Autor Tópico: ( Help) lenta oscilando quando esquenta  (Lida 1013 vezes)

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Online: Abril 10, 2015, 10:29:43 pm »
Boa noite galera.

Essa semana a bimmer comecou a oscilar a lente apos esquentar, quando esta fria fica normal. :fuming:

Historico do ocorrido...fui viajar a servico umas 3 semanas atras e deixei na oficina para ver o airbag que acendeu ( mau contato no conector do banco passageiro) e ver o pedal do acelerador que estava "duro" pra sair da inercia, o inicio dele tinha que fazer forca, depois do comeco do curso do acelerador ele ficava normal.

O cara da oficina me disse que estava carbonizado a "tbi" e limpou ele, porisso que estava duro o pedal diz ele ( mas ainda esta duro no inicio)...beleza...sai da oficina ( carro frio) andei uns 5 ou 6 km e abasteci, completei o tanque, estava com menos de 10ltrs...foi 46ltrs de gasolina aditivada, posto de bandeira ( nao era gasolina barata de bandeira branca), andei uns 2 km, parei no sinal e ja vi que a lenta estava oscilando...peguei a estrada, rodei uns 170km cheguei em casa e liguei pro cara da oficina, ele disse que poderia ser gasolina qu eu coloquei estaria bartizada ( tambem achei que poderia ser)...rodei com o carro ate ficar com uns 7 ou 8 litros no tanque....completei ( uns 47ltrs) peguei a estrada novamente e nada, completei a segunda vez ( mais uns 45ltrs) e ainda continua oscilando....combustivel acredito que nao seja.

Outra coisa que percebi, quando parado em marcha lenta em 2 vezes a aceleracao do carro subiu para cerca de 3.000rpm qndo parei no sinal, mas 2 vezes soh...

E frio nao faz nada disso...amanha vou abrir e ver a limpeza da tbi e ver ( nao sei se tenho acesso facil) no sensor de rotacao.
O que mais que pode ser galera? Valvula pulmao? Onde fica? Como testo ela? Sonda lambda?

Obs."Peguei um carsoft 6.5 ha umas 3 ou 4 semanas, porem nao tenho conexao serial, peguei um adaptador usb/serial mas ainda nao veio...se tivesse com ele acrdito que seria mais facil :headbang:

Valeuu

EightFiftyI

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1541
    • Email
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #1 Online: Abril 10, 2015, 11:07:38 pm »
Muito quase que certo ser o sensor de crank. Ou cam, sempre confundo. Enfim, ta lendo errado e oscila pacas. Duro que da compact eh dif. Das séries 3 "normais", to esperando o meu sensor chegar faz uns 30 dias já...

328i Sedan - aka Debbie * 328i Touring - aka Chaniqua
325i Cabrio - aka Cibele * 850i - aka Linda
M3 USA  - aka Gioconda * Gol G3 2.0T 320cv - aka Godfather
323ti - aka Drica * 750iL - aka Giordana * X5 4.4 - aka Diana
528i - aka Barbara * Audi A3 T - aka Azaleah

Giacomin

  • Visitante
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #2 Online: Abril 10, 2015, 11:27:20 pm »
Boa noite galera.

Essa semana a bimmer comecou a oscilar a lente apos esquentar, quando esta fria fica normal. :fuming:

Historico do ocorrido...fui viajar a servico umas 3 semanas atras e deixei na oficina para ver o airbag que acendeu ( mau contato no conector do banco passageiro) e ver o pedal do acelerador que estava "duro" pra sair da inercia, o inicio dele tinha que fazer forca, depois do comeco do curso do acelerador ele ficava normal.

O cara da oficina me disse que estava carbonizado a "tbi" e limpou ele, porisso que estava duro o pedal diz ele ( mas ainda esta duro no inicio)...beleza...sai da oficina ( carro frio) andei uns 5 ou 6 km e abasteci, completei o tanque, estava com menos de 10ltrs...foi 46ltrs de gasolina aditivada, posto de bandeira ( nao era gasolina barata de bandeira branca), andei uns 2 km, parei no sinal e ja vi que a lenta estava oscilando...peguei a estrada, rodei uns 170km cheguei em casa e liguei pro cara da oficina, ele disse que poderia ser gasolina qu eu coloquei estaria bartizada ( tambem achei que poderia ser)...rodei com o carro ate ficar com uns 7 ou 8 litros no tanque....completei ( uns 47ltrs) peguei a estrada novamente e nada, completei a segunda vez ( mais uns 45ltrs) e ainda continua oscilando....combustivel acredito que nao seja.

Outra coisa que percebi, quando parado em marcha lenta em 2 vezes a aceleracao do carro subiu para cerca de 3.000rpm qndo parei no sinal, mas 2 vezes soh...

E frio nao faz nada disso...amanha vou abrir e ver a limpeza da tbi e ver ( nao sei se tenho acesso facil) no sensor de rotacao.
O que mais que pode ser galera? Valvula pulmao? Onde fica? Como testo ela? Sonda lambda?

Obs."Peguei um carsoft 6.5 ha umas 3 ou 4 semanas, porem nao tenho conexao serial, peguei um adaptador usb/serial mas ainda nao veio...se tivesse com ele acrdito que seria mais facil :headbang:

Valeuu

Muito alcool na gasolina

Pela legislação, deveria ser 27%... mas já vi por aí 30%, 35%....

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #3 Online: Abril 10, 2015, 11:32:45 pm »
Muito quase que certo ser o sensor de crank. Ou cam, sempre confundo. Enfim, ta lendo errado e oscila pacas. Duro que da compact eh dif. Das séries 3 "normais", to esperando o meu sensor chegar faz uns 30 dias já...
valeu my broder, sera que pode ser sujeira soh nele? pegou esse aqui @EightFiftyI ?
http://www.ecstuning.com/ES28345/

Muito alcool na gasolina

Pela legislação, deveria ser 27%... mas já vi por aí 30%, 35%....
pow mas 3 postos diferentes com muito alcool? se fosse um ou 2 blz....mas foram o 3 consecutivos...tbm pensei nisso, ainda mais por ela falhar somente depois de quente, que qndo frio injeta mais combustivel...depois q esquenta diminui a quantidade....

Giacomin

  • Visitante
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #4 Online: Abril 10, 2015, 11:40:56 pm »
Zera o tanque e tenta a PODIUM...

dmac

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 486
    • Email
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #5 Online: Abril 13, 2015, 01:42:18 am »
Provavelmente seja algum desses sensores ligados a Tbi, como falaram. Passar no scaner ajuda, uma opção que ninguém falou e que não tem na haver com o serviço feito são os bicos injetores.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #6 Online: Abril 13, 2015, 07:13:12 pm »
Oscilação pode ser vários sensores na injeção. Vai precisar do scanner para ser preciso.

Se ele acelerou sozinho é defeito sensor de rotação. Mas acho que não tem relação a oscilação, mas quem sabe mata os 2 problemas juntos. Boa sorte.

Roberto Francesco

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 180
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #7 Online: Abril 13, 2015, 08:48:36 pm »
Será que na montagem algo não passou "batido", e a I.E. detecta entrada falsa de ar na admissão?
Omega CD 4.1 - ano 96.

simon.missirian

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 17
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #8 Online: Abril 14, 2015, 10:58:41 pm »
A minha 130i está exatamente com os mesmo sintomas. Quando fria o motor gira normal. Quando esquenta, a lenta oscila, o carro chega quase a apagar e acelera sozinho até 3 mil rpm. As vezes o motor chega mesmo a apagar sozinho. Além disso, em retomadas de velocidade, quando diminui a velocidade pra entrar em uma rotatória por exemplo, você pisa no acelerador e ele parece não responder por alguns segundos, como se estivesse morto. As vezes a luz de injeção liga, mas se apaga logo em seguida.

Pensei em defeito no eccentric shaft sensor, tem até esse kit do ecs. Alguém já trocou esse componente? Viu alguma melhora?

http://www.ecstuning.com/Search/SiteSearch/Eccentric_Shaft_Kit/ES2739547/

Abraços

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #9 Online: Abril 18, 2015, 09:09:38 pm »
Bom galera, na quinta feira, tirei a caixa do filtro de ar, tirei o sensor de vazao de ar na entrada da tbi, e tirei aquela borracha na entrada tbm, limpei bem a borboleta da tbi ( as 2 borboletas) com descarbonizante spray pra bicos injetores ( um tal de car 80) e passei um pano pra tirar os residuos, fiz 3 vezes esse servico, nos 2 lados da borboleta e na sede dela no corpo da tbi, depois disso passei wd40 por dentro das borboletas e fechei novamente. Visualmente nao estava tao suja assim, mas saiu um pouco de residuo preto.

Achei o sensor de rotacao ( quase embaixo da bomba de agua) e "no tato" limpei o sensor sem ve-lo, no pano saiu bastante sujeira de oleo com poeira, tentei limpar bem a cabeca dele onde pega o sinal da polia do vira.

Testei o carro e aparentemente sumiu o problema, andei com o carro ontem e hoje e depois que esquentou nao oscilou a lenta, agora nao sei se era sujeira na TBI ou no sensor.

Uma coisa que notei que o pedal do acelerador ficou uma manteiga pra acelerar, bem suavezinho, bem sensivel.  :yes:

Vamos ver, se voltar o problema eu aviso aqui.

Andre

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2499
  • 323ti E36 / 540i E39 Campinas/SP
    • Email
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #10 Online: Abril 18, 2015, 10:03:34 pm »
não acredito que essa limpada que voce deu no sensor de rotação foi o que resolveu.  esse sensor entra em um buraco no bloco, então não faz diferença ter sujeira de oleo nessa parte externa a qual vc teve acesso.

Diegokiill

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 434
    • Email
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #11 Online: Abril 19, 2015, 11:35:17 am »
Tenho um problema parecido.
Se eu ando com o carro em ponto morto, Banguela, a lenta oscila entre 500 e 700 rpm, sobe e desce, sobe e desce.
Mas quando eu paro o carro a lenta estabiliza em 700rpm e fica ali parada.
Alguma ideia do que pode ser?

Enviado do nokia azul com jogo da cobrinha via tapatalk


turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #12 Online: Abril 19, 2015, 11:39:46 am »
Se fosse eu limpava o corpo de borboleta com esses sprays próprios para isso ,quem sabe ...
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #13 Online: Abril 19, 2015, 12:48:14 pm »
não acredito que essa limpada que voce deu no sensor de rotação foi o que resolveu.  esse sensor entra em um buraco no bloco, então não faz diferença ter sujeira de oleo nessa parte externa a qual vc teve acesso.

Ainda mais  pelo fato de ser um sensor magnético, com sujeira ou sem vai funcionar igual.

Da uma checada no sensor de temperatura do ar, ele estragado por dar esse sintoma de
Oscilar a lenta.

Passa em um scanner que vc descobre

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #14 Online: Abril 19, 2015, 06:55:54 pm »
Ainda mais  pelo fato de ser um sensor magnético, com sujeira ou sem vai funcionar igual.
@Roberto Junior como vc disse ele eh um sensor magnetico, se tiver muita sujeira pode enfraquecer o campo magnetico dele e ele pode dar problema, ja peguei sensores de vibracao de bombas industriais assim. Limpei e voltou a medir corretamente.

não acredito que essa limpada que voce deu no sensor de rotação foi o que resolveu.  esse sensor entra em um buraco no bloco, então não faz diferença ter sujeira de oleo nessa parte externa a qual vc teve acesso.
@Andre eu limpei esse sensor da foto, to aprendendo ainda nas bimmers pois como disse nao era muito minha area, talvez tenha limpado o sensor errado, mas o que limpei foi esse ali...esse nao eh interno.
Limpei a ponta dele que pega as estrias da polia.

Foto peguei da net, nao eh meu motor, mas o sensor eh o mesmo pelo que senti ( digo senti pq nao consegui ver o sensor, limpei com tudo montado)


Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:( Help) lenta oscilando quando esquenta
« Resposta #15 Online: Abril 19, 2015, 09:31:26 pm »
Esse é o sensor de rotacao do virabrequim. Ele informa a posição do primeiro cilindro para a central, e de acordo com a posição ela manda a centelha nas velas e pulsa os injetores no momento certo.

Os casos de lenta oscilando estão mais relacionados com entrada de ar falsa pos MAF, problema no atuador da lenta, sensor de temperatura de ar... São várias variáveis.

Eu começaria pelo mais facil, tira o colete de ADM fora, troca as juntas, checa se não tem entrada de ar falsa na mangueira do atuador da lenta, checa a mangueira que liga o MAF na tbi.

Aproveita e ja troca o sensor de temperatura do ar que fica de baixo do coletor de ADM.

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus