Autor Tópico: Oleo do motor... qual voce usa?  (Lida 30138 vezes)

MarcioAffonso

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 52
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #25 Online: Outubro 15, 2010, 06:53:59 pm »
Boa noite pessoal.
BMW 325 95 Castrol Magnatec 10w40.
Troca 5000km sempre com filtro.
Se me permitem agora fiquei com a pulga atrás da orelha, BM está comigo a quase tres anos sempre trocando com semi-sintético.
Estou querendo migrar para o sintético, o que vcs acham migro ou continuo com o semi-sintético.
Não querendo divulgar marcas, mais acho importante levantar essa questão.
Qual o sintético com melhor custo-beneficio? Tendo em vista que o sintético é um óleo caro e nossos motores usam quase 7 litros.
Abraços a todos.

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #26 Online: Outubro 15, 2010, 07:04:17 pm »
Tem como passar onde esta comprando Kiu?

um EDIT rapido:
Lí a pouco sobre o castrol Edge e Edge sport, o que me dizem desses oleos? Quero sair do magnatec nas proximas trocas.

abraços
« última modificação: Outubro 15, 2010, 07:24:40 pm por marcellom50 »
///M loading...

rafapfeifer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4954
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #27 Online: Outubro 17, 2010, 04:15:01 pm »
eu estou indo pro tws... ja comprei a junta pra trocar limpar e migrar pra ele..

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #28 Online: Outubro 17, 2010, 04:57:33 pm »
Só pra comunicar, minha 320 E46 vai passar a beber Motul 8100 5w30 daqui pra frente !

Abraços !!

marciomuzzi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 199
  • 323i E46 (DF)
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #29 Online: Novembro 22, 2010, 01:33:54 pm »
Pessoal (mecânicos de plantão - ex. Matheus), dúvida:

Comprei minha 323i E46 ano 99/99 com 68mil km rodados em agosto deste ano. A primeira providência que tomei foi levar para trocar o óleo na mesma semana na oficina onde o dono anterior dava manutenção (Germany - Brasília/DF).
Levei lá porque não queria usar uma especificação diferente da que era usada pelo dono anterior.
Colocaram o óleo "Quartz" semi-sintético 15w 50 (foi trocado também o filtro). Essa troca saiu por uns R$ 320,00.

Minha dúvida: continuo usando esse óleo nas próximas trocas? Qual melhor especificação para o meu motor (2.5 24v 6cc 170cv)? Quais marcas recomendadas (incluindo marca do filtro de óleo)?
323i E46 Steptronic 2.5 6cc

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #30 Online: Novembro 22, 2010, 03:10:31 pm »
se tu ler o manual de qualquer uma 6cc ou V8 aspirado, informa que pode usar qualquer tipo de oleo, mineral, semi-sintetico ou 100% sintetico, cada um com tua caracteristica, claro que o 100% sintetico e o mais resistente, o que devemos sempre respeitar e o prazo de troca que é interessante fazer de 5.000 em 5.000 km ou 6 em 6 meses, independente de qual seja o oleo usado...o importante e sempre rodar com um oleo limpo.


marciomuzzi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 199
  • 323i E46 (DF)
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #31 Online: Novembro 22, 2010, 05:35:59 pm »
se tu ler o manual de qualquer uma 6cc ou V8 aspirado, informa que pode usar qualquer tipo de oleo, mineral, semi-sintetico ou 100% sintetico, cada um com tua caracteristica, claro que o 100% sintetico e o mais resistente, o que devemos sempre respeitar e o prazo de troca que é interessante fazer de 5.000 em 5.000 km ou 6 em 6 meses, independente de qual seja o oleo usado...o importante e sempre rodar com um oleo limpo.



Uma coisa é o que o manual diz sobre a especificação do óleo a ser utilizado no motor quando sai de fábrica e outra coisa é qual óleo utilizar considerando o histórico do motor. Nesse mesmo tópico o Matheus explica sobre isso.
E sim, faço a troca a cada  5.000 km ou 6 em 6 meses, sempre junto com o filtro.

Se ler novamente minha pergunta verá que você teve a mesma preocupação sobre o tipo de óleo num tópico de sua autoria ("Barulho diferente do motor APITO alto"):
"Sempre usei oleo 15w40 semi-sintetico na minha 328i
[...] Agora por engano deixei o carro para fazer revisao e o cara colocou oleo sintetico 0w40"

Você também achou relevante o histórico do motor na escolha do óleo no momento da troca!

Pelo que o Matheus explicou, sei que posso migrar para óleo sintético, mas não quero fazer isso sem  antes saber a especificação que devo utilizar e quais são as marcas mais recomendadas em custo x benefício.

Então, a pergunta continua em aberto.
« última modificação: Novembro 22, 2010, 07:06:23 pm por marciomuzzi »
323i E46 Steptronic 2.5 6cc

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #32 Online: Novembro 22, 2010, 08:16:58 pm »
Pessoal (mecânicos de plantão - ex. Matheus), dúvida:

Comprei minha 323i E46 ano 99/99 com 68mil km rodados em agosto deste ano. A primeira providência que tomei foi levar para trocar o óleo na mesma semana na oficina onde o dono anterior dava manutenção (Germany - Brasília/DF).
Levei lá porque não queria usar uma especificação diferente da que era usada pelo dono anterior.
Colocaram o óleo "Quartz" semi-sintético 15w 50 (foi trocado também o filtro). Essa troca saiu por uns R$ 320,00.

Minha dúvida: continuo usando esse óleo nas próximas trocas? Qual melhor especificação para o meu motor (2.5 24v 6cc 170cv)? Quais marcas recomendadas (incluindo marca do filtro de óleo)?

rapaz.. óleo é uma discussão infinita..

Você sabe se o seu motor rodou com sintético desde início de sua "vida"?

Caso tenha sintético sempre, garantindo assim que o seu motor não possui acúmulo de depósitos/borras que possar gerar futuro entupimento da peneirinha e galerias.. o Castrol Edge é um excelente óleo e também é aprovado pela BMW. Fora esse, há várias opções de óleo ainda superiores em qualidade de lubrificação e resistência a oxidação, mas fugindo as especificações da montadora, mas nem por isso não sendo permitido usar.

Um Motul 300V por exemplo é um óleo fora da média, mas seu preço também torna proibitivo, além de não ser um grande diferencial para aqueles que não fazem uso severo do motor (rotações elevadas por longo período.. uso em regiões empoeiradas e etc..).

Então, na minha opinião (como disse, discutir óleo, é discutir sexo dos anjos..), você deve se guiar para escolher o lubrificante do seu carro de acordo com as especificações mínimas exigidas pela montadora (ou seja, sempre trabalhar acima das mesmas), e que caiba no seu bolso.

Já a viscosidade, essa você deverá se guiar pelas folgas internas do seu motor e temperatura da região que você o utiliza. Regiões quentes, demandam óleo mais viscoso e regiões frias o inverso. Portanto, usar um óleo 0W30 no verão do Rio de Janeiro pode não ser tão eficiente do ponto de vista de redução de atrito do que usar esse mesmo óleo no inverno de Curitiba.
No frio o óleo fica mais viscoso, por isso óleos mais leves são pedidos nessas condições, pois um óleo muito viscoso demoraria para acessar as partes móveis na primeira partida.. Porém, se o clima for quente, o óleo pode perder tanto sua viscosidade a ponto de não conseguir manter a folga de lubrificação entre as partes móveis, permitindo o atrito das mesmas..  

Minha rotina para escolher óleo de um determinado motor é assim:

-Sempre rodou no mineral? Há borras?
Sim = Continue rodando no mineral
Pouca borra, rodou uma parte de sua km em mineral e sintético = Escolha um óleo semi-sintético e acompanhe o nível de detritos na peneirinha
Sempre rodou no sintético = Não hesite, use somente óleo 100% sintético

-Qual especificação de óleo deverá atender?
Isso é bem relativo, pois óleos antigos e sem fins comerciais no aftermarket, como o TWS da Castrol, podem ter especificação SJ mesmo sendo bem superior a óleos atuais SM. Mas como base, para óleos não específicos como esse, sempre escolha especificação acima da exigida pela montadora, ainda mais quando for um carro antigo (se na época que o seu carro foi produzido a API só tinha especificação SJ, não significa que ele não possa utilizar um óleo SL, SM.).
O BMW Longlife também é muito bem vindo na minha opinião, pois garante ser um óleo mais resistente a oxidação (para aqueles que gostam de trocar com 10.000km, isso é muito importante)

-Qual viscosidade?
Normalmente, os sintéticos não possuem muita opção de viscosidade alta.. a maioria são óleos menos viscosos como 0W30.. 10W40.. 15W40..  
Mas se você roda em região quente ou utilize o carro em pista, tente localizar um óleo de qualidade com a maior viscosidade disponível (a Pentosin por exemplo faz óleo 100% sintético 20W50, viscosidade rara em um óleo moderno, assim como o Motul 300V tem opções diferentes de viscosidade)


Apenas uma referência. Sempre pesquise, pois há muitos óleos bons e ruins no mercado e muitas opções de viscosidade.. o ideal é buscar aquele que se enquadre no seu filtro acima.
« última modificação: Novembro 22, 2010, 08:19:28 pm por MatheusS50 »
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #33 Online: Novembro 26, 2010, 11:11:28 pm »
Matheus, estou pra comprar o Motul 300V mas vi que tem desde 5W30, 10W40 e 15W50 todos 100% sinteticos. Para uso em Fortaleza, motor M54 da 330i E46, qual seria a melhor opção para dia a dia e/ou pista?


Abç

Edney Santos

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #34 Online: Novembro 27, 2010, 10:26:02 am »
Matheus, estou pra comprar o Motul 300V mas vi que tem desde 5W30, 10W40 e 15W50 todos 100% sinteticos. Para uso em Fortaleza, motor M54 da 330i E46, qual seria a melhor opção para dia a dia e/ou pista?


Abç

Edney Santos

Fala Edsan!

Para sua região que é sempre quente, pode utilizar o 15W50..
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #35 Online: Novembro 27, 2010, 04:12:51 pm »
Fala Edsan!

Para sua região que é sempre quente, pode utilizar o 15W50..

Obrigado Matheus. ;)

Rodrigo

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1312
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #36 Online: Abril 05, 2011, 07:44:09 pm »
Matheus, no caso aqui em Aracaju-Sergipe, pra 323ti, qual óleo devo usar? Como vai ser minha primeira BM, quero tirar essa dúvida. Assim que pegar o carro, vou levar numa oficina especializada em BM pra ver qual o óleo que o antigo dono usava. Espero que tenha sido sintetico pra eu continuar na mesma linha.
Rodrigo

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #37 Online: Abril 05, 2011, 07:50:32 pm »
Matheus, no caso aqui em Aracaju-Sergipe, pra 323ti, qual óleo devo usar? Como vai ser minha primeira BM, quero tirar essa dúvida. Assim que pegar o carro, vou levar numa oficina especializada em BM pra ver qual o óleo que o antigo dono usava. Espero que tenha sido sintetico pra eu continuar na mesma linha.

se quiser usar 100% sintetico 15w20 mas poucas marcas tem nessa viscosidade, e periodo de troca 5 mil km, tem gente que roda 7 k.

eu optaria por semi-sintetico e troca em 5k em 5k, dessa forma tb tera um motor forte por mto tempo...

lembrando q sao 6,5l, precisa confirmar, pelo menos minha 328 sao 6,5l mas cabe 7l e fica no nivel  :o

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #38 Online: Abril 07, 2011, 10:11:58 pm »
para não errar procure a classificação... por exemplo o magnatec é semi sintetico ACE A3/B3 muito mais facil pesquisar pelo orgão certificador de lubrificante como um ponto de partida do que olhar aleatoriamente... um abraço Pedro

marciomuzzi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 199
  • 323i E46 (DF)
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #39 Online: Abril 08, 2011, 11:33:15 am »
Matheus, no caso aqui em Aracaju-Sergipe, pra 323ti, qual óleo devo usar? Como vai ser minha primeira BM, quero tirar essa dúvida. Assim que pegar o carro, vou levar numa oficina especializada em BM pra ver qual o óleo que o antigo dono usava. Espero que tenha sido sintetico pra eu continuar na mesma linha.

Rodrigo, na minha 323i E46 o dono anterior usava óleo Quartz semi-sintético 15w50. Peguei ela com 68mil km e a primeira coisa que fiz foi trocar o óleo mantendo a marca/especificação. Depois de 5mil km rodados e algumas pesquisas aqui no fórum e no google, fiz uma nova troca usando Motul 8100 X-Cess 5W40 100% sintético.

Fez uma diferença boa: antes quando ficava uns dois dias parado, na primeira partida ficava embolando um pouco no primeiro minuto. Agora isso não acontece. Outra é que está ganhando giro um pouco mais rápido em alta (entre 4mil e 6mil rpm).
Ainda guardei 1/2 litro achando que poderia baixar um pouco por estar usando um óleo menos viscoso, mas não, o nível se matem intacto.  Outras vantagens obviamente é a melhor lubrificação do motor principalmente na primeira partida do dia e maior proteção contra atritos do motor (coisa que neste tópico foi explicado muito bem).

Em tempo, o Motul 8100 5w40 atende a especificação e homologação descrita no manual do meu carro (bmw long life). Moro em Brasília, onde a temperatura varia aproximadamente entre 14 (mín. inverno) e 32 graus (max. verão).

------------------------------------------------------

Motul 8100 X-Cess 5W40

Especificação: ACEA A3/B3/B4 - API SL/CF
Homologação: VW 502.00 - 505.00; BMW LL-98; MB 229.3; OPEL/GM LL B 025; PORSCHE

« última modificação: Abril 08, 2011, 02:50:42 pm por marciomuzzi »
323i E46 Steptronic 2.5 6cc

FARIA

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 399
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #40 Online: Abril 08, 2011, 05:00:39 pm »

No BMW 850CI uso o PENTOSYNTH 5W50 / API SL/CF  100% SITÉTICO. ÓLEO E FILTRO SÃO TROCADOS INVARIAVELMENTE AOS 5 MIL KM OU SEIS MESES, O QUE OCORRER PRIMEIRO.

Rodrigo

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1312
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #41 Online: Abril 08, 2011, 08:58:25 pm »
Faria vc tem uma 850CI?! =O
Posta umas fotos da máquina aí  ;D
Abração.
Rodrigo

FARIA

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 399
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #42 Online: Abril 08, 2011, 11:55:20 pm »
Rodrigo,já tem algumas fotos na "apresentação", quando eu a comprei. Mas já fiz algumas alterações como pintar as caixas de filtro na cor original. (preto fosco,  cor do plástico). Meu primo havia pintado de AZUL. Ficou horrrrrrível.

mliasch

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 272
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #43 Online: Abril 16, 2011, 01:17:37 am »
bom, infelizmente nao tenho historico de qual oleo foi usado na minha e34 m60, porem olhando o manual e as condicoes climaticas daqui oque se enquadra ;e o 20w50, ! a primeira troca q fiz com ela desde q peguei estou usando o valvoline supercompetition 20w50 sl (igual uso no meu santana turbo) a ideia de usar mineral é q alem de mais barato costumo fazer as trocas com 3000km trocando o filtro tmb no santana, vou fazer o mesmo na bmw,.,.,., se tinha sintetico la ou nao eu nao sei, mas pelo q vejo dos cuidados do carro se ele usava semi syntetico antes de vim pra mim acho muito,


alias diga-se de passagem, quando foi lancado este carro nem existia sintetico aqui...logo no começo de sua vida, só se usou oleo mineral, com certeza

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #44 Online: Abril 17, 2011, 11:34:25 pm »
olha tem um TSB no www.infotraxx.com que veda a utilização de lubrificante quando a diferença de viscosidade for acima de 30, não sei porque a BMW fez isso mais enfim, fica o registro.

molive

  • Visitante
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #45 Online: Abril 27, 2011, 11:52:54 am »
Pentosin 5w30 Sintético - BMW Original

Reicardo, pelo jeito vc foi o unico a mencionar o Pentosin (como vc diz, o original).

Tenho um amigo aqui em BsB que consegue a caixa com 12 mais barato.

Como comprei mina Bima agora penso em colocar ele, mas vou seguir o conselho do pessoal e pesquisar antes qual óleo vinha sendo utilizado e só aí decidir qual colocar...

Abçs,


Marcio

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #46 Online: Abril 27, 2011, 11:07:38 pm »
Reicardo, pelo jeito vc foi o unico a mencionar o Pentosin (como vc diz, o original).

Tenho um amigo aqui em BsB que consegue a caixa com 12 mais barato.

Como comprei mina Bima agora penso em colocar ele, mas vou seguir o conselho do pessoal e pesquisar antes qual óleo vinha sendo utilizado e só aí decidir qual colocar...

Abçs,


Marcio

Olá Marcio !

Eu recentemente substitui o Pentosin 5w30 pelo Motul 8100 5w30.

O motivo da substituição é que a Motul também foi homologada pela BMW Brasil, e o 8100 é um óleo comparado ao Mobil 1 em relação às características termoquímicas.

Eu usei o Mobil 1 em um motor GM 2.0 8v Turbo, e é um espetáculo.
Usei também o Motul 8100 em um motor GM 8v aspirado, virando 7500 rpm... também só alegria.

Abraços

molive

  • Visitante
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #47 Online: Abril 29, 2011, 11:31:50 am »
Olá Marcio !

Eu recentemente substitui o Pentosin 5w30 pelo Motul 8100 5w30.

O motivo da substituição é que a Motul também foi homologada pela BMW Brasil, e o 8100 é um óleo comparado ao Mobil 1 em relação às características termoquímicas.

Eu usei o Mobil 1 em um motor GM 2.0 8v Turbo, e é um espetáculo.
Usei também o Motul 8100 em um motor GM 8v aspirado, virando 7500 rpm... também só alegria.

Abraços


Mas, desculpe a pergunta, porque não usar o Pentosin? pelo preço ou o Motul (Mobil 1) é melhor mesmo?

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #48 Online: Abril 29, 2011, 05:38:56 pm »

Mas, desculpe a pergunta, porque não usar o Pentosin? pelo preço ou o Motul (Mobil 1) é melhor mesmo?


Pelo preço do Pentosin (R$ 60,00) o Motul 8100 ou o Mobil 1 são melhores sim !

Deanzaumm

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 438
  • Brasília-DF
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #49 Online: Outubro 10, 2011, 09:33:01 pm »
Utilizo na minha princesa PENTOSIN 5w50 100% sintético + 1 frasco de 150ml de MOLYCOTE A-2

Estou satisfeito!

Máquina sempre rodando com Sintético... Peguei agora esse óleo com a 2ª numeração mais alta para melhorar a lubrificação à frio, haja vista a lubrificação superior ser por salpicos de óleo... logo, quanto mais fino, melhor para subir!  :teach:
Bmw Z4 Roadster 23i  Branca 2012