Autor Tópico: Problemas após recarga de bateria  (Lida 2471 vezes)

Brenno RM

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 24
Problemas após recarga de bateria
« Online: Fevereiro 15, 2015, 11:58:20 am »
Bom dia srs, um amigo tem uma 118 2010 e por falta de conhecimento fez enxerto de bateria pelo acesso no porta malas, após tal façanha o carro não funciona os vidros dianteiros, não funciona as luzes de seta e já liga com farol aceso não tendo jeito de desligar.
Pode ter queimado algo ou só alguma reprogramação para solucionado problema?
Alguém já passou por isso?
Abraço a todos
P.s
Senhores moderadores, caso o tópico não esteja em lugar correto, podem redireciona lo por favor e me desculpem.

Brenno RM

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 24
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #1 Online: Fevereiro 15, 2015, 08:01:23 pm »
Se alguém souber de algum post q fale sobre o assunto, pode mandar ai, aceito Qquer ajuda.

majps1983

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 70
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #2 Online: Fevereiro 16, 2015, 01:36:43 pm »
Desculpe a ignorância + enxerto é igual chupeta?

Garrafa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 887
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #3 Online: Fevereiro 16, 2015, 01:51:12 pm »
Eu tentaria desplugar a bateria por um tempo para ver se ele não recupera os parâmetros originais, se for este o problema mesmo.

loudenvier

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 427
  • BMW 130i M-Sport AT 2006/2007
    • Portifólio de Felipe Machado
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #4 Online: Fevereiro 16, 2015, 06:29:32 pm »
Não pode, NUNCA, fazer chupeta pelo porta malas. Existem conectores no compartimento do motor para isso. Existe um equipamento no pólo negativo da bateria, um conector IBS, que via de regra é danificado em "chupetas" da vida, as vezes até mesmo na troca de bateria. Um defeito nele pode gerar todos os problemas relatados, e até impedir o carro de ligar.

Pode, também, ter queimado algum módulo. O ideal seria passar o carro em um scanner para ver que erros são acusados.

Outra possibilidade, para garantir que não tem nada a ver com a bateria, é trocar a bateria por uma novinha.

Brenno RM

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 24
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #5 Online: Fevereiro 16, 2015, 07:24:01 pm »
Desculpe a ignorância + enxerto é igual chupeta?

Sim, enxerto=chupeta=jumpstarting,etc...

Brenno RM

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 24
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #6 Online: Fevereiro 16, 2015, 07:27:07 pm »
Valeu pessoal, vou ver se resolvo isso pra ele, tenho um L creaderV aqui, vou passar e ver se tem erros, depois vou desplugar a bar e deixar por uns 20-30 minutos e ver se resolve.
Mais uma vez, mto obrigado pela ajuda.

mau_hiboost

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3001
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #7 Online: Fevereiro 16, 2015, 07:48:31 pm »
aí me bateu uma dúvida; existe algum risco em dar carga na bateria diretamente sobre ela (porta-malas)? pergunto isso pois faço isso mensalmente na minha... já vi em alguns foruns gringos onde o pessoal até deixa uma fiação lá na bateria especifica para essa recarga (para carros que ficam muito parados).

Brenno RM

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 24
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #8 Online: Fevereiro 16, 2015, 08:22:40 pm »
Bom, acabei de passar o scan lounch creader V e o obd Wi-Fi com iobdll e dash e não apresentou erros, fiz um esquema q vi no YouTube de colocar e tirar a chave 7x, segurar o botão start por 13 segundos e nada mudou.
Voltei à estaca zero
Se alguém tiver mais alguma dica ou sugestão, será bem vinda.

BETOGTI

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1496
  • ///M3 E92 DCT Frozen White - ///M5 V10 - X6 50i
    • Email
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #9 Online: Fevereiro 16, 2015, 09:55:40 pm »
aí me bateu uma dúvida; existe algum risco em dar carga na bateria diretamente sobre ela (porta-malas)? pergunto isso pois faço isso mensalmente na minha... já vi em alguns foruns gringos onde o pessoal até deixa uma fiação lá na bateria especifica para essa recarga (para carros que ficam muito parados).
Não Mau, pessoal lá fora usa "battery tender" em tudo, especialmente durante o inverno. Motos, carros (inclusive super esportivos). Realmente eles já deixam conectado na bateria e so plugam o conector no aparelho e ligam na tomada. Inclusive normalmente, deixa-se a bateria conectada na tomada sempre que o carro estiver na garagem.
Eu tb tenho o costume de de vez em quando dar uma carga nas motos, jets, quadriciclos, carros ou tudo que uso pouco e nunca tive problemas. Mas pelo que li, o problema foi após uma chupeta. Já tive problemas com chupeta nunca cherokee que as setas ficaram doidas e o cruise control parou de funcionar.

loudenvier

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 427
  • BMW 130i M-Sport AT 2006/2007
    • Portifólio de Felipe Machado
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #10 Online: Fevereiro 16, 2015, 10:47:21 pm »
Se sua bmw tiver IBS só pode carregar pelo compartimento do motor...

Brenno RM

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 24
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #11 Online: Fevereiro 16, 2015, 11:37:43 pm »
Se sua bmw tiver IBS só pode carregar pelo compartimento do motor...
É de um amigo, é uma 118 2010.

fcm

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 273
    • Email
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #12 Online: Fevereiro 17, 2015, 11:45:47 am »
aí me bateu uma dúvida; existe algum risco em dar carga na bateria diretamente sobre ela (porta-malas)? pergunto isso pois faço isso mensalmente na minha... já vi em alguns foruns gringos onde o pessoal até deixa uma fiação lá na bateria especifica para essa recarga (para carros que ficam muito parados).

Se for um recarregador de uso constante, que é feito para isso e então pode ficar ligado direto por meses somente mantendo a carga da bateria estável como citaram, não há problema nenhum.

Mas usar um recarregador que não seja feito para isso diretamente na bateria plugada no carro não é uma boa idéia. Até mesmo um recarregador "inteligente" oscila a tensão e corrente conforme as condições da bateria e tempo de carga(rápida ou lenta). Só que nisso a tensão pode passar dos 15V, o que não é problema para a bateria fora do carro, mas com ela plugada e com sistemas em standby é um risco grande de danificá-los.

Aí reside a diferença dos aparelhos que tem a finalidade de manter o carro sempre plugado a ele ou o que é simplesmente um recarregador de bateria. Neste último, nunca o use com ela ligada ao carro(eu já fiz muito isso por preguiça mas parei antes de ter um prejuízo).

CmteFabio

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 891
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #13 Online: Fevereiro 18, 2015, 12:41:26 pm »
É de um amigo, é uma 118 2010.

2010 tem IBS sim.
BMW 118i Sport Edition 2012 E81 - AlpinWeiß

Alex_Alltrade

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 366
    • Email
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #14 Online: Fevereiro 21, 2015, 09:59:26 am »
Pessoal,

A proposito estou tendo problemas de bateria fraca.... provavelmente terei que trocar apos o diagnostico que irei realizar na proxima semana na BMPower aqui no sul, e a pergunta: qual a marca de bateria recomendada para as bmw ?
Atual     Bmw 550i Limited Sport Edition 4.8 32V 2010
Last       Bmw 335i Motorsport 3.0 24V 2007
Last       Bmw 330i Motorsport 3.0 24V 2005

loudenvier

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 427
  • BMW 130i M-Sport AT 2006/2007
    • Portifólio de Felipe Machado
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #15 Online: Fevereiro 21, 2015, 10:41:23 am »
As mesmas de qualquer outro carro... Heliar (minha preferida) e Moura. Mantenha a amperage igual a da atual...

marcelozao

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 266
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #16 Online: Fevereiro 21, 2015, 12:35:14 pm »
As mesmas de qualquer outro carro... Heliar (minha preferida) e Moura. Mantenha a amperage igual a da atual...
Aproveitando a carona, igual a atual que está no carro? Estou correndo com tanta coisa no serviço (TI nossa é 24x7) que ainda não verifiquei no manual qual a amperagem correta para a 328i 96
BMW 328i 1996

loudenvier

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 427
  • BMW 130i M-Sport AT 2006/2007
    • Portifólio de Felipe Machado
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #17 Online: Fevereiro 21, 2015, 12:39:35 pm »
Cara, melhor conferir... Mas pra 98 acho que não vai ter problema variar um pouco a amperagem.  No manual da.minha 130 não tinha Nada da amperagem. Pode ser desde 65A até 95A, todas dentro da especificação (que não tem no manual). Portanto abra seu porta malas e confira lá!!!

majps1983

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 70
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #18 Online: Fevereiro 21, 2015, 07:46:21 pm »
Uma dúvida... Eu tenho a mania de quando viajo por + de 15 dias eu desligo o negativo da bateria de meus carros para evitar q baixe carga.... Então em BMW eu não posso fazer isso pq buga algo?

Guto Ramos

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 3
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #19 Online: Junho 04, 2016, 10:25:58 pm »
Confrades.
Mesmo após muito tempo de inatividade do tópico,  responderei pela minha experiência vivida a 1º postagem.
O que aconteceu foi no módulo FRM (módulo conforto ) que fica localizado na coluna esquerda bem próximo aos pés devido a chupeta efetuada, limpou o software em 90% dos casos e isso que acontece os outros 10% e a queima do módulo,  quando ocorre a desprogramação levando em alguns profissionais especializados em módulos consegue refazer a programação, não é um serviço barato e muito menos rápido (entre R$ 1000 e 2000 prazo 2 dias)  porém sai bem mais barato que substituir todo módulo.

Rosscv

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1698
    • Email
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #20 Online: Dezembro 30, 2016, 08:16:27 am »
Uma dúvida... Eu tenho a mania de quando viajo por + de 15 dias eu desligo o negativo da bateria de meus carros para evitar q baixe carga.... Então em BMW eu não posso fazer isso pq buga algo?

Penso em fazer o mesmo.
Alguém já teve experiências com esta providência ?
Clio RSi Turbo -> 323Ti -> Audi S3 8L -> Corrado VR6 -> M3 E36 Active Supercharger -> Nissan 300ZX -> Golf VR6  Supercharger -> BMW 130i MT -> Alfa Romeo 155 Super -> Alfa Romeo 156 -> Volvo S60R Evolve -> Mini Cooper S -> Opala 4.1 Comodoro 1980 250s -> Suzuki Bandit 1200 -> BMW 135i Coupe -> Fiat 500 Abarth

Lievore

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 17
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #21 Online: Maio 31, 2017, 04:38:31 pm »
Boa tarde, Pessoal... Entrei no fórum há poucos dias, mas sou da área elétrica há mais de 30 anos e então talvez possa colaborar com algumas dúvidas. Tomara que ajude. Tive que recarregar a bateria da minha M3 E92 2008 semana passada. Fiz isso em casa, sem maiores custos e com total segurança. Vão aí algumas informações:
O DEFEITO:
- Apareceu no painel do carro um aviso de que a carga da bateria estava muito baixa;
- Medi a tensão da bateria com o carro desligado antes da recarga e deu 11,6V (depois de 1 dia parado) e o normal seria qualquer valor acima de 12V. Esperei 1 dia para medir, pois se rodar umas 2 horas e medir imediatamente, o valor pula para 12,6V. Isto acontece porque o alternador manda carga suficiente para corrigir o nível de tensão, mas não para carregar totalmente a bateria. Esperando 1 dia com o carro desligado o valor da tensão vai ser bem mais preciso;
- Quando a bateria começa a apresentar baixo nível de tensão (aparece no painel do carro), o defeito pode estar na bateria (que com o tempo não carrega mais em vista do aumento de sua resistência interna); na elevação do consumo em stand by (pode ser algum módulo drenando corrente acima do devido quando desligado) ou um defeito no alternador (que não envia mais carga quando o motor está ligado);
- Baterias automotivas de boa qualidade (AC DELCO, DELPHI, MOURA etc), normalmente não apresentam problemas nos primeiros 3 anos (a bateria instalada tem 11 meses de uso);
- Medi a corrente DC em stand by do M3. Assim que o motor desliga a corrente tem um valor elevado, de cerca de 4A. Nos próximos minutos, com o desligamento automático de alguns sistemas, a corrente cai para 0,043A. Valor aceitável, visto que, como a bateria é de 90Ah, significa que esta corrente demoraria 3 meses para descarregar a bateria;
- A tensão quando o carro está ligado fica em 12,26V que é um bom indicativo que o alternador está enviando carga para a bateria. É bom lembrar que os alternadores variam o nível de tensão e corrente enviados à bateria levando em conta parâmetros e demanda de carga;
- Como o carro roda muito pouco tudo indicava que uma recarga da bateria poderia resolver o problema.

A SOLUÇÃO (recarga da bateria):
- Optei por uma recarga lenta, o que é mais benéfico para a bateria. A literatura recomenta uma corrente de carga em torno de 10% da capacidade da bateria. No meu caso seria algo em torno de 9A. Utilizei um carregador de 10A no processo;
- Embora alguns eletricistas têm como prática carregar a bateria com todos os cabos conectados, lembro que isso pode ter sérias conseqüências (como narrado no fórum). O M3 tem mais de 20 módulos distribuídos pelo carro e qualquer defeito no carregador ou até mesmo um raio poderia gerar um pico de tensão e danificar um ou mais módulos. Optei por carregar a bateria fora do circuito elétrico do carro;
- O M3 possui um módulo PDM sobre a bateria. Penso que ele detecta o desligamento da bateria. De qualquer modo desligar simplesmente a bateria pode gerar um alerta para que o carro seja reconfigurado de acordo com a bateria atual (otimizando o uso do alternador). Isso requer informar a central do carro a respeito da capacidade da bateria, o que demandaria custos;
- Decidi então ligar uma bateria de 45Ah carregada em paralelo nos polos que existem sobre o capo do carro (a bateria do E92 fica no porta malas);
- Após isso desconectei o cabo negativo da bateria original no porta malas e liguei o cabos de saída do carregado diretamente nos polos da bateria original, preservando assim todos os circuitos elétricos do M3 bem como seus componentes;
- Deixei carregando por 3 dias. Tive o cuidado de manter o carregador do lado de fora do carro, para evitar aquecimento dentro do porta malas;
- Medi todas as correntes e tensões durante os 3 dias. Pude acompanhar o descarregamento da bateria colocada em paralelo e a corrente enviada pelo carregador à bateria original (esse valor vai diminuindo a medida que a bateria vai ficando carregada);
- Depois de carregada, reconectei o cabo negativo da bateria original e desconectei a bateria de 45Ah.

CONCLUSÃO:
- O carro não percebeu que a bateria original foi descarregada;
- Deixei o carro parado por 6 dias e o valor de tensão da bateria está em 12,6V. Parece que resolveu...

Desculpem a extensão da resposta, mas não consegui suprimir as informações, pois elas podem ser importantes conforme for a intenção do leitor (troca da bateria, recarga, segurança nos procedimentos etc.) Também espero não ter escrito nenhuma bobagem, mas como estou começando com a manutenção da minha M3, que é meu hobby atual, talvez tenha me enganado em alguma coisa. Se alguém precisar de mais informações tirei fotos do procedimento e também tenho todas as medidas feitas e vou acompanhar este fórum por alguns dias.
Se alguém puder fazer alguma correção ou complementação agradeço desde já...
Um abraço.
Sérgio Lievore
Engenheiro Eletricista
CREA SC 031493-1

Marcopollo

  • ///M344i V8 S62B44 ZF 6M Supercharger M90
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 318
    • Email
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #22 Online: Maio 31, 2017, 05:35:14 pm »
Boa tarde, Pessoal... Entrei no fórum há poucos dias, mas sou da área elétrica há mais de 30 anos e então talvez possa colaborar com algumas dúvidas. Tomara que ajude. Tive que recarregar a bateria da minha M3 E92 2008 semana passada. Fiz isso em casa, sem maiores custos e com total segurança. Vão aí algumas informações:

Se alguém puder fazer alguma correção ou complementação agradeço desde já...
Um abraço.
Parabéns pelas informações, foi preciso e correto.
Sou da área tb mas não atuo mais, hj só por hobby, já tive conhecimento de vários problemas por falta destes cuidados.
BMW 325i Euro MT Coupe 94 - S62B44 Blower ZF6M
http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=4400.25

In Heaven… the mechanics are German, the chefs are French, the police are British, the lovers are Italian and everything is organized by the Swiss.
In Hell… the mechanics are French, the police are German, the chefs are British, the lovers are Swiss and everything is organized by the Italians.

gtani

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 558
    • Email
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #23 Online: Maio 31, 2017, 05:56:52 pm »
Boa tarde, Pessoal... Entrei no fórum há poucos dias, mas sou da área elétrica há mais de 30 anos e então talvez possa colaborar com algumas dúvidas. Tomara que ajude. Tive que recarregar a bateria da minha M3 E92 2008 semana passada. Fiz isso em casa, sem maiores custos e com total segurança. Vão aí algumas informações:
O DEFEITO:
- Apareceu no painel do carro um aviso de que a carga da bateria estava muito baixa;
- Medi a tensão da bateria com o carro desligado antes da recarga e deu 11,6V (depois de 1 dia parado) e o normal seria qualquer valor acima de 12V. Esperei 1 dia para medir, pois se rodar umas 2 horas e medir imediatamente, o valor pula para 12,6V. Isto acontece porque o alternador manda carga suficiente para corrigir o nível de tensão, mas não para carregar totalmente a bateria. Esperando 1 dia com o carro desligado o valor da tensão vai ser bem mais preciso;
- Quando a bateria começa a apresentar baixo nível de tensão (aparece no painel do carro), o defeito pode estar na bateria (que com o tempo não carrega mais em vista do aumento de sua resistência interna); na elevação do consumo em stand by (pode ser algum módulo drenando corrente acima do devido quando desligado) ou um defeito no alternador (que não envia mais carga quando o motor está ligado);
- Baterias automotivas de boa qualidade (AC DELCO, DELPHI, MOURA etc), normalmente não apresentam problemas nos primeiros 3 anos (a bateria instalada tem 11 meses de uso);
- Medi a corrente DC em stand by do M3. Assim que o motor desliga a corrente tem um valor elevado, de cerca de 4A. Nos próximos minutos, com o desligamento automático de alguns sistemas, a corrente cai para 0,043A. Valor aceitável, visto que, como a bateria é de 90Ah, significa que esta corrente demoraria 3 meses para descarregar a bateria;
- A tensão quando o carro está ligado fica em 12,26V que é um bom indicativo que o alternador está enviando carga para a bateria. É bom lembrar que os alternadores variam o nível de tensão e corrente enviados à bateria levando em conta parâmetros e demanda de carga;
- Como o carro roda muito pouco tudo indicava que uma recarga da bateria poderia resolver o problema.

A SOLUÇÃO (recarga da bateria):
- Optei por uma recarga lenta, o que é mais benéfico para a bateria. A literatura recomenta uma corrente de carga em torno de 10% da capacidade da bateria. No meu caso seria algo em torno de 9A. Utilizei um carregador de 10A no processo;
- Embora alguns eletricistas têm como prática carregar a bateria com todos os cabos conectados, lembro que isso pode ter sérias conseqüências (como narrado no fórum). O M3 tem mais de 20 módulos distribuídos pelo carro e qualquer defeito no carregador ou até mesmo um raio poderia gerar um pico de tensão e danificar um ou mais módulos. Optei por carregar a bateria fora do circuito elétrico do carro;
- O M3 possui um módulo PDM sobre a bateria. Penso que ele detecta o desligamento da bateria. De qualquer modo desligar simplesmente a bateria pode gerar um alerta para que o carro seja reconfigurado de acordo com a bateria atual (otimizando o uso do alternador). Isso requer informar a central do carro a respeito da capacidade da bateria, o que demandaria custos;
- Decidi então ligar uma bateria de 45Ah carregada em paralelo nos polos que existem sobre o capo do carro (a bateria do E92 fica no porta malas);
- Após isso desconectei o cabo negativo da bateria original no porta malas e liguei o cabos de saída do carregado diretamente nos polos da bateria original, preservando assim todos os circuitos elétricos do M3 bem como seus componentes;
- Deixei carregando por 3 dias. Tive o cuidado de manter o carregador do lado de fora do carro, para evitar aquecimento dentro do porta malas;
- Medi todas as correntes e tensões durante os 3 dias. Pude acompanhar o descarregamento da bateria colocada em paralelo e a corrente enviada pelo carregador à bateria original (esse valor vai diminuindo a medida que a bateria vai ficando carregada);
- Depois de carregada, reconectei o cabo negativo da bateria original e desconectei a bateria de 45Ah.

CONCLUSÃO:
- O carro não percebeu que a bateria original foi descarregada;
- Deixei o carro parado por 6 dias e o valor de tensão da bateria está em 12,6V. Parece que resolveu...

Desculpem a extensão da resposta, mas não consegui suprimir as informações, pois elas podem ser importantes conforme for a intenção do leitor (troca da bateria, recarga, segurança nos procedimentos etc.) Também espero não ter escrito nenhuma bobagem, mas como estou começando com a manutenção da minha M3, que é meu hobby atual, talvez tenha me enganado em alguma coisa. Se alguém precisar de mais informações tirei fotos do procedimento e também tenho todas as medidas feitas e vou acompanhar este fórum por alguns dias.
Se alguém puder fazer alguma correção ou complementação agradeço desde já...
Um abraço.


Parabéns pela explicação!!!!!!!
Propritário:
 - Gertrudi - 540i Touring - 1994 - e34
 - Mercedes c200 Kompressor Avantgarde 2010 - Daily

Estaleiro Gertrudi  -- http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=12204.msg247192#msg247192
----------------------------------------------------------
Sigam @e34touring_br no Instagram.
----------------------------------------------------------

Arthur.P

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 42
    • Email
Re:Problemas após recarga de bateria
« Resposta #24 Online: Junho 10, 2017, 02:18:37 pm »
Boa tarde, Pessoal... Entrei no fórum há poucos dias, mas sou da área elétrica há mais de 30 anos e então talvez possa colaborar com algumas dúvidas. Tomara que ajude. Tive que recarregar a bateria da minha M3 E92 2008 semana passada. Fiz isso em casa, sem maiores custos e com total segurança. Vão aí algumas informações:
O DEFEITO:
- Apareceu no painel do carro um aviso de que a carga da bateria estava muito baixa;
- Medi a tensão da bateria com o carro desligado antes da recarga e deu 11,6V (depois de 1 dia parado) e o normal seria qualquer valor acima de 12V. Esperei 1 dia para medir, pois se rodar umas 2 horas e medir imediatamente, o valor pula para 12,6V. Isto acontece porque o alternador manda carga suficiente para corrigir o nível de tensão, mas não para carregar totalmente a bateria. Esperando 1 dia com o carro desligado o valor da tensão vai ser bem mais preciso;
- Quando a bateria começa a apresentar baixo nível de tensão (aparece no painel do carro), o defeito pode estar na bateria (que com o tempo não carrega mais em vista do aumento de sua resistência interna); na elevação do consumo em stand by (pode ser algum módulo drenando corrente acima do devido quando desligado) ou um defeito no alternador (que não envia mais carga quando o motor está ligado);
- Baterias automotivas de boa qualidade (AC DELCO, DELPHI, MOURA etc), normalmente não apresentam problemas nos primeiros 3 anos (a bateria instalada tem 11 meses de uso);
- Medi a corrente DC em stand by do M3. Assim que o motor desliga a corrente tem um valor elevado, de cerca de 4A. Nos próximos minutos, com o desligamento automático de alguns sistemas, a corrente cai para 0,043A. Valor aceitável, visto que, como a bateria é de 90Ah, significa que esta corrente demoraria 3 meses para descarregar a bateria;
- A tensão quando o carro está ligado fica em 12,26V que é um bom indicativo que o alternador está enviando carga para a bateria. É bom lembrar que os alternadores variam o nível de tensão e corrente enviados à bateria levando em conta parâmetros e demanda de carga;
- Como o carro roda muito pouco tudo indicava que uma recarga da bateria poderia resolver o problema.

A SOLUÇÃO (recarga da bateria):
- Optei por uma recarga lenta, o que é mais benéfico para a bateria. A literatura recomenta uma corrente de carga em torno de 10% da capacidade da bateria. No meu caso seria algo em torno de 9A. Utilizei um carregador de 10A no processo;
- Embora alguns eletricistas têm como prática carregar a bateria com todos os cabos conectados, lembro que isso pode ter sérias conseqüências (como narrado no fórum). O M3 tem mais de 20 módulos distribuídos pelo carro e qualquer defeito no carregador ou até mesmo um raio poderia gerar um pico de tensão e danificar um ou mais módulos. Optei por carregar a bateria fora do circuito elétrico do carro;
- O M3 possui um módulo PDM sobre a bateria. Penso que ele detecta o desligamento da bateria. De qualquer modo desligar simplesmente a bateria pode gerar um alerta para que o carro seja reconfigurado de acordo com a bateria atual (otimizando o uso do alternador). Isso requer informar a central do carro a respeito da capacidade da bateria, o que demandaria custos;
- Decidi então ligar uma bateria de 45Ah carregada em paralelo nos polos que existem sobre o capo do carro (a bateria do E92 fica no porta malas);
- Após isso desconectei o cabo negativo da bateria original no porta malas e liguei o cabos de saída do carregado diretamente nos polos da bateria original, preservando assim todos os circuitos elétricos do M3 bem como seus componentes;
- Deixei carregando por 3 dias. Tive o cuidado de manter o carregador do lado de fora do carro, para evitar aquecimento dentro do porta malas;
- Medi todas as correntes e tensões durante os 3 dias. Pude acompanhar o descarregamento da bateria colocada em paralelo e a corrente enviada pelo carregador à bateria original (esse valor vai diminuindo a medida que a bateria vai ficando carregada);
- Depois de carregada, reconectei o cabo negativo da bateria original e desconectei a bateria de 45Ah.

CONCLUSÃO:
- O carro não percebeu que a bateria original foi descarregada;
- Deixei o carro parado por 6 dias e o valor de tensão da bateria está em 12,6V. Parece que resolveu...

Desculpem a extensão da resposta, mas não consegui suprimir as informações, pois elas podem ser importantes conforme for a intenção do leitor (troca da bateria, recarga, segurança nos procedimentos etc.) Também espero não ter escrito nenhuma bobagem, mas como estou começando com a manutenção da minha M3, que é meu hobby atual, talvez tenha me enganado em alguma coisa. Se alguém precisar de mais informações tirei fotos do procedimento e também tenho todas as medidas feitas e vou acompanhar este fórum por alguns dias.
Se alguém puder fazer alguma correção ou complementação agradeço desde já...
Um abraço.

Baita explicação!!  :palmas:
///M 

BMW ///M3 E90 - Borla Atak • BMS
BMW 130I E87 - Magnaflow • KN