Autor Tópico: M5 E28 na Motor Classico  (Lida 3361 vezes)

///Murta

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M5 E28 na Motor Classico
« Online: Maio 01, 2012, 02:05:26 pm »
Pra quem não conhece a Motor Classico é uma publicação portuguesa sobre veiculos Old School.
É uma bela revista, sempre com matérias muito boas com belos automoveis, belas reportagens escritas no bom e velho portugues de portugal e com o precinho camarada de R$9.90
Esse mes veio com a matéria da M5 E28 e coloco aqui os scans.





MartimLima

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #1 Online: Maio 01, 2012, 03:03:01 pm »
Bem legal...valeu por postar...detalhe.

Pontos Fracos
M5 e28 - Muito raro de encontrar
M5 e34 - Alta kilometragem
M5 e39 - Manutenção alta e Freio
M5 e60 - Cambio fragil, consumo e Freios

Estes portugueses são exigentes heim.


rafa528

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #2 Online: Maio 02, 2012, 01:22:09 am »
 Eu queria saber qual o parâmetro usado para dizer que um E39 e um E60 tem freios ruins...
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AMBAPTISTA

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #3 Online: Maio 02, 2012, 05:39:40 pm »
Eu queria saber qual o parâmetro usado para dizer que um E39 e um E60 tem freios ruins...

Devem ter utilizado os carros como em TDs, só pode ser...porque o carro freia pra cacete normalmente!
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GrandRoyaL

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #4 Online: Maio 02, 2012, 07:10:09 pm »
Devem ter utilizado os carros como em TDs, só pode ser...porque o carro freia pra cacete normalmente!
só pode.... os seus freios sao stock ou tem pastilha melhor etc ?

nas e34 tem bastante controversia com relacao a pastilha original....  tem dono que diz que as pastilhas sao feitas de chocolate... hahaha (mas geralmente esses donos sao os alemaes que fazem uso em nurburgring mesmo hehehehe)

rafa528

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #5 Online: Maio 02, 2012, 07:51:19 pm »
 Mas seria errado, o carro não foi feito para andar em TD po...
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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #6 Online: Maio 02, 2012, 11:33:21 pm »
só pode.... os seus freios sao stock ou tem pastilha melhor etc ?

nas e34 tem bastante controversia com relacao a pastilha original....  tem dono que diz que as pastilhas sao feitas de chocolate... hahaha (mas geralmente esses donos sao os alemaes que fazem uso em nurburgring mesmo hehehehe)

Freios stock mesmo, Hamilcar. Aliás, ela é toda stock, exceto filtros de ar K&N e as rodas, claro.
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MatheusS50

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #7 Online: Maio 03, 2012, 11:19:46 am »
Obrigado por postar!

Eu adoro essa revista, apesar de ser difícil de achar no Brasil em qualquer banca e ainda tem algumas matérias que realmente são rasas.. mas eu adoro carros clássicos e como esse tipo de literatura é rara e fraca no Brasil, qualquer literatura que eu encontro sobre clássicos, eu curto muito..

Agora, as críticas realmente foram um pouco fracas..

Na E39 eu comentaria do aumento do peso, e na E60 eu adicionaria o comentário do peso + foco em câmbio automatizado, ao invés do manual.


Na E28 e E34 merecem mais críticas em relação ao fato de ser um carro Race Bred... ou seja, não é qualquer proprietário que se adapta.. exige regulagens periódicas de folgas de válvulas por terem tuchos mecânicos.. são motores com sistema de correias auxiliares cônicas que também exigem mais manutenção e por fim, são ruidosos naturalmente.

Para bons apreciadores de motores de alta performance a moda antiga, são o melhor que se pode esperar em uma Bimmer.. mas para muitos proprietários, isso é visto como defeitos.. pontos negativos.


E o ponto forte das E28/E34 é exatamente você poder terum motor concebido para uso em competições profissionais, porém em um carro de rua.. é algo sensacional..

o mesmo para o S14 na M3 E30 e 320is..  :-)
Matheus Almeida
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rafa528

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #8 Online: Maio 03, 2012, 12:12:42 pm »
 Matheus, e você acha o cambio automatizado um downgrade?
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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #9 Online: Maio 03, 2012, 12:48:23 pm »
Matheus, e você acha o cambio automatizado um downgrade?

Na minha opinião, para um esportivo, é um downgrade.. mas certamente a maior parte do público alvo desses carros nos dias atuais não pensam assim, já que as montadoras dançam conforme a música.

Mas por mais rápido e eficiente que seja o sistema do câmbio automatizado, o prazer de dirigir um carro a moda antiga com embreagem de acionamento manual, não tem preço. 
Matheus Almeida
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Kishi

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #10 Online: Maio 03, 2012, 12:58:36 pm »

o mesmo para o S14 na M3 E30 e 320is..  :-)

Qual 320is Matheus? As e30 320is??

GrandRoyaL

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #11 Online: Maio 03, 2012, 03:22:16 pm »
Existiu uma versao da e30 somente para italia e portugal com um s14 de 2 litros... por causa de restricoes de impostos acho... mas nao tinha os paralamas alargados , aerofolio etc , da m3.

1988–1990 320is - 2.0 L S14 I4, 192 PS (141 kW) Italy and Portugal only

rafa528

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #12 Online: Maio 03, 2012, 08:34:37 pm »
Na minha opinião, para um esportivo, é um downgrade.. mas certamente a maior parte do público alvo desses carros nos dias atuais não pensam assim, já que as montadoras dançam conforme a música.

Mas por mais rápido e eficiente que seja o sistema do câmbio automatizado, o prazer de dirigir um carro a moda antiga com embreagem de acionamento manual, não tem preço. 

 Mas aí entra uma questão complicada... o saudosismo... assim como eu já ouvi de pessoas que carro 4 portas não é esportivo de verdade! Eu sempre fui da opinião de que quanto mais rápido melhor, vou começar a me importar quando os carros começarem a ficar mais lentos... e cada vez que estou ficando mais velho, estou adotando mais essa postura! Antes relutava em cambios AT, hoje depois de andar em alguns desses novos de dupla embreagem, achei fantástico e quero meu carro com um...
 Vale lembrar que esses DSG, PDK e mesmo o automatizado da M5, foram feitos pensando 100% em performance, tanto que são ruins para andar devagar e na cidade, por esse motivo, acho que a esportividade foi levada MUITO em conta.
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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #13 Online: Maio 03, 2012, 09:31:58 pm »
Nessa nova M5 , cambio manual é um opcional de custo ZERO hehehe

Kishi

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #14 Online: Maio 04, 2012, 12:58:07 am »
Existiu uma versao da e30 somente para italia e portugal com um s14 de 2 litros... por causa de restricoes de impostos acho... mas nao tinha os paralamas alargados , aerofolio etc , da m3.

1988–1990 320is - 2.0 L S14 I4, 192 PS (141 kW) Italy and Portugal only

Agora entendi........ deve ser animal esse carrinho...... valeu pela explicação!

jabe36

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #15 Online: Maio 04, 2012, 01:05:12 am »
Nessa nova M5 , cambio manual é um opcional de custo ZERO hehehe

o certo seria vir com o cambio manual mesmo !!

AMBAPTISTA

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #16 Online: Maio 06, 2012, 12:05:20 pm »
Na minha opinião, para um esportivo, é um downgrade.. mas certamente a maior parte do público alvo desses carros nos dias atuais não pensam assim, já que as montadoras dançam conforme a música.

Mas por mais rápido e eficiente que seja o sistema do câmbio automatizado, o prazer de dirigir um carro a moda antiga com embreagem de acionamento manual, não tem preço. 

Isso que eu ia falar...pra que um câmbio que troca de marcha em caralhonésimos de segundo num carro de rua, que não participa de competições?

Acho que quem compra um carro desses, supostamente quer ter o mais puro prazer de dirigir. Fazer punta-taco, "brigar" com o carro nas tomadas e nas curvas, enfim curtir o brinquedo.

E o câmbio manual clássico, com embreagem mecânica, proporciona um prazer de condução muito maior, apesar do carro ser um pouquinho mais lento.

Pergunta pro Rafa, que guiou a minha E21 ontem no TD se o carro não é muito gostoso de dirigir, mesmo só com 100cvs...

Sei lá, acho que estou ficando velho...hahaha
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ZeroGravity

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #17 Online: Maio 06, 2012, 01:09:41 pm »
Na minha opinião, para um esportivo, é um downgrade.. mas certamente a maior parte do público alvo desses carros nos dias atuais não pensam assim, já que as montadoras dançam conforme a música.

Mas por mais rápido e eficiente que seja o sistema do câmbio automatizado, o prazer de dirigir um carro a moda antiga com embreagem de acionamento manual, não tem preço. 

 :palmas: :palmas: :palmas:

Pensei que eu era o único "maluco" que pensava assim!


Mau a Lenda

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #18 Online: Maio 07, 2012, 05:27:15 pm »
Isso que eu ia falar...pra que um câmbio que troca de marcha em caralhonésimos de segundo num carro de rua, que não participa de competições?

Acho que quem compra um carro desses, supostamente quer ter o mais puro prazer de dirigir. Fazer punta-taco, "brigar" com o carro nas tomadas e nas curvas, enfim curtir o brinquedo.

E o câmbio manual clássico, com embreagem mecânica, proporciona um prazer de condução muito maior, apesar do carro ser um pouquinho mais lento.

Pergunta pro Rafa, que guiou a minha E21 ontem no TD se o carro não é muito gostoso de dirigir, mesmo só com 100cvs...

Sei lá, acho que estou ficando velho...hahaha

André, vc tem toda razão. E na sua carona percebi todo esse prazer que vc tinha ao tocar a 320. A troca de marchas sem embreagem fica muito video game.
E eu também quase dirigi a 320, mas fica pra próxima, não tava inscrito como piloto.

MartimLima

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #19 Online: Maio 07, 2012, 09:10:56 pm »
Eu sou da geração do Video Game, mas respeito e entendo o gosto pelo cambio manual, com certeza ele deixa você mais conectado com o carro.

Vale lembrar que a M5 e60 tambem tinha versao com cambio manual de 6 marchar, mas pode procurar nas publicações da época o cambio éra bom, mas em termos de performnace ficava bem atras do SMG III, o motivo é simples o V10 foi desenvolvido para funcionar com o cambio SMG III, neste caso o manual foi um especie de adaptação.

Pelo que entendi o cambio manual na F10 será oferecido somente no mercado americamo, as BMW's que a BMW importa para o Brasil sao da Europa, entao a principio acredito que so independente mesmo. Mas claro que estas definições podem mudar de acordo com a demanda. Provavelmente em questao de performance e até em conforto o novo cambio automatizado de dupla embreagem deve por no chinelo o cambio manual.

Mas um carro é muito mais que performance, você tem que gostar e sentir prazer em dirigir, neste caso é bem interessante ter a opção do manual para agradar a todos. Só espero que este cambio manual seja adequado, pois se seguir o esquema que fizeram na e60 ele vai ser ADAPTADO.


AMBAPTISTA

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #20 Online: Maio 07, 2012, 11:09:16 pm »
André, vc tem toda razão. E na sua carona percebi todo esse prazer que vc tinha ao tocar a 320. A troca de marchas sem embreagem fica muito video game.
E eu também quase dirigi a 320, mas fica pra próxima, não tava inscrito como piloto.

Podia ter pedido uma permissão especial pro Passos, Mau. Uma "superlicença"...

Certamente ele abriria uma exceção...ou não?

Bom, no próximo TD, está prometida uma bateria com ela, se quiser.

Até lá devo estar com o Camaro pronto...será???
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Abreu

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #21 Online: Maio 08, 2012, 02:03:43 am »
E pensar que ha mais de 100 anos ateh o avanco da ignicao era manual... Alguem conseguiria tocar um carro assim na pista hoje em dia? Sera que daqui a uns 20 anos nao vamos pensar o mesmo da embragem?

Acho que tudo eh uma questao de costume... Tem prós e contras... Mas eu tbm nao abro mao do cambio manual... Depois de passar 10 dias andando de M3 e Passatao confesso que achei a 120i um pouco entediante... O carro faz tudo por vc... So nao paga minhas contas... Hehehe

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

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filipelgl

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Re:M5 E28 na Motor Classico
« Resposta #22 Online: Maio 08, 2012, 02:26:06 pm »
Acho que a embreagem jamais vai ser banalizada assim hahahaha ...