Autor Tópico: [DIY] Troca junta de tampa de valvula/bba vacuo BMW 4cil e90 (320,318,118,120)  (Lida 2171 vezes)

davi.df

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Bom pessoal como havia prometido segue o Tutorial da troca de junta da tampa de valvula + bomba de vácuo (Reparo ou substituicao)

Gostaria de iniciar com um pequeno Disclaimer: Esse procedimento é razoavelmente fácil, foi a primeira vez que eu removi uma tampa de valvula na minha vida. Porem, voce estara mexendo em toda a parte de cima do motor. Não inicie o processo sem todas as peças que eu listei aqui e ferramentas, pois não será possivel concluir o serviço. Tome muito cuidado ao apertar parafusos, pois todos os componentes são sensiveis e podem quebrar se apertar muito. É bom ter um torquimetro a mão para medir os apertos e fazer um serviço mais profissional.

Sempre tenha a mao fita crepe, caneta e potinhos para marcar os parafusos, separar por tipos. Escreva onde o parafuso encaixa uma ID para voce saber qual parafuso vai em qual lugar. Apos isso enrole o parafuso com fita crepe e escreva a mesma ID para associar os parafusos a seus respectivos encaixes.

Fontes de informação:

Tutorial youtube de substituição de bomba de vácuo e junta da tampa de valvulas (Preste muita atenção para inverter algumas etapas, pois o carro e de volante no lado direito!)


Tutorial com fotos (carro tambem de volante do lado direito)

http://upgr8s.blogspot.com.br/2013/06/bmw-e90-diy-rocker-valve-cover-gasket.html

http://tis.bmwcats.com/doc1070969/

Tutorial para somente substituição/reparo da bomba de vácuo - TOMEM MUITO CUIDADO AO EFETUAR ESSE PROCEDIMENTO DE REMOÇÃO POIS É CRUCIAL VOCE VER QUAL A POSIÇÃO EXATA DA LINGUETA DA BOMBA DE VÁCUO. CASO A PESSOA EFETUANDO ESSE PROCEDIMENTO NÃO REPARE SERÁ VIRTUALMENTE IMPOSSIVEL REINSTALAR A BOMBA DE VÁCUO SEM ABRIR A TAMPA DE VALVULAS. POR CAUSA DESSE PROCEDIMENTO EU QUEBREI MINHA BOMBA DE VÁCUO, POIS PARAFUSEI ELA TORTA. ANTES DE QUEBRA-LA EU PASSEI VIRTUALMENTE 2 DIAS TENTANDO REINSTALAR SEM SUCESSO.

http://www.bmwland.co.uk/forums//viewtopic.php?t=134590

OBS 1: Caso você tente efetuar esse reparo, desconecte primeiro a mangueira da bomba de vácuo, pois ela ira impossibilitar de remover a bomba sem mexer a lingueta.

OBS 2: Tome muito cuidado analisando as fotos da bomba de vacuo nos tutoriais para perceber onde ficam os parafusos. Existem uma série de outros parafusos identicos, aproximadamente uns 10 em torno da bomba de vácuo, alguns selam o sistema de refrigeração.

Agora mãos à obra!

Ferramentas necessárias:





* Jogo de soquetes Torx - Soquetes macho e soquetes femeas.
* Chave de fenda grande
* Chave catraca pequena e média
* Cachimbos sextavados sortidos
* Filtro de óleo original part number 11427508969
* O ring de vedação da bomba de vácuo (Caso vá ser feito reparo e não substituição completa da bomba) Part number 11667509080
* Alicate
* Junta da tampa de valvulas part number 11120035738 (Valor 460 reais na CCS, nao use junta sem ser original)
* Moeda de 1 real
* Lanterna
* Loctite 598 Black (Cola de junta) - Repare que o TIS da BMW recomenda o uso de um produto cinza chamado de drey bond, porem esse produto foi descontinuado. Loctite 598 possui a mesma formula quimica, e pode ser usado sem prejudicar o serviço.
* Loctite 574 - Deve ser usado com parcimonia na flange que prende a bomba de vácuo, como demonstrado no video.
* Pequeno espelho circular, para poder visualizar atras do bloco os parafusos que prendem a bomba de vácuo.
* Câmera de fibra ótica pode auxiliar bastante, mas o espelho ja quebra o galho.
* extensores sortidos

1:  Remova as duas tampas plasticas que ficam nas extremidades da bandeija em que fica o filtro de ar condicionado.

2: olhando de frente para o carro puxe para sua direcao os dois cabos grossos que ficam embaixo da bandeija do micro filtro e em cima da tampa de valvulas. E so puxar com um pouco de forca que eles desencaixam.

3: Remova os 7 parafusos hexagonais de 8mm que seguram a tampa que proteje o microfiltro. Remova tambem o sensor que indica que o capo esta aberto, analise com cuidado que voce entenderá como solta-lo.

4:remova as duas barras anti torcao. Use os soquetes torx femea em cada ponta, depois segure a moeda de 1 real com o alicate e insira na fenda da tampa que se encontra onde as duas barras se juntam. Gire no sentido anti-horario para remove-la. O parafuso que prende as duas barras se encontra embaixo da tampa. Remova-o e depois puxe as barras para fora.

6: Remova a bandeija do micro filtro

http://i1126.photobucket.com/albums/l615/shatnerzbassoon/1-1.jpg

Apos remover a bandeija do micro filtro puxe a tampa que fica em cima do motor do lado esquerdo, ele fica encaixada. E necessario um pouco de forca. Puxe das duas pontas ao mesmo tempo.

Pronto, agora voce tem bastante acesso ao motor. Voce ja pode ver a tampa de valvulas inteira, e ver a parte de cima da bomba de vacuo. O que eu recomendo fazer e deitar em cima da tampa de valvula, sem botar muito peso claro, e enfiar o braco esquerdo o bloco e a parede onde fica a ecu, o terminal positivo de chupeta e dobrar a mao, dessa forma voce tera bastante acesso a bomba de vacuo. Passe a mao nela e veja a gravidade do vazamento.

Aqui e onde fica a bomba de vácuo:

http://i1126.photobucket.com/albums/l615/shatnerzbassoon/15.jpg

E aqui e a bomba de vácuo vista de cima:

http://i1126.photobucket.com/albums/l615/shatnerzbassoon/2-4.jpg

http://i1126.photobucket.com/albums/l615/shatnerzbassoon/25.jpg

Remova a tampinha preta que encaixa na caixa do filtro de ar do motor. Sao 3 torxs femea. Apos isso desencaixe da caixa de filtro de ar. Assim voce tera mais espaco para mexer.

Nesse momento do serviço voce tem 2 opções: Abrir a tampa de valvulas, ou substituir somente a bomba de vácuo. Eu não recomendo substituir so a bomba de vacuo pelo simples motivo que a junta costuma vazar na mesma epoca que a bomba de vacuo. Se a sua nao esta vazando agora, ela ira vazar. Entao aproveite o trabalho e substitua tudo de uma vez.

Dando procedimento - Agora voce vai ter acesso a um dos pontos costumazes de apresentar falha no motor N46. O Camshaft position sensor O-ring (Desculpem não sei o nome em portugues). Ele fica abaixo de uma especie de plugue eletrico que conecta em cima da peca numero 7 do esquema a seguir. Se o seu carro for pouco rodado provavelmente o vazamento nao deve ter afetado o funcionamento do sensor. O que eu recomendo e fiz no meu carro De umas belas jatadas de ar e limpe bem limpinho o oleo dentro dos pinos do sensor. Eles podem ocasionar problemas futuros, levando a necessidade de trocar o sensor.
Numero 7 e onde o camshaft position sensor se conecta no chicote.
http://bmwfans.info/parts/catalog/E90/Sedan/Malaysia/320i-N46/RHD/N/2007/april/browse/engine/cylinder_head_cover/
Remova os dois parafusos (numero 7) no esquema. Remova tambem a borracha de vedacao, liberando acesso total ao camshaft position sensor


Nessa foto voce ve o chicote que encaixa no sensor. E o que tem formato de cachimbo e tem uma borrachinha amarela em volta



Nessa foto voce ve o sensor logo a esquerda-superior da tampa de oleo. Veja que o da foto esta bem melecado de oleo.

http://lh5.ggpht.com/-ql-FuAJLv9M/Uc8m6CaJSBI/AAAAAAAACb8/1igLt0PHm5I/s1600-h/image4%25255B1%25255D.png

Agora o proximo passo e remover as bobinas de ignicao. Para remove-las levante a abinha plastica em cima delas com a ponta do dedo. Quando voce fizer isso o conector ira desconectar sozinho. Apos isso enrole uma chave de fenda para nao marcar a tampa de valvulas e faca uma alavanca deixando a ponta da chave da fenda para a esquerda (olhando de frente para o motor) e o cabo para a direita. Nao faca muita forca, alavanque de leve.

 As bobinas irao sair. Repita para as 4 bobinas. Não é necessário, mas eu gosto de colar uma fita crepe nas bobinas com o numero de cada uma para elas voltarem para o mesmo lugar. Se o carro tiver sido usado nas horas anteriores ao servico elas estarao quentes, cuidado para nao se queimar.

Nessa foto voce pode ver as 4 bobinas com suas abas levantadas
http://lh4.ggpht.com/-O8rcqLDTLQs/Uc8mOQdjRCI/AAAAAAAACbs/Hx6cJ_1nb7M/s1600-h/image%25255B5%25255D.png

Agora remova a tampa do coletor, nao lembro quantos parafusos sao, acho que sao 2, porem nao tem misterio. E so tirar.

Abra a tampa da caixa branca a esquerda do motor, la dentro tem 3 mangueironas, que terminam em 3 quadrados que encaixam um no outro. Desencaixe esses quadrados para liberar mais espaco para trabalhar. Desencaixe tambem o agrupamento de fios onde se encontram os conectores das bobinas de ignicao. va seguindo o conjunto de fios e va desparafusando e desencaixando os sensores para liberar espaco para trabalhar. Desconecte tambem o terminal positivo e o aterramento dele. Enrole o fio para longe com barbante.

Nessa foto voce ve bem a caixa branca, as 3 mangueiras e o terminal positivo de chupeta.



desencaixe o caninho 1 da tampa de valvulas

http://res.bmwcats.com/tis/1051964.png

Desconecte o sistema de ventilacao do crankcase (voce aperta a mangueirinha que ele solta)

http://res.bmwcats.com/tis/1063202.png

Desparafuse os parafusos marcados na foto. Tome cuidado que o parafuso 1 e diferente, e os parafusos 2(2 unidades) e 3(2 unidades) tambem sao diferentes. Para remover os parafusos da tampa de valvula o que eu faco e o seguinte: pego um barbante e faco um no de forca, amarro na cabeca dos parafusos e puxo fazendo forca somente na vertical. Eles sao meio colados na tampa devido ao oleo que vai queimando e gruda.
http://res.bmwcats.com/tis/1063215.png

Agora chegou a grande hora de abrir a tampa de valvulas!! Va puxando com as maos pelas bordas, sempre de leve. Caso esteja muito dificil de tirar a tampa desconecte a mangueira da bomba de vacuo, pois ela prende a tampa de valvulas no lugar. De qualquer maneira sera necessario desconectar, entao pode desconectar logo se quiser! Faco uma conferencia geral do motor, procure pelos pontos de vazamento. Se possivel tire uma foto e poste no forum para os colegas verem o estado do seu motor. Depois de tudo isso feito remova os parafusos 7 e 9 do esquema, pois eles sao responsaveis por segurar a flange que segura a bomba de vacuo no lugar. No video mostra bem essa etapa.

http://bmwfans.info/parts/catalog/E90/Sedan/Malaysia/320i-N46/RHD/N/2007/april/browse/engine/cylinder_head/


Foto aleatoria do meu motor aberto



Remova a bomba de vacuo. Chegou a hora de efetuar o reparo nela. A bomba de vacuo e uma peca muito simples. Ela usa o vacuo do comando de valvulas para aliviar o pedal de freio. A unica peca que pode estragar e uma pequena valvula plastica que fica dentro da parte metalica logo apos o caninho preto. E uma valvula one-way. Ela so permite o fluxo de dentro pra fora, e nao de fora para dentro.

http://i1126.photobucket.com/albums/l615/shatnerzbassoon/3-2.jpg

Na foto da bomba voce consegue ver bem os vazamentos. O o-ring avulso que voce comprou vai na parte da frente, onde tem a lingueta. Mas nao instale agora. Primeiro desmonte a bomba removendo os 5 parafusos torx femea atras da bomba. Agora voce vai ter isso em maos:

http://i1126.photobucket.com/albums/l615/shatnerzbassoon/4-1.jpg

Repare que o o-ring azul e quadrado, e nao redondo como o o-ring do filtro de oleo que iremos usar. Limpe a bomba bem limpa com um produto de limpeza de oleo.
Agora chegou a hora de substituir o o-ring velho pelo o-ring do filtro de oleo (O o-ring grande que fica no receptaculo do filtro de oleo). Voce pode ou usar o loctite black para prender melhor o o-ring (caso voce opte por esse caminho tome cuidado para nao deixar vedajunta na parte de dentro do oring, pois ele pode entupir a bomba. O veda junta so vai embaixo do o-ring e na parte externa da bomba. Se voce usar o veda junta voce precisa fazer algo igual a isso:
http://i1126.photobucket.com/albums/l615/shatnerzbassoon/7-1.jpg

Apos o o-ring instalado:
http://i1126.photobucket.com/albums/l615/shatnerzbassoon/8.jpg

Feche a bomba e insira o o-ring externo novo na parte da frente da lingueta. Agora chegou a hora de colocar o loctite flange locker. Faca igual o cara do video. Bote pouco e retire o excesso com um pano (sempre use pano de microfibra quando estiver com a tampa aberta, para nao deixar cair fiapos de pano dentro do motor). encaixe a bomba e feche a flange por cima dela. Sua bomba de vacuo esta pronta.

Agora pegue um cartao de credito velho e va raspando as bordas para remover o excesso de colinha velha da montagem original. Coloque uma gotinha do loctite black no formato das seguintes fotos e como o cara do video mostra.

http://res.bmwcats.com/tis/1063201.png

http://res.bmwcats.com/tis/1063204.png

http://res.bmwcats.com/tis/1063203.png

Agora voce vai precisar de um ajudante. coloque a junta nova encaixada na tampa de valvula e assente a tampa comecando do lado esquerdo para o direito. Amarre os fios o mais afastado possivel com barbantes. Eu fiz assim:



Pronto, agora coloque todos os parafusos na posicao certa. Eu utilizei um cachimbo para empurrar os parafusos para o lugar certo. Depois de colocar todos no lugar certo parafuse do centro para fora. O torque nos parafusos e: 89 in-lb (10 Nm).

quando for parafusar de volta a borracha que isola o crankshaft sensor, coloque o loctite black em volta da borracha para evitar que o oleo vaze para dentro do sensor de novo.

Agora ligue todos os fios e sensores, instale as bobinas e aguarde 24 horas para curar os selantes. Nesse meio tempo aproveite para limpar todo o oleo velho. No dia seguinte ligue o carro e confira se nao houve nenhum vazamento.

Observacoes:

Tome cuidado na hora de fechar a tampa, pois a junta pode se soltar. Caso esteja tendo muita dificuldade cole com o loctite black a junta na tampa.

Faca tudo com bastante cuidado. Quando cansar, pare um pouco, descanse. Aproveite para limpar todas as pecas e tampas.
« última modificação: Maio 23, 2014, 03:35:53 pm por Felipe_Baratto »

Sayão

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Re:[DIY] Troca junta de tampa de valvula/bba vacuo BMW 4cil e90 (320,318,118,120)
« Resposta #1 Online: Junho 28, 2014, 04:32:25 pm »
Boa Davi!

Deixa eu abusar mais um pouco, não estou achando o Loctite 574 para comprar, quando acho é só aquela bisnaga enorme, onde você comprou?

O 598 black já acho com bastante facilidade.

Abraços

davi.df

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Re:[DIY] Troca junta de tampa de valvula/bba vacuo BMW 4cil e90 (320,318,118,120)
« Resposta #2 Online: Julho 07, 2014, 10:27:14 pm »
sayao eu comprei na amazon.com! E meio dificil de encontrar mesmo!

Guto Ramos

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Re:[DIY] Troca junta de tampa de valvula/bba vacuo BMW 4cil e90 (320,318,118,120)
« Resposta #3 Online: Setembro 03, 2014, 11:48:18 am »
sayao eu comprei na amazon.com! E meio dificil de encontrar mesmo!

Bom dia, Davi e demais participantes

Se você ou outro participante que ler puder responder a dúvida agradeço.
Efetuei os procedimentos do tutorial, consegui fazer tudo, porém percebi que após rodar alguns KM o freio falha quando para o carro e faz a manobra para estacionar e depois volta ao normal (muito preocupante) o fato de trocar o anel O-ring da bomba a vácuo que atua diretamente no pedal do freio não teria de fazer o procedimento de sangria ? Já que a bomba foi aberta e a manqueira que vai em cima dela liga nos canos que ficam juntos ao reservatório do liquido de freio.
Quando vc executou o tutorial teve este problema ?
Efetuei a sangria nas duas rodas dianteiras com motor desligado e não notei diferença, será que tem outro ponto para sangria ?
Por via das dúvidas refiz todo o serviço novamente para conferir tudo, percebi uma pequena gota de óleo abaixo do engate da mangueira  que fica pressa na bomba, substitui a braçadeira que fixa a mangueira a bomba aproveitei e  substitui também o O-ring externo da bomba novamente, testei e percebi o mesmo defeito.
Agradeço todos que contribuírem com informações.
Guto

davi.df

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Re:[DIY] Troca junta de tampa de valvula/bba vacuo BMW 4cil e90 (320,318,118,120)
« Resposta #4 Online: Setembro 03, 2014, 11:53:56 am »
guto essa bomba e a bomba de hidrovacuo do freio. Não passa fluido de freio nela! Talvez a válvula one way da sua bomba esteja deteriorada. Se for o caso somente uma nova bomba de vácuo vai resolver.

davi.df

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Re:[DIY] Troca junta de tampa de valvula/bba vacuo BMW 4cil e90 (320,318,118,120)
« Resposta #5 Online: Setembro 03, 2014, 11:55:04 am »
Essa bomba serve para deixar o pedal mais leve quando liga o carro pela manhã,  somente isso... Acho que seu problema não deve ter relação com o tutorial

EAKMotorsports

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Re:[DIY] Troca junta de tampa de valvula/bba vacuo BMW 4cil e90 (320,318,118,120)
« Resposta #6 Online: Junho 30, 2017, 09:28:53 pm »
Bacana o tutorial. fiquei pensando no caso do colega (Guto) q o freio ficou pesado...Antes de fazer o reparo tinha este problema no freio?