Boa tarde, Pessoal... Entrei no fórum há poucos dias, mas sou da área elétrica há mais de 30 anos e então talvez possa colaborar com algumas dúvidas. Tomara que ajude. Tive que recarregar a bateria da minha M3 E92 2008 semana passada. Fiz isso em casa, sem maiores custos e com total segurança. Vão aí algumas informações:
O DEFEITO:
- Apareceu no painel do carro um aviso de que a carga da bateria estava muito baixa;
- Medi a tensão da bateria com o carro desligado antes da recarga e deu 11,6V (depois de 1 dia parado) e o normal seria qualquer valor acima de 12V. Esperei 1 dia para medir, pois se rodar umas 2 horas e medir imediatamente, o valor pula para 12,6V. Isto acontece porque o alternador manda carga suficiente para corrigir o nível de tensão, mas não para carregar totalmente a bateria. Esperando 1 dia com o carro desligado o valor da tensão vai ser bem mais preciso;
- Quando a bateria começa a apresentar baixo nível de tensão (aparece no painel do carro), o defeito pode estar na bateria (que com o tempo não carrega mais em vista do aumento de sua resistência interna); na elevação do consumo em stand by (pode ser algum módulo drenando corrente acima do devido quando desligado) ou um defeito no alternador (que não envia mais carga quando o motor está ligado);
- Baterias automotivas de boa qualidade (AC DELCO, DELPHI, MOURA etc), normalmente não apresentam problemas nos primeiros 3 anos (a bateria instalada tem 11 meses de uso);
- Medi a corrente DC em stand by do M3. Assim que o motor desliga a corrente tem um valor elevado, de cerca de 4A. Nos próximos minutos, com o desligamento automático de alguns sistemas, a corrente cai para 0,043A. Valor aceitável, visto que, como a bateria é de 90Ah, significa que esta corrente demoraria 3 meses para descarregar a bateria;
- A tensão quando o carro está ligado fica em 12,26V que é um bom indicativo que o alternador está enviando carga para a bateria. É bom lembrar que os alternadores variam o nível de tensão e corrente enviados à bateria levando em conta parâmetros e demanda de carga;
- Como o carro roda muito pouco tudo indicava que uma recarga da bateria poderia resolver o problema.
A SOLUÇÃO (recarga da bateria):
- Optei por uma recarga lenta, o que é mais benéfico para a bateria. A literatura recomenta uma corrente de carga em torno de 10% da capacidade da bateria. No meu caso seria algo em torno de 9A. Utilizei um carregador de 10A no processo;
- Embora alguns eletricistas têm como prática carregar a bateria com todos os cabos conectados, lembro que isso pode ter sérias conseqüências (como narrado no fórum). O M3 tem mais de 20 módulos distribuídos pelo carro e qualquer defeito no carregador ou até mesmo um raio poderia gerar um pico de tensão e danificar um ou mais módulos. Optei por carregar a bateria fora do circuito elétrico do carro;
- O M3 possui um módulo PDM sobre a bateria. Penso que ele detecta o desligamento da bateria. De qualquer modo desligar simplesmente a bateria pode gerar um alerta para que o carro seja reconfigurado de acordo com a bateria atual (otimizando o uso do alternador). Isso requer informar a central do carro a respeito da capacidade da bateria, o que demandaria custos;
- Decidi então ligar uma bateria de 45Ah carregada em paralelo nos polos que existem sobre o capo do carro (a bateria do E92 fica no porta malas);
- Após isso desconectei o cabo negativo da bateria original no porta malas e liguei o cabos de saída do carregado diretamente nos polos da bateria original, preservando assim todos os circuitos elétricos do M3 bem como seus componentes;
- Deixei carregando por 3 dias. Tive o cuidado de manter o carregador do lado de fora do carro, para evitar aquecimento dentro do porta malas;
- Medi todas as correntes e tensões durante os 3 dias. Pude acompanhar o descarregamento da bateria colocada em paralelo e a corrente enviada pelo carregador à bateria original (esse valor vai diminuindo a medida que a bateria vai ficando carregada);
- Depois de carregada, reconectei o cabo negativo da bateria original e desconectei a bateria de 45Ah.
CONCLUSÃO:
- O carro não percebeu que a bateria original foi descarregada;
- Deixei o carro parado por 6 dias e o valor de tensão da bateria está em 12,6V. Parece que resolveu...
Desculpem a extensão da resposta, mas não consegui suprimir as informações, pois elas podem ser importantes conforme for a intenção do leitor (troca da bateria, recarga, segurança nos procedimentos etc.) Também espero não ter escrito nenhuma bobagem, mas como estou começando com a manutenção da minha M3, que é meu hobby atual, talvez tenha me enganado em alguma coisa. Se alguém precisar de mais informações tirei fotos do procedimento e também tenho todas as medidas feitas e vou acompanhar este fórum por alguns dias.
Se alguém puder fazer alguma correção ou complementação agradeço desde já...
Um abraço.