Autor Tópico: 118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?  (Lida 3654 vezes)

ROGERIO SPEED

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 98
    • Email
118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Online: Março 11, 2014, 07:40:53 pm »
Senhores, penso em melhorar o sistema de escape da minha 118. Estudei trocar o escape da metade para trás com um abafador final bem mais livre. A pergunta é:

Será que vale a pena essa troca ou é melhor colocar um down pipe ao invés de trocar o escape do meio para trás?????

YuriB

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 420
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #1 Online: Março 18, 2014, 09:47:20 am »
downpipe+reprogramação

rpagianotto

  • Yoooo! Mr. White!! Bitch!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 498
  • F22 M235i 8AT 2014/15
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #2 Online: Março 18, 2014, 11:59:47 am »
Olha, eu vou te dizer que eu fiz o catback no meu carro, e não veio nada de potência a mais.
O carro vem com 2 abafadores. O escape que mandei fazer tirou o abafador do meio, e trocou o final por um outro de fluxo menos restritivo. E o cano ficou um pouco mais largo também.

Mesmo com tudo isso, na verdade, eu suspeito que tenha até diminuído um pouco a potência. O problema é que eu testei em dinamometros diferentes, então não dá pra ter certeza. Mas antes de por, eu consegui 178whp, depois foi 174whp.

Acho que nesses motores a restrição real está no catalizador mesmo. Então imagino que o downpipe tenha mais (ou algum) resultado.

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #3 Online: Março 18, 2014, 01:49:20 pm »
Eu acho melhor o downpipe, sem duvida a restrição está maior parte nos cats.

Mas se quiser resultados mais expressivos, terá de trocar o coletor + downpipe + remap, vai deixar o carro mais ágil.

Garrafa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 887
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #4 Online: Março 18, 2014, 02:09:05 pm »
Eu acho melhor o downpipe, sem duvida a restrição está maior parte nos cats.

Mas se quiser resultados mais expressivos, terá de trocar o coletor + downpipe + remap, vai deixar o carro mais ágil.

O duro é achar um downpipe pra 118. Acho que só a supersprint tem, e com aquele precinho camarada. Será que o das F30 encaixa?
« última modificação: Março 18, 2014, 02:14:23 pm por Garrafa »

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #5 Online: Março 18, 2014, 03:51:58 pm »
Como o carro é outra carroceria, tanto o coletor quanto downpipe vão ser bem difíceis ser compatíveis. Eu nao sabia q niguem ofeceria a peça, confirme com o Ricardo becker.

Supersprint é foda caro demais.

Bob

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 933
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #6 Online: Março 18, 2014, 04:02:09 pm »
A carroceria não é o problema e sim o motor diferente!

aproveitando, estou com o racehip ultimate (215cv) aqui na mao, em promoção essa semana!
Bob Diniz
bob@betterbybob.com
Instagram @betterbybob
Representante Reiko ES/RJ

 

0xx 27 99981-2081

ROGERIO SPEED

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 98
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #7 Online: Março 18, 2014, 07:23:59 pm »
Olha, eu vou te dizer que eu fiz o catback no meu carro, e não veio nada de potência a mais.
O carro vem com 2 abafadores. O escape que mandei fazer tirou o abafador do meio, e trocou o final por um outro de fluxo menos restritivo. E o cano ficou um pouco mais largo também.

Mesmo com tudo isso, na verdade, eu suspeito que tenha até diminuído um pouco a potência. O problema é que eu testei em dinamometros diferentes, então não dá pra ter certeza. Mas antes de por, eu consegui 178whp, depois foi 174whp.

Acho que nesses motores a restrição real está no catalizador mesmo. Então imagino que o downpipe tenha mais (ou algum) resultado.

Amigo, poderia dizer como ficou o som do escape do seu carro? Pensei também em trocar apenas o último abafador por um magnaflow oval, apenas para ter um som mais agradável e talvez depois colocar um piggyback e filtro K&n.

Obrigado a todos pelas sugestões.

rpagianotto

  • Yoooo! Mr. White!! Bitch!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 498
  • F22 M235i 8AT 2014/15
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #8 Online: Março 18, 2014, 08:32:38 pm »
Amigo, poderia dizer como ficou o som do escape do seu carro? Pensei também em trocar apenas o último abafador por um magnaflow oval, apenas para ter um som mais agradável e talvez depois colocar um piggyback e filtro K&n.

Obrigado a todos pelas sugestões.

Quando eu mandei fazer, inicialmente eu troquei os 2 abafadores originais por esportivos. Mas ainda assim ficou muito baixo o som. Daí pedi para tirar o abafador do meio e deixei só o final. Não ficou nem um pouco escandaloso, mas de vidro aberto ficou um ronquinho legal sim.
Com vidro fechado, não dava pra ouvir muito mais do que o normal. Dá uma olhada nesse vídeo:


Depois da 3a marcha, o barulho do vento já era maior do que o barulho do escape. Pelo menos não deu ressonância. O mais legal era andar com o vidro aberto para ouvir o motor borbulhando nas reduções de marcha! heheh
Honestamente, acho que mesmo se andar sem abafadores não vai ficar tão alto assim.

Quanto ao piggyback, pesquise bem antes de comprar, porque eu comprei e não funcionou.  :putz:

ROGERIO SPEED

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 98
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #9 Online: Março 18, 2014, 10:24:25 pm »
Quando eu mandei fazer, inicialmente eu troquei os 2 abafadores originais por esportivos. Mas ainda assim ficou muito baixo o som. Daí pedi para tirar o abafador do meio e deixei só o final. Não ficou nem um pouco escandaloso, mas de vidro aberto ficou um ronquinho legal sim.
Com vidro fechado, não dava pra ouvir muito mais do que o normal. Dá uma olhada nesse vídeo:


Depois da 3a marcha, o barulho do vento já era maior do que o barulho do escape. Pelo menos não deu ressonância. O mais legal era andar com o vidro aberto para ouvir o motor borbulhando nas reduções de marcha! heheh
Honestamente, acho que mesmo se andar sem abafadores não vai ficar tão alto assim.

Quanto ao piggyback, pesquise bem antes de comprar, porque eu comprei e não funcionou.  :putz:


Você lembra qual a marca e modelo do abafador que usou no final? estou vendo aqueles ovais da Borla ou Magnaflow... acho que vou tirar o do meio.

Blattner

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 39
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #10 Online: Março 19, 2014, 10:17:56 am »
Esse Piggyback é pra 118i 1.6T 170hp?

Alguem do clube testou e aprova? Estou super interessado, mas só vejo gente reclamando até hj que nada funcionou direito nesse carro.


A carroceria não é o problema e sim o motor diferente!

aproveitando, estou com o racehip ultimate (215cv) aqui na mao, em promoção essa semana!

dale82

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 52
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #11 Online: Março 19, 2014, 12:16:49 pm »
Esse Piggyback é pra 118i 1.6T 170hp?

Alguem do clube testou e aprova? Estou super interessado, mas só vejo gente reclamando até hj que nada funcionou direito nesse carro.

 :+1:
BMW 118i (F20)

ROGERIO SPEED

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 98
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #12 Online: Março 24, 2014, 09:30:02 pm »
Estou em dúvida quanto ao abafador do final, se uso aqueles cilíndricos para turbo ou os marmitões tipo magnaflow série 40. O maior receio é ficar com ressonância.

PilotMartyMcFly

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 440
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #13 Online: Março 25, 2014, 10:56:40 am »
Pelo que andei pesquisando em Ctba, o Piggyback também trás pouca potência. Fica na casa dos 200 cvs, segundo o pessoal da loja.

Já tinha lido que chegava na casa dos 245cvs, mas parece que não procede a informação.

Bob

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 933
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #14 Online: Março 25, 2014, 11:13:41 am »
Já montei duas f20 com esse 1.6t, uma 116 e outra 118...ambas acelerando por aqui sem problemas !

Até hoje, só li aqui no forum esse problema e com esse da tal DTE!
Bob Diniz
bob@betterbybob.com
Instagram @betterbybob
Representante Reiko ES/RJ

 

0xx 27 99981-2081

Garrafa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 887
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #15 Online: Março 25, 2014, 11:29:12 pm »
Gostei bastante desse Remus. Só não me agrada tanto ser duplex.


ROGERIO SPEED

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 98
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #16 Online: Março 26, 2014, 04:45:19 pm »
Galera, já montei o escape. Comprei um outro usado inteiro, montei com o abafador do meio e tirei o traseiro, colocando um maganaflow cilíndrico "outlaw" no lugar com ponteira cromada de 3" . Ficou do jeito que eu queria, não incomoda e tem um som bem agradável quando acelera. Foi um trabalho artesanal. O escape original do carro está guardei para montar de novo quando vender o carro.

Bob, essas F20 que vc montou com piggy  DTE, sabe quantos CV estão vindo? Acha que diminui quantos secundos na aceleração e  aumento de velocidade final? Vi um piggy alemão na net, onde dizem que apenas melhora um pouco a aceleração, mas de velocidade final aumenta apenas 2km/h!!! Gostaria muito de chipar, mas será que vale o investimento????

Blattner

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 39
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #17 Online: Março 26, 2014, 07:43:36 pm »
Bob, vc montou com qual piggyback? Sobe pra quantos hps e torque? Preço?
É pra BMW do meu pai... ele quer uma pimentinha a mais!

Já montei duas f20 com esse 1.6t, uma 116 e outra 118...ambas acelerando por aqui sem problemas !

Até hoje, só li aqui no forum esse problema e com esse da tal DTE!

Bob

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 933
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #18 Online: Março 27, 2014, 08:46:56 am »
Esse DTE eu nunca montei, nas 1.6t montei da TMC motorsport e da Racechip, a aceleração em si não tenho como registrar em numeros, mas assim como todos os outros "chips" a melhora é nitida e sentida na hora.

Velocidade final creio que não vá mudar, mas sim o tempo para chegar ate ela!

TMC
118-> dos 170 para 204cv, torque 29.6 (pronta entrega)
116-> dos 136 para 158cv , torque 26.6 (pronta entrega)

Racechip
118i > 170 para 215cv, trq 32   (tenho somente 1 na mão)
116i  > 136 para 186cv, trq 27.3 !

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-542974923-chip-para-bmw-f20-116i-118i-f30-316i-40cv-_JM

qualquer duvida estou a disposição!
« última modificação: Março 27, 2014, 08:47:58 am por Bob »
Bob Diniz
bob@betterbybob.com
Instagram @betterbybob
Representante Reiko ES/RJ

 

0xx 27 99981-2081

Blattner

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 39
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #19 Online: Março 27, 2014, 09:46:50 am »
tenho interesse nesse racechip entao... de 170 pra 215 hp e 32 de torque melhora MUITO o carro entao.... tem algum grafico de dino que comprova isso?
Caso positivo, fico com seu ultimo aparelho.

Bob

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 933
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #20 Online: Março 27, 2014, 09:49:57 am »
tenho interesse nesse racechip entao... de 170 pra 215 hp e 32 de torque melhora MUITO o carro entao.... tem algum grafico de dino que comprova isso?
Caso positivo, fico com seu ultimo aparelho.

Blattner, apesar de ter dinamometro aqui proximo eu nunca medi a potencia, pois os clientes sempre ficaram bem satisfeitos.
Os numeros são fornecidos pelos fabricantes e estão até disponiveis no site deles.

« última modificação: Março 27, 2014, 09:53:44 am por Bob »
Bob Diniz
bob@betterbybob.com
Instagram @betterbybob
Representante Reiko ES/RJ

 

0xx 27 99981-2081

Blattner

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 39
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #21 Online: Março 27, 2014, 10:12:18 am »
Qual o preço que vc faz para membros do clube?
É bem plug and play? Melhora a baixa tb? a pegada do carro? ou só de alta... segurando mais a pressao?

Garrafa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 887
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #22 Online: Março 27, 2014, 05:16:48 pm »
Galera, já montei o escape. Comprei um outro usado inteiro, montei com o abafador do meio e tirei o traseiro, colocando um maganaflow cilíndrico "outlaw" no lugar com ponteira cromada de 3" . Ficou do jeito que eu queria, não incomoda e tem um som bem agradável quando acelera. Foi um trabalho artesanal. O escape original do carro está guardei para montar de novo quando vender o carro.

Faz um vídeo Rogério, pra vermos/ouvirmos como ficou esse escape!

ROGERIO SPEED

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 98
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #23 Online: Março 28, 2014, 06:56:22 pm »
Garrafa, vou mandar o vídeo.

Bob, quanto vale o piggback pra F20???????

GONTIJO823

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 143
    • Email
Re:118i F20- trocar escapamento ou downpipe ?
« Resposta #24 Online: Maio 19, 2014, 03:29:01 pm »
E ai gente alguem mais trocou o escape?

Galera, já montei o escape. Comprei um outro usado inteiro, montei com o abafador do meio e tirei o traseiro, colocando um maganaflow cilíndrico "outlaw" no lugar com ponteira cromada de 3" . Ficou do jeito que eu queria, não incomoda e tem um som bem agradável quando acelera. Foi um trabalho artesanal. O escape original do carro está guardei para montar de novo quando vender o carro.

Bob, essas F20 que vc montou com piggy  DTE, sabe quantos CV estão vindo? Acha que diminui quantos secundos na aceleração e  aumento de velocidade final? Vi um piggy alemão na net, onde dizem que apenas melhora um pouco a aceleração, mas de velocidade final aumenta apenas 2km/h!!! Gostaria muito de chipar, mas será que vale o investimento????

Rogerio o escape que voce fez, acusou alguma coisa no carro? Estou pensando de fazer no meu, o barulho que esses carros novos fazem é muito baixo..
BMW 125i M Sport 13/14