Autor Tópico: Heresia ou não? Próxima X1 terá tração dianteira!  (Lida 5859 vezes)

rpagianotto

  • Yoooo! Mr. White!! Bitch!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 498
  • F22 M235i 8AT 2014/15
Re:Heresia ou não? Próxima X1 terá tração dianteira!
« Resposta #25 Online: Outubro 29, 2014, 12:09:14 pm »
A X1, na minha opinião, não se beneficia da tração traseira. Se beneficia sim pela tração integral, que é, como disseram, a mais bem sucedida na venda.

O X1 SDrive no asfalto, onde deve ser usado, pois não tem cunho offroad, não fará a menor diferença ser tração traseira ou dianteira. Não é um carro onde se saboreie a tração traseira como em um 130i, 135, M135i e cia.

Alguém compra uma X1 para brincar com a tração traseira? Tente imaginar o perfil do consumidor de X1 SDrive. É muito mais segura a tração dianteira, pois terá menos riscos em dias de chuva, em estradas de chão derrapará menos, etc. Eu acho acertada a decisão do modelo de entrada de uma "SUV" ter tração dianteira e o top integral.

Já o restante da série 1, tenho minhas dúvidas, mas não tenham dúvidas vocês que quem não é entusiasta de carro (talvez 95% do mercado não seja), reclama é do pouco espaço no banco de trás (e nem sabe que a culpa é da tração traseira). Se sair uma propaganda: Série 1 agora com o dobro do espaço para suas pernas... Vai ter um monte de gente que vai estourar champagne, pois realmente é meio ridículo o espaço atrás... andei em um Etios de uma amiga e o banco de trás parece ser 3x mais espaçoso que o da minha 130i!!!!

Mas isto, para mim especificamente, não faz a menor diferença, pois eu quero é performance...

Minha dúvida é se modelos como a M135i, M235i e cia. irão mudar para tração dianteira também. Isto sim seria um sacrilégio.

Agora, carros do tipo da X1, ou com 136cv (116i), sinceramente, a tração traseira não faz a menor diferença.

Honestamente, acho que quem compra um 1er, pelo menos no Brasil, não está lá tão preocupado com o espaço de traseiro também... Mesmo porque a diferença de preço pro 3er não é tão grande, e as condições de financiamento do 3er costumam ser até melhores (e também existe o A3 sportback pra quem pensa nisso).

De qualquer forma, as vantagens da tração traseira são mais do que só a tração propriamente dita. Como eu disse: as plataformas atuais da BMW são concebidas para tração traseira, mas isso traz como outros benefícios a distribuição de peso 50:50 e a direção livre das rodas da frente sem ruído de torque. Essas vantagens são perceptíveis em qualquer carro, independentemente de potência.

Quando você coloca todos os componentes do drivetrain na frente do cockpit, não tem jeito, a distribuição de peso e a precisão da direção são comprometidas. Isso interfere diretamente no equilíbrio do carro e nas capacidades dinâmicas dele. Evidente que existem carros FWD com bom comportamento dinâmico, como o Golf, o Focus e o próprio Mini da BMW. Mas é aquela história: não me lembro de já ter visto algum comparativo entre um BMW e algum concorrente FWD, em que justamente o equilíbrio e o comportamento dinâmico do BMW não tenham sido reconhecidos como superiores.

De um jeito ou de outro, essa é uma discussão ingrata e que foge ao tópico aqui. A discussão é se os modelos FWD da BMW vão prejudicá-la ou não. Na minha opinião, assim que eles forem lançados, vão fazer muito sucesso. Mas a longo prazo, acho que é uma decisão errada para o valor da marca. Atualmente eles estão capitalizando justamente na fama que eles conseguiram de "ultimate driving machine" depois de décadas construindo carros que valorizam a experiência de condução um pouco acima do luxo e da praticidade (especialmente em comparação aos concorrentes diretos: Audi e Mercedes). Só que a direção que eles estão tomando é justamente a de preservar essa característica só nos modelos ///M, diluindo os produtos de volume.

Mas é nos produtos de volume que vem o grosso da renda de qualquer marca. Se eles perderem o diferencial pra concorrência, na minha opinião, a imagem que eles estão aproveitando hoje perde um pouco do sentido.

loudenvier

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 427
  • BMW 130i M-Sport AT 2006/2007
    • Portifólio de Felipe Machado
Re:Heresia ou não? Próxima X1 terá tração dianteira!
« Resposta #26 Online: Outubro 29, 2014, 12:21:26 pm »
Honestamente, acho que quem compra um 1er, pelo menos no Brasil, não está lá tão preocupado com o espaço de traseiro também... Mesmo porque a diferença de preço pro 3er não é tão grande, e as condições de financiamento do 3er costumam ser até melhores (e também existe o A3 sportback pra quem pensa nisso).

De qualquer forma, as vantagens da tração traseira são mais do que só a tração propriamente dita. Como eu disse: as plataformas atuais da BMW são concebidas para tração traseira, mas isso traz como outros benefícios a distribuição de peso 50:50 e a direção livre das rodas da frente sem ruído de torque. Essas vantagens são perceptíveis em qualquer carro, independentemente de potência.

Quando você coloca todos os componentes do drivetrain na frente do cockpit, não tem jeito, a distribuição de peso e a precisão da direção são comprometidas. Isso interfere diretamente no equilíbrio do carro e nas capacidades dinâmicas dele. Evidente que existem carros FWD com bom comportamento dinâmico, como o Golf, o Focus e o próprio Mini da BMW. Mas é aquela história: não me lembro de já ter visto algum comparativo entre um BMW e algum concorrente FWD, em que justamente o equilíbrio e o comportamento dinâmico do BMW não tenham sido reconhecidos como superiores.

De um jeito ou de outro, essa é uma discussão ingrata e que foge ao tópico aqui. A discussão é se os modelos FWD da BMW vão prejudicá-la ou não. Na minha opinião, assim que eles forem lançados, vão fazer muito sucesso. Mas a longo prazo, acho que é uma decisão errada para o valor da marca. Atualmente eles estão capitalizando justamente na fama que eles conseguiram de "ultimate driving machine" depois de décadas construindo carros que valorizam a experiência de condução um pouco acima do luxo e da praticidade (especialmente em comparação aos concorrentes diretos: Audi e Mercedes). Só que a direção que eles estão tomando é justamente a de preservar essa característica só nos modelos ///M, diluindo os produtos de volume.

Mas é nos produtos de volume que vem o grosso da renda de qualquer marca. Se eles perderem o diferencial pra concorrência, na minha opinião, a imagem que eles estão aproveitando hoje perde um pouco do sentido.

Eu já acho que a série 1 aqui no Brasil tem vendas pífias e perde tanto no mercado justamente por não ter espaço algum no banco de trás. Todos seus concorrentes tem bastante espaço atrás. Certamente contra uma série 1 que não sejam as mais potentes (ou seja: até 2012 todas menos a 130i, a 135i não é hatch) o A3 é MUITO superior. Com ou sem tração traseira, dá um banho na pista e é bem mais gostoso de dirigir que uma 118i e 120i aspirada. A diferença de motor não justifica o pequeno ganho que a 120i tinha por ter tração traseira. Como disse, com a potência que tem a diferença é mínima.

O ruído de torque está praticamente resolvido nesses carros novos. No GTi você nem vai senti-lo. Como também não sentia já há tempos no Focus, no A3 e principalmente no Civic Si. Aqui é um forum de BMW, o pessoal tem uma enorme ficção para tração traseira, mas isto as vezes passa dos limites, na minha opinião, da realidade, ao ponto de ver nítida diferença entre carros como Mini vs 120i na tocada... Um Mini 1.6 turbo dá um banho em qualquer 120i aspirada. Não é um carro BOM de dirigir, é um carro FANTÁSTICO!

As soluções tecnológicas para tração dianteira atuais são coisa de ficção científica. Um Golf GTi se comporta na pista no mesmo patamar de uma 125M. A tração dianteira permite o carro ser mais agressivo nas curvas (gera mais tração) e o diferencial inteligente resolve os restos do problemas comuns de tração dianteira.

Por isso que eu digo: é tudo uma questão de diversão. E para ter mais diversão você tem que, pelo menos, ter a cavalaria sob o capô para fazer diferença. Imagina um Honda Fit com tração traseira... não faria a menor diferença!

E voltando a diversão vs. performance: quando subimos demais a potência, a tração integral começa a fazer diferença e mais sentido que a traseira, como podemos ver em Nissan GT-Rs da vida... Então depende de você: quer um carro mais estável? vá de dianteira ou integral. Quer um carro mais divertido? Vá de traseira (mas lembre-se que sem motor para acompanhar, não terá muita graça...)

Eu espero que a BMW perceba isto e não tire a tração traseira de seus carros mais potentes!

Eu até gostaria de ver uma M3 com tração integral... Podem me chamar de HEREGE  :devil: mas eu acho que seria um dos carros mais fantásticos do planeta terra... Uma M3x :-)

PedroM50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 242
  • Nenhum BMW é um BMW qualquer!
    • Email
Re:Heresia ou não? Próxima X1 terá tração dianteira!
« Resposta #27 Online: Outubro 29, 2014, 01:08:47 pm »
Toda marca precisa de VOLUME DE VENDA para sobreviver, nem só de 911 vive a Porsche por exemplo, um dos modelos mais vendidos e que sustenta as pesquisas de desenvolvimento e fabricação do 911 é o Cayene ou o novo Macan.

Na BMW é a mesma coisa, precisa vender o que o cliente quer, e o cliente da X1 quer apenas um carro bonito e tecnologico, a própria opção por um SUV já diz que não há muita preocupação por parte do cliente em relação ao comportamento dinâmico do carro.

Hoje a BMW é uma das, se não a única fabricante totalmente independênte, e não está ligada a nenhuma grande grupo (VW, GM etc) e acho que o segredo desse sucesso é nunca abandonar suas origens e seus fãs. A BMW é referência no mercado sempre, quando se lança um novo Audi, Mercedes etc, logo vem a comparação com a BMW.

Além do que, a grande eficiência dos motores turbo atuais da BMW, compensa um dos contras da tração traseira que é a maior perda energética no deslocamento da força na configuração de motor dianteiro, e o peso agregado por esse sistema, são itens praticamente desconsiderados visto que o motor e a trasmissão fazem um trabalho perfeito, portanto, não vejo motivo para a BMW abandonar a tração traseira em outros modelos.

Além de qualquer custo agregado a esse tipo de configuração ser considerado pequeno para o comprador, pois a BMW é consolidada como Premium, e qualquer valor a mais do que os concorrentes é considerado como vanguarda tecnológica e não como perfumaria barata, as pessoas pagam mais por produtos melhores, e esse é o tipo de cliente da BMW, pessoas que pagam mais caro para ter mais tecnologia e tudo mais que remete ao nome BMW.
BMW 325 E36 Coupé 1993 MT
Mitsubishi Galant VR 1998 AT
----------------------
Ex:
Xsara VTS Coupé 1998
Honda Fit 2004

rpagianotto

  • Yoooo! Mr. White!! Bitch!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 498
  • F22 M235i 8AT 2014/15
Re:Heresia ou não? Próxima X1 terá tração dianteira!
« Resposta #28 Online: Outubro 29, 2014, 04:13:48 pm »
Toda marca precisa de VOLUME DE VENDA para sobreviver, nem só de 911 vive a Porsche por exemplo, um dos modelos mais vendidos e que sustenta as pesquisas de desenvolvimento e fabricação do 911 é o Cayene ou o novo Macan.

Na BMW é a mesma coisa, precisa vender o que o cliente quer, e o cliente da X1 quer apenas um carro bonito e tecnologico, a própria opção por um SUV já diz que não há muita preocupação por parte do cliente em relação ao comportamento dinâmico do carro.

Hoje a BMW é uma das, se não a única fabricante totalmente independênte, e não está ligada a nenhuma grande grupo (VW, GM etc) e acho que o segredo desse sucesso é nunca abandonar suas origens e seus fãs. A BMW é referência no mercado sempre, quando se lança um novo Audi, Mercedes etc, logo vem a comparação com a BMW.

Além do que, a grande eficiência dos motores turbo atuais da BMW, compensa um dos contras da tração traseira que é a maior perda energética no deslocamento da força na configuração de motor dianteiro, e o peso agregado por esse sistema, são itens praticamente desconsiderados visto que o motor e a trasmissão fazem um trabalho perfeito, portanto, não vejo motivo para a BMW abandonar a tração traseira em outros modelos.

Além de qualquer custo agregado a esse tipo de configuração ser considerado pequeno para o comprador, pois a BMW é consolidada como Premium, e qualquer valor a mais do que os concorrentes é considerado como vanguarda tecnológica e não como perfumaria barata, as pessoas pagam mais por produtos melhores, e esse é o tipo de cliente da BMW, pessoas que pagam mais caro para ter mais tecnologia e tudo mais que remete ao nome BMW.

Concordo que as marcas precisam de volume de venda para sobreviver. Mas especialmente a Porsche que você citou, eu sempre achei curioso que eles tenham optado por fazer SUV's, já que eles fazem parte da VW, que é o maior grupo automotivo do mundo atualmente, salvo engano. A Porsche não precisaria se comprometer para continuar existindo. Vejam que a Bugatti e a Lamborghini, que também são do grupo, ainda não tomaram o mesmo curso. E os carros da Bugatti e da Lambo ainda compartilham mais partes e componentes com as outras empresas. De toda forma, o sucesso da Porsche não me permite criticá-los.

Mas a razão de eu, pessoalmente, não achar que a criação de modelos FWD da BMW foi boa, é porque eles têm uma marca tão consolidada que, em tese, abomina essa arquitetura (lembrem dos anúncios passados com as montagens dos animais de pernas dianteiras enormes). A BMW já tem a Mini, que faz carros FWD e é bem sucedida. Estão criando a BMW i para os elétricos, que não compartilham nada com a linha convencional de produtos deles. Teria sido tão mais caro criar uma outra submarca para lançar carros FWD maiores e mais luxuosos do que os Mini?

Diegokiill

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 434
    • Email
Re:Heresia ou não? Próxima X1 terá tração dianteira!
« Resposta #29 Online: Outubro 29, 2014, 06:27:08 pm »
Concordo que as marcas precisam de volume de venda para sobreviver. Mas especialmente a Porsche que você citou, eu sempre achei curioso que eles tenham optado por fazer SUV's, já que eles fazem parte da VW, que é o maior grupo automotivo do mundo atualmente, salvo engano. A Porsche não precisaria se comprometer para continuar existindo. Vejam que a Bugatti e a Lamborghini, que também são do grupo, ainda não tomaram o mesmo curso. E os carros da Bugatti e da Lambo ainda compartilham mais partes e componentes com as outras empresas. De toda forma, o sucesso da Porsche não me permite criticá-los.

Mas a razão de eu, pessoalmente, não achar que a criação de modelos FWD da BMW foi boa, é porque eles têm uma marca tão consolidada que, em tese, abomina essa arquitetura (lembrem dos anúncios passados com as montagens dos animais de pernas dianteiras enormes). A BMW já tem a Mini, que faz carros FWD e é bem sucedida. Estão criando a BMW i para os elétricos, que não compartilham nada com a linha convencional de produtos deles. Teria sido tão mais caro criar uma outra submarca para lançar carros FWD maiores e mais luxuosos do que os Mini?
Se fosse criada uma nova marca perderia o pessoal que com BMW porque "foda-se é uma bmw".
A série 1 vai começar a ganhar o mercado de a3 e GTI por ter mais espaço bo banco traseiro assim que adotar tração dianteira. Eu duvido que 95% dos donos de série 1 e 3 tenham chegado perto do limite do carro para saber o que é dinâmica ou distribuição de peso, o mais forte que esses carros devem ter sido dirigidos é por ManosBristas.
A BMW só esta procurando uma forma de arrumar lucro para continuar desenvolvendo uma série M matadora. E não duvido nada que a M5 em breve adote tração integral, talvez como uma opção, mas vai adotar.

Quanto a Bugatti, cada carro vendido da um super prejuízo para o grupo VAG. Por que eles fazem isso? Para provar que podem. Não existe nenhum carro no mundo bo nivel do Veyron, nenhum.
Nem 918, LaFerrari e P1 estão no nível dele. Aliando luxo e potencia.

Enviado do nokia azul com jogo da cobrinha via tapatalk


PedroM50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 242
  • Nenhum BMW é um BMW qualquer!
    • Email
Re:Heresia ou não? Próxima X1 terá tração dianteira!
« Resposta #30 Online: Outubro 29, 2014, 07:59:54 pm »
Acho que o caminho é por ai @Diegokill , ainda mais no mercado atual, no qual a produção de um carro não é nada barata, a marca precisa entregar ao cliente aquilo que o cliente quer!

Se o cliente da X1 quer mais espaço interno, e algumas outras comodidades que os FWD trazem é isso que a marca vai oferecer, pois essa alteração para os demais consumidores da X1 não faria diferença, o cara que tem um X1 2012 compraria uma X1 2015 mesmo sendo FWD, pois isso para a maioria é irrelevante.

Agora os consumidores das séries 3 em diante (lógico que muitos da série 1 também) preferem e praticamente exigem que os carros sejam RWD, pois é isso que eles procuram e isso que a marca tem que oferecer.

Uma fabricante de automóveis precisa ter a vida financeira muito bem planejada, e apostar em novos mercados é importante, mas sem deixar de agradar aos antigos clientes (nós), ou seja, acho que é uma mudança que não afeta em nada quem realmente gosta da BMW pelo prazer em si, não pelo status, pois essas pessoas não querem uma X1 (sendo FWD ou RWD) elas querem uma Série 3 ou 5, coupés, etc, e isso sinceramente enquanto a BMW ainda quiser ser a fabricante dos melhores carros do mundo, ela não vai mexer na fórmula de sucesso de seus melhores carros, e caso o faça terá seu destino bem ruim.

Infelizmente, a BMW, Porsche, e até a Ferrari (vide FF), as vezes precisam abrir espaço para novos mercados, pois suas melhores obras primas dependem das vendas de seus carro mais simples e mais baratos.

Não vejo como heresia esse assunto, pois a tração traseira não foi abandonada na marca, e sim apenas em um modelo, nenhum decisão é tomada no 'achismo", com certeza há muita pesquisa, e a BMW sabe que o publico que gosta da X1 e só quer uma se for RWD é muitíssimo inferior ao público que quer apenas uma BMW alta, bonita, com porte forte, bom acabamento e bastante status.
BMW 325 E36 Coupé 1993 MT
Mitsubishi Galant VR 1998 AT
----------------------
Ex:
Xsara VTS Coupé 1998
Honda Fit 2004

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Heresia ou não? Próxima X1 terá tração dianteira!
« Resposta #31 Online: Outubro 29, 2014, 08:05:12 pm »
Eu axo ótimo ter opções , cada um compra que gosta , minha mãe não é obrigada a comprar tração traseira , cada um compra o que agrada
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado