Autor Tópico: Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação  (Lida 51698 vezes)

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #25 Online: Fevereiro 25, 2011, 08:58:40 am »
Eu não posso garantir Sergio, mas tenho quase certeza que é esse mesmo. A diferença que vc teria que tirar seria de 8mm, nos pistões ou nas bielas.

Mister ///M, é possivel tirar 8mm daqueles pistões que eu tenho? ::)

hehehe.. impossível, Marcello.. não tem nem essa espessura a distância do topo até a primeira canaleta..

Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #26 Online: Fevereiro 25, 2011, 09:07:07 am »
Em minhas pesquisas para o track car, encontrei muitas 320 e36 preparadas e resolvi reler esse tópico para entender mais sobre os 4 cil da BMW.

Achei interessante, quando em algum post o Matheus comentou sobre os 6 cil pra pista e os 4cil, que a BMW usou muioto.

 Vi tambem o Sergio falando sobre querer até 250 cvs no 4 cil.

Isso abriu minha mente para uma compact leve com 4 cil bem feito, só que me fez procurar um 6cil, foi o menor custo para atingir maior potencia além da durabilidade.


Matheus, acha que com uns 230 á 250 cvs comprometiria muito a durabilidade do motor, 100% virado pra pista, como quero?

230 a 250cv de um motor 2 litros, é potência específica de 115cv a 125cv/litro... para atingir esse nível de eficiência, terá de girar a potência máxima em torno dos 7.800 a 8.100rpm, com rev limiter acima dos 8.300rpm.

Para uso em pista não se torna tão crítico, pois usando pouco, utilizando um óleo de alta performance, é possível conter o desgaste, mas sempre demandará o empenho de acompanhar o desgaste das bronzinas de biela. Enquanto o vira não desgasta os munhões, basta trocar as bronzinas de biela que custam merreca e sempre terá um motor confiável. O que faz quebrar por VMP é sempre a folga nos munhões.

Isso estou considerando os 4 cilindros M42/M44 que equipou as E36...

Um S14 consegue atingir esse nível de potência com regime de rotações bem mais baixa e ainda preservando o torque em baixa, já que usando o vira de 88mm você consegue obter 2.5 litros do S14. Ou seja, 250cv representa "apenas" 100cv/litro.

Outra opção é você montar um M10 com cabeçote de S14. Não é tarefa fácil, mas é possível. Aí você estará com um 4 cilindros pronto para sentar naba em até 6 cilindros com preparações convencionais..hehehe..

Ou o próprio M10 mesmo..apesar do cabeçote dele ser bem antigo comparado aos M42, você parte de um bloco com maior possibilidade de acréscimo de capacidade cúbica. E as peças de preparação para o M10 são bem acessíveis e fáceis.


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Yuri

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 897
  • e46 325i - Ex 318ti e36 - Ex 328i e36
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #27 Online: Junho 30, 2011, 06:15:36 pm »
Bah!
Tópico magnífico! Me apaixonei ainda mais pelo meu carro.

Bom a parte do Matheus é impecável, o testemunho que posso dar como dono e universitário quebrado eimpossibilitado finaceiramente de dar uns ''ups'' no carro (por enquanto, espero)  ;D é que além de todos esses recursos não da pra esquecer que não conheço carro melhor pro dia-a-dia, um motor muito econômico, potente e casado com um câmbio magnífico, resultando no carro manual de 4 cilindros mais divertido e gostoso de dirigir que vi.

Parabéns pelo tópico, que aula.
Antes, ter um carro era a ambição de quem queria liberdade para ganhar o mundo. Hoje, ele representa a liberdade para fugir dele.
-Dalmo Hernandes, Flatout-




GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #28 Online: Junho 30, 2011, 11:09:38 pm »
Nao esquecam que tenho um virabrequim de s14 2.3L original na caixa nunca montado , com as bronzinas etc...
quem quiser montar um m10 com esse vira fica bem esperto , e podendo virar alto nos rpms ...
tem topico nos classificados...

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #29 Online: Julho 01, 2011, 01:05:27 am »
Tem o vira de M47 tbm, que joga o M4x pra quase 2.1 em conjunto com os pistões de 86mm.
Preparação similar a da wtcc e stw.
///M loading...

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #30 Online: Julho 07, 2011, 01:13:55 am »
Quem quiser umas pecinhas de S42:
http://www.rieraracing.com/mercado/mercado.htm

Os preços tão "na media", mas os caras são indiscutivelmente conhecedores e atenciosos.
///M loading...

DODGE®

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 18
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #31 Online: Outubro 09, 2011, 08:10:28 pm »
Olá, pessoal!

Falando em performance, alguma receita para os atuais N46 que equipam as 320 novas?
Alguém já fez algum tipo de veneno ou tem alguma sugestão?

O que fazer a baixo custo para obter alguns cavalinhos a mais?

MatheusS50,

Vi vc falando sobre preparação de cabeçote. Acha que apenas um pequeno rebaixo para elevar a taxa de compressão seria suficienta para ganhar alguns cavalos?
A taxa de fábrica é 10,5:1, para quanto acha que seria possível elevar sem precisar fazer ajustes na gestão de combustível e curva de ponto?
Quantos cavalos seria possível extrair apenas com essa modificação simples?

Opinem aí, galera!

Abrasss...
Nunca pilote mais rápido que seu anjo da guarda possa voar.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #32 Online: Outubro 09, 2011, 09:07:56 pm »
simplesmente rebaixar o cabeçote aumenta sim a taxa, mas vc perde em outras coisas... se for querer mexer em taxa, o ideal é mudnado pistoes mesmo...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

DODGE®

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 18
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #33 Online: Outubro 10, 2011, 02:38:43 pm »
Opa!

Comparativamente, em termos de $$$$$$$$$, entre a troca de pistões e simples rebaixo do cabeçote a diferença seria grande. A idéia é gastar pouco e não desmontar muito (se é que isso é possível, rss....rss....rss).

Eu sempre tive carro 6cc, inclusive meu ultimo foi uma BM 6cc. Ia pegar outra 6cc, pensei numa e46 330 motorsport com cambio smg, mas por uma pequena diferença se pega uma e90 320i. Como o visual é outro, a qualidade do carro é inquestionável em todos os termos, carroceria, freios, suspensão, interior, etc, e mais, valor de imposto e seguro (valor de seguro das e46 é proibitivo - da 320i para meu perfil ficou em 2600 este ano - valor que considero razoável pela importancia que cobre 90.000, como tive que financiar um pouco, não dá pra rodar sem seguro). Por esses motivos, acabei optando pela 320i, o visual é indiscutível, o carro é preto com interior bege, muito bonito. Vou aprender a postar fotos e colocar aqui para os confrades.

Mas enfim, tudo no carro é bom: o som original, conforto, suspensão, espaço interno e porta-malas, o freio e estabilidade em curvas são impressionantes. O carro me agrada em tudo, ou melhor, quase tudo. Peca em motor! Sinto falta da cavalaria, da esticada do 6cc. Sei que é um motor bastante atual em termos de tecnologia e gostaria de tentar extrair melhor performance dele.

Queria evitar coisas do tipo trocar escape, tirar catalizadores. Queria ver a possibilidade de fazer algo, digamos, "mais invisível", que não seja visto ou ouvido, só notado na condução mesmo.

Na minha região, não tem ninguém bom em preparação para dar umas idéias e o pior, nesse tipo de motor com tal nivel tecnologico, não pode aceitar idéia de qualquer um. Tem que ser alguém que entenda especificamente do carro.

Não quero extrair cifras astronômicas de potencia. Apenas melhorar um pouco a "esticada" de marchas. Melhorar a subida de giro nas marchas mais pesadas.

Sei que é dificil conseguir isso com modificações "modestas", mas a "usina" tem tecnologia, quem sabe algo simples consegue extrair alguma potência a mais.

Ajudem!!!! hehehehe
Nunca pilote mais rápido que seu anjo da guarda possa voar.

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #34 Online: Outubro 10, 2011, 03:29:25 pm »
Olá Dodge, bem -vindo ao forum.
Sei que vc aproveitou o topico sobre preparação pra tirar suas dúvidas, sem problemas. Mas seria legal fazer um tópico se apresentando e ao seu carro. Aliás ele merece, temos poucas E90, entaõ toda informaçõ é válida. Vc vai ver que depois de um tempo, fica mais organizado também pra vc buscar informações do seu carro no seu tópico. Mande fotos, por favor.

Sobre rebaixar o cabeçote, lembre-se que teria que fazer uma reprogramação do motor também, alé de a taxa de 10,5:1 já ser razoável. As mudanças mais básicas e baratas continuam sendo filtro e escape.

Quanto ao Matheus, pai do tópico e profissional da área, está super atarefado e tem aparecido pouco no forum.
Boa sorte. Abraço

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #35 Online: Outubro 10, 2011, 04:02:59 pm »
rebaixar o cabeçote apenas voce muda a dinamica do mesmo, podendo prejudicar alguma coisa.... mudando os pistos os "cfm" do cabeçote se mantém, e vc ganha na taxa de compressao... claro que custa mais caro, só que é muito melhor, e mais seguro, pois caso voce precise facear o cabeçote depois por algum fator externo, como deixar o carro ferver ou algo assim empenando o cabeçote, vc vai ter que recorrer a juntas especiais etc etc, que deixam tudo menos confiavel... ja se o cabeçote for virgem, voce pode faceá-lo até certo limite sem comprometer tanto assim...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #36 Online: Outubro 10, 2011, 05:05:42 pm »
Lembrando que para isso não basta substituir os pistões, eles precisam ser maiores também, logo terá que mexer no bloco também.

Acho que talvez valesse a pena um retrabalho completo no cabeçote, acho que o ganho seria mais significativo. E também acho que retrabalhar o cabeçote sem mexer no escape é meio tiro no pé... Pois você estaria melhorando o fluxo de ar que esta entrando e ao mesmo tempo restringindo ele de sair.

Abraços!

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #37 Online: Outubro 11, 2011, 01:20:16 am »
nao tem que mexer no bloco necesariamente nao lucas....

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

DODGE®

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 18
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #38 Online: Outubro 11, 2011, 02:45:36 am »
Mau a Lenda,

Obrigado pela receptividade.
Vou providenciar minha apresentação e umas fotos legais para postar para a galera!

O que vocês acham disso?
http://www.armaspeed.com/eng/goods.php?act=cat&no=20
100% reversível, nenhuma modificação invasiva, completamente plug & play , manteria praticamente todo o resto original!

Será que vale a pena o investimento?
Nunca pilote mais rápido que seu anjo da guarda possa voar.

Deanzaumm

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 438
  • Brasília-DF
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #39 Online: Outubro 11, 2011, 03:03:43 am »
DODGE, bom te ver por aqui parceiro!!!

Então, tem um tópico aqui que fala a respeito do SuperCharge para BMW...

Uma oficina especializada para instalar recomendou o forjamento completo do motor!

Ou seja... Não é totalmente plug and play... Pelo menos não recomendam que seja.

Acharei o tópico e te mando  :yes:


Link: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=273.msg8324#msg8324
« última modificação: Outubro 11, 2011, 03:05:33 am por Deanzaumm »
Bmw Z4 Roadster 23i  Branca 2012

DODGE®

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 18
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #40 Online: Outubro 11, 2011, 03:30:10 am »
Fala Deanzaumm,

Tudo tranquiz, meu Brother?

Cara, é plug & play! Já troquei vários e-mails com esse pessoal!
Não precisa adaptar/alterar nada físico, só instalar o material que vem. 100% reversível depois!
Gestão de combustível alterada por pigback (incluso e acertado, mas para o combustível de lá).
Acho que o único trabalho seria arranjar alguém para fazer o acerto extra para nosso combustível.

Questionei inclusive sobre o câmbio automático suportar, que foi respondido positivamente.

O esquema de forjar o motor, li todo o post que indicou, falam em forjar somente acima de um determinado aumento de potência.

Vamos lá, tentar melhorar ainda mais as máquinas. hehehehe
Nunca pilote mais rápido que seu anjo da guarda possa voar.

Amadeu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2117
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #41 Online: Outubro 11, 2011, 05:37:58 am »
Fala Deanzaumm,

Tudo tranquiz, meu Brother?

Cara, é plug & play! Já troquei vários e-mails com esse pessoal!
Não precisa adaptar/alterar nada físico, só instalar o material que vem. 100% reversível depois!
Gestão de combustível alterada por pigback (incluso e acertado, mas para o combustível de lá).
Acho que o único trabalho seria arranjar alguém para fazer o acerto extra para nosso combustível.

Questionei inclusive sobre o câmbio automático suportar, que foi respondido positivamente.

O esquema de forjar o motor, li todo o post que indicou, falam em forjar somente acima de um determinado aumento de potência.

Vamos lá, tentar melhorar ainda mais as máquinas. hehehehe



Se for mesmo só instalar é interessante...

lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #42 Online: Outubro 11, 2011, 09:50:23 am »
nao tem que mexer no bloco necesariamente nao lucas....

Se for pra manter o cfm precisa sim, se só colocar um pistão mais "taxado" dá na mesma de rebaixar o cabeçote, a única diferença vai ser que ao invés de descer o cabeçote a grosso modo você vai aproximar mais o pistão do cabeçote.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #43 Online: Outubro 11, 2011, 11:29:09 am »
vai aproximar o pistao do cabeçote, mas nao vai comprometer angulos do cabeçote por isso....

o SC é uma excelente idéia, eu aprovo! hahaha

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Deanzaumm

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 438
  • Brasília-DF
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #44 Online: Outubro 11, 2011, 01:25:54 pm »
Bom, vamos ver aí... além do preço, será que o aumento compensa mesmo? Se não for trocar minha 4cc por uma 6cc me interesso nesse lance!  :theman:
Bmw Z4 Roadster 23i  Branca 2012

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #45 Online: Outubro 11, 2011, 01:59:17 pm »
o ideal era trocar por uma 6cc mesmo... nada supera a confiabilidade de fábrica...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Deanzaumm

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 438
  • Brasília-DF
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #46 Online: Outubro 13, 2011, 06:41:29 pm »
o ideal era trocar por uma 6cc mesmo... nada supera a confiabilidade de fábrica...

Falou tudo!!!

Estou pesquisando uma 6cc. Estou interessado na Z4, mas vi uma aqui proximo à venda e achei fraquinha...2.5 194cv  :argh:

Bmw Z4 Roadster 23i  Branca 2012

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #47 Online: Outubro 14, 2011, 05:46:21 pm »
Falou tudo!!!

Estou pesquisando uma 6cc. Estou interessado na Z4, mas vi uma aqui proximo à venda e achei fraquinha...2.5 194cv  :argh:



fiz test drive na z4 e 2.5 204 cvs, eu nao achei fraquinho nao, compra uma m3 entao ue hehehehehe

se a z4 ta manca a serie 1 tem 3 rodas hahahahaha

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #48 Online: Outubro 15, 2011, 03:49:25 am »
tem uma Z4 a venda aqui no fórum, lembre-se que apesar od carro nao ter lá essa potência toda, é bem leve e tem uma dirigibilidade excelente

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Motores BMW 4 cilindros - Uma ótima base para preparação
« Resposta #49 Online: Dezembro 31, 2011, 12:05:58 pm »
Olá, pessoal!

Falando em performance, alguma receita para os atuais N46 que equipam as 320 novas?
Alguém já fez algum tipo de veneno ou tem alguma sugestão?

O que fazer a baixo custo para obter alguns cavalinhos a mais?

MatheusS50,

Vi vc falando sobre preparação de cabeçote. Acha que apenas um pequeno rebaixo para elevar a taxa de compressão seria suficienta para ganhar alguns cavalos?
A taxa de fábrica é 10,5:1, para quanto acha que seria possível elevar sem precisar fazer ajustes na gestão de combustível e curva de ponto?
Quantos cavalos seria possível extrair apenas com essa modificação simples?

Opinem aí, galera!

Abrasss...

Olá amigo..

Desculpe a demora.

Vamos só separar esse mito que envolve em torno de preparação de cabeçote. "Rebaixar" cabeçote, não é preparar cabeçote. Rebaixar cabeçote é simplesmente diminuir o volume da câmara de combustão, afim de aumentar a taxa de compressão. Na realidade, em uma simples retífica de cabeçote, isso já é feito naturalmente (chamado de "plaina"), porém, em menor escala, somente para remover sujeiras ou danos pequenos na face, ou em maior escala para corrigir empenos por super-aquecimento.

Preparação de cabeçote não envolve modificações simples assim.. envolve trabalho complexo de aumento de velocidade nas portas e sedes de admissão e escape conforme é incrementado o levante de vávula. Alguns cabeçotes permitem ótimos ganhos em low-lift (foco de preparações de cabeçote para uso em rua) e por consequência, ótimos ganho de potência com pouco ou nulo impacto no drivability, caso consiga aumentar velocidade de porta em giro de potência máxima, sem aumentar o volume da mesma (o que derrubaria a velocidade da porta em baixo regime).

O N46 é um motor bem moderno... assim como quase todos motores BMW, os cabeçotes não possuem erros grosseiros de fundição (isso explica também por que quando trincam, geralmente não dão reparo, pois as paredes das galerias são finas justamente para privilegiar a geometria.. nos motores M até o diâmetro de rosca da vela é reduzido para aumentar o tamanho das galerias para a região inerte e favorecer geometria na região do duto), porém, sempre há ganhos com trabalhos artesanais e dedicados que a produção em massa não permite devido o custo.

O aumento na taxa de compressão não é o caminho nesse caso para ganhar potência de forma relevante, pois é um motor moderno..  Motores modernos já possuem eficiência de queima e taxa de compressão compatível ao combustível.. e o geralmente o gap que se tem de segurança não se encontra no volume de câmara e sim na correção do avanço. Portanto, é muito mais fácil e barato corrigir a curva de avanço para sua condição de uso do que aumentar a taxa de um motor que já tem uma estática considerável.

O aumento de taxa é interessante em motores old school, no qual a taxa de compressão da época tinha de ser limitada devido o combustível de baixa octanagem. Nesse caso, há ganhos expressivos de potência somente reduzindo o volume de câmara e adequando a curva de avanço.

Eu faço esse trabalho em motores old school no qual chamo de : "trazer a tecnologia presente". Não somente taxa de compressão, como faço também trabalho de fluxo no cabeçote (no qual a fundição daquela época ainda permitia menor precisão na conformação), seleção da vela da ignição de alta tecnologia ideal (através da projeção de eletrodo, design dos eletrodos e grau térmico compatível ao motor), diminuição de atritos internos, diminuição da inércia das partes móveis, e adequação da admissão e coletor de escape para a nova potência específica do motor.

Em alguns casos é possível aumentar consideravelmente a potência, reduzir o consumo específico e ainda permitir que o veículo antigo obtenha certificado de originalidade, já que as modificações não são visuais.


Já no N46 é o inverso.. é um motor que já tem a tecnologia presente. Suas limitações são apenas por emissões e drivability.

A limitação por emissões permite bons ganhos no coletor e tubage de escape, além de modificações na admissão.

A limitação por drivability (caso você seja tolerante a isso), permite modificar de forma mais radical a admissão e comandos de válvulas.


Tudo dependerá do que você tolera de drivability e investimentos. Há ainda a possibilidade de aumentar a cilindrada através de re-build, mas novamente o custo começa impactar.


A sobrealimentação sem dúvida, nesses casos, representa uma vantagem enorme.. ainda mais em carros pesados.. Pois permite aumentar potência sem deslocar a curva.

Só não caia na armadilha de sobrealimentar com baixo investimento, pois a confiabilidade será tão baixa quanto.. sobrealimentar um N46 com confiabilidade e eficiência não é tarefa fácil.

Se for considerar o custo dessa modificação com confiabilidade, talvez seja ainda melhor pensar em swap. Mas enfim, tudo depende da potência que almeja e investimento.. 

Você vê.. montei o S14 do GrandRoyal, que é um 4 cilindros.. mas puxa mais que muitos 6 cilindros de cilindrada bem superior, com a vantagem de menor massa e melhor distribuição de peso..  e ainda nem teve o projeto concluído. Portanto, o fato de ser 4 cilindros não limita nada, mas tem que ter ciência que pode demandar um investimento, que dependendo do que você busca ou tem condições, fica fora do budget.


abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com