Autor Tópico: Injeçao Sequencial Pro-Tune  (Lida 4332 vezes)

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Online: Abril 18, 2015, 03:15:09 pm »

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

ffrizzo

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 421
    • Frizzo
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #1 Online: Abril 18, 2015, 03:34:01 pm »
Boa Tarde Abreu

Não sei se você ja ouviu falar da MegaSquirt[1]. Mas eu com certeza se precisa-se mudar a original iria partir para usar ela.
Pode parecer algo meio insano. Mas a MegaSquirt tem muito recurso.

[1] http://www.megamanual.com/MSFAQ.htm

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #2 Online: Abril 18, 2015, 04:31:50 pm »
Abreu, eu acho bacana, a Protune está em um patamar interessante. Quanto à megasquirt, ela é bem completa, mas eu particularmente prefiro uma solução com retaguarda da fabricante... Agora, porque não Motec ou Halltec ?

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #3 Online: Abril 18, 2015, 05:47:22 pm »
Para meu carro preciso de uma injecao que controle os comandos continuamente variaveis, coisa que a Fueltech, Pandoo e MegaSquirt não fazem.

A Protune é uma "réplica" da MoTec, com algumas limitaçoes mas com um preco muito mais acessível.

Eu só preciso de uma ECU que tenha as mesmas features da OEM mas que seja programável.

Becker, vc tem ideia de quanto sai uma Haltech aqui no Brasil?

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #4 Online: Abril 18, 2015, 09:50:17 pm »
abreu a FT500 nao te resolve nao? Já ouviu falar de VEMS? eles tem uns pacotes "plug and play" pra e36.

e se teu problema e reprogramar, dá uma checada se o warchip e compativel com a tua ECU, pq se for... ja era!

João

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 527
    • Light Bikes Store
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #5 Online: Abril 19, 2015, 04:14:19 pm »
Abreu vai de FT500 comprei pra Subaru a última atualização 1.31 corrigiu muita coisa.

Protune você vai ficar na mão de um ou 2 pra acerto. Eu particularmente não vi ngm usando ainda.

Megasquirt é boa ia optar pela MS3 porém fiquei com medo de assistência por conhecer o Piu e como ele é enrolado. Se comprar fora pior ainda. Mais a injeção e top demais.

Acho que a FT500 com todos os novos recursos não fica devendo em nada. E tem uma porrada de gente que acerta ela em SP por exemplo tem o Heraldo pra fazer ajuste fino técnico mesmo da FT.

A minha vou instalar e acertar no Soldera em Louveira. Se optar por mega compra instala e acerta com ele que terá todo suporte diretamente com ele, ele não espera o Piu não. Fiquei sabendo disso depois de falar com ele. A Supra do Rene de 1000hp tá com MS3 montada e acertada por ele.

O trampo é impecável.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Andre

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2499
  • 323ti E36 / 540i E39 Campinas/SP
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #6 Online: Abril 19, 2015, 04:46:42 pm »
a Motec é tão cara assim ? o Matheus não esta mais acostumado a trabalhar com ela?

João

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 527
    • Light Bikes Store
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #7 Online: Abril 19, 2015, 07:40:50 pm »
a Motec é tão cara assim ? o Matheus não esta mais acostumado a trabalhar com ela?

O problema maior é quem acerta a injeção. E tem suporte pra ela. Acho inviavel gastar baita grana em injeção e ficar refem dela mesmo.


Conheço gente que tirou Motec pra colocar Haltech e Megasquirt.


Tem um monte de injeção aftermarket tops, AEM, Haltech, Mega, Motec, tem pra todo tipo de bolso.


Ultima vez que vi Motec custava 4k de dolar. Com 3k você compra Haltech a Platinum Sport 2000 que  com Dash da Racepack e Wideband ainda. E Haltech sei que o Soldera trabalha bem, pois fez varios Evos com ela.


Mas sei lá, a gente tá no Brasil temos muita limitação ainda. FT500 e MS3 são as mais viáveis por aqui.

paulogroth

  • DIY'er
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 77
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #8 Online: Abril 19, 2015, 07:51:23 pm »
Cara, sobre a Pro-Tune, eu e o Guerra (@rachucrutes) já fomos em uma palestra/treinamento deles e é incrível a injeção.

Aqui no sul tem carro de ponta usando ela.

Um dos pontos que mais achei interessante, foi o recurso de "auto-acerto" que ela tem e outra coisa é que ela tem muita coisa inserida nela mesmo, que não depende de módulos adicionais externos.

O Guerra foi no segundo dia do evento e parece que demonstraram em real-time como que ela faz o auto-acerto e como se comporta com falha de sensores e tal.

O que há ouvi falar de um Fueltech lover, é que o suporte deles não é tão bom quanto o da Fueltech, não fazem tanta coisa para ti por telefone, mas não sei até que ponto isso é verdadeiro.

Pelo pouco que conheço, se eu tivesse um carro em que houvesse a necessidade de uma injeção programável, seria ela a minha escolha.

Abraço!



VW Gol 1600 2003

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #9 Online: Abril 19, 2015, 08:20:08 pm »
Obrigado pelo feedback Paulo!

Já ouvi falar deste auto-acerto, onde vc parametriza o lambda que quer que o carro trabalhe e ela vai montando os mapas de ignição e combustível.

Vou pesquisar mais um pouco sobre ela. Outra que falam bem é a AEM tem um processador de 200mhz.


A FT500 não controla comando continuamente variavel, ela só tem on/off para meu carro não serve.

André a MoTec para a M3 sai por volta de 15 mil reais mais os acessórios... A pro-tune completa está por 7400 e me pareceu ser tao boa quanto a Motec.

Com relaçao ao acerto, nao muda tanta coisa de uma injecao para outra, é só aprender a mexer no programa. O dificil é saber fazer os mapas e usar todos os recursos que cada uma tem. O povo que "só acerta fueltech" ou nunca tentou mexer em outras injeçoes, ou so sabe apertar botão. Nestes ultimos dias li os manuais da Fueltech, da Motec, da Protune, etc... Nao muda muita coisa de uma para outra... Talvez tenha uma manha ou outra, mas os conceitos sao sempre os mesmos. Igual quem usa Windows ter de aprender a mexer no Mac... Pode até ficar meio perdido no começo, mas vai conseguir mandar email, fazer planilhas, do mesmo jeito.

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

Andre

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2499
  • 323ti E36 / 540i E39 Campinas/SP
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #10 Online: Abril 19, 2015, 09:45:25 pm »
nossa! não sabia que era tão cara. não dá coragem mesmo.

ebtlima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 50
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #11 Online: Abril 20, 2015, 12:26:04 am »
Abreu o pessoal daqui da cidade estão trocando suas FT's por Protune , todos carros que permutaram melhoraram, o suporte da FT é melhor se comparado ao da Protune, mas a Protune não deixa a desejar não, e tem uns modos de segurança bem eficientes...só para ter noção um gol de arrancada cat. DO ganhou 45 cv só com a troca de injeção e segundo o dono o carro ficou mais domável, na equipe que faço parte está em fase de montagem uma bmw 323 forged turbo e um omega 4.1 forged turbo e irão utilizar as Protune 660. Os dois são projetos para mais de 600 cv's...para usar em trackday

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #12 Online: Abril 20, 2015, 10:00:13 am »
Pena seu carro estar longe, aqui no RS tem varias preparadores que brincam com as Pro Tune.

Para ter uma ideia, os velhos Old School que adoram Quadrijet nos seus V8, estão colocando a Pro Tune e se assustando como o carro esta andando mais solto, resposta linear e consumindo muito menos.

Abraço e boa sorte.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


YuriB

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 420
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #13 Online: Abril 22, 2015, 04:58:13 pm »
Iria de Pro tune, motec e halltech aqui mo brasil é besteira, apenas pra carros de competição, fora o preço absurdo e ficar refém de 1 ou outro que acerta, que até hoje só sei de 2, o mateus, e o fel.
a qualidade da pro tune tá muito boa.

Hanks

  • Finalmente motorizado!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 264
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #14 Online: Abril 26, 2015, 10:44:06 pm »
Para meu carro preciso de uma injecao que controle os comandos continuamente variaveis, coisa que a Fueltech, Pandoo e MegaSquirt não fazem.

A Protune é uma "réplica" da MoTec, com algumas limitaçoes mas com um preco muito mais acessível.

Eu só preciso de uma ECU que tenha as mesmas features da OEM mas que seja programável.

Becker, vc tem ideia de quanto sai uma Haltech aqui no Brasil?


ô Mestre Abreu, só corrigindo a info. a Megasquirt MS3 controla até quatro comandos infinitamente variáveis... Fora outros zilhões de recursos, sinceramente, FT500 não chega nem perto. Fueltech é uma injeção simplificada pro mercado nacional, onde infelizmente a maioria dos preparadores ainda é meio "limitado".

Mais info. da MS3Pro aqui:
http://www.ms3pro.com/

Abraços"
"If everything seems under control, you're just not going fast enough."
1993 E34 540i "Judith"
1994 Lada 2105 "Chernobyl"
1977 Maverick GT 351W "Thor"

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #15 Online: Abril 26, 2015, 10:49:59 pm »
Boa Hanks! Nao conhecia esta ms3 Pro, realmente faz bastante coisa! Vou dar uma olhada nela com mais carinho, obrigado pela dica!

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

Andre

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2499
  • 323ti E36 / 540i E39 Campinas/SP
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #16 Online: Abril 26, 2015, 10:51:27 pm »

ô Mestre Abreu, só corrigindo a info. a Megasquirt MS3 controla até quatro comandos infinitamente variáveis... Fora outros zilhões de recursos, sinceramente, FT500 não chega nem perto. Fueltech é uma injeção simplificada pro mercado nacional, onde infelizmente a maioria dos preparadores ainda é meio "limitado".

Mais info. da MS3Pro aqui:
http://www.ms3pro.com/

Abraços"

no face apareceu um genio que vai tirar a injeção de uma EVO pra por fueltech. o cara acha que vai ganhar 60 vc

Hanks

  • Finalmente motorizado!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 264
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #17 Online: Abril 28, 2015, 08:09:42 am »
Mais fácil perder 60cv...
"If everything seems under control, you're just not going fast enough."
1993 E34 540i "Judith"
1994 Lada 2105 "Chernobyl"
1977 Maverick GT 351W "Thor"

Ricardo@ACFPerformance

  • Visitante
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #18 Online: Abril 29, 2015, 04:13:23 am »
Já usamos uma ProTune PR440 em um Subaru STI 2012, a impressão que tive é que de fato a ferramenta é muito capaz.

Por ser um carro com uma eletrônica embarcada bem complicada acaba dificultando as coisas, o sinal CKP do comando de rotação também foi outra incógnita pra o pessoal da ProTune, porém eles em algumas semanas desenvolveram, testaram e liberaram para uso a atualização me permitindo utilizar e funcionar o carro...

Não tive nenhuma ressalva com o suporte deles, bem pelo contrário, minha experiência foi super positiva. Porém para a plataforma Subaru ainda iria de Halltech por lidar com os 4 comandos variáveis do STI, algo que não foi possível com a Protune que somente consegue controlar um sinal individual de comando (Vtec, Marea e acho que os Vanos mais simples)...

Peguei o bonde andando, mas qual o seu projeto Abreu?

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #19 Online: Abril 29, 2015, 12:16:48 pm »
Falei agora a pouco com o Eduardo da ProTune, me atendeu muito bem.

Ele disse confirmou o que o Ricardo disse, atualmente só controla 1 comando continuamente variável, mas disse que estão desenvolvendo o 2o canal para ela trabalhar com 2 comandos de forma independente com mapas 3d por rotação e eficiência volumétrica.

Ele também me explicou o Lambda Learn, disse que a injeção cria um 2o mapa e faz os ajustes neste mapa segundário. Este mapa é constantemente alterado mediante o uso do carro, e quando você quiser pode "copiá-lo" para o mapa original... ou seja, quanto mais você anda, melhor o carro fica.

Outro ponto que eles não tem é o protocolo OBD2 na comunicação CAN, ele ficou de consultar o departamento de desenvolvimento para saber se vão implementar isso também.

Assim que me responderem coloco aqui para vcs.

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #20 Online: Abril 29, 2015, 12:20:28 pm »
Peguei o bonde andando, mas qual o seu projeto Abreu?

O projeto é minha M3 mesmo, esta da foto da assinatura, lá no tópico tem todos os detalhes.

Mas resumindo, estou fazendo uma preparação ASPRO no último estágio em que o carro seja utilizável no dia-dia.

Passei ela para álcool com pistões taxados, cabeçote com fluxo trabalhado e válvulas maiores, comandos de maior levante e duração, intake e escape. O problema da injeção original é que ela não é OBD2 então o processo de acerto é bem trabalhoso. Acho que com uma injeção programável, com live mapping dá para aproveitar muito mais todo investimento que já fiz no carro.

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

Diegokiill

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 434
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #21 Online: Abril 29, 2015, 12:37:14 pm »
Abreu, não existe a possibilidade de você instalar uma injeção de uma BMW mais moderna no seu carro? Por exemplo a da e46?

Ou um modulo para controlar somente os comandos ou bicos? Mantendo a injeção original do seu carro controlado as outras coisas.

Enviado do nokia azul com jogo da cobrinha via tapatalk


Hanks

  • Finalmente motorizado!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 264
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #22 Online: Abril 29, 2015, 12:41:10 pm »
Abreu, lambda learning a Megasquirt já faz desde a MS1 em 2003...kkkk.

Mas eu iria ou de MS3Pro ou PR660
"If everything seems under control, you're just not going fast enough."
1993 E34 540i "Judith"
1994 Lada 2105 "Chernobyl"
1977 Maverick GT 351W "Thor"

Diegokiill

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 434
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #23 Online: Abril 29, 2015, 07:35:56 pm »
Abreu, lambda learning a Megasquirt já faz desde a MS1 em 2003...kkkk.

Mas eu iria ou de MS3Pro ou PR660
A PR660 não controla comando varialvel, somente a PR440 drag.
Pelo menos é o que esta escrito no site da protune.

Enviado do nokia azul com jogo da cobrinha via tapatalk


Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Injeçao Sequencial Pro-Tune
« Resposta #24 Online: Abril 29, 2015, 08:25:34 pm »
@Hanks vc sabe quem monta MegaSquirt aqui no Br?

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”