Autor Tópico: Militec - Depoimento  (Lida 25005 vezes)

FB86

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 452
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #50 Online: Setembro 28, 2012, 04:35:17 pm »
Eu topo 2 frascos

Babú

  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 1149
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #51 Online: Setembro 28, 2012, 05:05:16 pm »
o frasco é pra cada 4L de óleo... se colocar a mais, acredito que vá evaporar (junto com seu dinheiro)...

A forma de aplicação está na embalagem... à 90 ºC por 30 min...

Vinna

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 788
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #52 Online: Setembro 28, 2012, 05:13:03 pm »
usei no w uma vez

1 pote e meio  , na famigerada troca dos quase 40 k , e digo

duas coias

1- na partida no frio de itu , FEZ diferença - giro subiu mais liso , carro esquentou mais facil
2- tirando isso NADA
é o que o gabs falou , se vc ja usa oleo top , desencana

colocar militec num , castrol ,  mobil 1,  ou em motul 300 v é proximo de rasgar $$

hoje eu penso em comprar 1 pra por no rocam , só pra ver se ele fica menos lesma


rafapfeifer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4954
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #53 Online: Setembro 28, 2012, 05:26:55 pm »
se forem comprar eu compro uns 6....

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #54 Online: Setembro 28, 2012, 05:37:30 pm »
Eu não tenho dúvida que melhora o óleo, mas quando aplicados a produtos de baixo médio custo, é obvio que um óleo que custa 15 reais o litro não tem como ter a mesma eficiência de um óleo de 90 ou mais o litro.

A alguns anos atrás estive no festival de arrancada de Curitiba e tinha uma equipe da Militec com aquela maquina fazendo testes do produto, medindo o torque necessário para engrenagem virar e etc, pois bem, vi a apresentação e depois fui perguntar para o rapaz qual o óleo eles estariam usando para fazer o testes, aquele antes de colocar o Militec, a resposta foi um óleo comum padrão SAE viscosidade acho que é 10W40 semissintético, qual o valor do litro do óleo??? Não sei, mas pode ter certeza que não fica longe dos 12, 15 reais o litro que comentei.

Então na minha opinião, se for utilizar um óleo simples vale a pena, se for utilizar um óleo TOP tipo o Castrol TWS ou o Motul 300V não.

Não descarto a utilização do produto, mas acho que ele é especifico para óleos mais simples.
militec nao é aditivo..... militec e outro produto similar, triboil, nao sao aditivos.... eles aderem as peças do motor e sao levados a ela pelo oleo, mas nao sao aditivos de oleo....

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #55 Online: Setembro 28, 2012, 06:14:01 pm »
o frasco é pra cada 4L de óleo... se colocar a mais, acredito que vá evaporar (junto com seu dinheiro)...

A forma de aplicação está na embalagem... à 90 ºC por 30 min...

FOi o que o cara da loja falou pra mim, 1 frasco a cada 4 l de óleo. Coloquei 1 no Focus e 2 na 540.
O Militec é tão bom que até o motor da minha moto ficou melhor. Só depois que lembrei que não tinha colocada militec na moto...
Às vezes é psicologico, mas eu vou continuar usando.

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #56 Online: Setembro 29, 2012, 07:31:46 pm »
Pessoal.. em relação a lubrificante, é preciso ser cético..

É impossível avaliar se o militec é eficiente só devido o relato do Zero. Se ele não tivesse usado o Militec, poderia ter tido o mesmo resultado.

Já abri motores com km superior a essa, que tinham bons cuidados quanto a qualidade e troca do óleo, além do uso adequado (principalmente motores com boa km de estrada, no qual o uso prolongado é sempre preferido que interrupções), e também estavam com as partes móveis com a folga dentro do especificado.


E outra coisa, tomar muito cuidado com o que mecânico fala. Pra muitos mecânicos (não vou me referir a esse em específico, já que não conheço.. estou falando de forma geral) bronzina gasta é aquela que já está no cor de bronze... pistão "zero" é aquele que não está batendo saia..

Enfim, avaliar motor no olhômetro, é um pouco complicado.. 

Já condenei diversas peças que outros mecânicos afirmava estar boa, pois quando se afere a medida, é possível ver que está acima do limite superior que a montadora especifica. Se montar, vai dar problema imediato? Não, porém, a longo prazo você terá um motor com menor eficência.


Um exemplo é folga de pistão-cilindro. Pistões cast originais trabalham com folga de 0,02mm a 0,03mm quando novos. Porém, a maioria das montadoras toleram até 0,06mm.. a 0,07mm de folga..

Se você abrir um motor com folga no cilindro de 0,08mm por exemplo, a maioria dos mecânicos vão dizer que está excelente, pois simplesmente nem conferem no súbito.


Então, pode ser sim que o motor do Zero após essa km esteja com todas medidas dentro do especificado pela Ford, e mesmo assim não comprova que o mérito é do Militec..

Se o mecânico comprovasse que os pistões estão com folga de 0,02mm depois de 170.000km de uso iria me surpreender sem dúvida.. agora, se apenas está dentro do especificado pela montadora, é o esperado. 



Produtos "milagrosos" existem vários.. nos EUA mesmo, tem vários... que prometem tudo..  o interessante é que nenhuma montadora casou com estes.. nenhuma equipe de Motorsport (ao menos que eu fiquei sabendo) casou com estes.. 


Eu já usei Militec e já usei vários tipos de óleo.. em diversos motores, sejam motores convencionais, sobrealimentado ou aspirados..  e nunca tive motor protegido pelo Militec, pois quando tive problema de lubrificação a bronzina roletou na hora (a tradicional piscada do interruptor de pressão e o notch da bronzina indo embora).. Já óleos bons, já me salvaram motores mesmo quando trabalharam em condições incorretas de lubrificação e temperatura.


Por fim, sejam apenas céticos. Uma maneira de se guiar, é verificar quais lubrificantes montadoras de prestígio utilizam em seus motores de alta performance e para quem usa em trackday, é verificar quais lubrificantes as equipes utilizam.


se um dia tiver uma pilha de Militec nos boxes da BMW durante uma corrida de DTM... certamente merecerá nossa atenção....  já Motul, você verá aos montes.. assim como lubrificantes desenvolvidos especificamente para determinadas equipes das grandes fabricantes de óleos comerciais (Como Shell, Castrol, AMSOil... e etc).



Abraços,


Matheus

Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #57 Online: Setembro 29, 2012, 07:38:35 pm »
Isso me lembrou também a época dos turbos..

tive um amigo APzeiro que uma vez disse que o melhor óleo era o "Mobil Supermoto", pois motocicletas giram 9.000rpm original.. e por isso ele teria o motor protegido, já que o AP dele não girava mais de 7.000rpm..

Em um minuto após ele ter falado isso, 20 APzeiros foram na onda.. e o incrível que estavam especialistas em óleo Mobil Supermotor só de outro ouvido o primeiro ter falado..


Nunca pararam pra pensar que motocicletas geralmente possuem sistema de embreagem com discos banhados a óleo, e por isso o fabricante do óleo precisa considerar esse detalhe quando se projeta lubrificante para motocicletas..  Algo que é irrelevante para motores de carros, já que a embreagem é a seco. 



Enfim, temos que ser céticos..  eu não peço pra ninguém acreditar em mim, e sim apenas que procure informações e quando não há acesso as mesmas, confie em exemplos que são comprovados.. é uma maneira segura de se guiar.

Quer ter bom lubrificante? Tem que tirar a mão de bolso.. não tem jeito. O milagre ainda não existe.


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Roberto Junior

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1233
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #58 Online: Setembro 29, 2012, 08:02:14 pm »
É muito dificil mesmo acreditar em produtos milagrosos.

Eu ja tive a fase de usar oleo de moto em carro e ja tive uma experiencia com militec + oleo de moto.

Fiz um trackday em interlagos com um oleo de moto STP (uma bosta) + militec. Depois de 4 voltas a luz de pressao de oleo acendeu e eu ainda andei da reta oposta até os boxes acelerando forte (só a vi a luz acesa quando eu tava subindo a reta principal, só depois eu vi no video que acelerei com a luz acesa desde a reta oposta).

Parei o carro na hora e puxei a vareta de oleo.. o oleo parecia agua de tão fino, por isso perdi pressao de oleo.

Porem depois que esfriou, tudo OK, motor redondo e nenhum dano aparente. Sera um milagre do militec, do oleo ferrado, ou sorte?

Depois disso fiz outro trackday em interlagos, com o mesmo carro, porem com Mobil 4T tbm de moto e sem militec, nesse andei umas 30 voltas no cacete e o oleo aguentou tranquilamente.

Sobre o Mobil 4T ja ouvi muita gente falando bem, principalmente em carro turbo, e ainda conheço muita gente que usa sem reclamar.

Agora se ta certo é outros 500..

Como o Matheus disse, motor usa embreagem banhada no mesmo oleo, entao ja deve ser um oleo com caracteristicas bem diferente.

Mas o preço é convidadivo +- R$15,00 o litro.
« última modificação: Setembro 29, 2012, 08:03:56 pm por Roberto Junior »

Engine Haus Serviços Automotivos
www.facebook.com/enginehaus

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #59 Online: Setembro 30, 2012, 10:28:53 pm »
Pessoal.. em relação a lubrificante, é preciso ser cético..

É impossível avaliar se o militec é eficiente só devido o relato do Zero. Se ele não tivesse usado o Militec, poderia ter tido o mesmo resultado.

Já abri motores com km superior a essa, que tinham bons cuidados quanto a qualidade e troca do óleo, além do uso adequado (principalmente motores com boa km de estrada, no qual o uso prolongado é sempre preferido que interrupções), e também estavam com as partes móveis com a folga dentro do especificado.

E outra coisa, tomar muito cuidado com o que mecânico fala. Pra muitos mecânicos (não vou me referir a esse em específico, já que não conheço.. estou falando de forma geral) bronzina gasta é aquela que já está no cor de bronze... pistão "zero" é aquele que não está batendo saia..


Por fim, sejam apenas céticos. Uma maneira de se guiar, é verificar quais lubrificantes montadoras de prestígio utilizam em seus motores de alta performance e para quem usa em trackday, é verificar quais lubrificantes as equipes utilizam.

se um dia tiver uma pilha de Militec nos boxes da BMW durante uma corrida de DTM... certamente merecerá nossa atenção....  já Motul, você verá aos montes.. assim como lubrificantes desenvolvidos especificamente para determinadas equipes das grandes fabricantes de óleos comerciais (Como Shell, Castrol, AMSOil... e etc).

Abraços,

Matheus

Os comentários do Matheus foram de extrema relevância, então vão os esclarecimentos:

1 - Motor medido pela retífica com equipamentos de precisão, nada no "olhômetro" e inclusive, o motor já está fechado rodando novamente!

2 - Diferentemente da M5, o uso que eu SEMPRE dei a este carro está MUITO longe de "adequado", eu jamais andei no modo "civil" nele!

3 - As montadoras NÃO PRECISAM se preocupar com durabilidade em seus motores, porque dispões de orçamento para isso!

Diferentemente delas, EU preciso que o meu motor dure "para sempre" e digo aos amigos que também não dispõem do mesmo orçamento que a BMW e afins, que use o Militec também!
 :big_smile2: :big_smile2: :big_smile2:
« última modificação: Setembro 30, 2012, 10:42:23 pm por ZeroGravity »

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #60 Online: Setembro 30, 2012, 10:40:44 pm »
É muito dificil mesmo acreditar em produtos milagrosos.

Eu ja tive a fase de usar oleo de moto em carro e ja tive uma experiencia com militec + oleo de moto.

Fiz um trackday em interlagos com um oleo de moto STP (uma bosta) + militec. Depois de 4 voltas a luz de pressao de oleo acendeu e eu ainda andei da reta oposta até os boxes acelerando forte (só a vi a luz acesa quando eu tava subindo a reta principal, só depois eu vi no video que acelerei com a luz acesa desde a reta oposta).

Parei o carro na hora e puxei a vareta de oleo.. o oleo parecia agua de tão fino, por isso perdi pressao de oleo.

Porem depois que esfriou, tudo OK, motor redondo e nenhum dano aparente. Sera um milagre do militec, do oleo ferrado, ou sorte?

Depois disso fiz outro trackday em interlagos, com o mesmo carro, porem com Mobil 4T tbm de moto e sem militec, nesse andei umas 30 voltas no cacete e o oleo aguentou tranquilamente.

Sobre o Mobil 4T ja ouvi muita gente falando bem, principalmente em carro turbo, e ainda conheço muita gente que usa sem reclamar.

Agora se ta certo é outros 500..

Como o Matheus disse, motor usa embreagem banhada no mesmo oleo, entao ja deve ser um oleo com caracteristicas bem diferente.

Mas o preço é convidadivo +- R$15,00 o litro.

Óleo de moto tem "indutor de atrito" por causa da embreagem, é assassinato usar em motor turbo!

Militec NÃO melhora o óleo em espécie alguma, se for uma porcaria, será a mesma porcaria, porém com a proteção contra o atrito do Militec!

Pode ter certeza que, se o dia que andou com a luz acesa não tivesse o Militec, você teria outra história pra contar!

Este produto já me poupou um motor AP que funcionou quase 5 minutos sem pressão de óleo por causa do filtro que travou, era um Gol G3 1.6 com menos de 20.000 km rodados

Quem conhece um pouco de mecânica, sabe que é quase impossível um motor funcionar nestas condições e não sofrer danos!

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #61 Online: Outubro 01, 2012, 06:33:20 am »
Zero,

O ideal seria postar as medidas aferidas, assim podemos concluir o quanto ficou dentro da tolerância da montadora.

Como lhe disse, o range é bem grande que a montadora tolera, o mesmo vale para a compressão nos cilindros.

A maioria dos motores com estática de 10:1 e 11:1 e comandos de válvulas comuns, gera dinâmica de 190 a 210 psi quando novos. A maioria das montadoras toleram compressão nos cilindros de até 150psi.

Portanto, se chegar a 170.000km com 160 psi por exemplo, seu mecânico poderá lhe afirmar que o seu motor está tudo dentro do especificado em relação a compressão dos cilindros, mas não significa que ele está como novo.

Por isso, essa estória de abrir o motor inteiro e trocar somente anéis (que te obriga a brunir novamente os cilindros, logo, aumenta mais ainda a folga no entre-pontas e também a folga pistão-cilindro) eu jamais faria, por mais que o motor ainda estivesse dentro da tolerância (que como disse em outro post, a tolerância é bem ampla... vai de 0,02mm a 0,07 na maioria das montadoras que utilizam pistão cast convencional), a mão-de-obra do re-build é boa parte do valor, não vale a pena economizar um set de pistões sendo que você tem a oportunidade de voltar a folga inicial de um motor novo (e até aproveitar para usar pistões de menor massa e atrito..).

Salvo exceções.. por exemplo um motor que você irá fazer um re-build especial no futuro e quer somente uma solução a curto prazo. Já lancei mão desse recurso mas com propósito específico.. pensando puramente no re-build que terá.

Por fim, por mais que a montadora sobreviva de carros e peças, não é do interesse de nenhuma delas que o seu motor tenha baixa longevidade, pois diferente de outros produtos que se espera baixa vida útil, os consumidores de veículos esperam longa vida útil e medem a qualidade dos carros também por esse fator.

Basta o exemplo de um proprietário que trabalha em outra cidade (como já aconteceu comigo por 3 anos) e viaja todos os dias longa km.. em 1 ano ele pode ter 100.000km. Em 2 anos já bateu a km do seu Rocam. Já imaginou se o motor não durasse 2 anos?


Por fim, se o Militec é tão milagroso.. a BMW poderia ter usado o mesmo nos primeiros S54 que roletaram bronzina.. poderia estar usando agora no novo motor turbo da M5 que falha a bomba de óleo e perde o motor inteiro em pouco tempo e etc..

A primeira vez que usei Militec foram vários anos atrás.. chuto 10 anos, pois era a época que eu tinha meu Kadett turbo..  em 10 anos não conseguiram chamar atenção de nenhuma montadora ou equipe? Isso é muito estranho.

Obviamente isso não existe. Nada contra expressar depoimentos e opiniões, mas temos que tomar muito cuidado com isso, pois algumas pessoas podem ler e simplesmente acreditar e depois se dar mal. Já ví muito isso acontecendo na internet.


Infelizmente nem eu e nem você poderá dizer que o seu Rocam "abusado" ficou com as folgas dentro do especificado pela Ford devido o Militec.. como disse, você poderia ter o mesmo resultado sem Militec.


Do mesmo jeito que eu abrir um motor que só rodou com Motul, não poderei dizer que foi só devido o Motul que ele ficou com as folgas dentro do esperado.. eu posso sim relatar que o motor me surpreendeu pelas folgas internas ainda dentro da tolerância mínimo mesmo depois de vários trackdays e que se fosse um óleo comum talvez não conseguisse chegar nesse nível de desgaste tão pequeno.

Mesmo assim não comprovaria nada, mas seria um guia para as pessoas avaliarem.


Abraços,


Matheus
« última modificação: Outubro 01, 2012, 06:37:00 am por MatheusS50 »
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #62 Online: Outubro 01, 2012, 06:46:35 am »
Isso vale também para aqueles taxistas que enchem a boca pra falar que rodou 600.000km..  700.000km com um motor sem retificar..


Eu não duvido que façam isso, mas isso não é mérito algum sem saber em quais condições esses motores estavam rodando.


O que  significa um motor precisar de retífica na visão da maioria dos brasileiros? Provavelmente, vão dizer motor com ruídos internos.. fumando.. e etc..

Ou seja, o taxista chegar com o motor bebendo 3 litros a cada 1000km, mas sem fumaça visível no escape, motor com compressão de 130psi... bronzinas já girando em falso no virabrequim e 600.000km no odômetro, não significa que ele chegou nessa km com um motor igual novo. Esse motor merecia uma retífica muito antes disso.


Então, motor precisar de retífica para uns pode ser algumas corridas (ou você acha que as equipes fazem re-build em motores por risco de quebra somente? Fazem, porque sabem que conforme as folgas aumentam, a partir de certo momento, deixam de adicionar potência para perder potência..  é uma relação positiva no início, quando há redução do atrito e aumento na compressão e depois é só queda do rendimento..) e para outros pode ser 600.000 se rodar sem fumar e bater (mesmo que esse não bater significa não ouvir "rajar" nos 2.000rpm).



Abraços,



Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #63 Online: Outubro 01, 2012, 09:36:06 am »
Matheus...

Com toda sinceridade, eu acho louvável a sua abordagem técnica, sério mesmo.

Apenas afastando isso tudo um pouco, vai o seguinte...

Eu não sou leigo no assunto, e provavelmente, alem do Racedriver, acredito que não há muitos aqui que já "viveram" profissionalmente do automobilismo como nós.

Eu saí deste mercado, não por falta de sucesso, muito pelo contrário, pois em 1995 eu já fornecia para uma categoria nacional, sistemas de injeção eletrônica programável e coletores ITB, ambos 100% nacionais e fabricados por nossa empresa.

Eu saí porque tive um insight de que eu não gostaria de continuar a fazer o que fazia com 60 anos, e então resolví dar uma guinada na minha vida e fui construir outra carreira no Direito.

Você está vendo um cara tão obstinado, que chegou ao ponto de montar um motor exclusivamente para quebrá-lo, apenas para descobrir o limite de pressão de uma turbina com um conceito novo na época!

Precisamos diferenciar o que é motor de pista e de rua, quando eu tinha oficina, por exemplo, eu revisava os meus motores de rua a cada 20.000 kms, ou seja, poderia usar óleo Lubrax que não faria muita diferença assim ( a grosso modo, é claro!)

Eu conheço e uso o Militec desde que chegou no Brasil, e já tive várias experiências acerca das suas qualidades, principalmente porque passei a utilizá-lo em TODOS os carros da minha família, então pude fazer um "grupo de teste" bem controlado!

Sinceramente, não há discurso que retire o brilho de uma situação impressionante como essa:

Um motor que foi esfolado, moído e triturado POR MAIS DE 10 ANOS ININTERRUPTAMENTE, e após 180.000 kms, está em perfeito estado!

Se eu não tivesse aberto por curiosidade, continuaria rodando do jeito que estava por MUITO tempo ainda, não baixava NADA de óleo em 6.000 km!

Sério, todos aqui podem duvidar e ter opiniões em contrário, mas EU sei o que esta garrafinha tem feito por mim em todos esses anos, então eu postei aqui a minha experiência, só isso.

Eu só rechaço o argumento das montadoras e etc, porque qualquer equipe que se preza revisa seus motores após "x" voltas, ou seja, não há nenhuma preocupação com desgaste prolongado, inclusive, chegam a trocar turbinas ao final de cada prova.

Eu rodo mais de 100.000 km com uma turbina, ou seja, me interessa muito prolongar a vida útil do meu equipamento!

Vou continuar usando em tudo que vai óleo, porque até hoje não ví nenhum motivo para parar, muito pelo contrário!
« última modificação: Outubro 01, 2012, 09:51:21 am por ZeroGravity »

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #64 Online: Outubro 01, 2012, 09:46:08 am »
Eu concordo com o Mateus. Temos que ser céticos.

Isso significa em não acreditar em coisas apenas por que alguém falou, e sim acumular informações e dados concretos.
Neste caso, vendo a opinião de muitas pessoas que tiveram resultados práticos e concretos, a utilização por parte do exército americano, os comentários que geram dúvidas sobre o uso são dos amigos que ainda não usaram. Então, ser cético neste caso, é usar.

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #65 Online: Outubro 01, 2012, 12:42:16 pm »
Zero, perfeito.. Você acredita, teve suas referências e dividiu seu caso. Acho legal isso e não estou criticando isso. Estou apenas alertando o pessoal para se guiar com base em informações comprovadas e aferidas, mas que nem sempre são possíveis de se obter, portanto, nesses casos buscar referências de quem possa garantir isso (por isso também existem certificações como API e afins criadas também por montadoras para atestar a qualidade dos lubrificantes que utilizam em seus motores).

A partir do momento que você confia em produto que não há utilização por grandes players do mercado automotivo e nem há certificação específica avaliando o produto, todo cuidado é pouco e o ceticismo nesse caso deve prevalecer.



Mau, concordo em partes.. já que eu usei, colegas e clientes usaram, e não tiveram nenhum resultado que pudesse ser observado como vantagem real e comprovada.
Efeito placebo vai além de procedimentos e tratamentos médicos..

Se você colocar um líquido inerte, que não altera nem para pior e nem para melhor a eficiência do lubrificante que você está usando, e você acredita piamente que ele melhorou em algo (como alguns aqui dizem ter sentido o motor mais "solto".. mesmo que reduzisse substancialmente o atrito, difícil julgar ganhos dessa ordem de potência.. nitidamente foi placebo esses casos ou uma mera coincidência com outra condição), você sentirá que algo melhorou... pois você acreditou naquilo.

Por fim.. você citou a questão dos US Arms nos EUA que usam Militec.. é que como em tudo na vida e no marketing, são destorcidos a favor do que se interessa.

Militec sempre foi muito famoso entre os usuários de armas de fogo, pois é um excelente lubrificante para esse fim, e por isso foi adotado pelo Exército americano. Nunca ví relatos de uso de Militec em motores dos veículos militares...  E mesmo que tivesse, ainda não garante que o mesmo produto que desenvolveram para o Exército é o que se vende, até porque há vários acordos de confidencialidade em produtos desenvolvidos para fins militares. 

E repare que o US Arm tem um Dragster destaque em sua categoria que eles correm nas arrancadas americanas como forma de promover o alistamento militar e desde a última vez que assisti ele correndo, não tinha uma propaganda do Militec... e seria uma aplicação e propaganda perfeita pra eles..


Eu fiz uma certificação e treinamento em Detroit-EUA, e em nenhum momento quando começamos a debater sobre lubrificantes com profissionais de experiência OEM (algo totalmente diferente da experiência informal que se tem no mercado de reposição e preparação.. já que ninguém regulamenta ou controla esse mercado) alguém defendeu esses produtos milagrosos.. e olha que nos EUA são vários (Militec é apenas um entre dezenas de outros..).

Todos sem exceção defendem os mesmos lubrificantes já consagrados. E são profissionais com muito mais bagagem que todos nós.. que tiveram oportunidade de ver motores sendo testados em bancadas controladas e com aferição de precisão milesimal das partes móveis após o desmonte.


meu alerta aqui no tópico não foi pra causar confusão nada disso.. Teve apenas o intuito de proteger aqueles que podem interpretar de forma errada um relato e principalmente manter o nível técnico diferenciado que nosso fórum possui.

Se vocês pesquisarem nos milhares de fóruns automotivos brasileiros, você vê pérolas atrás de pérolas sem ninguém argumentar...  já o nosso fórum, todos argumentam e se baseiam em fatos sólidos. Isso faz do texto corrido de fórum se transformar em informação útil e confiável.

Afinal, uma Enciclopédia recheada de informações sem validade, se torna inútil.. pois você sempre ficará na dúvida se é verdade ou não aquilo relatado.


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #66 Online: Outubro 01, 2012, 01:06:56 pm »
Matheus!

É isso aí, o debate é muito saudável e em nenhum momento eu me sentí ofendido com nada!

Faz todo sentido TUDO o que você falou, mas talvez você esteja desprezando alguns fatores dos quais eu já conheço bastante...

Qual é o tamanho da empresa que fabrica o Militec?

Qual seria o impacto no mercado das grandes marcas de lubrificante, caso seja reconhecido que um produto que custa R$80,00 (isso no Brasil!) tem realmente as características que apregoa?

E por fim, a quem interessa que o Militec seja mundialmente reconhecido como um produto de ponta em matéria de redução de atrito?

eu entendo a sua preocupação, eu também tenho a mesma!

Por isso eu frisei que não estou falando "de orelhada", mas após muitos anos de uso observando os resultados.

Sempre é bom um confronto de idéias, a gente só ganha com isso!

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #67 Online: Outubro 01, 2012, 01:26:21 pm »
O legal é que as informações estão aí para todos, e cada um vai tirar sua própria conclusão dessa discussão.

 Eu , Gabriel, ainda prefiro um bom óleo, e um bom combustível, do que adcionar qualquer outra coisa neles. Até mesmo no Kart, eu reviso motor á cada 2 corridas, pois ele vai perdendo uma 'ligeira' performance, algo em torno de 4 décimos na pista, mas que uma pessoa que utilizasse pra brincar , nunca perceberia.

 Em motores 2T por exemplo, Utilizamos o Motul 800t para 25 litros de podium, e nada mais.

  No carro de rua, eu prefiro usar o Mobil 1 que já tem o Supersynn, algo ( acredito eu) parecido com o Militec.

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #68 Online: Outubro 01, 2012, 01:52:34 pm »
Matheus!

É isso aí, o debate é muito saudável e em nenhum momento eu me sentí ofendido com nada!

Faz todo sentido TUDO o que você falou, mas talvez você esteja desprezando alguns fatores dos quais eu já conheço bastante...

Qual é o tamanho da empresa que fabrica o Militec?

Qual seria o impacto no mercado das grandes marcas de lubrificante, caso seja reconhecido que um produto que custa R$80,00 (isso no Brasil!) tem realmente as características que apregoa?

E por fim, a quem interessa que o Militec seja mundialmente reconhecido como um produto de ponta em matéria de redução de atrito?

eu entendo a sua preocupação, eu também tenho a mesma!

Por isso eu frisei que não estou falando "de orelhada", mas após muitos anos de uso observando os resultados.

Sempre é bom um confronto de idéias, a gente só ganha com isso!

Então, você caminhou para um lado interessante e que realmente existe (aliás, os melhores filmes que já assisti foram relacionados a conspiração de alguns setores.. incluindo automotivos). Porém, hoje, ao menos para a área automotiva, isso tem ocorrido de forma muito menos freqüente, já que há patentes que permitem pagar Royalties para o autor da criação e são respeitados, algo raro antigamente (inclusive teve o filme que retratou a história sofrida do criador do Tucker..).

A liga de irídio de uma famosa fabricante de velas foi desenvolvida por um funcionário da engenharia e até hoje ele recebe Royalties por isso. 

Pode ter certeza que se o produto fizesse tudo aquilo que promete por esse preço, um grande investidor ou até mesmo os grandes players da área, já teriam casado com eles..

A Troller por exemplo foi comprada pela Ford.. comprovou que um pequeno pode sim ser reconhecido por grandes quando tem qualidade. É mundo feroz e injusto muitas vezes, mas nesse caso não acredito que seja teoria da conspiração mas sim pelo fato de não terem conseguido comprovar tudo o que alegam fazer. Basicamente isso. Como a maioria dos produtos milagrosos (na Europa por exemplo tem um tal de Ecotek para alinhar moléculas de combustível.. heheh... aqui no Brasil já teve um plate com formato de ciclone para criar vórtice na admissão.. e por aí vai.. ), nunca se consegue comprovar algo de fato..

Pode ter certeza, montadoras estão disputando a tapa por lubrificantes e tratamentos capazes de reduzir atrito, não só devido a longevidade, mas principalmente com foco em redução do consumo e emissões.

Veja que até os carros nacionais já migraram para óleos sintéticos e pistões com coat nas saias (que tem suas vantagens e desvantagens..).

Mas é o que o Gabriel também comentou, os relatos estão aqui e todos devem tirar as próprias conclusões.. o importante é todos terem acesso a informação e a maneira como o produto está sendo avaliado.


E concordo com você Gabriel, prefiro investir em um bom óleo do que adicional qualquer coisa ao mesmo.
« última modificação: Outubro 01, 2012, 01:56:14 pm por MatheusS50 »
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Militec - Depoimento
« Resposta #69 Online: Outubro 01, 2012, 11:45:37 pm »
Vocês podem nao acreditar , mais depois que coloquei no opala tive até que diminuir a marcha lenta do carro , porque a regulagem antiga o carro ficava muito gordo de baixa
Tive que diminuir a injeção dos bicos e acertar novamente o carro
Já haviam me falado que o motor ficaria mais solto
Agora tem muita gente que ainda nao acredita , eu nem trabalho na militec e particularmente nao me faz diferença se vcs vai usar ou nao
Só que vcs nao acham que por 60 reais se fizermos uma compra conjunta vale a pena experimentar?
O máximo que pode acontecer e vcs nao gostarem, falarem que e uma merda e trocar o óleo e pronto
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #70 Online: Outubro 02, 2012, 12:21:54 am »
é aquela velha máxima..... "eu nao acredito em bruxas, mas que elas existem, existem..."
cada um vai ter sua opniao aqui, e diferentemente de quem nunca ouviu falar de MILITEC, nao vai mudar independente do que seja falado, e por quem seja falado..... nao vamos tentar convencer um ou outro aqui, acho que ja tivemos diversos comentarios tecnicos, e diversos de experiencia empírica.... só isso basta....

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #71 Online: Outubro 02, 2012, 12:35:27 am »
eu to so observando aqui... tem comentarios tecnicos de sobra do Matheus mas tbm tem mta gente falando bem produto... se vcs forem comprar mesmo eu compro 1 frasco para testar na 120i, ela tbm faz mais barulho fria pela manha e eu conheco muito bem o carro SEM Militec.

ai eu falo aqui pra vcs do meu "achismo" tbm.... se quiserem até podemos fazer um teste... sei la medir o 0-100 km/h antes e depois do Militec, ou medir qtos decibeis o motor faz frio SEM Militec e depois COM Militec sei la... alguma coisa menos empirica... só nao vai dar para medir a folga das bronzinas com 200.000 km... O que vocês sugerem?

quanto tempo demora para o Militec surtir efeito? já nos primeiros kms dá para sentir alguma diferenca?

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

fladark

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 239
  • nao troco a minha BMW 318TI 97 pelo meu palio 2011
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #72 Online: Outubro 02, 2012, 12:38:03 pm »
confrades!!

depois de ler todo esse topico, estou indo agora na crestana buscar esse militec, vou colocar la mesmo, a noite posto alguma coisa.

Andre

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2499
  • 323ti E36 / 540i E39 Campinas/SP
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #73 Online: Outubro 03, 2012, 10:26:38 am »
o dono da crestana vai ficar espantado por vender tanto militec rsrs

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Militec - Depoimento
« Resposta #74 Online: Outubro 03, 2012, 11:18:10 am »
o dono da crestana vai ficar espantado por vender tanto militec rsrs

É, vai achar que tá barato demais e vai aumentar o preço...