Autor Tópico: BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer  (Lida 17026 vezes)

RicardoBecker

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BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Online: Dezembro 21, 2012, 03:19:11 am »
Pessoal, como sabem tenho estudado muito os upgrades para os motores N54/N55 e quero compartilhar com vocês algumas conclusões aqui...

A grande maioria acredita que basta dar uma remapeada na ECU para a mágica acontecer, brotar cavalos no motor... pode-se até conseguir mais potência e torque, mas somente o remap não aproveita o potencial todo do conjunto, e em algumas situações ou ambientes pode reduzir consideravelmente a vida útil da turbina e componentes envolvidos.

Então como realizar um upgrade com critério nesses motores ?

Vamos começar pela lógica... se eu aumento a pressão de trabalho dos turbos, consequentemente eu gero mais calor. Aqui vem o primeiro e um dos mais importantes upgrades para esses motores, o Intercooler.

O dimensionamento do Intercooler original são prevê e nem suporta maiores pressões ou ar em maior volume, perdendo eficiência. Ainda mais no Brasil, que a grande maioria das cidades é bastante quente, e bem mais quente que as cidades americanas e européias, toda preparação desses motores deveria começar pelo upgrade do Intercooler. Com um IC maior e mais resistente, garante-se a eficiência na redução da temperatura do ar admitido, e por consequência gera-se mais potência e aumenta-se a margem de segurança.

Outro ponto que praticamente não é considerado aqui no Brasil por 90% dos donos de BMW com esses motores, são as válvulas de prioridade, ou blowoffs. As originais não suportam pressões acima de 1,5 bar e são danificadas a partir disso, causando problemas como perda de pressão e surge de rotor se ela deixar de atuar. Nesse item existem fabricantes que desenvolveram válvulas específicas para esses motores, como é o caso da Active Autowerke, que além da válvula já adiciona uma tubulação mais larga, para compensar o aumento do volume de ar.

Ok, então temos uma situação onde existe um aumento da pressão do turbo... entrando mais ar, tem que sair mais ar, certo ?

Por isso que os downpipes são tão importantes, através da colocação de uma tubulação maior reduz-se a contrapressão no escape, fator que influencia na velocidade de enchimento dos cilindros e até na durabilidade das turbinas. Lembrando que para motores turbo quanto mais livre o escape mais torque e potência, regra essa que não é aplicada dessa forma em motores naturalmente aspirados.

Já temos agora um intercooler maior, que nos proporcionará eficiência em maiores pressões, válvula blowoff dimensionada também para maiores pressões, downpipes que permitirão uma vazão maior no escape... o básico está pronto !

Nos motores N54, com isso aí em cima e um remap para 0.9 bar de pressão sustentada, são 420cv e 60 de torque. Já fica interessante hein ?

Dá para evoluir ? Sim, certamente.
- Escape completo sem restrição
- CAI captando ar frio ( Neste ponto uma observação sobre os filtros cônicos... aqui no Brasil é muuuito quente para usa-los nos motores N54 ).
- Diferencial LSD
- Upgrades de Turbos
- Upgrade de Câmbio
- E por aí vai.

Mas o importante é que com relativamente pouco investimento transforma-se um motor N54 de 306cv e 40 de torque em um motor N54 com 420cv e 60 de torque, com muita durabilidade e melhorando os pontos que precisam ser melhorados !

Ah, já ia me esquecendo, o investimento aproximado para Intercooler, Downpipe, Blowoff e Remap é de R$ 9.000,00... isso representa 2.5% do preço de uma 335 0km e 7% do preço de uma 335i 2008... bem aceitável não ?

Abraços pessoal !

CarlosMoura

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #1 Online: Dezembro 21, 2012, 07:33:19 am »
Caramba, top Ricardo seu estudo e análise, ganhar 114 cv e 20 de torque com um investimento de R$ 9 mil, ainda mais em um BMW é aceitável e muito bemmmmmmmmmmm vindo.

Parabéns, como já disse uma vez se um dia novamente animar a vender a M5, meu próximo carro com certeza será uma 335 ou 135.
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RicardoBecker

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #2 Online: Dezembro 21, 2012, 01:07:04 pm »
Caramba, top Ricardo seu estudo e análise, ganhar 114 cv e 20 de torque com um investimento de R$ 9 mil, ainda mais em um BMW é aceitável e muito bemmmmmmmmmmm vindo.

Parabéns, como já disse uma vez se um dia novamente animar a vender a M5, meu próximo carro com certeza será uma 335 ou 135.

Valeu Carlos ! Ah, daqui um tempo vou fazer uns teasers da minha 335 para você ver o bagulho andando... ! Acho que vai gostar ! rs

Abraços e Feliz Natal !

BMlover

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #3 Online: Dezembro 25, 2012, 04:53:45 am »
Tenho respeito por esse motor! É incrível o ganho de 114 cv e muito torque com apenas alguns bolt-ons
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MartimLima

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #4 Online: Dezembro 25, 2012, 11:12:24 am »
Boa Ricardo, não tenho dúvidas que em relação de custo beneficio para preparação o N54 é campeão, inclusive tem melhorias resultados que o N55.

R$ 10.000, para mais de 100hp é uma relação fantastica.


edujr355

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #5 Online: Janeiro 05, 2013, 11:01:01 am »
Ricardo,


Eu tive conversando com o Zé, da Powerfull, e ele disse de uma reprogramação nova para 335 e falou que a 6a marcha do carro nao fica overdrive..


Me diz uma coisa, quanto sai uma reprogramação para a 335 que fique legal e não judie do carro ?
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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #6 Online: Janeiro 05, 2013, 12:11:20 pm »
qualquer coisa que gere mais potencia vai judiar mais do carro..... a questao nao é judiar, e sim quanto judiar....

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #7 Online: Janeiro 05, 2013, 01:24:15 pm »
A relação custo x beneficio x diversão x aproveitamento total do kit é fantastica!
10k pra um monstro de mais de 400cvs podendo ser usado tranquilamente no dia a dia... tentador viu.

Roeder

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #8 Online: Janeiro 05, 2013, 02:34:30 pm »
Galera, tenho acompanhado este topico e concordo plenamente com os argume tos do ricardo
Acho a 335 um canhao, anda bem , FREIA bem e faz curva bem. Confortavel.
So acho q a dianteira poderia adernar um pouco menos.
Fora issso, e perfeito
Abc a todos

Eric

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #9 Online: Janeiro 05, 2013, 03:47:08 pm »
O mercado desses carros aqui em SP Capital está em alta!!!!!(135 e 335)

Na Osten(Marginal Pinheiros), fui ver uma 335 preta 2011 que estava com preço bom,venderam em uma semana
Na Osten(Tatuapé),tinha uma 135 preta 2010 baixa km,cheguei ver o carro e já estava vendido
Caraigá Morumbi antes do Natal tinha uma 135 com placa de Campinas,venderam em apenas 2 dias(hoje me oferecem outra, só que com 50mil km)

Ricardo,a 135(6marchas)com a 335 é exatamente o mesmo motor e câmbio?a diferença de peso é significante?
Convém esperar baixar o preço das 135 com 7M???

Parabéns pelo tópico :ok:
Abraços
 

RicardoBecker

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #10 Online: Janeiro 05, 2013, 06:02:58 pm »
Ricardo,


Eu tive conversando com o Zé, da Powerfull, e ele disse de uma reprogramação nova para 335 e falou que a 6a marcha do carro nao fica overdrive..


Me diz uma coisa, quanto sai uma reprogramação para a 335 que fique legal e não judie do carro ?

Fala Edu !

Seguinte, o Passos está correto quando disse que qualquer aumento força mais o carro. O que devemos analisar são quais os limites e quais upgrades podemos fazer para fortalecer o conjunto de forma a torná-lo confiável em aumentos muito expressivos. Especificamente no caso de apenas um remap, na 335i podemos falar em 380~390cv com praticamente a confiabilidade original do carro.

Acima disso, todas as preparadoras do mundo já falam em upgrade de intercooler, escape e blowoff.

Sobre custos, os remaps para as 335i ficam por volta de R$ 3.500,00 variando para cima caso tenham customizações, e eu te garanto que uma vez que você acostumar com uma 335i remapeada nunca mais volta ela para original...

Abraços !!

RicardoBecker

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #11 Online: Janeiro 05, 2013, 06:04:05 pm »
A relação custo x beneficio x diversão x aproveitamento total do kit é fantastica!
10k pra um monstro de mais de 400cvs podendo ser usado tranquilamente no dia a dia... tentador viu.

Murta, a minha no final deste mês vai estar na casa dos 500... no dia do acerto final do estágio 1 faço videos e fotos !

RicardoBecker

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #12 Online: Janeiro 05, 2013, 06:12:15 pm »
Ricardo,a 135(6marchas)com a 335 é exatamente o mesmo motor e câmbio?a diferença de peso é significante?
Convém esperar baixar o preço das 135 com 7M???

Parabéns pelo tópico :ok:
Abraços
 

Oi Eric, obrigado !

Exatamente mesmo motor e câmbio... sobre as 135i com cambio DCT 7 marchas, já com o motor N55, do ponto de vista de preparação, o motor N55 é mais limitado que o motor N54... mas o câmbio DCT é MUITO rápido cara... em 1/4 de milha uma Z4 com 390cv com cambio DCT colocou dois carros de distância em uma 335i com 430cv, e ninguém me falou, eu estava lá...

Agora, eu particularmente não aguardaria não, já mandava ver em uma 135i com o motor N54 !

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #13 Online: Janeiro 05, 2013, 09:09:24 pm »
Murta, a minha no final deste mês vai estar na casa dos 500... no dia do acerto final do estágio 1 faço videos e fotos !
500? vai se ferrar.... hahaha

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #14 Online: Janeiro 06, 2013, 01:11:30 am »
500? vai se ferrar.... hahaha

hahahaha

Tamo junto Passos !!!

Abreu

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #15 Online: Janeiro 06, 2013, 01:51:12 am »
Se eu chegar nos 400 na minha ja estou feliz.... Mas sem caracois! Hehehehe....

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #16 Online: Janeiro 06, 2013, 02:00:05 am »
Se eu chegar nos 400 na minha ja estou feliz.... Mas sem caracois! Hehehehe....

Vaai suar muito HEHE!

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #17 Online: Janeiro 06, 2013, 10:44:08 am »
Se eu chegar nos 400 na minha ja estou feliz.... Mas sem caracois! Hehehehe....
se eu chegar nos 400 de roda tb estou feliz ja, mas sem caramujos do mesmo jeito, hahaha

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #18 Online: Janeiro 06, 2013, 11:38:20 am »
se eu chegar nos 400 de roda tb estou feliz ja, mas sem caramujos do mesmo jeito, hahaha
400 na roda...fanfarrão.


Eric

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #19 Online: Janeiro 07, 2013, 06:23:05 pm »
Oi Eric, obrigado !

Exatamente mesmo motor e câmbio... sobre as 135i com cambio DCT 7 marchas, já com o motor N55, do ponto de vista de preparação, o motor N55 é mais limitado que o motor N54... mas o câmbio DCT é MUITO rápido cara... em 1/4 de milha uma Z4 com 390cv com cambio DCT colocou dois carros de distância em uma 335i com 430cv, e ninguém me falou, eu estava lá...

Agora, eu particularmente não aguardaria não, já mandava ver em uma 135i com o motor N54 !
Ricardo,será que essa Z4 nao usa nitro?é a Z4 sdrive 35?Hoje fiquei sabendo que a bmw abandonou um caracol no N55(modelos 2011 com 7M)...voce sabe o motivo?abraço

RicardoBecker

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #20 Online: Janeiro 07, 2013, 11:03:01 pm »
Ricardo,será que essa Z4 nao usa nitro?é a Z4 sdrive 35?Hoje fiquei sabendo que a bmw abandonou um caracol no N55(modelos 2011 com 7M)...voce sabe o motivo?abraço

Eric, sim, 2010 e 2011 as Z4 mantiveram o N54. Sobre essa Z4 que eu te falei, sem nitro, na pressão mesmo ! kkkk

Cara, é que o pessoal em geral aqui no Brasil está começando a descobrir os motores N54 para preparação... você vai ver final do mês o meu... rsrsrs Cara, pega logo o N54 !! rs

Abraços !!!

marcio.suzuki1

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #21 Online: Janeiro 08, 2013, 10:55:03 pm »
 Salve Ricardo!

 Excelente texto com ótimas explicações...

 Agora me diga uma coisa... além do IC do turbo, percebi que a 135 tem um radiador de óleo (ou to enganado?). Percebi de maneira bem nítida que a temp do óleo sobe consideravelmente (no TD lá de Capuava, mesmo com chuva e tempo úmido, o ponteiro tava lá em cima...).  Precisa adicionar/trocar esse radiador de óleo e mudar alguma coisa em termos de lubrificação?

 Outra coisa que gostaria de saber quanto a remaps sem mexer na válvula de blow off, a quanto vai a pressão dos dois caracois no máximo sem afetar o restante do conjunto? Nesses remaps o consumo sobe consideravelmente?

 Esse kit blowoff+remap+IC é da sua representação? Estuda um desconto para membros do clube... rssss

 Eu realmente ainda não embalei nessa de mexer no carro por causa da garantia ...

 abs!
 
Marcio Suzuki

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RicardoBecker

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #22 Online: Janeiro 08, 2013, 11:52:38 pm »
Salve Ricardo!

 Excelente texto com ótimas explicações...

 Agora me diga uma coisa... além do IC do turbo, percebi que a 135 tem um radiador de óleo (ou to enganado?). Percebi de maneira bem nítida que a temp do óleo sobe consideravelmente (no TD lá de Capuava, mesmo com chuva e tempo úmido, o ponteiro tava lá em cima...).  Precisa adicionar/trocar esse radiador de óleo e mudar alguma coisa em termos de lubrificação?

Outra coisa que gostaria de saber quanto a remaps sem mexer na válvula de blow off, a quanto vai a pressão dos dois caracois no máximo sem afetar o restante do conjunto? Nesses remaps o consumo sobe consideravelmente?

 Esse kit blowoff+remap+IC é da sua representação? Estuda um desconto para membros do clube... rssss

 Eu realmente ainda não embalei nessa de mexer no carro por causa da garantia ...

 abs!
 

Grande Márcio !

Que bom que gostou do texto ! Seguinte, sobre a questão da temperatura do óleo... o fato de não haver resfriamento suficiente para utilizações mais árduas já é bem conhecido nos motores N54/N55. O radiador de óleo localizado na parte frontal da caixa de rodas da dianteira direita atende muito bem utilizações moderadas, mas botou na pista já era, vai esquentar muito até em países frios !

A parte boa é que existem vários kits de Oil Cooling específicos para nossos motores, como por exemplo estes aqui:

Evolution Racewerks: http://www.evolutionracewerks.com/node/133 (vou colocar esse na 335i)
AR Design: http://www.ardesign.info/store/bmw/e9x-335i-335xi/cooling/ar-design-335i-335xi-oil-cooler-kit-stage-1.html
VK Motorwerks: http://www.vkmotorwerks.com/bmw-335i-oil-cooler.htm

Sobre durabilidade das blowoffs, tem relatos de falha delas com 15 psi (1.05) bar, então se você quer algo seguro pode ficar no remap conservador da Active Autowerke, 13 psi, 350whp com o resto totalmente stock. O consumo permanece "quase" o original, mas eu duvido que você continue a andar da forma que andava antes.. kkkk

Ah, sobre as peças, sim, tenho todos os upgrades da Active Autowerke, vou abrir um tópico falando do desconto exclusivo do clube e dos kits de performance !

Abraços !!

RicardoBecker

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #23 Online: Janeiro 09, 2013, 12:14:58 am »
Olhem lá no tópico de apresentação da 335i, tem novidades !

RicardoBecker

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Re:BMW 135/335/1M , quais upgrades fazer
« Resposta #24 Online: Janeiro 09, 2013, 12:24:01 am »
Um tira gosto...