Autor Tópico: Oleo do motor... qual voce usa?  (Lida 30198 vezes)

Marcel

  • Visitante
Oleo do motor... qual voce usa?
« Online: Abril 17, 2010, 07:20:34 pm »
Bem vamos perguntar uma coisa bem simples...

Oleo de motor...Qual que voce usa?

Já lemos todos bastante sobre o tema, então seria interessante ir ao que interessa.

Basta colocar o modelo do carro, a periodicidade da troca e a Marca do Lubrificante, de preferencia com suas caracteristicas.


==========================================================


No meu caso:

E39 540i 4.4 V8 - troca de oleo de 5000km em 5000km ou 6 meses, o que vir primeiro.

Marca---> Motul 2100 10w40 R$25,90 o litro "instalado" em São Paulo


E36 328i 2.8 I6 - troca de oleo de 5000km em 5000km ou 6 meses, o que vir primeiro.

Marca---> Motul 2100 10w40  R$25,90 o litro "instalado" em São Paulo



Costumo tambem trocar o filtro a cada 5000km.
Como tenho comprado o filtro por R$ 30,00 na Bavaria auto peças, nem economizo nisso.......


Abraços a todos

Marcel
« última modificação: Abril 17, 2010, 07:28:32 pm por Marcel »

rpsolano

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1057
  • 1995 E34, 1996 E39
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #1 Online: Abril 17, 2010, 08:52:35 pm »
E34 540 4.0 V8 - 5.000 em 5.000 ou 1 ano
Mobil 1 0w40 R$35,00 946ml

E36 325ic 2.5 L6 - 5.000 em 5.000 ou 1 ano
Mobil 1 0w40 R$35,00 946ml

O filtro de óleo é trocado sempre com o óleo.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #2 Online: Abril 18, 2010, 01:29:11 pm »
M5 e34, uso Motul 300V Competizione.... o preço da lata de dois litros eu esqueci agora, mas o kiudog e o GrandRoyal pagam a mesma coisa, entao o deles serve como referencia...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Santello

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 352
    • Edu Santello - Fotógrafo
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #3 Online: Abril 18, 2010, 02:46:00 pm »
bom tópico  :)

eu sou estagiário ainda ;D, então, quando comprei a minha, peguei um catálogo da lubrax e vi o 15w-40 como indicado p/ minha 325 E36... e foi esse que usei...

só que, agora já não sei exatamente onde, ACHO QUE naquele DIY, tenho quase certeza que o MEU PERFIL ( carro p/ rua, anadando na manha, e de vez em nunca uma ou outra viagem curta ) e com temperatura ambiente no momento de uso muito raramente abaixo dos 15..20 graus, o oleo mais indicado seria o "bom e velho" 20-50 ???

BASEADO NO MEU PERFIL ( nada de pistas, giros altos constantes, etc ) alguém confirma?

[]s

Edu Santello

BMW 325iA E36

rafapfeifer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4954
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #4 Online: Abril 18, 2010, 05:30:27 pm »
na concessionaria de campinas me aconselharam a usar o castrol magnatec 10-40 e é o que uso desde então com trocas anuais. nunca atingi 3 mil milhas.. se atingi-se 3000 milhas troca nessa marca.

rpsolano

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1057
  • 1995 E34, 1996 E39
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #5 Online: Abril 18, 2010, 09:26:55 pm »
bom tópico  :)

eu sou estagiário ainda ;D, então, quando comprei a minha, peguei um catálogo da lubrax e vi o 15w-40 como indicado p/ minha 325 E36... e foi esse que usei...

só que, agora já não sei exatamente onde, ACHO QUE naquele DIY, tenho quase certeza que o MEU PERFIL ( carro p/ rua, anadando na manha, e de vez em nunca uma ou outra viagem curta ) e com temperatura ambiente no momento de uso muito raramente abaixo dos 15..20 graus, o oleo mais indicado seria o "bom e velho" 20-50 ???

BASEADO NO MEU PERFIL ( nada de pistas, giros altos constantes, etc ) alguém confirma?

[]s

Edu Santello

Santello,

Não tenho certeza, mas acho que mineral fica abaixo da especificação da fabrica. Esse 15w40 é semi-sintetico?

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #6 Online: Abril 18, 2010, 10:02:14 pm »
bom tópico  :)

eu sou estagiário ainda ;D, então, quando comprei a minha, peguei um catálogo da lubrax e vi o 15w-40 como indicado p/ minha 325 E36... e foi esse que usei...

só que, agora já não sei exatamente onde, ACHO QUE naquele DIY, tenho quase certeza que o MEU PERFIL ( carro p/ rua, anadando na manha, e de vez em nunca uma ou outra viagem curta ) e com temperatura ambiente no momento de uso muito raramente abaixo dos 15..20 graus, o oleo mais indicado seria o "bom e velho" 20-50 ???

BASEADO NO MEU PERFIL ( nada de pistas, giros altos constantes, etc ) alguém confirma?

[]s

Edu Santello

Santello,

A questão de óleo é bastante complexa mais pode ser resumida da seguinte maneira, há um parâmetro e classificação mínima que deve ser observada na aquisição de óleo... para o seu carro é ACE A3/B3... são lubrificantes semi-sinteticos em diante, nada de óleo mineral.

A escolha do tipo de óleo vai depender de alguns fatores tipo clima, tipo de utilização etc e tal agora se o seu carro for um E36 existe um TSB (boletim tecnico) publicado na www.infotraxx.com que recomenda não utilizar óleo com diferença de temperatura entre máxima e minima maior que 30 graus daí porque o magnatec foi o homologado...

Modelos mais novos foram contemplados por uma classificação de oleo da BMW LL (ao invés da ACE) mais abrangente contudo vale observar que o numero após a classificação deve corresponder ao ano base do veiculo, logo BMW LL98 serve para carros fabricados de 98 em diante.

Um abraço,
Pedro


Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #7 Online: Abril 19, 2010, 02:41:32 pm »
usem sempre sintetico, ele eh uma tecnologia superior... MAS se por acaspo ja misturaram semi-sintetico no motor, nao adianta mais ir pro sintetico... e se ja usaram mineral, nao adianta nem sintetico nem semi-sintetico mais....

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #8 Online: Abril 19, 2010, 05:03:25 pm »
vou deixar o matheus dar uma luz nisso que o passos falou , mas eu acho que nao tem nada a ver vc nao poder usar sintetico se ja usou mineral no carro...

na z4 é mobil 1 0w40 ... troquei no comeco do ano mas nao lembro o preco... troco com filtro toda vez. +- a cada 5000km. estou tentando seguir tbem a luz do painel...

na e34 m5 e e30 m3 vamos comecar so com sintetico agora... motul nas duas no comeco , mas talvez a e30 use algo menos hardcore mais pra frente... (sintetico)

a e34 530 eu nao sei , já que quem cuida é meu pai...

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #9 Online: Abril 19, 2010, 08:28:07 pm »
Quando o assunto é óleo de motor, a coisa vai longe.. depois podemos trazer a discussão que foi iniciada no Bimmerclub para cá ou iniciar um novo tutorial, explicando aos que ainda não sabem quanto a especificação SAE/API/ACE, assim como grau de viscosidade inverno/verão.

Sobre o uso do óleo sintético ou semi-sintético após usar mineral, realmente tem de ser feito com cautela.

Se é um motor que rodou muito tempo (km superior a 50.000km) com óleo mineral, é normal que se acumule borras ou depósitos do óleo mineral (como qualquer derivado de petróleo). E quando se aplica o óleo sintético em um motor assim, é bem provável que esses depósitos "descolem" e possam gerar entupimentos das galerias e/ou peneirinha, gerando problemas de lubrificação.

Então, se quiser migrar de mineral para sintético em um motor que rodou muito tempo com mineral, eu primeiro desmontaria a tampa de válvulas e cárter, checando o nível de acúmulo de depósitos que o motor possui. Caso não tenha depósitos visíveis, pode se migrar usando um óleo semi-sintético por 2 ou 3 trocas e depois passar para o full sintético.

Já nos motores com depósitos acumulados, tem ainda a opção de fazer o Flush, no qual eu também não sou muito a favor devido o mesmo quebrar as propriedades do óleo, então o momento em que o seu motor está rodando no Flush, as condições de lubrificação não devem ser as ideais.

Então, na minha opinião, se o motor é muito rodado, sempre rodou no mineral, continue no mineral para evitar dôr de cabeça. E então, depois que fizer o motor novo, começa com sintético desde novo.

Só um resumo rápido.. os que querem realmente usar óleo top em seus Bimmers, a maioria do que foi citado aqui é excelene, como os especiais: Motul 300V, Mobil 1, Castrol TMX.. e os comerciais como Lubrax Sintético, Shell Helix Ultra, Elf Excellium... e etc..

Vale a pena investir em óleo... o motor agradece, principalmente nas primeiras partidas do dia enquanto as bronzinas estão atritando com os munhões..


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

a.hernandes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 249
  • E34 540 / 93 - Ribeirão Preto - SP
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #10 Online: Abril 20, 2010, 11:12:44 pm »
E34 540i - faço a troca entre 5000 e 7000km.... o que dá +/- 3 meses hoje em dia...

Marca - Atualmente Shell H5 15w50 R$16,90 o litro em Ribeirão Preto - SP
Troca de filtro sempre c/ troca de óleo

[]´s
Antonio

FARIA

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 399
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #11 Online: Abril 21, 2010, 06:55:00 pm »
BMW 540i E34
Óleo semi-sintético  TOTAL Quartz 7000  /  15W50  API-SJ

Troco o óleo e o filtro a cada 4000 Km.

rafapfeifer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4954
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #12 Online: Abril 21, 2010, 08:34:48 pm »
matheus..
qual a diferença do semi sintetico para o full?

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #13 Online: Abril 22, 2010, 08:35:37 pm »
matheus..
qual a diferença do semi sintetico para o full?

óleo semi-sintético é uma opção de custo mais acessível que o sintético, tendo como alicerce teórico que os aditivos sintéticos podem transformar um óleo mineral quase tão eficiente e durável que um 100% sintético.

Então, o óleo semi-sintético é basicamente um óleo mineral, mas com aditivos sintéticos. Se você tem condições financeiras de arcar com um 100% sintético, não hesite em abandonar o semi-sintético. Existem excelentes óleos semi-sintéticos, mas 100% sintético é sempre o melhor em redução de atrito, resistência a oxidação e capacidade de manter viscosidade.


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #14 Online: Maio 02, 2010, 05:41:32 pm »
e34 ///M5 - 5 em 5 mkm...motul 300v Competition - mais ou menos 90 reais a lata de 2 lts...

na ///Madalena eu só uso o melhor....você daria comida de segunda para o seu filhinho???

hahahahahha

abraços,
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

Ritcho

  • Visitante
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #15 Online: Setembro 22, 2010, 12:53:42 pm »
Valvoline Competition Plus 20W40 - Troca 4.000kms sempre com fitro.

[]s!

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #16 Online: Setembro 22, 2010, 09:29:23 pm »
Pentosin 5w30 Sintético - BMW Original

Adembar

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 389
Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #17 Online: Setembro 23, 2010, 10:36:08 pm »
Boa noite a todos

O primo pobre desta família usa : F1 Master Sintético SM 5W40 Ipiranga.
318TI 94 manual.

Abraço a todos
Fiquem com Deus
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. (Salm 37.4)

dscampos

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 361
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #18 Online: Outubro 06, 2010, 03:07:06 pm »
Alguem saberia me dizer qual óleo é recomendado pela BMW para a 330i motorsport E46???
comprei a minha faz 7 meses, nunca troquei o óleo mas pelo painel ainda tenho 3200 Km
qq acham????

Ritcho

  • Visitante
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #19 Online: Outubro 06, 2010, 03:59:18 pm »
Alguem saberia me dizer qual óleo é recomendado pela BMW para a 330i motorsport E46???
comprei a minha faz 7 meses, nunca troquei o óleo mas pelo painel ainda tenho 3200 Km
qq acham????

Salve meu amigo!

A troca de óleo é uma das primeiras providências que tomo assim que pego o carro. Deixo passa 1 semana e depois troco.

Não gosto também de sair mexendo em um monte de coisas logo de cara, porque fica difícil depois pra identificar, caso haja algum problema, se era um problema existente ou foi provocado por alguma alteração. Isso é um procedimento que costumo adotar. Mas logo depois disso o óleo é um dos primeiros da lista...

Grande abraço!

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #20 Online: Outubro 06, 2010, 04:08:08 pm »
6 meses vence o oleo no motor tb, ta na hora de trocar...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #21 Online: Outubro 06, 2010, 05:07:46 pm »
é verdade, com lubrificação do motor não se brinca....é muito barato uma troca de óleo perto de um motor, bloco ou cabeçote....

e usem óleo full sintetico....vale a pena!
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

Diabo_Verde

  • Visitante
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #22 Online: Outubro 06, 2010, 11:43:05 pm »
shell helix 15w50 troco por tempo, pq sempre faz 6 meses e eu nao rodei nem 3000 km

 

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #23 Online: Outubro 08, 2010, 12:10:11 pm »
Pessoal, estou pra trocar o oleo da 540.
Ontem fui no posto de troca da Mobil e o Mobil 1 SuperSync - Sintetico 0-40 W estava por R$68,00 o litro.

Achei caro. Pesquisei na net e achei o distribuidor pra São Paulo:
http://www.lcarletti.com.br/contato.htm

A caixa com 6 litros tá R$192,00 ou seja R$32,00 / litro. E eles entregam sem custo.
Abraços

rpsolano

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1057
  • 1995 E34, 1996 E39
Re:Oleo do motor... qual voce usa?
« Resposta #24 Online: Outubro 08, 2010, 08:27:06 pm »
Boa!

No RJ é a www.rodolub.com.br