Autor Tópico: [DIY] Trocando capacitor e36 - ar condicionado  (Lida 2955 vezes)

marcelozao

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 266
[DIY] Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Online: Fevereiro 14, 2015, 02:36:58 pm »
Pessoal,
Fora os vídeos do youtube, tenho dicas a acrescentar na operação de trocar o capacitor do ar condicionado, usando minha E36 1996 como parametro, façam por conta e risco ;)

Primeiro, muita paciência !
Segundo, use as ferramentas apropriadas, não troque a fenda por canivete ou faca, vai danificar o case da placa.
O texto que segui, foi desse link:
(créditos) http://www.macadamizer.com/bmwfix.html

Porém algumas observações na prática:
- Soltar a placa de circuito impresso é MUITO difícil. Tenha em mente que se entortar ela, pode romper uma trilha ou trincá-la
- Além de usar a pressão nos encaixes, eu usei a chave de fenda menor por dentro, fazendo uma alavanca para a placa sair


O texto fica confuso em relação ao capacitor, bom o meu estava com a indicação soldada para trás, meu amigo Maurcio Nomura teve que primeiro retirá-lo para confirmar. Por sorte, eu havia comprado o correto, porém de poliester (não achei tantalo em Bauru).



Outro detalhe, na hora de montar esse tubo de captação do ar do habitáculo tem que se encaixar direitinho na case e voltado para a frente conforme o desenho. Cuidado na hora de montar o tubo na placa, ele dá uma pequena forçadinha no cabo flat! Esse tubo e a ventoinha na placa "puxam" o ar para um sensor (que estava sujo) na frente do painel do ar:


Abaixo, as indicações da posição do tubo:


De resto, ainda não testei 100% o ar, pois montei e tive que sair com o outro carro. Liguei e desliguei usando o controle da ventilação umas 4 vezes e ele não travou. Volto para atualizar.
« última modificação: Julho 15, 2015, 05:49:46 pm por Felipe_Baratto »
BMW 328i 1996

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #1 Online: Fevereiro 18, 2015, 08:40:31 am »
Parabens pelo how to.

existia (não sei se ainda esta no ar) um site apenas com esse how to, mas em ingles.

Fiz em 2010 numa 328i E36 que tive.
Gastei R$ 1,00 na epoca, comprando 2 capacitores (1 de reserva).

Fiquei com o carro por mais 2 anos e nunca voltou o problema.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


Skyline

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 198
Re:Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #2 Online: Fevereiro 18, 2015, 09:06:19 am »
Parabens pelo how to.

existia (não sei se ainda esta no ar) um site apenas com esse how to, mas em ingles.

Fiz em 2010 numa 328i E36 que tive.
Gastei R$ 1,00 na epoca, comprando 2 capacitores (1 de reserva).

Fiquei com o carro por mais 2 anos e nunca voltou o problema.

Também fiz isso, e as eletrônicas aqui da cidade falaram que tinha que trocar a central toda, pois não tinha conserto..

O site em inglês que usei foi este: http://www.macadamizer.com/bmwfix.html
Ex:     323iA 98'
Atual:  330i 02' Motorsport

marcelozao

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 266
Re:Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #3 Online: Fevereiro 19, 2015, 08:01:12 am »
Também fiz isso, e as eletrônicas aqui da cidade falaram que tinha que trocar a central toda, pois não tinha conserto..

O site em inglês que usei foi este: http://www.macadamizer.com/bmwfix.html
É o mesmo sie que dei os créditos :)
Só fiquei encanado que o motorzinho dentro estava ligado, mas parece que ele fica um tempinho assim, sábado vou plugar ele de novo e testar. De resto, funcionando 100%.
Aqui em Bauru paguei R$0,15 no capacitor e ouvi a mesma coisa das eletrônicas: que a central estava condenada.
BMW 328i 1996

AK

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 35
    • Email
Re:Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #4 Online: Março 12, 2015, 04:43:01 pm »
No meu eu só resoldei o mesmo capacitor na placa, e parou de falhar.

marcelozao

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 266
Re:[DIY] Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #5 Online: Dezembro 30, 2016, 05:52:54 pm »
Passando para falar que continua firme e forte o AC da BAD
BMW 328i 1996

Pedro Augusto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 235
  • e36 328i
Re:[DIY] Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #6 Online: Março 19, 2017, 08:14:39 pm »
Permitam-me desenterrar este tópico...

O ar-condicionado de meu carro (328i 96) tem um problema e eu não sei se está relacionado a este capacitor.
Assim que ligo o carro e o ar-condicionado, funciona tudo perfeitamente. Mas depois de um tempo com o ar-condicionado ligado, o ventilador começa a diminuir a velocidade e, acho, o ar começa a sair menos frio, mas nada de parar completamente nem deixar de sair ar levemente resfriado, só não sai com a "potência" inicial.

De nada adianta mexer nos controles de velocidade de saída do ar, a única coisa que altera é quando deixo a velocidade do ar bem baixa, que aí realmente fica ainda mais lenta que a que estava saindo, e se eu apertar o botão para ficar com a velocidade máxima do ventilador, não passa do que já estava.

Vendo essa imagem abaixo, em meu controlador está com esse sensor quebrado, sem fazer conexão de uma ponta a outra. Mas nunca vi informação de como trocar isso.

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:[DIY] Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #7 Online: Março 20, 2017, 09:26:26 am »
Permitam-me desenterrar este tópico...

O ar-condicionado de meu carro (328i 96) tem um problema e eu não sei se está relacionado a este capacitor.
Assim que ligo o carro e o ar-condicionado, funciona tudo perfeitamente. Mas depois de um tempo com o ar-condicionado ligado, o ventilador começa a diminuir a velocidade e, acho, o ar começa a sair menos frio, mas nada de parar completamente nem deixar de sair ar levemente resfriado, só não sai com a "potência" inicial.

De nada adianta mexer nos controles de velocidade de saída do ar, a única coisa que altera é quando deixo a velocidade do ar bem baixa, que aí realmente fica ainda mais lenta que a que estava saindo, e se eu apertar o botão para ficar com a velocidade máxima do ventilador, não passa do que já estava.

Vendo essa imagem abaixo, em meu controlador está com esse sensor quebrado, sem fazer conexão de uma ponta a outra. Mas nunca vi informação de como trocar isso.

Seu problema esta no blower ou no blower resistor (google tem fotos)
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


Pedro Augusto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 235
  • e36 328i
Re:[DIY] Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #8 Online: Março 20, 2017, 11:00:10 am »
Seu problema esta no blower ou no blower resistor (google tem fotos)
Obrigado pela resposta, Bernardo.
O blower seria o próprio "ventilador" do ar-condicionado, certo? Se for, o negócio é mais complicado de trocar, pois tem que desmontar edit:quase todo o painel um bocado de coisa na parte da frente que eu não dizer os nomes. 
:lol:

Se for o resistor, parece que até um dummie conseguiria fazer a troca, simples, só desmontar por baixo da direção.

O resistor é esse?


Ou teria que trocar essa peça também?


Se não houver um teste fácil de fazer, vou comprar uma (ou as duas) dessas peças para ver se resolve meu problema.

Mais uma vez, obrigado.

edit2: Vou ver se consigo uma peça dessas pra testar antes de comprar. Achei este link que dá uma ideia: http://www.bimmerfest.com/forums/showthread.php?t=393686
« última modificação: Março 20, 2017, 11:18:53 am por Pedro Augusto »

Rickfay

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 16
    • Email
Re:[DIY] Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #9 Online: Março 21, 2017, 02:26:13 pm »
Depende do ano, na minha (97) é só a primeira peça, comprei na china por menos de 50 reais, troquei em 10 minutos e resolveu.

Pedro Augusto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 235
  • e36 328i
Re:[DIY] Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #10 Online: Março 22, 2017, 05:27:44 pm »
Depende do ano, na minha (97) é só a primeira peça, comprei na china por menos de 50 reais, troquei em 10 minutos e resolveu.
Comprei só a primeira. Pelo que andei lendo, seria somente ela mesmo, caso o problema não seja no próprio ventilador/blower.
Quando chegar eu instalo e dou o retorno aqui.
Obrigado a todos.

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:[DIY] Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #11 Online: Abril 03, 2017, 02:13:33 pm »
Como o Bernardo comentou, na sua imagem com a seta está localizado o blower resistor e nele há uma pequena ventoinha. As vezes essa ventoinha para de funcionar e o sensor de temperatura da cabine deixa de funcionar, fazendo com que o ar diminua a velocidade dos ventiladores..
As vezes só de abrir a central do AC e limpar essa ventoinha já resolve o problema pois com o tempo ela acumula sujeira, fica pesada e para de funcionar. O funcionamento dela é magnético.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


falkratz

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 177
Re:[DIY] Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #12 Online: Abril 20, 2017, 05:31:26 pm »
Como o Bernardo comentou, na sua imagem com a seta está localizado o blower resistor e nele há uma pequena ventoinha. As vezes essa ventoinha para de funcionar e o sensor de temperatura da cabine deixa de funcionar, fazendo com que o ar diminua a velocidade dos ventiladores..
As vezes só de abrir a central do AC e limpar essa ventoinha já resolve o problema pois com o tempo ela acumula sujeira, fica pesada e para de funcionar. O funcionamento dela é magnético.

Vou tentar fazer essa limpeza, pois acho o blower da perua muito fraco.... eu altero a velocidade e ele muda, mas mesmo no máximo me parece muito fraquinho.... até levei em um amigo que sempre faz os A/C pra mim e testamos, o sistema gela e esquenta muito bem só o ar não sai muito forte. Ele já mexeu em E36 e diz que o ar deveria sair com mais força. Ou poderia ser o blower querendo se aposentar depois de quase 11 anos de serviço?
E36 328i Touring MT 96 - Estaleiro

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:[DIY] Trocando capacitor e36 - ar condicionado
« Resposta #13 Online: Abril 20, 2017, 05:54:52 pm »
Vou tentar fazer essa limpeza, pois acho o blower da perua muito fraco.... eu altero a velocidade e ele muda, mas mesmo no máximo me parece muito fraquinho.... até levei em um amigo que sempre faz os A/C pra mim e testamos, o sistema gela e esquenta muito bem só o ar não sai muito forte. Ele já mexeu em E36 e diz que o ar deveria sair com mais força. Ou poderia ser o blower querendo se aposentar depois de quase 11 anos de serviço?
Ixi man..
Pode ser o próprio blower, pode ser a resistência..
Teria que testar pra ter certeza.
Eu apostaria na resistência do ventilador.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv