O duro da 525 que é antiga.. ainda é o motor sem VANOS.. aí é ruim para achar peças para preparação.. não há nem comandos especiais para esse cabeçote.. e ainda tem haste de válvula de 7mm..
Eu iria fazer um engine head swap e colocar a Motronic 3.3 com gerenciamento de VANOS.. aí daria para montar um trackcar legal.
Lembre-se que o M50 permite montar um stroke e rebore para 3 litros ou até mesmo 3.2 (para aqueles que não desejam girar alto). Da para tirar uma boa potência, e sendo um trackcar, da para fazer um alívio na E34.
Se não me engano, os 1.680kg é na versão da M5 com pacote Nurburgring ou então a versão B38 que também tem suspensão ativa (EDC)...
A E34 525 pesa em torno de 1550kg no último manual que eu ví.. mas discutir peso de carro é sempre complicado, pois nem sempre a fonte é segura..
Mas lembrando que a BMW quase sempre divulga peso em ordem de marcha com todos os fluidos presentes no carro.
Eu não duvido que uma E34 sem os bancos elétricos, sem teto solar, sem fono-absorventes, sem a/c, escape específico (só o abafador traseiro da 525 pesa uns 18kg), não atinja os 1250 a 1300kg..
E o melhor de tudo, pode se aliviar peso e ainda manter a ótima relação da distribuição de peso em 50% nos dois eixos.. portanto, usa-se a massa extra a favor do comportamento dinâmico.
A distância longa nos eixos é ruim para circuito de baixa e travado... mas pode ser uma vantagem em outras condições de performance.. tudo depende da aplicação..
Abraços,
P.S: A 530 usa basicamente o mesmo motor da 540, o M60, mas com deslocamento volumétrico menor.. Nada impede de se fazer um stroker na 530 e transforma-la em uma 540...ou até ganhar algum deslocamento a mais no diâmetro (apesar do bloco de alumínio limitar isso, mesmo com camisa de ferro fundido ao invés do cromo direto no alumínio como era a primeira versão nikasil).
Matheus