Matheus, acho muito massa teus comentários mas eu preciso de tecla SAP pra algumas coisas hehehe, dá pra , de vez em quando, explicar algumas coisas pros mais leigos?
Abç
EdSan
hehehehe.. foi mal Edsan!!
Segue abaixo a tecla SAP:
Stroker = Significa aumentar a capacidade cúbica do motor via aumento do curso do virabrequim
VMP = Velocidade Média dos Pistões (quanto maior a velocidade média dos pistões, maior será o desgaste das partes móveis por atrito e maior será a vibração/harmônicos resultantes, logo, se torna a principal inimiga de motores com preparação aspirada)
R/L = Seria a relação do ângulo de trabalho das bielas. Quanto menor a biela e/ou quanto maior o curso do virabrequim, pior será o ângulo de trabalho das bielas, gerando vibrações e harmônicos críticos principalmente para as bronzinas de bielas, e também gera side-load (esforço lateral) na saia dos pistões.
Logo você percebe que um M50B25 das 325 E36 (vira de 75mm com bielas de 140mm), possuem uma VMP e r/l bem mais vantajosos que uma M3 (mais crítico ainda a EUA 3.2 litros, que tem 89mm de curso para bielas de apenas 135mm).
Abraços,
Matheus