Autor Tópico: A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?  (Lida 3556 vezes)

Marcelinho Magalhães

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Quero fazer um Swap de caixa para minha 325i, mas já que vou fazer quero um cambio de 6 marchas! Emfim reconheci que meu carro só ficará como nos meus sonhos se eu fizer a troca de AT 5 marchas para MT 6 marchas.

[anexo apagado pelo Administrador]

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #1 Online: Março 06, 2014, 03:58:19 pm »
Pq 6 mt? O motor é original? Vai reduzir o diferencial?

Possivel é, agora se vale a pena ou não é outra historia.

Da uma lida - http://store.uucmotorwerks.com/articles/E46M36spdtransmissionswap.htm

Só acho besteira montar o cambio 6mt, pq o carro não tem potencia para empurrar a 6 marcha. A não ser que pretende mexer no diferencial. Ou tenha um carro mexido.

Ai já entrar no merito, pq nao comprar uma M3?
« última modificação: Março 06, 2014, 03:59:25 pm por Dan »

William

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2351
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #2 Online: Março 06, 2014, 04:00:11 pm »
Pq 6 mt? O motor é original? Vai reduzir o diferencial?

Possivel é, agora se vale a pena ou não é outra historia.

Da uma lida - http://store.uucmotorwerks.com/articles/E46M36spdtransmissionswap.htm

Só acho besteira montar o cambio 6mt, pq o carro não tem potencia para empurrar a 6 marcha. A não ser que pretende mexer no diferencial.

Ai já entrar no merito, pq nao comprar uma M3?

Fora isso tem o fato de que 6MT vai ser extremamente raro, quase impossível achar...      E CARO!!!
BMW M Power: To be first every day

Baratto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3786
    • Autopeças Monarka LTDA
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #3 Online: Março 06, 2014, 04:14:45 pm »
vc ja axou o cambio?


E36 328i Mpack Sedan 1996 AlpineWhite III
E36 318ti Compact 1996 HellRot

Tópico de Apresentação: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2186.0

E-Shop Bimmersouth:
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_110425803

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #4 Online: Março 06, 2014, 04:34:21 pm »
é mais fácil você arrumar um cambio MT comum do que o MT 6 marchas... sem falar q vc vai precisar mexer em todo drivre train (carda, diferencial, etc...)...

Se a sua pergunta é sobre a embreagem, acredito que seja compatível sim, afinal o bloco das M3 e36 é o mesmo dos M50 só que com cilindros maiores...

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

Marcelinho Magalhães

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #5 Online: Março 07, 2014, 05:32:49 pm »
Pq 6 mt? O motor é original? Vai reduzir o diferencial?

Possivel é, agora se vale a pena ou não é outra historia.

Da uma lida - http://store.uucmotorwerks.com/articles/E46M36spdtransmissionswap.htm

Só acho besteira montar o cambio 6mt, pq o carro não tem potencia para empurrar a 6 marcha. A não ser que pretende mexer no diferencial. Ou tenha um carro mexido.

Ai já entrar no merito, pq nao comprar uma M3?



eu pretendo fazer um projeto aspirado forte pra isso quero a caixa de 6 marchas
as alterações são muitas?? oque que eu devo alterar?

Marcelinho Magalhães

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #6 Online: Março 07, 2014, 05:35:33 pm »
Pq 6 mt? O motor é original? Vai reduzir o diferencial?

Possivel é, agora se vale a pena ou não é outra historia.

Da uma lida - http://store.uucmotorwerks.com/articles/E46M36spdtransmissionswap.htm

Só acho besteira montar o cambio 6mt, pq o carro não tem potencia para empurrar a 6 marcha. A não ser que pretende mexer no diferencial. Ou tenha um carro mexido.

Ai já entrar no merito, pq nao comprar uma M3?



Comprar uma m3 pode ser legal mais a minha relação com esse carro é que é especial o meu projeto é ele! trocar jamais!

Marcelinho Magalhães

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #7 Online: Março 07, 2014, 05:39:00 pm »
vc ja axou o cambio?

 ja sei onde tem um e o valor não foi tãaaaaooooo exorbitante kkkkk axo que vale

Filipe_Cerulli

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1787
  • ///M3 1995 Germany - ///M5 E34 1995
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #8 Online: Março 07, 2014, 07:32:58 pm »
Acho q se fizer o swap p cambio 5m normal ja terá grande satisfação e diversão, praticamente outro carro!

E se porventura seu projeto envolver rodas e for desfazer dessas ds2, tenho interesse...

Boa sorte no projeto!

Marcelinho Magalhães

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 10
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #9 Online: Março 08, 2014, 08:43:49 am »
Acho q se fizer o swap p cambio 5m normal ja terá grande satisfação e diversão, praticamente outro carro!

E se porventura seu projeto envolver rodas e for desfazer dessas ds2, tenho interesse...

Boa sorte no projeto!


kkkkkk não as rodas serão essas mesmo! elas foram um achado kkkk tive muita sorte de encontra-las são realmente lindas!

Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #10 Online: Março 08, 2014, 10:43:13 am »
Por quanto vc achou o cambio 6M?

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

RafaelRR

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 621
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #11 Online: Março 11, 2014, 04:42:04 pm »
Se sua 325i for americana (cambio GM) tem receitas de bolo prontas pra vc colocar um cambio mecanico, mas envolve bastante peças e trabalho e normalmente não fica bom. Seu "cruise control" (piloto automatico) pode esquecer. Pra ele voltar a funcionar vc terá que refazer mais fios do seu chicote.
Procure tambem alguem que consiga reprogramar ODB I, q é bem raro no Brasil, caso não consiga vc terá que manter a central do cambio e jumpear uns fios para ela sempre pensar que esta no N, mas ai o giro fica em 850rpm na lenta por causa do cambio AT que tem o giro mais alto na lenta.

Se seu carro é a 325i alemã, meu, melhor vender sua AT e comprar uma manual e trocar o cambio pra 6 velocidades. Vi apenas um tutorial americano falando da troca do ZF 5HP18 de uma 323 (a 323 americana vinha com ZF e nao GM) mas era muita gambiarra e não confiavel.

E o cardã vc terá que fazer um novo, tem um pessoal em sampa que manda bem, e se for americana seu diferencial é 3,91 (curto d+) sendo que no maximo seria legal pra um cambio de 6 marchas um de 3,46. O que vem na M3 6MT é o 3,23 e da 325i AT é o 3,15, mesmo do MT
Então coloque um diferencial no carrinho tb.


Somando os custos sai mais caro que comprar outra 325i MT e socar o cambio de 6 marchas. Porque ai vc apenas com volante, kit embreagem completo + cardã personalizado resolve seu problema.  ;)


Não quero estragar seu projeto, se for do teus sonhos, siga-o. Mas já tive uma 325i E36 alemã AT com o sonho de ela ser MT. Vi que era inviável e mto custoso pra ficar uma gambiarra. Fora que depois vc casa com o carro.


PS: depois que fiz o texto que vi que seu carro é alemão… mas vou deixar porque esse não será o ultimo topico dessa discussão.

PatrickMair

  • Sensaçao de dirigir uma serie 3 é indescritível, por isso ja estou na 3* hehe
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 327
  • Granja Viana\Pinheiros - Sao Paulo, sp
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #12 Online: Março 12, 2014, 12:13:28 am »
Qual a diferença da alema at pra eua at em relaçao a troca do cambio? Nao muda somente o cambio? Porque na eua é mais facil de fazer o swap do que na alema?
O cambio da 328 mt funciona 325 para fazer o swap ou so pode ser da 325, ambos sao zf certo?
RIP - 328i e36 sedan MT 1996 - http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=4916.msg92711#lastPost

Restauraçao - 328i e36 coupe MT 1996 - http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=7962.0

Daily driver - 325 e36 coupe mt 1993\94 calipso rot - http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10057.0;topicseen


"a vida é feita de desafios e erros para podermos superá-los"

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #13 Online: Março 12, 2014, 09:31:02 am »
Qual a diferença da alema at pra eua at em relaçao a troca do cambio? Nao muda somente o cambio? Porque na eua é mais facil de fazer o swap do que na alema?
O cambio da 328 mt funciona 325 para fazer o swap ou so pode ser da 325, ambos sao zf certo?

É a mesma coisa, não te frescura alguma.

Você procura num ferro velho uma MT montada, tira:
- Conjunto pedal do freio e embreagem
- cilindro mestre da embreagem
- cilindro auxiliar da embreagem
- canos que passam o liquido do freio para os cilindros da embreagem
- volante do motor
- embreagem
- plato
- cambio
- trambulador (alavanca que fica dentro do carro)
- capa de couro da alavanca
- flex guibo (bolachão do cambio)
- cardã completo

Caso a segunda parte do cardã, que se prende no diferencial, ter a ponteira diferente, você pode usar a outra metade do cardã do cambio AT.

Independente se for EUA ou USA, vai precisar fazer o jumper para enganar a central q esta no N, se não o carro não liga.
Nos EUA, eles usam esse fio para ligar num sensor da embreagem, assim o carro só liga caso esteja pisando na embreagem. Fica legal tambem.

De fato o piloto automatico parou de funcionar para mim, mas nao deu tempo de correr atras para arrumar. Certamente tem nos foruns gringo un how to.

Depois ficara uma luz de anomalia do cambio AT acessa no painel. Você retira o painel e arranca a lampada fora.

Feito isso, antes de dar a primeira partida, deixa o carro 24 horas sem bateria (ja pode deixar sem bateria no inicio do processo, é mais seguro)
Isso fara a central zerar os parametros, e quando ligar o carro com o cambio montado, ele vai apagar umas 5 - 10 vezes. Nesse processor, nao pise no acelerador, deixa a central reconhecer o peso do volante e ajustar a lenta.

Depois de feito isso, nunca mais tera problemas.


Abraço e boa sorte!
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


RafaelRR

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 621
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #14 Online: Março 12, 2014, 02:04:50 pm »
Eita. Então se é fácil assim como trocar um pneu, não está mais aqui quem falou.
Pesquisei isso em 2004, há 10 anos atras, e nenhum mecânico que fui queria encarar o projeto e os preços dos que encaravam eram caro demais. Pelo jeito mudou muito e eu não me atualizei, até porque em seguida comprei a rara 325i E46 que era MT de fabrica e acabei nem mais me iterando no assunto, pois fiquei com AT e MT juntas por muito tempo.

Sorry about that!



A única coisa do cambio MT de 6 marchas é que o volante, plato, rolamento, disco de embreagem e cardã tem que ser especifico pra esse cambio, o resto pode pegar da lista acima.

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #15 Online: Março 12, 2014, 04:13:51 pm »
Eita. Então se é fácil assim como trocar um pneu, não está mais aqui quem falou.
Pesquisei isso em 2004, há 10 anos atras, e nenhum mecânico que fui queria encarar o projeto e os preços dos que encaravam eram caro demais. Pelo jeito mudou muito e eu não me atualizei, até porque em seguida comprei a rara 325i E46 que era MT de fabrica e acabei nem mais me iterando no assunto, pois fiquei com AT e MT juntas por muito tempo.

Sorry about that!



A única coisa do cambio MT de 6 marchas é que o volante, plato, rolamento, disco de embreagem e cardã tem que ser especifico pra esse cambio, o resto pode pegar da lista acima.

Exatamente!

Correto mesmo é vc achar uma BMW doadora ainda montada.
Assim vc ou seu mecanico desmontam tudo e avaliam as peças que dão desgastes naturais. (buchas, embreagem e etc)

De fato tu comprar só o cambio (vale lembrar que para cada cambio, é um tipo de cardã, desde o comprimento, ao tamanho da flange que se conecta no flex guibo) é um tiro nas escuras.
Vai morrer na praia a cata do restante das peças. Ou gastar horrores comprando novo direto da CCS. Vai gastar o valor do carro.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #16 Online: Março 12, 2014, 04:16:35 pm »
No meu caso, nao tinha mais o cardã na doadora.
Refiz o cardã em cima da automatica.

Ficou uma merda, um lixo, vibrava.
Fiz duas vezes e ficou um lixo.

Por minha sorte, meu cambio Getrag 250 é o mesmo dos omegas, usa a mesma flange e tal.
Entao fui num ferro velho a cata de um cardã de omega 3.0. O cara tinha uma coleção enorme...e pasmem, la no meio dos "lixos" tinha um cardã de BMW 325, justamente o que me faltava.
Foi só alegria e 400 pila de preju (gastei mais do q isso refazendo o cardã velho).
Instalei e na hora saiu burnout sem vibrar!

Mas, nunca mais uma sorte dessas.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


LeandroDelSanto

  • Visitante
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #17 Online: Março 14, 2014, 02:26:28 am »
Bernardo774, seus relatos sobre a transformação me deixam cada vez mais animado! hehe

KzR

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 54
  • BMW Lover!
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #18 Online: Junho 15, 2014, 01:40:50 am »
Marcelinho, bela 325i. Conheci ela no Flat Out por causa das belas rodas DS II.
Eu já tive essa curiosidade de compatibilidade. Acho que a empreitada tem quase as mesmas dificuldades se for adaptar o câmbio do S54 (M3 E46) no S52 (M3 E36) - alguém poderia confirmar isso?

Se estiver seguindo o projeto, boa sorte e tem algum link para acompanhar? 

KzR

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 54
  • BMW Lover!
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #19 Online: Junho 15, 2014, 01:49:23 am »
É a mesma coisa, não te frescura alguma.

Você procura num ferro velho uma MT montada, tira:
- Conjunto pedal do freio e embreagem
- cilindro mestre da embreagem
- cilindro auxiliar da embreagem
- canos que passam o liquido do freio para os cilindros da embreagem
- volante do motor
- embreagem
- plato
- cambio
- trambulador (alavanca que fica dentro do carro)
- capa de couro da alavanca
- flex guibo (bolachão do cambio)
- cardã completo

Caso a segunda parte do cardã, que se prende no diferencial, ter a ponteira diferente, você pode usar a outra metade do cardã do cambio AT.

Independente se for EUA ou USA, vai precisar fazer o jumper para enganar a central q esta no N, se não o carro não liga.
Nos EUA, eles usam esse fio para ligar num sensor da embreagem, assim o carro só liga caso esteja pisando na embreagem. Fica legal tambem.

De fato o piloto automatico parou de funcionar para mim, mas nao deu tempo de correr atras para arrumar. Certamente tem nos foruns gringo un how to.

Depois ficara uma luz de anomalia do cambio AT acessa no painel. Você retira o painel e arranca a lampada fora.

Feito isso, antes de dar a primeira partida, deixa o carro 24 horas sem bateria (ja pode deixar sem bateria no inicio do processo, é mais seguro)
Isso fara a central zerar os parametros, e quando ligar o carro com o cambio montado, ele vai apagar umas 5 - 10 vezes. Nesse processor, nao pise no acelerador, deixa a central reconhecer o peso do volante e ajustar a lenta.

Depois de feito isso, nunca mais tera problemas.


Bernardo,

Por curiosidade, o swap de câmbio foi feito na sua 328i ou na 330i? Se não foi na 330i, normalmente daria mais trabalho para fazer nela, não (pois a central da e46 deve ser mais sofisticada)?
(Desculpe-me por perguntá-lo antes de acessar seu estaleiro).

Você citou um procedimento a ser feito depois do processo de swap, após retirar a luz-espia do câmbio AT, para evitar problemas. Que problemas poderiam acontecer caso não se seguisse sua recomendação?

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #20 Online: Junho 16, 2014, 08:14:15 pm »
Bernardo,

Por curiosidade, o swap de câmbio foi feito na sua 328i ou na 330i? Se não foi na 330i, normalmente daria mais trabalho para fazer nela, não (pois a central da e46 deve ser mais sofisticada)?
(Desculpe-me por perguntá-lo antes de acessar seu estaleiro).

Você citou um procedimento a ser feito depois do processo de swap, após retirar a luz-espia do câmbio AT, para evitar problemas. Que problemas poderiam acontecer caso não se seguisse sua recomendação?

Eu fiz o swap na 328i, mas o processo para a E46 é exatamente o mesmo.
Só na E46 fica aparecendo o "E" de erro no visor digital, isso teria q pesquisar mais afundo para tirar a mensagem...ou talvez abrir o painel e tirar a iluminação.

Sobre tirar a lampada, foi apenas para não ficar aquela luz chata.


O unico "problema" para fazer o carro ligar, é enganar a tua central que o cambio esta na posição P ou N.
Isso tu faz com um jumper no chicote antigo da seletora do cambio AT.

Mesmo tirando a central do cambio (que é separada da injeção, ou ECU), é necessario esse jumper para liberar o relé de partida.

Nos modelos americanos com cambio manual, existe esse sistema, porem o chicote vai num sensor (igual do sensor de luz de freio ou do piloto automatico que vai no pedal do freio) encaixado no pedal da embreagem.
Assim tu só faria o carro ligar se estivesse pisando na embreagem.

Legal, pode servir como antifurto.
Alguns Honda antigos são assim.

Enfim, o dificil é achar todas as peças.
O resto é tempo para montar, como um lego para crianças de 12 anos.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


KzR

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 54
  • BMW Lover!
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #21 Online: Junho 29, 2014, 07:03:05 pm »
Eu fiz o swap na 328i, mas o processo para a E46 é exatamente o mesmo.
Só na E46 fica aparecendo o "E" de erro no visor digital, isso teria q pesquisar mais afundo para tirar a mensagem...ou talvez abrir o painel e tirar a iluminação.

Sobre tirar a lampada, foi apenas para não ficar aquela luz chata.


O unico "problema" para fazer o carro ligar, é enganar a tua central que o cambio esta na posição P ou N.
Isso tu faz com um jumper no chicote antigo da seletora do cambio AT.

Mesmo tirando a central do cambio (que é separada da injeção, ou ECU), é necessario esse jumper para liberar o relé de partida.

Nos modelos americanos com cambio manual, existe esse sistema, porem o chicote vai num sensor (igual do sensor de luz de freio ou do piloto automatico que vai no pedal do freio) encaixado no pedal da embreagem.
Assim tu só faria o carro ligar se estivesse pisando na embreagem.

Legal, pode servir como antifurto.
Alguns Honda antigos são assim.

Enfim, o dificil é achar todas as peças.
O resto é tempo para montar, como um lego para crianças de 12 anos.

Legal que não é tão complicado. Mas eu vi em algum fórum estrangeiro algo relacionado a algum ajuste via software ou algo do gênero depois de fazer o swap, não me vem a cabeça agora claramente.

Não sei se compreendi direito. Os modelos manuais americanos só ligam pisando a embreagem ou você pode configurá-lo para fazê-lo dessa maneira? De qualquer forma, seria sim um bom sistema anti-furto sem precisar inserir conectores ou botões que quase não se encontram.

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #22 Online: Julho 01, 2014, 09:47:53 am »
Não precisei fazer ajuste algum na central.

Carros automáticos tem um sistema para ligar o motor apenas qd o cambio estiver no P ou N.
Qd tu faz o swap precisa enganar esse sistema fazendo um jumper no chicote onde engatava na manopla do cambio AT.

Esse mesmo chicote, os modelos americanos MT usam ligados num sensor do.pedal da embreagem.
Esse sensor é o mesmo que tem no pedal do freio, ele serve para desativar o piloto automático.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


KzR

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 54
  • BMW Lover!
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #23 Online: Julho 02, 2014, 11:08:38 pm »
Perfeito.
Lembrei-me agora que você fez na E36 328i. A tal complicação de ajuste de central foi feita numa E46. Vou procurar a indicação e depois posto aqui.

Hugo Coêlho

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 193
    • Email
Re:A caixa Manual de 6 Marchas da M3 e36 pode ser usada no motor M50 de uma 325i?
« Resposta #24 Online: Outubro 02, 2014, 05:31:48 pm »
É a mesma coisa, não te frescura alguma.

Você procura num ferro velho uma MT montada, tira:
- Conjunto pedal do freio e embreagem
- cilindro mestre da embreagem
- cilindro auxiliar da embreagem
- canos que passam o liquido do freio para os cilindros da embreagem
- volante do motor
- embreagem
- plato
- cambio
- trambulador (alavanca que fica dentro do carro)
- capa de couro da alavanca
- flex guibo (bolachão do cambio)
- cardã completo

Caso a segunda parte do cardã, que se prende no diferencial, ter a ponteira diferente, você pode usar a outra metade do cardã do cambio AT.

Independente se for EUA ou USA, vai precisar fazer o jumper para enganar a central q esta no N, se não o carro não liga.
Nos EUA, eles usam esse fio para ligar num sensor da embreagem, assim o carro só liga caso esteja pisando na embreagem. Fica legal tambem.

De fato o piloto automatico parou de funcionar para mim, mas nao deu tempo de correr atras para arrumar. Certamente tem nos foruns gringo un how to.

Depois ficara uma luz de anomalia do cambio AT acessa no painel. Você retira o painel e arranca a lampada fora.

Feito isso, antes de dar a primeira partida, deixa o carro 24 horas sem bateria (ja pode deixar sem bateria no inicio do processo, é mais seguro)
Isso fara a central zerar os parametros, e quando ligar o carro com o cambio montado, ele vai apagar umas 5 - 10 vezes. Nesse processor, nao pise no acelerador, deixa a central reconhecer o peso do volante e ajustar a lenta.

Depois de feito isso, nunca mais tera problemas.


Abraço e boa sorte!

Que maravilha de tópico!!
Essa receita vale para todas as E36?
Possuo uma 323ti compact sport ano 98 e esse Swap para manual me interessa muito. Só que , pra mim, não há qualquer necessidade de um cambio de 6 marchas.
Os câmbios, cardãs, canos, embreagem...etc e etc, das 318, 323, 325 e 328 (e36, claro) são compatíveis? É plug and play?

Um abraço! Quando vejo um carro desses se tornando manual, sei lá o que me dá, parece que uma alma está sendo salva...kkkkkk
« última modificação: Outubro 02, 2014, 05:32:58 pm por Hugo Coêlho »