Após ser "ameaçado" de ter que pagar R$1.000,00 para DESMONTAR o motor da minha Z4 para poder ter acesso ao numero do motor, fiz inúmeras buscas a respeito, porém nenhum lugar estava claro o lugar onde estaria a numeração.
O motor é o S54B32, o mesmo que equipa a M3 E46.
Pelo que me falaram, teria a necessidade de se desmontar todo o sistema de admissão de ar para ter acesso a tal numeração, pois ela ficaria embaixo do coletor.
Tentei achar de tudo que é jeito e nada...
Já estava com a vistoria agendada e não tinha muita escapatória... ia ter que pagar.
Porém, por ultimo, e por incrível que pareça, após tentar contato com a BMW nos EUA... me mandaram a localização exata, bem como por onde ter acesso.
Ou seja, praticamente nem de baixo do carro precisei entrar para conseguir ver o numero do motor. Precisava apenas de uma lanterna.
Infelizmente anteriormente havia tentado no DETRAN que o vistoriador achasse, mas ele não tinha nem ideia por onde começar a procurar e que necessitaria ou da filmagem ou de foto tirada pela concessionária.
....
Pois é, deixo aqui meu relato, bem como fotos para ilustrar para que NUNCA MAIS ninguém precise pagar por isso, pois é notoriamente um ROUBO!!!
o numero fica do lado do passageiro, abaixo do coletor de escapamento. Quando mentem, dizem que fica do outro lado, abaixo do coletor de admissão (para a pessoa tentar procurar e não achar nem a pau!)
Não precisei tirar nada debaixo do carro para visualizá-lo.
agora... o problema é que os manuais como aqui postados em PDF trazem a numeração do lado errado, como essa imagem
Nessa imagem está do lado esquerdo, próximo a vareta do óleo, ou seja, nada a ver!