Autor Tópico: [DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)  (Lida 6532 vezes)

Mario Luiz

  • Bimmer 325i E 36 US 1995 AT
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 72
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #25 Online: Junho 11, 2015, 12:19:41 pm »
Mandou bem!!! Valeu meu amigo! :theman:

Pedro Augusto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 235
  • e36 328i
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #26 Online: Julho 01, 2015, 02:01:41 pm »
Cara, muito bom!
Desde o começo do ano, quando peguei a 328, que queria deixar o mostrador do consumo em Km/l.
Anotei aqui para fazer assim que for no carro.
Obrigado mesmo!

tlh2011

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 547
  • 323Ti 6mt Swap
    • Email
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #27 Online: Julho 01, 2015, 08:41:40 pm »
quem me dera se desse também na compact  :headbang:
@arthurvpaiva quem vai descobrir esse segredo pra nós? kkkkk

Arthur

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 360
  • A direção é mais importante do que a velocidade.
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #28 Online: Julho 05, 2015, 09:39:34 pm »
@arthurvpaiva quem vai descobrir esse segredo pra nós? kkkkk

ja tentei de tudo... impossivel kkkkk

Pedro Augusto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 235
  • e36 328i
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #29 Online: Julho 11, 2015, 04:26:33 pm »
Lendo as informações do link postado pelo amigo jose_sherman eu fiquei interessado/curioso em acessar os códigos de testes do computador de bordo (OBC = On Board Computer) do carro que, no meu caso, não é uma M3, é uma e36 328i manual, mas funciona igualmente.

Acabei por traduzir algumas das informações da página postada e gostaria de compartilhar por aqui, tanto para informação de quem não domina o inglês quanto para saber se traduzi corretamente e, também, para troca de informações, objetivo do fórum.

Acessando dados no computador de bordo.

O computador de bordo contém uma grande quantidade de dados, os exibindo de uma forma determinada pelo código do país que está configurado. Para acessar os códigos 1, 10, 14, 19, e 21 não precisará desbloquear, mas para acessar os outros códigos você precisará desbloquear o computador de bordo utilizando o procedimento descrito abaixo.

Pressione as teclas de 1000 e 10 simultaneamente. Você deverá ver "Test-Nr .:" aparecer no visor.
A partir da tabela abaixo, insira um número de código de teste, utilizando as teclas numéricas, seguido pela tecla SET / RES e veja os resultados.
Volte às funções normais de exposição pressionando CHECK ou qualquer outra tecla. 

Desbloquear o Display.

A maioria dos códigos de teste exige desbloquear o computador de bordo antes. Introduza o código de teste 19 usando o procedimento descrito acima. O display deve mostrar LOCK: ON. Em seguida, digite um código de desbloqueio, que consiste na soma do mês corrente e data (por exemplo, se hoje é 11 de julho, entrar 18). Em seguida, pressione SET / RES, e o computador de bordo estará desbloqueado.

Tabela de códigos


Perceba que não coloquei todos os códigos, pois alguns eu não vi muita utilidade ou não saberia explicar a função, mas basta acessar o link http://www.bimmerinfo.com/E36_OBC_tricks.htm para ver todos.
« última modificação: Julho 11, 2015, 04:30:50 pm por Pedro Augusto »

Pedro Augusto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 235
  • e36 328i
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #30 Online: Julho 11, 2015, 04:54:34 pm »
Como alterar o idioma do OBC - Computador de Bordo.

Outra informação no link postado é sobre como alterar o idioma do computador de bordo.
No meu carro estava em espanhol, preferi colocar em inglês.

Para alterar o idioma do computador de bordo você precisará pressionar as teclas de 1000 e 10 simultaneamente para aparecer "Test-Nr .:" no visor.
Coloque o código 10 e pressione a tecla SET / RES.
Uma vez que estiver no código 10, pressione a tecla 1 várias vezes e você verá várias opções de países.
Por exemplo, 0 para a Alemanha (o display lê LAND: 0 D * - D significa Deutschland = Alemanha).
Se continuar pressionando a tecla 1 você verá as opções: Grã-Bretanha, EUA, França, Canadá...
Uma vez que o display está no país que você deseja, pressione a tecla SET / RES para armazenar sua escolha na memória.

Para deixar em inglês, defina para LAND: 2 * EUA. Em seguida pressione a tecla CHECK e o display ficará com o idioma do país que você escolheu.

Deotur

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Faça você mesmo: 325i 1995: Consumo em Km/L e acesso a funções ocultas do CB!!
« Resposta #31 Online: Abril 01, 2016, 04:27:51 pm »
Olá pessoal! Boa tarde!
Ontem fiz um teste no computador de bordo de minha 325i e consegui inserir um código que faz com que o consumo médio (o 1 e o 2) seja mostrado em Km/L!!! Normalmente o consumo é mostrado em L/100Km.
Confesso que foi uma sorte eu ter conseguido.
Explico: eu fui inserindo alguns códigos e o consumo e demais medidas passaram de L/100km para MPG  :headbang: . Acredito que essa medida seja a padrão dos Estados Unidos (milha por galão). Além do consumo, as demais medidas ficaram todas em milhas! Então eu fui inserindo outros códigos a fim de violtar ao padrão (L/100km) quando... apareceu a medida padrão nossa (Km/L)  :BananaAlegre: .

Primeiramente, devo dar os devidos créditos de onde achei o código para acessar as funções ocultas do CB (Link: http://www.bmwpt.com/forum/viewtopic.php?t=8891&sid=f6ef372732fe22d8ebc728695bfbdb18).

Essas funções mostram alguns dados interessantes como quantos litros há no tanque de combustível, a voltagem da bateria e também a possibilidade de inserir um fator de correção no cálculo do consumo médio.

Para acessá-las, primeiramente você deve inserir uma data. Aquela da tecla "Date". Isso porque você vai precisar inserir a soma da data que estiver no CB para acessar as funções.

1. Pressione simultaneamente as teclas "1000" e "10". Vai aparecer no display "Test-NR.";
2. Digite o número "19".



3. Pressione a tecla Set. Vão aparecer as palavras "Lock: On".



4. Some o dia e o mês da data que você colocou no CB. Por exemplo: eu fiz esse teste hoje de madrugada (01/04), 01 + 04 = 05.



5. Pressione a tecla Set. Vão aparecer no display "Test-NR.". Pronto! Você já tem acesso às funções ocultas!

Existem 21 códigos. Para acessá-los, basta digitar o número correspondente:

1. Código "01": Todos os LEDs do display vão acender:



2. Código "02": Consumo de corrente em I/100 km;

3. Código "03": Consumo de corrente INI/hora;

4. Código "04": Consumo médio;

5. Código "05": Calcula intervalo atual;

6. Código "06": sem função;

7. Código "07": Quantos litros no tanque. Muito legal:



8. Código "08": velocidade atual do veículo em km/h;

9. Código "09": Voltagem da bateria. Muito bom:
Voltagem com o motor desligado:


Voltagem com o motor ligado:


10. Código "10": País/ região. Existem as letras "D", que acredito que seja Alemanha, "GB" - Grã-Bretanha, "USA" - Estados Unidos e mais uns 4 ou 5 que não me lembro. Inicialmente eu coloquei "USA", depois coloquei "4 E", que acredito que seja Espanha:



11. Código "11": Esse é o local onde você vai conseguir mudar o consumo para Km/L. Após ter mexido aqui e mudado a medida para MPG, fui inserindo diversos códigos, um por um, e achei. Tem infinitas possibilidades de código, de 00 a 99 e de AA a FF (inclusive misturando letras e números). Não sei explicar como funciona, mas percebi que dá para ter consumo em MPG e distância em Km, formato de data dd.mm ou mm.dd. Fui inserindo diversas combinações até conseguir. Fiquei uns 30 minutos mexendo rs. Quando você inserir o código 11, aparece na tela a palavra "Einheit 1", que significa em alemão unidade 1. Se você pressionar a tecla 1000, vai aparecer a palavra "Einheit 2". Se aparecer a tecla 100, volta à "Einheit 1". Insira o seguinte código em "Einheit 1": "C1".



Em Einheit 2", coloque o código "11":



12. Código "12": velocidade média;

13. Código "13": Calcular o tempo atual de chegada;

14. Código "14": data Definição de software - máscara de BC IV;

15. Códigos "15" e "16": diagnóstico de Produção. Não sei para que servem isso. Aparecem vários números lá. Será que são códigos de falha?? (Não tenho foto dessa);

17. Código "17":exibição específica para cada veículo de dados. Não sei o que é isso;

18. Código "18": Mudança de tom sobre tom de alarme contínuo / intermitente. Acredito que aqui é para quem ainda tem o alarme original de fábrica;

19. Código "19": bloqueio ou desbloqueio das funções ocultas;

20. Código "20": fator de correção para o consumo. Essa é ótima!. Estou com o carro há cerca de 40 dias. Percebi que, como todo carro, há uma diferença entre o consumo real e o informado pelo computador de bordo. Aqui você pode ajustar isso. O meu carro, pelas duas últimas medições que fiz (enche o tanque, zera o hodômetro, roda, enche de novo o tanque e divide o tanto que rodou pelos litros que entraram no tanque), fez 9,3km/l e 9,9km/l. Na última medição (a de 9,9) o CB informou que o consumo médio foi de 9,4km/l. Ou seja, há uma pequena diferença, de cerca de 5%. Então o que eu fiz: quando você insere o código "20" e aperta a tecla "set", aparece o valor padrão "1000". Para fazer um teste, mudei esse valor para "1200". Rodei com ele hoje de manhã e percebi que o consumo mostrado no CB estava nitidamente maior. Ainda não tenho certeza de como funciona, mas acho que quanto maior o valor de referência, maior o "consumo" (o do CB). Dessa forma, hoje à tarde alterei novamente esse valor de referência para "0950". Mais tarde vou ver se é isso mesmo e falo para vocês.
Valor que pus ontem à noite e achei que alterou demais:


Valor que coloquei agora há pouco e ainda vou monitorar:


Foto do computador de bordo mostrando o consumo em Km/L  :yes: :



Pessoal, eu fiquei muito feliz com essa "descoberta" rsrs. Não sei se vocês já sabiam disso, mas eu achava que não seria possível essa medição "abrasileirada". Tomara que gostem. E até a próxima!

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Faça você mesmo: 325i 1995: Consumo em Km/L e acesso a funções ocultas do CB!!
« Resposta #32 Online: Abril 01, 2016, 09:47:17 pm »
Parabéns pelo interesse em compartilhar
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Arthur

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 360
  • A direção é mais importante do que a velocidade.
Re:Faça você mesmo: 325i 1995: Consumo em Km/L e acesso a funções ocultas do CB!!
« Resposta #33 Online: Abril 05, 2016, 08:55:02 am »
Muito bacana!!! Principalmente esse fator de correçao.. Obrigado por compartilhar, vai ajudar muitos aqui inclusive eu.

bmw///power

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 793
    • Email
Re:Faça você mesmo: 325i 1995: Consumo em Km/L e acesso a funções ocultas do CB!!
« Resposta #34 Online: Abril 05, 2016, 10:29:22 am »
Postagem ótima! Parabéns.

Com o land numero 4  fica em espanhol, eu usei um tempo em alemão fica legal pois não fica tudo em maiúsculo em vez de aparecer TEMP. EXT.  fica Temp. Ext. mas se houver aviso de falha fico sem saber o motivo pois não sei ler em alemão.  Achei melhor deixar em inglês fica mais fácil de entender os avisos de falha. Meu pc de bordo veio configurado originalmente em b3 e ff o bom da sua configuração que após o carro ficar sem bateria ele fica setado nos parâmetros (formato de data hora e dados em km) que você colocou, originalmente ele perde as infos e volta tudo para MPG. Acho que seu pc de bordo tem 2 lâmpadas queimadas é muito moleza trocar só tirar o pc colando o dedo no buraco do porta trecos e empurrando ele para frente.
O código 18 é mudança do barulho do próprio CB
Para quem usa xenon é possível desabilitar o check do CB mudando as opções do Einheit 1 e 2.
 





Deotur

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Re:Faça você mesmo: 325i 1995: Consumo em Km/L e acesso a funções ocultas do CB!!
« Resposta #35 Online: Abril 06, 2016, 06:43:43 pm »
Postagem ótima! Parabéns.

Com o land numero 4  fica em espanhol, eu usei um tempo em alemão fica legal pois não fica tudo em maiúsculo em vez de aparecer TEMP. EXT.  fica Temp. Ext. mas se houver aviso de falha fico sem saber o motivo pois não sei ler em alemão.  Achei melhor deixar em inglês fica mais fácil de entender os avisos de falha. Meu pc de bordo veio configurado originalmente em b3 e ff o bom da sua configuração que após o carro ficar sem bateria ele fica setado nos parâmetros (formato de data hora e dados em km) que você colocou, originalmente ele perde as infos e volta tudo para MPG. Acho que seu pc de bordo tem 2 lâmpadas queimadas é muito moleza trocar só tirar o pc colando o dedo no buraco do porta trecos e empurrando ele para frente.
O código 18 é mudança do barulho do próprio CB
Para quem usa xenon é possível desabilitar o check do CB mudando as opções do Einheit 1 e 2.

Valeu mais uma vez pela dica dos led´s do CB, bmw///power! Em breve vou correr atrás disso.

Kaká 306

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 54
Re:Faça você mesmo: 325i 1995: Consumo em Km/L e acesso a funções ocultas do CB!!
« Resposta #36 Online: Abril 06, 2016, 10:42:32 pm »
Maneiro!!

Esse alemães sempre tem algo escondido.  No A3 tem umas funções escondidas no Climatronic tbm.
Audi A3 8L '06

tlmarcon

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 200
Ótimo post @Deotur . Fiz o procedimento ontem junto com outro DIY que tinha pego no bimmerinfo.com e deu certinho. Agora o CB da minha 325 está em km/l.
Tentei fazer nas E34 e não consegui...acredito que o software do CB seja diferente, provavelmente mais antigo. Vou caçar algum tutorial a respeito delas tb.
Obrigadooo!!
Abs

Deotur

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Ótimo post @Deotur . Fiz o procedimento ontem junto com outro DIY que tinha pego no bimmerinfo.com e deu certinho. Agora o CB da minha 325 está em km/l.
Tentei fazer nas E34 e não consegui...acredito que o software do CB seja diferente, provavelmente mais antigo. Vou caçar algum tutorial a respeito delas tb.
Obrigadooo!!
Abs

Vlw @tlmarcon !
Que bom que o tuto ajudou!
Abs

Tailan A. Tremea

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 246
    • Email
@Deotur, Parabéns fera, excelente tópico, muito útil, com certeza farei na minha esses passos...
Proprietário de Bmw E36 328 iA 1996

Estaleiro:http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=11258.msg228583#msg228583


GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Ótimo post @Deotur . Fiz o procedimento ontem junto com outro DIY que tinha pego no bimmerinfo.com e deu certinho. Agora o CB da minha 325 está em km/l.
Tentei fazer nas E34 e não consegui...acredito que o software do CB seja diferente, provavelmente mais antigo. Vou caçar algum tutorial a respeito delas tb.
Obrigadooo!!
Abs

P e34 vc tem que mudar a lingua para japones para ter km/l

http://bmwe32.masscom.net/johan/obc_secrets/obc_secrets.html

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #41 Online: Maio 15, 2016, 07:11:59 pm »
Obrigado pelo conteúdo Deotur. Juntei seu tópico a este mais antigo do José Sherman que fala do mesmo assunto e tem algumas informações complementares.

Abs!

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

tlmarcon

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 200
P e34 vc tem que mudar a lingua para japones para ter km/l

http://bmwe32.masscom.net/johan/obc_secrets/obc_secrets.html

Grand, obrigado!! Vou fazer o teste, mas acho que vou ficar com o consumo em L/100 mesmo na E34. Em japonês vai ficar meio complicado.  :big_smile2: :big_smile2:


GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #43 Online: Maio 16, 2016, 12:50:07 pm »
Grand, obrigado!! Vou fazer o teste, mas acho que vou ficar com o consumo em L/100 mesmo na E34. Em japonês vai ficar meio complicado.  :big_smile2: :big_smile2:

que nada , pode mudar que continua tudo em ingles... vai na fé... nao tem como mostrar caracteres japoneses no obc

bmw///power

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 793
    • Email
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #44 Online: Maio 16, 2016, 02:08:27 pm »
Prefiro deixar o consumo em L/100 em km/l fica marcando 5 e pouco e com o preço da podium desanima um pouco kkkk

tlmarcon

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 200
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #45 Online: Maio 16, 2016, 02:12:30 pm »
que nada , pode mudar que continua tudo em ingles... vai na fé... nao tem como mostrar caracteres japoneses no obc

Aí sim!! Vou fazer nela tb!! Valeu @GrandRoyaL  :yes:

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Maneiro!!

Esse alemães sempre tem algo escondido.  No A3 tem umas funções escondidas no Climatronic tbm.
Mas E36 com ar condicionado digital também tem um menu escondido. É bem legal, mostra diversas coisas.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


RiosBR

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 265
  • 328iA Touring 1996
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #47 Online: Maio 17, 2016, 01:57:18 pm »
Mas E36 com ar condicionado digital também tem um menu escondido. É bem legal, mostra diversas coisas.
How to? Isso é interessante
[emoji16]

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk


lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #48 Online: Maio 17, 2016, 03:02:25 pm »
How to? Isso é interessante
[emoji16]

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk
Vou postar um tópico ensinando isso, @RiosBR
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


Nobru

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 48
Re:[DIY] Alteração das unidades do OBC - M3 E36 (USA)
« Resposta #49 Online: Junho 01, 2016, 09:13:14 pm »
Demais!!! Acabei de fazer e está tudo em Km/l, inclusive o consumo!!!
Tomei uma surra para desbloquear, pois eu inseria 1+6 (data de hoje 01/06/2016), mas a data que estava no OBC estava errada (23/05/2016, não me perguntem Pq)... Kkkkkkkk
Agora esta show!
Obrigado pela excelente dica galera!!!