Autor Tópico: Bielas Forjadas  (Lida 39684 vezes)

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Bielas Forjadas
« Online: Abril 04, 2010, 04:27:46 am »
Tudo sobre bielas forjadas

Vamos desmistificar esse assunto de uma vez por todas:

Existem muitos tipos de bielas, e entre eles, muitos tipos de bielas forjadas. A maioria dos carros possui bielas fundidas, as mais baratas e também as de qualidade inferior. Dentre as fundidas, também existem mais de um tipo, mas vamos ficar com as forjadas, que são as que nos interessam no momento:

Os principais tipos de bielas forjadas são:


biela original forjada

Forjadas originais:
"Forjadas originais", que todos nós conhecemos como as bielas oferecidas em alguns carros de mais potência e melhor qualidade. Um exemplo bem exótico de carro de linha com bielas forjadas de fábrica é o Nissan Skyline e um mais comum é o motor 4AG da Toyota, que equipava os antigos AE86 Corolla/Levin/Trueno, tão conhecidos dos drifts e imortalizado pela serie Initial D. Outros carros também possuem bielas forjadas de fábrica e muita gente sequer sabe disso.

Vejam fotos das bielas do 4AG:



Reparem a "cicatriz" ao longo da peça, proveniente do processo de forjamento das bielas. Essa marca ocorre devido a prensagem do material nos moldes e é o excesso que sobra qdo o material é esmagado. é uma boa forma de descobrir se uma biela é mesmo forjada!

As bielas forjadas originais são fabricadas através de um processo que inicia com uma barra de aço carbono que é prensada através de uma prensa rotativa, o que lhe confere uma estrura granular longitudinal uniforme. Esse processo de modificar a estrutura granular do material aumenta muito a resistência da peça. Após isso a barra de metal é aquecida até atingir uma consistência plástica e então é prensada em moldes "fêmea", o que confere uma estrutura granular circular ao redor do olho e pé da biela. Entao vem a usinagem dos furos e da lateral. As peças podem passar por tratamentos térmicos ou químicos.

Esse processo produz bielas muito superiores às fundidas, mas também mais caras. E o inconveniente
é que a estrutura superficial fica afetada por um processo conhecido como "de-carb" ou descarbonização, em que o carbono migra para a superfície, criando pontos de estress que enfraquecem a peça.

O custo determina o tipo de material utilizado pela fábrica e dependendo do tipo de aço, ele pode conter contaminantes que interrompem a estrutura granular do material e causam fraturas, mesmo após anos da instalação do componente no motor. É uma questao de sorte ter ou não uma biela ruim.


Forjadas "aftermarket", ou especiais:
Crower forjada
Basicamente o processo é o mesmo, mudando principalmente o tipo de material usado. O mais comum são as ligas 4340, 4140 ou 4330, em lugar das ligas da serie 51, material mais comum nas forjadas de fábrica. Isso termina por evitar a maioria dos contaminantes, como silício, fósforo ou enxofre que estragam a estrutura perfeita do aço forjado. Outro cuidado extra é geralmente dado na hora da usinagem, mantendo tolerâncias menores, para garantir maior precisao dimensional e distribuiçao de peso.

Usinadas ou "billet", também conhecidas como "true billet":
True billet, como as nacionais
As bielas usinadas não são forjadas. Elas sao fabricadas de um pedaço de metal cortado com chama (plasma ou laser) que pode ou não ser material previamente forjado. Para serem consideradas forjadas, naturalmente precisam ser usinadas de um bloco forjado. Esse processo elimina completamente o problema da descarbonizaçao, e cria uma peça muito forte e com estrutura granular estável. Contudo, se a granulacao transversal é perfeita, não há o contorno dela ao redor das extremidades, o que é uma desvantagem. Mas em termos gerais, é uma biela mais forte que a forjada e oferece um acabamento superficial mais bonito, principalmente apos o shot peening, que lhe confere uma maior rigidez externa e proteção ao fadigamento, e também um acabamento jateado, porém brilhante.

Reparem o acabamento perfeito, somente possível através de usinagem e posterior shot peening.


Forjadas usinadas ou "fully machined":
Essas são as melhores bielas que existem, utilizadas nos melhores motores de todos, inclusive os Top Fuel e Funnys. Elas aproveitam todas as vantagens de uma biela forjada com sua estrutura granular perfeita em toda a biela e também possuem uma superfície perfeita, totalmente livre de estresses causadores de trincas. Seu acabamento é perfeito e sua resistência é maxima.
São mais caras e raras, pois ao contrario das forjadas que sao encomendadas pelas grandes montadoras e gozam de uma enorme escala e das billet ou usinadas que são cortadas de chapas de metal bruto, as "fully" precisam ser forjadas em equipamentos caros e especificos para cada aplicacao e ainda serem usinadas como uma "billet". Os moldes são realmente caros e o investimento inicial é realmente alto. Por isso são comuns apenas em indústrias muito movimentadas, que justifiquem o investimento.
 
  
Há muito mais sobre o assunto, como as novas bielas "PFF" ou precision powder forged da GKN, que buscam aliar resistência e custo e há detalhes intrínsecos do projeto e fabricação que sao propriedade das fábricas e portanto, patrimônio que não é divulgado, mas o básico do básico é isso aí!
« última modificação: Abril 05, 2010, 07:01:13 am por MatheusS50 »

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

ekipe

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 859
  • Hell de Janeiro
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #1 Online: Abril 10, 2010, 01:50:55 pm »
Fica aí a dica em quer instalar na E36, uma empresa americana chamada Eagle vende um jogo de bielas de alumíno forjado em perfil H por módicos 500,00U$.

Henderson

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 840
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #2 Online: Abril 12, 2010, 08:59:05 pm »
Aproveitei pra estudar um pouco de matalurgia, heehehe

Frequentemente usadas no APs, as bielas de Kombi a Diesel são uma boa pedida (pros APs).

Em relação a processo de fabricação, certa vez vi um em que as duas partes eram feitas por "trincamento".

Em vez de serem usinadas as faces de contato entre as duas partes da biela, as faces são quebradas, fazendo uma montagem perfeita e completamente impossível de se conseguir montar as peças trocadas.

Pra que o processo de quebra seja perfeito, a biela é resfriada antes do impacto, evitando deformações por escoamento do material.

Achei bem interessante, já tem um tempo que vi isso. Não sei se tornou-se processo comum.

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #3 Online: Abril 14, 2010, 08:05:42 pm »
Citar
Fica aí a dica em quer instalar na E36, uma empresa americana chamada Eagle vende um jogo de bielas de alumíno forjado em perfil H por módicos 500,00U$.
Boa dica Ekipe.. as bielas Eagle não são top, mas cumprem o papel.. eles dizem ser americanas, mas na realidade são produzidas na China.. de qualquer forma, possuem bom padrão de usinagem e material, só não são muito balanceadas.. ou seja, para um bom motor aspro girador, é interessante fazer o balanceamento das mesmas antes.

Bielas top são Arrow, Manley, Crower..

Citar
Frequentemente usadas no APs, as bielas de Kombi a Diesel são uma boa pedida (pros APs).

para uma preparação sobrealimentada até acaba sendo uma opção, pois o aumento de massa nas partes móveis (são bem mais pesadas que as bielas da versão ciclo otto) e a piora na r/l, é compensada pela maior eficiência volumétrica possível na mesma faixa de giro devido a pressão positiva.
Agora para preparação aspirada, eu jamais usaria essas bielas curtas e pesadas..

Citar
Em relação a processo de fabricação, certa vez vi um em que as duas partes eram feitas por "trincamento".

Em vez de serem usinadas as faces de contato entre as duas partes da biela, as faces são quebradas, fazendo uma montagem perfeita e completamente impossível de se conseguir montar as peças trocadas.

Pra que o processo de quebra seja perfeito, a biela é resfriada antes do impacto, evitando deformações por escoamento do material.

Achei bem interessante, já tem um tempo que vi isso. Não sei se tornou-se processo comum.

Esse processo é chamado de "fratura".. bielas fraturadas se tornou quase padrão na maioria das montadoras de veículos em massa no país. Não depende de uma usinagem tão precisa e diminui riscos de montagem (já que uma peça fraturada, só irá encaixar as duas metades quando as irregularidades da fratura coincidir).

Em motores de maior investimento, ainda não tenho visto bielas fraturadas..

a GM aqui no Brasil, iniciou com as bielas fraturadas nos motores Família 1..


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Henderson

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 840
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #4 Online: Abril 14, 2010, 10:43:50 pm »
Fratura, exato... o termo fugiu.


ekipe

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 859
  • Hell de Janeiro
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #5 Online: Abril 14, 2010, 11:56:17 pm »
Não sabia que estas marcas americanas faziam bielas para BMW. Bom saber até, mas por outro lado um jogo de bielas OEM custa muito pouco por incrível que pareça. Matheus o que você acha das marcas nacionais de bielas de aluminio forjadas?

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #6 Online: Abril 16, 2010, 07:16:58 am »
Não sabia que estas marcas americanas faziam bielas para BMW. Bom saber até, mas por outro lado um jogo de bielas OEM custa muito pouco por incrível que pareça. Matheus o que você acha das marcas nacionais de bielas de aluminio forjadas?

A maioria das fabricantes de pistões e bielas, já estão encarando a nova realidade do mercado, que são os carros japoneses e europeus como grandes protagonistas do mercado atual de performance.
Se você calcular o lucro que uma JE tem vendendo pistões para BMW (que sai em torno de 900 dólares 6 pistões, caso não seja custom spec), em comparação aos V8 americanos, é muito maior..um jogo de 8 pistões JE para um Chevy small block vc consegue até por 500 dólares. É um mercado concorrido e os americanos acostumaram a pagar barato.
Já os motores europeus e japoneses (esses, principalmente motores Honda, já estão ficando quase igual os motores americanos, de tão concorridos) ainda permite maior ganho por parte dos fabricantes.

Inclusive, 90% dos fabricantes de pistões e bielas americanos aceitam fazer custom spec pagando coisa de 20 a 30% mais. Ou seja, vc pode até alterar o comprimento da biela, pedir perfil I ou H... forja para menor massa (motor aspro), forja para maior massa para resistir maior PME (motor sobrealimentado) e etc..


quanto as bielas nacionais, já usei algumas vezes as de aço forjado 4340... o material era bom, inclusive aguentou uma PME bem alta.. mas se eu não tivesse checado as medidas do olho maior, eu teria perdido o motor, pois nenhuma das 4 bielas do jogo vieram com medida correta.. A maioria dos motores toleram 0,01 a 0,015mm de folga no alojamento do olho maior (onde vão as bronzinas), e essas bielas vieram pra mim variando de 0,08mm a 0,12mm!! Ou seja, era montar, pro motor rajar na hora.. 
Sorte que eu sempre meço as peças antes de montar.. identifiquei a folga absurda e retifiquei as 4 bielas, o que também não me agrada muito, pois quando vc retifica a biela, está alterando a massa da mesma e o comprimento (coisa ínfima, mas altera)... ou seja, novo balanceamento é preciso.

Então, eu ainda preferiria as fabricantes americanas ou européias, tradicionais em bielas forjadas..

É mais caro, mas vc gasta só uma vez... pistões e bielas são ítens vitais e não vale reduzir custos nesses.


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

m3blue

  • Visitante
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #7 Online: Dezembro 17, 2010, 05:35:58 am »
E quanto as bielas Pauter? vi q sao muito usadas em motores bmw...abraços!!

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #8 Online: Dezembro 17, 2010, 05:48:11 am »
Pauter eh apenas uma das marcas de fabricantes de peças automotivas... se são boas ou ruins, bom, tudo depende da aplicacao....

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #9 Online: Dezembro 17, 2010, 07:30:34 am »
Carrilo?
///M loading...

Renato

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 693
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #10 Online: Agosto 08, 2011, 09:20:57 pm »
Se alguem precisar tenho dois jogos de bielas forjadas zero KM para e36 para 700cv +,aprovadissimas por mim mesmo.Uso na minha M3 turbo a 5 anos.
Faco 1400 reais em cada jogo.

guigocar

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 155
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #11 Online: Setembro 25, 2011, 12:40:24 am »
Se alguem precisar tenho dois jogos de bielas forjadas zero KM para e36 para 700cv +,aprovadissimas por mim mesmo.Uso na minha M3 turbo a 5 anos.
Faco 1400 reais em cada jogo.

Qual o fabricante? É da só para M3 ou serve também para os 2.5 (323Ti compact 1998)?

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #12 Online: Setembro 25, 2011, 10:57:32 pm »
Se alguem precisar tenho dois jogos de bielas forjadas zero KM para e36 para 700cv +,aprovadissimas por mim mesmo.Uso na minha M3 turbo a 5 anos.
Faco 1400 reais em cada jogo.

de graça ! Show

oszoto

  • Visitante
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #13 Online: Março 12, 2012, 08:14:50 pm »
Se alguem precisar tenho dois jogos de bielas forjadas zero KM para e36 para 700cv +,aprovadissimas por mim mesmo.Uso na minha M3 turbo a 5 anos.
Faco 1400 reais em cada jogo.

Amigo ainda tem as bielas para vender?

mauricinholelis

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 64
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #14 Online: Março 12, 2012, 08:18:09 pm »
Amigo ainda tem as bielas para vender?(2)

Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #15 Online: Março 12, 2012, 09:10:23 pm »
Eu tenho um set de bielas forjadas 0km. Se alguem tiver interesse, entrem em contato

oszoto

  • Visitante
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #16 Online: Março 13, 2012, 10:22:19 am »
Eu tenho um set de bielas forjadas 0km. Se alguem tiver interesse, entrem em contato

Qual o preço??

Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #17 Online: Março 13, 2012, 11:44:00 am »
Enviei MP

Everton et

  • Visitante
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #18 Online: Junho 20, 2012, 09:36:27 am »
Pauter eh apenas uma das marcas de fabricantes de peças automotivas... se são boas ou ruins, bom, tudo depende da aplicacao....

Sao as que eu uso no honda, sao ótimas

Na minha opinião bielas boas sao

Pautter
Crower
Carrilo
Manley

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #19 Online: Junho 20, 2012, 03:01:33 pm »
existe tb umas de titanio que sao muito leves e faz o giro subir mais rapido
abraços
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

cerginho

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1914
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #20 Online: Junho 20, 2012, 03:13:48 pm »
Eu tenho um set de bielas forjadas 0km. Se alguem tiver interesse, entrem em contato

Tenho interesse , cabem na 328 ??? me mande uma MP.

Everton et

  • Visitante
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #21 Online: Junho 20, 2012, 07:37:07 pm »
existe tb umas de titanio que sao muito leves e faz o giro subir mais rapido
abraços

E fazendo umas contas aqui

Qualquer biela vai bem numa BM.
até as SPA que aguentam rindo 600cv num AP, em 6 cilindros é tranquilo 800cv

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Bielas Forjadas
« Resposta #22 Online: Junho 20, 2012, 10:26:37 pm »
Vou te falar uma coisa , se bobeias as originais sao melhores , nunca vi algum Bmw entortar ou quebrar biela original , se for turbinar eu até entendo agora essa preparação leve de chip e filtro e no Max cabeçote eu deixava original Bmw chique
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #23 Online: Outubro 06, 2012, 01:47:09 am »
Alguma bmw ja vem com bielas forjadas de fabrica? Alguma ///M ?

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

e36monteiro

  • Visitante
Re:Bielas Forjadas
« Resposta #24 Online: Abril 23, 2014, 11:36:04 am »
Bom dia galera

me ajudem por favor

estou preparando um motor
m50b25tu

pelo q vi essas bielas são mais compridas devido ao vanos.
Até ai tudo bem o problema é

existem varias medidas do encaixe do vira brequim ( desculpe a ignorancia, não sei o nome correto  ) tipo 44mm e 53 mm isso sem bronzina.
Alguem sabe se o motor com vanos é maior esse encaixe ?

desde ja agradeço