Acho que o caminho é por ai @Diegokill , ainda mais no mercado atual, no qual a produção de um carro não é nada barata, a marca precisa entregar ao cliente aquilo que o cliente quer!
Se o cliente da X1 quer mais espaço interno, e algumas outras comodidades que os FWD trazem é isso que a marca vai oferecer, pois essa alteração para os demais consumidores da X1 não faria diferença, o cara que tem um X1 2012 compraria uma X1 2015 mesmo sendo FWD, pois isso para a maioria é irrelevante.
Agora os consumidores das séries 3 em diante (lógico que muitos da série 1 também) preferem e praticamente exigem que os carros sejam RWD, pois é isso que eles procuram e isso que a marca tem que oferecer.
Uma fabricante de automóveis precisa ter a vida financeira muito bem planejada, e apostar em novos mercados é importante, mas sem deixar de agradar aos antigos clientes (nós), ou seja, acho que é uma mudança que não afeta em nada quem realmente gosta da BMW pelo prazer em si, não pelo status, pois essas pessoas não querem uma X1 (sendo FWD ou RWD) elas querem uma Série 3 ou 5, coupés, etc, e isso sinceramente enquanto a BMW ainda quiser ser a fabricante dos melhores carros do mundo, ela não vai mexer na fórmula de sucesso de seus melhores carros, e caso o faça terá seu destino bem ruim.
Infelizmente, a BMW, Porsche, e até a Ferrari (vide FF), as vezes precisam abrir espaço para novos mercados, pois suas melhores obras primas dependem das vendas de seus carro mais simples e mais baratos.
Não vejo como heresia esse assunto, pois a tração traseira não foi abandonada na marca, e sim apenas em um modelo, nenhum decisão é tomada no 'achismo", com certeza há muita pesquisa, e a BMW sabe que o publico que gosta da X1 e só quer uma se for RWD é muitíssimo inferior ao público que quer apenas uma BMW alta, bonita, com porte forte, bom acabamento e bastante status.