instalar tudo! :doido:
O jeito vai ser ir comprando e estocando aos poucos, até conseguir tudo. :sad2:
Os radiadores Mishimoto são matadores, e essa bomba stewart está com um preço muito bom.
Me diz uma coisa, você precisou usar ventoinha slim nesse radiador?
Vlw Scatman
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Pois é, o preço do dolar vai acabar atrasando meu projeto.
Queria ter esse carro na época que a cotação estava 1.80 r$, heheh!
Tudo isso que eu citei anteriormente, mais pistões, bielas forjadas e todo bronzinamento, pra trazer pra cá contando com taxas de importação etc, vai ficar em 19900 reais, fora MO pra instalar tudo! :doido:
O jeito vai ser ir comprando e estocando aos poucos, até conseguir tudo. :sad2:
Os radiadores Mishimoto são matadores, e essa bomba stewart está com um preço muito bom.
Me diz uma coisa, você precisou usar ventoinha slim nesse radiador?
Vlw Scatman
É, cara, e BMW é tudo muito caro mesmo.
Eu já investí na minha mais do que o valor que paguei!
Dá uma olhada no meu tópico: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=7388.0
Tenho também bastante coisa a venda, novo e usado: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9551.msg201801#msg201801
Sobre a ventoinha, usei a original mesmo, sem problemas.
Boa sorte!
Abs.
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@Scatman
Seu tópico de peças novas e usadas está aparecendo como " desaparecido".
Abç
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@Scatman
Seu tópico de peças novas e usadas está aparecendo como " desaparecido".
Abç
Tenta nesse aqui, @Bcopetti . Aqui deu certo!
http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9551.0
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Tenta nesse aqui, @Bcopetti . Aqui deu certo!
http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9551.0
Acho que é porque ele não tem posts suficientes para acessar os Classificados... :sad2:
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@Scatman
E agora? como faz? kkk!
Estou curioso.
Se não tiver jeito de acessar, você poderia listar o que você teria de útil pra mim por aqui mesmo! heheheh!
abç!
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@Scatman
E agora? como faz? kkk!
Estou curioso.
Se não tiver jeito de acessar, você poderia listar o que você teria de útil pra mim por aqui mesmo! heheheh!
abç!
Enviei MP pra não poluir o tópico.
Abs.
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Boa noite a todos,
Estou atrás de sensores de detonação pra minha M3, mas tenho algumas duvidas.
No site da bmw fan constam 3 sensores com números diferentes, porem gostaria de saber se eles realmente são diferentes.
Tem pra vender pelo Mercado livre por 148 reais, posso simplesmente comprar 3 iguais?
Obrigado pessoal.
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Sao diferentes pois ficam em lugares diferentes do bloco
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Que baita tópico!! :theman:
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:beer: bacana, Tamo precisando de um pra e46.
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Olá pessoal, muito bacana esse tópico! Haha
Gostaria de saber se tem proprietários de e36 aqui no fórum na região do ABC São Paulo (Santo André, São Bernardo do campo e São Caetano) ?
E se vcs conhecem oficinas por aqui de confiança pra mexer e fazer as manutenções das bimmers?!
Abraço Galera!!!
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Gostaria de saber aonde posso achar um site para comprar o sensor do velocimetro e o sensor do marcador de combustivel ? Tenho uma bmw 325i 1993 e36.
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Gostaria de saber aonde posso achar um site para comprar o sensor do velocimetro e o sensor do marcador de combustivel ? Tenho uma bmw 325i 1993 e36.
eu compro da ecstuning e pelicanparts
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Muito legal esse topico... Vlw galera
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Estou afim de comprar uma e36. Esse tópico já me deu uma idéia das dores de cabeça que vou encontrar pela frente... Vlw :)
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Estou afim de comprar uma e36. Esse tópico já me deu uma idéia das dores de cabeça que vou encontrar pela frente... Vlw :)
Scarponi, acabei de pegar uma e36. Muita atenção com arrefecimento. Não deixe de verificar o estado das torres de amortecedores traseiras. Foram as duas surpresas que tive até o momento. Eu acrescentaria na lista trocar todos os fluidos de imediato, mesmo se o dono disser que trocou.
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Scarponi, acabei de pegar uma e36. Muita atenção com arrefecimento. Não deixe de verificar o estado das torres de amortecedores traseiras. Foram as duas surpresas que tive até o momento. Eu acrescentaria na lista trocar todos os fluidos de imediato, mesmo se o dono disser que trocou.
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Justo. A troca geral de fluidos por mim e válida pra compra de qualquer usado com mais de 50k km. A atenção ao arrefecimento eu percebi aqui no fórum. Agora as torres dos amortecedores traseiros e novidade pra mim. O que dá de problema ?
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Justo. A troca geral de fluidos por mim e válida pra compra de qualquer usado com mais de 50k km. A atenção ao arrefecimento eu percebi aqui no fórum. Agora as torres dos amortecedores traseiros e novidade pra mim. O que dá de problema ?
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As torres podem trincar, até mesmo rasgar, na região dos parafusos dos coxins. Normal acontecer. A solução é soldar e colocar reforço se tiver acontecido.
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As torres podem trincar, até mesmo rasgar, na região dos parafusos dos coxins. Normal acontecer. A solução é soldar e colocar reforço se tiver acontecido.
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Depois que vc falou eu pesquisei, achei até o grupo de compras da galera que ia pedir o reforço da Turner e da galera que ia se reunir pra fazer réplica do reforço kkkkkkkk
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Bom dia pessoal!!!
Após fazer um complemento de revisão na zoiuda, pedi ao mecanico para passar o scanner nela para apagar luz de air bag (tirei o volante para refazer o couro) e verificar o ABS. Além deles apareceram outros errinhos que foram prontamente eliminados. Todo contente, pedi a ele que zerasse o Oil Service e o alerta de manutenção. Pois bem....o aparelho dele (Launch Scanner) não tem essa função para as E36, somente E46 em diante. Como ele é maluco que nem nós por esses carros, não se deu por vencido e acessou um site lá que ele paga (não recordo o nome) e fez eu copiar a mão o tutorial para resetar as funções. Então.....coloquei a mão na massa e após 05 minutos estava tudo resolvido.
Fiz um video bem precário de forma a explicar como é feito o procedimento
Abraços
PS: Não estou conseguindo anexar fotos, diz que a caixa está cheia......
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Bom dia pessoal!!!
Após fazer um complemento de revisão na zoiuda, pedi ao mecanico para passar o scanner nela para apagar luz de air bag (tirei o volante para refazer o couro) e verificar o ABS. Além deles apareceram outros errinhos que foram prontamente eliminados. Todo contente, pedi a ele que zerasse o Oil Service e o alerta de manutenção. Pois bem....o aparelho dele (Launch Scanner) não tem essa função para as E36, somente E46 em diante. Como ele é maluco que nem nós por esses carros, não se deu por vencido e acessou um site lá que ele paga (não recordo o nome) e fez eu copiar a mão o tutorial para resetar as funções. Então.....coloquei a mão na massa e após 05 minutos estava tudo resolvido.
Fiz um video bem precário de forma a explicar como é feito o procedimento
nao recomendo esse processo , se vc errar a tomada pode ate queimar a ecu do carro
Abraços
PS: Não estou conseguindo anexar fotos, diz que a caixa está cheia......
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Valeu pela observação, amigo!!
Mencionei na descrição do vídeo que trata-se de um recurso alternativo.....e que o correto é passar nos aparelhos.
Abraço
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Aproveitando o gancho.....no relatório de erros, eliminei a luz acesa do air bag e um errinho na injeção.
No ABS, ficaram marcando os seguintes erros: (E36 328I 1996)
1) codigo de falha 54 - Wheel Speed sensor, rear left, not installed or faulty
2) codigo de falha 61 - Wheel Speed signal, front left, not plausible
3) codigo de falha 51 - Wheel Speed sensor, front left, no installed or faulty
Antes de sair comprando peças por aí, gostaria de uma orientação dos amigos, a seguir um caminho para resolver os problemas. Caso não seja possível o "conserto", gostaria de uma indicação de locais para comprar as peças corretas.
Estou terminando a parte mecanica para poder mexer nos acabamentos......
Abraços
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Amanhã pego a minha e36 touring...
Li todo o topico.. e pelo que vi.. a primeira coisa que vou dar atenção é troca de todos fluidos e trocar o sistema de arrefecimento para não dar merda.
Ela ta com 108 mil km...
Depois disso vou dar atenção aos demais itens... apesar que está muito suave de rodar..
A única duvida que ainda tenho.. é se troco o oleo do cambio, ou deixo mais tempo.
E também queria dica de qual oleo usar no diferencial. Alguma sugestão de lugar para trocar isso perto de São Caetano / Ipiranga?
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Amanhã pego a minha e36 touring...
Li todo o topico.. e pelo que vi.. a primeira coisa que vou dar atenção é troca de todos fluidos e trocar o sistema de arrefecimento para não dar merda.
Ela ta com 108 mil km...
Depois disso vou dar atenção aos demais itens... apesar que está muito suave de rodar..
A única duvida que ainda tenho.. é se troco o oleo do cambio, ou deixo mais tempo.
E também queria dica de qual oleo usar no diferencial. Alguma sugestão de lugar para trocar isso perto de São Caetano / Ipiranga?
Também gostaria de saber qual tipo de óleo para o diferencial eu uso e para direção hidráulica. Peguei o carro há 1 semana (328 1996) e fluido de freio e arrefecimento já foram feitos, faltam esses dois que citei para zerar a parte de fluídos.
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A única duvida que ainda tenho.. é se troco o oleo do cambio, ou deixo mais tempo.
E também queria dica de qual oleo usar no diferencial. Alguma sugestão de lugar para trocar isso perto de São Caetano / Ipiranga?
Na minha opinião, sempre troca-se o óleo, só ficar atento pra usar o correto de acordo com cada versão de câmbio.
No diferencial, sem ser LSD, qualquer 75w90 é pra dar conta.
Também gostaria de saber qual tipo de óleo para o diferencial eu uso e para direção hidráulica. Peguei o carro há 1 semana (328 1996) e fluido de freio e arrefecimento já foram feitos, faltam esses dois que citei para zerar a parte de fluídos.
75w90 para o diferencial e Dexron3 pra direção (ou Dexron6 se for trocar tudo e quiser passar p/ sintético).
ps: agora na hora de clicar em Enviar que vi serem de 2017 as perguntas, vai mesmo assim :lol: