Autor Tópico: ///M3 E36 COM FUELTECH  (Lida 3658 vezes)

m3blue

  • Visitante
///M3 E36 COM FUELTECH
« Online: Dezembro 21, 2010, 02:13:18 am »
Caros amigos...Minha ///M esta parada a mais ou menos uns 6 meses devido a uns problemas d saúde que tenho e conforme foi passando o tempo mesmo ligando o carro na garagem percebi q ela começou falhar em marcha lenta como se fosse um aspirado com comando alto...ou seja embralhava demais...e quando segurava o giro em 2 ou 3 mil ela limpava mas ficava dando pequenos pipoquinhos bem baixinhos(num interlavo d uns 8 segundos)...e agora por vez ela nao segura mais a lenta ...ela morre...creio q seja injeçao...Mas juntando o util ao agradavel queria saber se ficaria bom instalar uma injeçao Fueltech...segundo preparadores ganharia uns cavalos a mais....Queria saber a opniao de vcs...Obrigado

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #1 Online: Dezembro 21, 2010, 02:30:03 am »
nao eh injecao.... troca teu filtro de combustivel pra começar... teste a bomba de combustivel, veja se ela presuriza com e sem carga comod eve, depois ainda veja o pre-filtro da bomba como esta.... faça uma limpeza de bicos, e tente de novo....

esquece fueltech, esquece problema de injecao....

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

m3blue

  • Visitante
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #2 Online: Dezembro 21, 2010, 06:01:55 am »
Vou fazer isso...assim q terminar postarei ...obrigado

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #3 Online: Dezembro 21, 2010, 08:37:33 am »
nao faça isso, tu tem um bmw m3, trata o carro como merece manda arrumar a injeçao do carro e usa peças originais, um absurdo colocar Fueltech na bmw sem comentarios....

melhorar colocar o rastreador para achar o diagnostico correto do problema na injeçao...

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #4 Online: Dezembro 21, 2010, 01:35:53 pm »
antes de tudo, tem que diagnosticar o problema, como já citaram os colegas. E trocar sua Motronic por uma Fueltech é andar para trás.. você pode até ganhar potência por eliminar o MAF caso trabalhe em Alpha N na FuelTech, mas isso somente se o sujeito for um mágico de conseguir um bom acerto de mapas com uma interface extremamente limitada. O mais provável, que seu carro fique mais fraco com a FuelTech por um bom tempo (ou talvez para sempre), e totalmente inconstante.

Fueltech é bom para motores carburados ou com gerenciamento monoponto (que são precários para preparação), e veículos de arrancada em geral... Veículos que o sujeito quer apenas tirar o carburador, não tem conhecimento técnico e nem equipamento para remapear uma ECU OEM e não necessita de confiabilidade e constância na correção de Ti e avanço por variações climáticas e de pressão atmosférica. Aí a FuelTech ou qualquer outra injeção reprogramável de interface limitada se torna interessante, pois imagina um preparador que estava acostumado a trocar gicleurs, e de repente lidar com um gerenciamento eletrônico. Quanto mais simples a interface e de maior extrapolação gráfica for os mapas, mais fácil é de usar, porém, mais precário e limitado é o gerenciamento e mapeamento.

Se você tivesse idéia do custo de desenvolvimento que é um sistema de gerenciamento eletrônico OEM nas montadoras, você veria que é impossível fazer um sistema tão complexo e confiável quanto com tão pouco investimento que é uma injeção dessas.

Existem sim injeções aftermarket reprogramáveis decentes no mercado, que permite interface e mapeamento completo, mas são bem mais caras e complexas de se trabalhar, e mesmo assim não possuem os mesmos recursos de gerenciamento e confiabilidade que as originais, mas dependendo do foco do carro, tais recursos podem ser dispensados. Então, tudo depende o foco.


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

m3blue

  • Visitante
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #5 Online: Dezembro 21, 2010, 02:09:17 pm »
é realmente é uma má ideia...obrigado pela dicas

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #6 Online: Dezembro 22, 2010, 03:49:36 am »
Salvando uma ///M3  ;D

WesleyBauru

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 100
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #7 Online: Fevereiro 04, 2011, 11:35:21 am »
aproveitando o tópico, ia ser uam boa se a galera postasse sobre injeções aftermarket aqui, pra dar um UP no carro, para aqueles que desejam sobre alimentar seus veiculos. Sei que pra mitsubishi existe o DSMlink que falam que é oq há.. AEM... agora pr BMW nunca ouvi ninguem falar de algum que fosse beeeem legal.

325ia 1995

Filipe_Cerulli

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1787
  • ///M3 1995 Germany - ///M5 E34 1995
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #8 Online: Fevereiro 04, 2011, 02:55:54 pm »
Aí, complementando as dicas, dá uma olhada no atuador de Marcha Lenta tbém.

Abraços e oba sorte.

fladark

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 239
  • nao troco a minha BMW 318TI 97 pelo meu palio 2011
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #9 Online: Fevereiro 23, 2011, 01:37:40 am »
resolvi o meu, usando spray limpa contato nos sensores
sei la a bm tava estranha , nao segurava a lenta e falhava

Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #10 Online: Fevereiro 23, 2011, 09:22:01 am »
aproveitando o tópico, ia ser uam boa se a galera postasse sobre injeções aftermarket aqui, pra dar um UP no carro, para aqueles que desejam sobre alimentar seus veiculos. Sei que pra mitsubishi existe o DSMlink que falam que é oq há.. AEM... agora pr BMW nunca ouvi ninguem falar de algum que fosse beeeem legal.

No meu entendimento, a maior dificuldade das injecoes programaveis gringas, é quem vai mexer nelas por aqui. Falta mao de obra especializada.

Quem me conhece, sabe que eu tenho baixa tolerancia aos produtos nacionais. Seja pela qualidade do produto em si, seja pelo atendimento e suporte das marcas, etc. Confesso ter ficado surpreendido positivamente com a Fueltech. Produto atendeu as minhas necessidades e o atendimento e suporte deles, superou as minhas expectativas. Além disso, o preparador do meu carro tem vasta experiencia com o produto. To muito satisfeito.

A fueltech controla alguns parametros apenas, todo o resto, é realizado pela central original do carro.

Leonardo Perez

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 281
  • Face your fears, live your dreams
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #11 Online: Março 17, 2011, 03:06:20 am »
Fuel tech tem uma grande vantagem: Fácil de instalar e de acertar, por isso é tão popular, mas antes de adquirir uma é bom pensar nos seguintes problemas:

1) Se quiser que a Fuel Tech faça algo além de pulsar os bicos (que por sinal pulsa bancada de bicos, enão cada bico de maneira independente) fatalmente terá de comprar 2 módulos da própria FT, o Spark Pro para acionamento de multiplas bobinas, que custa aproximadamente R$ 600,00 e o Fire Pro, para controle de ignição por roda fônica, custa uns R$ 700,00 , que juntos aumentam os custos em R$ 1300,00, fora mão de obra para instalação.

2) Fuel Tech, por enquanto não possui correção por sonda, um parametro a menos para leitura.

3) Estou para ver um carro com somente 1 bancada de bicos acertado na Fuel Tech q seja economico, por definição o sistema da FT busca desempenho, sem levar em conta economia...

4) Vai tirar totalmente a originalidade do seu carro, quando vende-lo a primeira coisa q vão perguntar é se teve algum problema sério na ie original, desvalorizando o carro.

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #12 Online: Julho 13, 2011, 05:25:06 pm »
Apenas uma pequena contribuição!

A fueltech não gerencia o VANOS (variador de fases do comando) só isto já representa uma perda absurda nas M3 alemãs.

Só não lembro se a americana também tem.

Um amigo que fez uma M3 turbo, na época, importou uma injeção francesa só por conta disto!

Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #13 Online: Julho 13, 2011, 06:14:47 pm »
Fuel tech tem uma grande vantagem: Fácil de instalar e de acertar, por isso é tão popular, mas antes de adquirir uma é bom pensar nos seguintes problemas:

1) Se quiser que a Fuel Tech faça algo além de pulsar os bicos (que por sinal pulsa bancada de bicos, enão cada bico de maneira independente) fatalmente terá de comprar 2 módulos da própria FT, o Spark Pro para acionamento de multiplas bobinas, que custa aproximadamente R$ 600,00 e o Fire Pro, para controle de ignição por roda fônica, custa uns R$ 700,00 , que juntos aumentam os custos em R$ 1300,00, fora mão de obra para instalação.

2) Fuel Tech, por enquanto não possui correção por sonda, um parametro a menos para leitura.

3) Estou para ver um carro com somente 1 bancada de bicos acertado na Fuel Tech q seja economico, por definição o sistema da FT busca desempenho, sem levar em conta economia...

4) Vai tirar totalmente a originalidade do seu carro, quando vende-lo a primeira coisa q vão perguntar é se teve algum problema sério na ie original, desvalorizando o carro.

Leo,

As novas já vem com o fire pro embutido.

Sobre ser economico, basta regular com uma lambda externa. Mas geralmente carros que buscam performancem nao tem como economia o principal objetivo. Tem aquela maxima: cavalo que anda, bebe! rs

Sobre a originalidade, tem sempre a opcao de dar um passo atras.

Leonardo Perez

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 281
  • Face your fears, live your dreams
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #14 Online: Julho 13, 2011, 06:42:56 pm »
Agora para mudar algumas coisas que falei antes:

http://www.fueltech.com.br/br/produto/198/ft400

A nova FT 400 é perfeita para carros de rua:

1) Faz correção por sonda wideband

2) Vem com todos os módulos necessários para várias bobinas e leitura de roda fônica, apesar de ser bem carinha.

3) FT 400 gerencia o VANOS, I-VTEC e outros sistemas de variação de comando...

É mais vantajoso usar agora...

FabioB

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 883
  • E36 325 coupe
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #15 Online: Julho 13, 2011, 11:04:50 pm »
Hummm, dá uma vontade

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #16 Online: Julho 14, 2011, 08:58:26 am »
Agora para mudar algumas coisas que falei antes:

http://www.fueltech.com.br/br/produto/198/ft400

A nova FT 400 é perfeita para carros de rua:

1) Faz correção por sonda wideband

2) Vem com todos os módulos necessários para várias bobinas e leitura de roda fônica, apesar de ser bem carinha.

3) FT 400 gerencia o VANOS, I-VTEC e outros sistemas de variação de comando...

É mais vantajoso usar agora...



!!!!

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #17 Online: Julho 14, 2011, 02:43:20 pm »
A unica ressalva que faço é sobre o fato da correção por sonda, cheguei a conversar com o cara da FT e o que foi dito é que num carro original é bem viavel usar, mas em um preparado, ainda mais turbo, não tem como, é um parâmetro que muda por qualquer pentelho diferente no motor, fica complicado regular sonda em carro que tem ponto pra caralho, taxa pra caralho...

Enfim, mas o controlador de marcha lenta original que ela tem tbm é muito interessante.
///M loading...

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #18 Online: Julho 14, 2011, 03:03:07 pm »
A unica ressalva que faço é sobre o fato da correção por sonda, cheguei a conversar com o cara da FT e o que foi dito é que num carro original é bem viavel usar, mas em um preparado, ainda mais turbo, não tem como, é um parâmetro que muda por qualquer pentelho diferente no motor, fica complicado regular sonda em carro que tem ponto pra caralho, taxa pra caralho...

Enfim, mas o controlador de marcha lenta original que ela tem tbm é muito interessante.

Correção por sonda em carro turbo é legal pra caramba!

Na hora que passa um "pedaço de pistão com farelo de anel misturado com eletrôdo de vela" pela sonda, ela avisa a central...

"Óoo, enriquece mistura aí e tira ponto"
 :P ;) ;D

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #19 Online: Julho 14, 2011, 03:10:54 pm »
hahaha, correçao por sonda em carro turbo funciona como telefone sem fio, o pistao tem que chegar no pé do ouvido da sonda e falar o que está acontecendo no motor, pra ai sim ela avisar a central, hahaha

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #20 Online: Julho 14, 2011, 03:29:21 pm »
A FT 400 já está preparada para esse dispositivo, mas ainda nao está funcionando. Eles estao desenvolvendo esse parametro. A hora que isso funcionar, será perfeito para o mundo da preparaçao

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #21 Online: Julho 14, 2011, 04:14:44 pm »
Há alguns bons anos, nos tempos da categoria Marcas e Pilotos com motores 1.6 turbo carburados que rendiam 250cv com 1,3 bar, os engenheiros da VW apareceram com um vídeo feito na alemanha onde uma microcamera tinha sido instalada dentro da câmara de combustão de um motor sobrealimentado(não me perguntem como, acho que era coisa da Audi!)

As imagens eram fantásticas, e mostravam exatamente o ponto onde a mistura ficava pobre...

Imediatamente, formava-se um "maçarico" perfeito com a chama azul (queima pobre) exatamente no pé da valvula de admissão.

Em poucos segundo, o pistão derreteu e foi tudo pra saco, não dava pra ver mais nada porque o oléo invadiu e melou a câmera.

Foi um dos lances mais fantásticos que já ví na vida, e mostra o quão rapido motor se destroi quando a camara superaquece!

Leonardo Perez

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 281
  • Face your fears, live your dreams
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #22 Online: Julho 14, 2011, 05:01:24 pm »
Opa,

Não fui claro, quando falei em correção por sonda foi no tocante ao consumo do carro...

Pra carro sobrealimentado eu dou uma dica: Compra uma sonda Wideband, um leitor de sonda e uma Datalogger.

Meu marea turbo foi acertado na época beirando os 0,80 de sonda no álcool, sempre q dava pé era um olho na pista e outro na Wideband, sempre q passava do 0.80 eu tirava o pé, e nunca tive quebra com isso, e olha que eu cheguei a usar 2.74 bar em 5 marcha empurrando até 8000 giros, 304 km/h.

Imagina a gama de possibilidades que vc pode ter num preparado, um bico travando fechado, 1 de suas 3 ou 4 bombas pede arrego, vazamento na linha, dosador de membrana que abre o bico, não da pra confiar!

A Datalogger acho importante, uma vez que a Fuel Tech é limitada quanto a correção por fatores climáticos, diferença de altitude, pressão e humidade podem alterar e muito o acerto do carro, com a Datalogger vc tem parâmetro pra fazer as devidas alterações por conta.


Leonardo Perez

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 281
  • Face your fears, live your dreams
    • Email
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #23 Online: Julho 14, 2011, 05:08:33 pm »
Outra coisa:

Se o grande medo do carro sobre alimentado é justamente ocorrer uma falta e derreter o pistao por conta disso, será que um simples Hallmeter resolve o problema sobre aferição da mistura???

Pessoalmente acho que não, o Hallmeter mede a mistura segundo a leitura da sonda original do carro, que normalmente faz uma leitura mais lenta do que a Wideband.

A sonda Wideband ou Bandalarga faz uma leitura bem mais rápida, real time dos gazes emitidos pelo motor, dando um tempo maior para o piloto tirar o pé em caso de falta.

Jah tive carro turbo que fundi o motor por falta enquanto apontava "mistura gorda" no hallmeter.

Desde esse prob nunca mais usei!

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:///M3 E36 COM FUELTECH
« Resposta #24 Online: Julho 14, 2011, 05:12:15 pm »
o dia que o reflexo humano for mais rapido que um dos tempos de um motor a combustao a 8000 giros, pode aposentar a central eletronica, hahaha... até lá, nao eh tao simples assim nao

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.