Autor Tópico: Nova gasolina da Petrobras: GRID  (Lida 7216 vezes)

EightFiftyI

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1541
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #25 Online: Julho 24, 2014, 08:45:15 am »
Abasteci essa semana e o preço eh o mesmo, só mudaram o nome mesmo e a composição de alguns aditivos (e o corante). Ou seja, a supra virou grid. Só isso.

328i Sedan - aka Debbie * 328i Touring - aka Chaniqua
325i Cabrio - aka Cibele * 850i - aka Linda
M3 USA  - aka Gioconda * Gol G3 2.0T 320cv - aka Godfather
323ti - aka Drica * 750iL - aka Giordana * X5 4.4 - aka Diana
528i - aka Barbara * Audi A3 T - aka Azaleah

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #26 Online: Julho 24, 2014, 11:54:22 am »
Vem mais uma por aí:

V-Power Nitro+

http://m.jornaldepiracicaba.com.br/mobile/noticia.php?id=11160


Se já viesse com uns 15% de "Nitrometano", seria uma boa, kkkkkk!
 :palhaco:
« última modificação: Julho 24, 2014, 11:55:59 am por ZeroGravity »

bruno.x2

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2934
  • BMW M3 E92 Alpinweiss 3
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #27 Online: Julho 24, 2014, 11:57:04 am »
Abasteci essa semana e o preço eh o mesmo, só mudaram o nome mesmo e a composição de alguns aditivos (e o corante). Ou seja, a supra virou grid. Só isso.

E adiantaram a diminuição do enxofre. Que parece que vai ser só pro ano que vem em todas as outras gasolinas.
BMW ///M3 E92 MT Alpinweiss 3

Reiko Remap StgII
ActiveAutowerke TestPipes
BMW Black Grills
BMW CF Splitters
BMW LCI Taillights
BMW ZCP 359 Alloys
BMW CF Center Console
BMW CF Rear Console
BMW CIC (iDrive) Retrofit (GPS/USB)
BMW M Performance Electronic Steering Wheel v2

N55

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 84
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #28 Online: Julho 24, 2014, 02:56:44 pm »
Puro marketing...  pessoal, abram as tampas de combustível dos seus carros e notem a octanagem mínima colocada bem ali na tampa! Os carros aqui só não quebram com nossa comum pela avançada tecnologia na central/mapeamento do carro (que retarda ponto etc de acordo com o necessário)!!! Quanto mais performance, mais precisamos de gasolina boa (91 IAD ou melhor!!!!) não existe segredo. Fazer o carro andar mais com combustível inadequado é receita para dar MERDA. Tanto que nos EUA/EUROPA, vejam quais preparadoras oferecem preparação para gasolina 87! NENHUMA!!!!! Quer rodar na comum/aditivada ou GRID, deixe seu carro original (e reze para não acontecer nada).  :headbang: é uma vergonha esse Brasil.... o pior de tudo ainda é não encontrar Podium em todos os postos  :headbang:

Rodrigo

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1312
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #29 Online: Julho 24, 2014, 03:28:15 pm »
:headbang: é uma vergonha esse Brasil.... o pior de tudo ainda é não encontrar Podium em todos os postos  :headbang:

E o preço cobrado eu acho um absurdo. R$4,00 o litro da Podium ta caro demais.
« última modificação: Julho 24, 2014, 03:28:43 pm por Rodrigo »
Rodrigo

GONTIJO823

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 143
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #30 Online: Julho 24, 2014, 04:38:47 pm »
Não sei o que é pior, se o preço que esta alto ou o fato de não ter a gasolina em todos os postos BR...
BMW 125i M Sport 13/14

esteves

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 429
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #31 Online: Julho 24, 2014, 07:38:06 pm »
Puro marketing...  pessoal, abram as tampas de combustível dos seus carros e notem a octanagem mínima colocada bem ali na tampa! Os carros aqui só não quebram com nossa comum pela avançada tecnologia na central/mapeamento do carro (que retarda ponto etc de acordo com o necessário)!!! Quanto mais performance, mais precisamos de gasolina boa (91 IAD ou melhor!!!!) não existe segredo. Fazer o carro andar mais com combustível inadequado é receita para dar MERDA. Tanto que nos EUA/EUROPA, vejam quais preparadoras oferecem preparação para gasolina 87! NENHUMA!!!!! Quer rodar na comum/aditivada ou GRID, deixe seu carro original (e reze para não acontecer nada).  :headbang: é uma vergonha esse Brasil.... o pior de tudo ainda é não encontrar Podium em todos os postos  :headbang:

N55, IAD (AKI) usado no BR é (MON+RON)/2. Atende aos mínimos de qualquer país de "primeiro" mundo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating

É possível fazer boa preparação com comum. Mas, já que vai gastar, prepara para pódium né!!
« última modificação: Julho 24, 2014, 07:39:25 pm por esteves »

RF_bimmer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 700
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #32 Online: Julho 24, 2014, 07:48:17 pm »
E o preço cobrado eu acho um absurdo. R$4,00 o litro da Podium ta caro demais.

Onde R$ 4,00 o litro!? OOOOONDEEEE!?

Aqui em Belém tá R$ 4,30...
- 320iA E46 LCI (stock) - BManca
- 540iA E34 (stock) - Encrenca
- Peugeot 408 THP (stock) - Vermelhão (ou Rouge)
- Passat 81/82 LS Série Especial (stock) - Clássico

Sayão

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 77
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #33 Online: Julho 24, 2014, 10:39:42 pm »
Pqp! Aqui em Bauru pago R$ 3,59 na Podium e já acho caro demais!

RF_bimmer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 700
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #34 Online: Julho 24, 2014, 11:25:56 pm »
Pra ter uma noção, pago R$ 3,30 na VPower ("normal") que costumo usar nos carros aqui de casa. E ainda posso ter q ir pra um lugar onde a comum é ainda mais cara...  :crybye:
- 320iA E46 LCI (stock) - BManca
- 540iA E34 (stock) - Encrenca
- Peugeot 408 THP (stock) - Vermelhão (ou Rouge)
- Passat 81/82 LS Série Especial (stock) - Clássico

Rodrigo

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1312
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #35 Online: Julho 25, 2014, 08:20:28 am »
@RF_bimmer aqui no nordeste o preço é esse! Absurdo!

Acredito que o preço da Podium não deveria passar dos R$3,50.

V-Power por aqui vc encontra de R$2,99 a R$3,15

E viva o Brasil!
« última modificação: Julho 25, 2014, 08:21:19 am por Rodrigo »
Rodrigo

GONTIJO823

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 143
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #36 Online: Julho 25, 2014, 09:20:08 am »
A Podium em BH esta 3,99 ja achava um absurdo, por 4,50 entao nem se fale. Logo mais este preço chega por aqui...  :sad2: :sad2:
BMW 125i M Sport 13/14

N55

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 84
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #37 Online: Julho 25, 2014, 03:10:39 pm »
N55, IAD (AKI) usado no BR é (MON+RON)/2. Atende aos mínimos de qualquer país de "primeiro" mundo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating

É possível fazer boa preparação com comum. Mas, já que vai gastar, prepara para pódium né!!

Esteves,

Nossa IAD (AKI) = (MON+RON)/2, correto! Igual ao dos EUA. Sendo assim, nossa Podium, que tem 95 de octanagem,  é "melhor" na octanagem que as gasolinas americanas premium e até as européias. A grande diferença é que as nossas gasolinas, por lei, tem de 20-25% de etanol anidro adicionado a mistura delas. Hoje, na Europa, você tem a opção de escolher gasolina E10 (com apenas 10% de etanol) e/ou GASOLINA PURA!!!  Já que você mencionou preparação na gasolina comum, de 87 de octanagem,  poste alguns links de preparadoras conceituadas lá fora que preparam carros de seus clientes com gasolina COMUM de 87 octanas... Nunca vi isso! Lá fora eles tem PREMIUM 91/93 (MON+RON)/2 em todas as bombas!  Na minha visão, dá para deixar um carro SEGURO na comum e não "preparado" , carro preparado e muitos até originais, precisam de gasolina premium (olhem nas tampas de combustível das bmw's e muitos outros carros que irão ver que é recomendado usar 91 (MON+RON)/2 ! 
« última modificação: Julho 25, 2014, 03:13:47 pm por N55 »

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #38 Online: Julho 25, 2014, 09:18:30 pm »
Esteves,

Nossa IAD (AKI) = (MON+RON)/2, correto! Igual ao dos EUA. Sendo assim, nossa Podium, que tem 95 de octanagem,  é "melhor" na octanagem que as gasolinas americanas premium e até as européias. A grande diferença é que as nossas gasolinas, por lei, tem de 20-25% de etanol anidro adicionado a mistura delas. Hoje, na Europa, você tem a opção de escolher gasolina E10 (com apenas 10% de etanol) e/ou GASOLINA PURA!!!  Já que você mencionou preparação na gasolina comum, de 87 de octanagem,  poste alguns links de preparadoras conceituadas lá fora que preparam carros de seus clientes com gasolina COMUM de 87 octanas... Nunca vi isso! Lá fora eles tem PREMIUM 91/93 (MON+RON)/2 em todas as bombas!  Na minha visão, dá para deixar um carro SEGURO na comum e não "preparado" , carro preparado e muitos até originais, precisam de gasolina premium (olhem nas tampas de combustível das bmw's e muitos outros carros que irão ver que é recomendado usar 91 (MON+RON)/2 ! 


Só pra não confundir as coisas...

O que não dá, é pra usar o mapa de uma gasolina superior na inferior.

Na preparação, o que vai influenciar é que, quanto pior a gasolina, mais "gordinho" terá que ser o mapa de combustível, e o de ponto, menos conservador!

N55

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 84
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #39 Online: Julho 26, 2014, 05:03:28 pm »

Só pra não confundir as coisas...

O que não dá, é pra usar o mapa de uma gasolina superior na inferior.

Na preparação, o que vai influenciar é que, quanto pior a gasolina, mais "gordinho" terá que ser o mapa de combustível, e o de ponto, menos conservador!

Concordo, isso é importante também.

Então, onde você já viu alguma preparação lá fora feita para gasolina com menos de 91 de octanas (R+M)/2? Eu nunca vi...  se de fábrica o carro já requer 91 (R+M)/2 (leiam os manuais e tampas de combustível do carro) , imagine preparado...

Por esse motivo, sempre usei Podium em todos os meus carros turbo (todos no manual diziam 91 (R+M)/2 ou superior... quando não acho Podium, não abuso tanto do carro e/ou acelero. Nunca coloquei comum na 335.
« última modificação: Julho 26, 2014, 05:07:25 pm por N55 »

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #40 Online: Julho 26, 2014, 06:34:13 pm »
Concordo, isso é importante também.

Então, onde você já viu alguma preparação lá fora feita para gasolina com menos de 91 de octanas (R+M)/2? Eu nunca vi...  se de fábrica o carro já requer 91 (R+M)/2 (leiam os manuais e tampas de combustível do carro) , imagine preparado...

Por esse motivo, sempre usei Podium em todos os meus carros turbo (todos no manual diziam 91 (R+M)/2 ou superior... quando não acho Podium, não abuso tanto do carro e/ou acelero. Nunca coloquei comum na 335.

Então, é sobre isso que eu estou falando...

O ideal, é o que você citou e está corretíssimo, mas na falta do ideal, você pode fazer uma calibração específica para a gasolina inferior!

Na própria 335, se você fizer uma calibração um pouco mais rica, e segurar um pouquinho os picos do avanço de ignição, vai poder andar de "pé trancado" com gasolina boqueta de posto fuleiro, ser ter risco de quebra.

Eu constatei isso na pista, na época do campeonato de Endurance quando o patrocinador que forneceria o Avgás (gasolina de aviação) furou em cima da hora de uma das etapas, e tivemos que acertar o carro turbo para andar com gasolina comum.

Fizemos as compensações de bico e ponto e nem tiramos pressão de turbo!  O carro rodou 7 horas de pau dentro, sem pestanejar.
« última modificação: Julho 26, 2014, 06:34:51 pm por ZeroGravity »

N55

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 84
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #41 Online: Julho 27, 2014, 03:15:27 pm »
Então, é sobre isso que eu estou falando...

O ideal, é o que você citou e está corretíssimo, mas na falta do ideal, você pode fazer uma calibração específica para a gasolina inferior!

Na própria 335, se você fizer uma calibração um pouco mais rica, e segurar um pouquinho os picos do avanço de ignição, vai poder andar de "pé trancado" com gasolina boqueta de posto fuleiro, ser ter risco de quebra.

Eu constatei isso na pista, na época do campeonato de Endurance quando o patrocinador que forneceria o Avgás (gasolina de aviação) furou em cima da hora de uma das etapas, e tivemos que acertar o carro turbo para andar com gasolina comum.

Fizemos as compensações de bico e ponto e nem tiramos pressão de turbo!  O carro rodou 7 horas de pau dentro, sem pestanejar.

Sim, na constante falta de gasolina premium/podium, os carros projetados para gasolina premium/podium, irão continuamente render menos do que devem.  Nossos carros aqui no Brasil, mesmo com a programação original, só não quebram por milagres que a central faz com os metodos de prevenção (Knock correction, multiplicador de avanço de ignição etc) A central continuamente está ajustando (tirando ponto etc) e protegendo o motor para o mesmo não ir pro saco devido ao combustível NÃO projetado para o carro  (nesse caso, o manual e/ou tampa de combustível diz qual o combustível ideal para cada carro (original) e obviamente, quando modificado, sem dúvidas, quanto melhor o combustível, melhor e mais aparentes serão os resultados e ganhos. Uma calibração para gasolina comum, não traz os melhores resultados e deixam muitas questões em aberto, principalmente os resultados e ganhos de uma calibração para comum (sendo no meu ponto de vista, não ideal (para queima), perigosa e focada muito mais em segurança do que qualquer quesito performance.

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #42 Online: Julho 27, 2014, 03:44:14 pm »
As montadoras sabem a merda do combustível que temos, alguns carros M tem opção dentro do BMW ISIS fazer um remap para gasolina de baixa octanagem, isso vale para o S65 e S85, os demais motores não conferi se tem esta opção, o fato é de alguma forma se preparam para isso o que é uma situação de merda  mas paciência.


bruno.x2

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2934
  • BMW M3 E92 Alpinweiss 3
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #43 Online: Julho 27, 2014, 03:51:31 pm »
As montadoras sabem a merda do combustível que temos, alguns carros M tem opção dentro do BMW ISIS fazer um remap para gasolina de baixa octanagem, isso vale para o S65 e S85, os demais motores não conferi se tem esta opção, o fato é de alguma forma se preparam para isso o que é uma situação de merda  mas paciência.

Deve ser por isso que no documento o S65 vem por 406hp, já que em todo lugar é 420hp né.
BMW ///M3 E92 MT Alpinweiss 3

Reiko Remap StgII
ActiveAutowerke TestPipes
BMW Black Grills
BMW CF Splitters
BMW LCI Taillights
BMW ZCP 359 Alloys
BMW CF Center Console
BMW CF Rear Console
BMW CIC (iDrive) Retrofit (GPS/USB)
BMW M Performance Electronic Steering Wheel v2

loudenvier

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 427
  • BMW 130i M-Sport AT 2006/2007
    • Portifólio de Felipe Machado
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #44 Online: Julho 27, 2014, 06:17:51 pm »
Aqui no RJ eu pago R$ 4,19 agora na PODIUM. Considero AVILTANTE o preço e não ter opção senão capitular e pagar este valor surreal... Mas como só ando com o carro nos finais de semana, não dói tanto no bolso... dói mais na consciência.

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #45 Online: Julho 27, 2014, 06:43:02 pm »
Pessoal, se o alcool misturado em nossa gasolina tem uma "octanagem" de 110, entao a mistura  final de 27,5% em nossa gasolina daria uma octanagem final de 93 octanas... O que compensa em parte a octanagem baixa de nossa gasolina comum pura...

Se levarmos so isso em consideracao nao acho tao ruim esta proporcao de alcool em nossa gasolina.... Claro que alem disso temos o problema da adulteracao de combustivel, mas aí sao outros 500...


Vale a leitura:

http://autoforum.com.br/topic/101936-combustivel-alcool-vs-gasolina/#


Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #46 Online: Julho 27, 2014, 08:04:31 pm »
Pessoal, se o alcool misturado em nossa gasolina tem uma "octanagem" de 110, entao a mistura  final de 27,5% em nossa gasolina daria uma octanagem final de 93 octanas... O que compensa em parte a octanagem baixa de nossa gasolina comum pura...

Se levarmos so isso em consideracao nao acho tao ruim esta proporcao de alcool em nossa gasolina.... Claro que alem disso temos o problema da adulteracao de combustivel, mas aí sao outros 500...


Vale a leitura:

http://autoforum.com.br/topic/101936-combustivel-alcool-vs-gasolina/#



Não Abreu... a conta não é essa... no ssa mijolina comum é tão ruim que são 87 octanas IAD "com alcool"...

N55

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 84
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #47 Online: Julho 27, 2014, 08:51:16 pm »
Não Abreu... a conta não é essa... no ssa mijolina comum é tão ruim que são 87 octanas IAD "com alcool"...

Exato! É o cúmulo isso! Com etanol e só tem 87 IAD!  :puto:

Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #48 Online: Julho 27, 2014, 09:13:28 pm »
E esses octane booster da STP?

Funciona? Aumenta em qto a octanagem?

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Nova gasolina da Petrobras: GRID
« Resposta #49 Online: Julho 27, 2014, 09:41:37 pm »
E esses octane booster da STP?

Funciona? Aumenta em qto a octanagem?

Aumenta 1 ponto em 50 litros de Gasolina... ou seja... quase inútil...