Como eu posso saber se o meu motor ( M44 ) esta fora de ponto ? Como que os mecanicos fazem esse ajuste?
O Roberto está certo, para checar com precisão e também ajustar o timming, é preciso da ferramenta para travar os comandos.
Porém, para pegar erro grosseiro (como já peguei vários casos..mais nos M50), você pode checar visualmente. Se visualmente não estivar desalinhado, para conferir o timming exato, somente usando a ferramenta.
Retire a tampa de válvulas e rotacione o motor até atingir o PMS do primeiro cilindro. Há várias formas de se localizar o PMS do primeiro cilindros, segue elas:
-colocar um relógio comparador com contato no topo do pistão do primeiro cilindro através da rosca da vela e rotacionar até o relógio estabilizar. A região onde o relógio não sobe e nem desce, é o ponto morto superior (é o método mais seguro).
-Verificar a marcação na polia damper dianteiro, há a marca O/T e um alto relevo no timming cover inferior. As duas marcas precisam se alinhar. Estando alinhadas, teoricamente o primeiro pistão está em PMS.
-Os M42, M44, M50, M52 e M54, possuem um capa na volta do flange do bloco que vai de encontro com a caixa seca, que você retirando a mesma, há um local para colocar um pino guia. Com esse pino você trava o volante do motor (há um furo no volante para esse fim) na posição do PMS do primeiro cilindro. A vantagem que dessa forma você trava o ponto e não tem risco de mexer durante o trabalho.
Os comandos de admissão e escape deverão ficar com sua base quadrada na extremidade final 100% paralelas a face superior do cabeçote. Nessa base quadrada há 2 furos no topo superior, identificando que é a face superior dos mesmos.
Se estiverem 100% paralelos a face, o erro ao menos não é grosseiro. Para verificar se há erro pequeno de timming, precisará comprar as ferramentas ou mandar fazer. A ferramenta encaixa nessa base e assenta na face superior do cabeçote. Se ela não assentar perfeitamente, o comando está com timming errado e deverá ser ajustado.
Sem ferramenta e sem conhecimento técnico do que está fazendo, nem tente alterar o timming. O M44 é um motor com interferência de válvula e pistão. Ou seja, se errar feio o timming, danos irreparáveis ao motor poderão ocorrer.