Autor Tópico: "M8 o melhor BMW que nunca existiu"  (Lida 4049 vezes)

Erickloren

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"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Online: Março 22, 2011, 11:14:49 pm »


Nenhum outro país produz grand tourers como a Alemanha. Carros velozes e confortáveis são quase uma necessidade no país das famosas autobahnen, onde é possível fazer longas viagens simplesmente na velocidade em que seu carro permitir. O próximo integrante da Garagem dos Sonhos é um dos mais belos e ao mesmo tempo incompreendidos modelos já fabricados, o BMW Série 8.

Para entender seu conceito, pense num cupê com motor V12 e centenas de cavalos de potência, mas sem a pretensão de ser um esportivo. Imagine um carro que, em vez da agressividade visual gratuita, escolheu a performance elegante acima de tudo. Ao contrário de supermáquinas que se sentem mais à vontade em pistas de corrida, e mesmo dos BMW da série M que priorizam a adrenalina e a relação quase áspera entre o asfalto e seus motoristas, a série 8 foi feita para longas e confortáveis jornadas. Com um desses, você se sente capaz de cruzar os cinco continentes antes do pôr-do-sol, acompanhado de sua mulher, em velocidade transônica, sem amassar a roupa – e com bastante espaço para bagagem.

Esta história começa no início dos anos 80, quando a primeira geração dos cupês Série 6 começava a perder o fôlego na briga com adversários recém atualizados como Porsche 928 e Mercedes SL. Em 1984, os engenheiros bávaros começaram a trabalhar no projeto E31, o primeiro BMW desenvolvido em CAD. O resultado foi um cupê de grandes dimensões, com uma frente que lembra a do esportivo M1, uma linha fina de grade, nariz e lanternas complementadas por faróis escamoteáveis (e que, como a maioria dos designs desse tipo, fica muito mais bonito e clean com os faróis principais guardados), seguida por um longo capô e uma cabine de passageiros bastante recuada. As portas não tinham moldura nos vidros rentes à carroceria, nem coluna central, o que realçava ainda mais seu perfil sinuoso.



Depois de cinco anos de desenvolvimento, ele foi apresentado ao público no Salão de Frankfurt de 1989, e imediatamente cativou os olhares pelo design. Durante a semana do evento, a BMW recebeu mais de 5.000 encomendas, mesmo com o modelo entrando em produção somente no ano seguinte, a um preço (alto) de 100.000 dólares. A fila de espera chegou a desesperadores três anos.

Em seu lançamento, o 850i era um dos mais modernos carros de produção. Além de ser o primeiro BMW equipado com suspensão traseira multilink, trazia um dos primeiros controles eletrônicos de estabilidade e tração. Foi também pioneiro no uso de um acelerador eletrônico que dispensava cabos, essencial para os modos adaptativos de condução. Por dentro, requinte combinado com espaço, acabamento típico alemão, uma profusão de botões e ajustes elétricos e um dos primeiros ar-condicionados dual zone da história.



Longo, baixo e largo, o E31 tinha coeficiente de arrasto aerodinâmico de apenas 0,29. O motor seria o V12 de cinco litros da Série 7, que rendia 300 cv de potência e 42 kgfm de torque, acionados por duas opções de câmbio: automático de quatro velocidades e manual de seis – outra vez, um dos primeiros automóveis com esse tipo de opção. Acelerava de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, com máxima limitada a 250 km/h.

Apesar dos números e porte de um supercarro, a dinâmica do grand tourer Série 8 é um pouco peculiar. Primeiro por causa do peso – quase duas toneladas de puro metal que não o tornam exatamente um carro ágil em trechos travados. As intervenções eletrônicas também podem atrapalhar uma tocada mais agressiva. O modo “sport” aumenta a carga dos amortecedores e melhora a precisão da direção – que também tinha assistência eletrônica – e as respostas do acelerador. A suspensão traseira, quando no limite, trabalha a cambagem e a convergência das rodas para evitar saídas de traseira, mas também acabava causando subesterço e rolagem exagerada.



Em 1992 a BMW eliminou boa parte dessas limitações com o 850 CSi, um modelo que resgatou a sigla dos aliviados e esportivos cupês 3.0 CSi e 635 CSi da década de 70. Se você quiser, pode chamá-lo de M8 – repare no emblema Motorsport no cofre do motor na foto abaixo. A cilindrada subiu para 5.576 cm³, gerando 380 cv de potência e 56,1 kgfm de torque. A velocidade máxima continuou limitada em 250 km/h, mas a aceleração passou a ser feita de zero a 100 km/h em seis segundos cravados.




Como um bom CSi, o novo modelo recebeu spoilers mais agressivos e teve sua altura rebaixada em 15 milímetros. A suspensão perdeu o polêmico ajuste eletrônico, ganhando em troca molas e amortecedores mais firmes, freios reforçados, direção mais direta e um diferencial traseiro de deslizamento limitado. Mas o grande destaque de “ficção científica” do modelo foi o Active Rear-Axle Kinematics, um sistema hidráulico que esterça as rodas traseiras em ângulos de até 2,5 graus, no mesmo sentido das rodas dianteiras. Sensores computadorizados analisam a tomada de curva e o esterçamento do volante para agir sobre o eixo traseiro e permitir que o CSi faça trajetórias que carros com o seu peso e tamanho geralmente capotariam tentando.

O CSi só não foi batizado de M8 porque a marca tinha planos de lançar uma versão ainda mais potente com este nome. Esta pérola perdida existiu como protótipo e prometia barbarizar. Não chegou a ser fabricada em série, mas merece um post à parte – fica para amanhã, pode aguardar.



No ano seguinte foi lançada uma versão de entrada, a 840Ci, com o novo motor V8 de quatro litros e 286 cv, potência um pouco mais baixa que a do 850i. A primeira Guerra do Golfo – que causou um aumento nos preços dos combustíveis – e as tendências do mercado automotivo da segunda metade da década de 90 acabaram reduzindo o interesse do público pela Série 8. Do 850CSi, por exemplo, foram fabricadas apenas 1.510 unidades. A marca deixou de produzir as versões V12 em 1996, mantendo somente o 840i no mercado por mais três anos.

O fim do modelo marcou também um momento de indefinição da BMW. Depois dele a marca lançou o Z8, um roadster com características de supercarro que teve vida bem curta; trouxe de volta a Série 6, que gerou a fantástica M6, e até arriscou resgatar a linhagem CSi com o M3, antes que Chris Bangle inaugurasse uma nova era.



A beleza atemporal e a elegância imponente na atitude não-sou-um-superesportivo do Série 8, porém, permanecem nas lembranças de todo aficionado que sonha com longas viagens a 250 km/h, com todo o conforto e a dinâmica que só um grand tourer pode oferecer. É por isso que o escolhemos para a Garagem dos Sonhos.

Erickloren

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continuação
« Resposta #1 Online: Março 22, 2011, 11:18:13 pm »


Se o série 8 é para muitos o mais bonito de todos, o M8 tinha tudo para ser o mais impressionante BMW da história, um feito mecânico e de engenharia construído sob um elegante corpo de modelo. Mas alguém lá na Baviera não quis que isso acontecesse. Por que?

Durante quase 20 anos, a história do M8 foi apenas um rodapé de página. Tudo o que se sabia é que a definitiva versão Motorsport da série 8 havia sido cancelada pela diretoria alemã devido à suposta falta de mercado consumidor naquele início dos anos 90. O único protótipo teria sido guardado no chamado Giftschrank, o porão de experimentos da marca em Munique. Poucas fotos da carroceria vermelha – bastante apropriada para um projeto que se denominava “matador de Ferraris” – eram conhecidas do público. Muitos acreditavam que o carro já tivesse sido desmontado e que nem existisse mais.



Foi só em 2010 que o BMWBlog conseguiu o que todos sonhavam: encontrou o protótipo em condições impecáveis, e trouxe fotos e relatos desse sobrevivente. O motor, como já sabido, é uma evolução do S70 de 12 cilindros em V do 850CSi. O volume passou de 5,6 para 6,0 litros, cada cilindro ganhou quatro válvulas (48 no total) e a potência estimada bateria nos 558 cavalos, transmitidas ao eixo traseiro através de uma transmissão manual de seis marchas, e com um acelerador convencional, mais sensitivo, no lugar do pioneiro drive-by-wire.



Repare na quantidade de fibra de carbono empregada para aliviar o peso do motor. Considerando que o 850CSi, com 180 cavalos a menos, já era um Jumbo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em seis segundos, com máxima real bem acima dos 250 km/h limitados eletrônicamente, ficamos arrepiados só de imaginar do que o M8 seria capaz, principalmente porque o protótipo não se limita a uma preparação mecânica.



As modificações começam pela frente, que perdeu os faróis escamoteáveis e ganhou novas aberturas de ventilação no para-choque e na parte posterior do capô. A estrutura ganhou colunas B centrais (ausentes nos 850) para reforçar a rigidez estrutural, os vidros laterais são de plexiglas, as portas foram substituídas por peças de fibra de carbono, e os alargamentos da carroceria com dutos de ventilação também são feitos desse material, assim como as rodas aro 17. Você se lembra de algum carro empregar fibra de carbono em quantidades assim, em 1990? Nós também não. Infelizmente, os custos foram uma das justificativas para a descontinuidade do M8.



Por dentro, o interior foi completamente aliviado, com camurça no lugar do couro, bancos do tipo concha com cintos de quatro pontos, ausência de bancos traseiros, e todo aquele painel central cheio de computadores de bordo, som e ar condicionado digital substituído por comandos analógicos bem simples e três manômetros VDO. Um carro que exala performance por todos os poros, aliado a uma das mais belas carrocerias já concebidas pelo homem.



Apesar de escondido por quase duas décadas, um dos legados do M8 foi parar na alma do maior esportivo dos anos 90, o McLaren F1. O motor S70/2 de 636 cavalos do supercarro inglês foi desenvolvido basicamente pela mesma equipe de engenheiros da BMW, e compartilha diversas características com a usina que equipa o único protótipo do que poderia ter sido o maior de todos os bávaros.

Mercado consumidor à parte, fico imaginando qual é a sensação do responsável (ou responsáveis) por cancelar o projeto do M8 naqueles tempos. Perderam a chance de entrar para a história. Tomara que se arrependam.



Por Leo Nishihata

Fonte:http://www.jalopnik.com.br/conteudo/m8-o-melhor-bmw-que-nunca-existiu

Erickloren

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #2 Online: Março 22, 2011, 11:21:02 pm »
Meu carrinho se foi hoje para o novo dono  :-\ mas continuarei por aqui, e com certeza se conseguir pagar meu ap o quanto antes compro outra bimmer  :D

jabe36

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #3 Online: Março 22, 2011, 11:48:57 pm »
_Erick como um membro disse aqui! "Algumas vezes temos que nos desfazer de um sonho para realizar outro"

Sérgio Guimarães

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #4 Online: Março 23, 2011, 06:59:51 am »
  Belíssima reportagem. Aumentei minha cultura bimmer. Obrigado mesmo.

"Não ande mais do que o seu anjo possa voar"

Mau a Lenda

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #5 Online: Março 23, 2011, 10:04:28 am »
Muito bom o post, Erick. Boa sorte, em breve chegará outra BMW.
Abraço

GrandRoyaL

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #6 Online: Março 23, 2011, 10:13:48 am »
Obrigado por postar !! Tinha alguns detalhes que nao tinha percebido so de olhar as fotos anteriormente...
Rodas em fibra de carbono !! eita !! Essas rodas se parecem bastante com as de m5 e34 sem as calotas throwing stars/turbine !


Kiudog

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #7 Online: Março 23, 2011, 11:59:48 am »
putz....

nem sei o que comentar.....

....acho que esse seria o "Ultimate ///M car"

os detalhes deste carro são incríveis...esse interior....
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

Mau a Lenda

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #8 Online: Março 23, 2011, 02:51:02 pm »
Essas rodas se parecem bastante com as de m5 e34 sem as calotas throwing stars/turbine !
Se não forem as próprias...

FARIA

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #9 Online: Março 23, 2011, 05:10:38 pm »
 ;D Sou suspeito para falar, mas adorei mesmo a matéria. Já tinha lido algumas coisas sobre o M8, mas esta matéria é de longe, a melhor. Muito obrigado pela contribuição.

Caminhada

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #10 Online: Março 23, 2011, 07:03:39 pm »
NEM SABIA DE SUA EXISTENCIA BIMMERBRAZIL TAMBÉM É CULTURA PARABÉNS E SE TIVER MAIS PODE MANDAR O ÚNICO PROBLEMA SERÃO OS EFEITOS COLATERAIS EM ALGUNS MEMBROS DESTE GRUPO TAIS COMO ATAQUES CARDÍACOS E POR AÍ AFORA AHAHAHAHA

vinny

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #11 Online: Março 23, 2011, 08:34:08 pm »
Não há o que comentar, apenas sonhar com uma máquina dessas!!! Mas já estaria satisfeito com uma 850...   :D

GrandRoyaL

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #12 Online: Março 23, 2011, 09:48:18 pm »
Se não forem as próprias...
da pra ver numa das fotos , se vc aproximar , os raios de fibra de carbono nas rodas... showwww

Não há o que comentar, apenas sonhar com uma máquina dessas!!! Mas já estaria satisfeito com uma 850...   :D
acho que tem uma aqui no forum a venda... nao sei se no topico de negocios interessantes  ou classificados

Erickloren

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #13 Online: Março 24, 2011, 02:20:25 am »
esse carro apesar de não ter saído da maternidade foi muito bem representado pelo seu irmão de coração, o maclaren f1 que até hoje é um ferrari killer e da canseira em todo mundo  ;D pena que poca gente sabe da ligação entre eles  :-[

vinny

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #14 Online: Março 24, 2011, 07:30:14 am »
acho que tem uma aqui no forum a venda... nao sei se no topico de negocios interessantes  ou classificados

Eu vi Hamilcar, é na sessão de negócios interessantes mesmo, mas infelizmente não tenho bala pra comprá-la agora...  :-\  se tivesse a grana, comprava agora, pq parece que está zerada!!!

Abraço.

rafapfeifer

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #15 Online: Março 24, 2011, 08:46:00 pm »
intereessantissimo..... fiquei com pene de nunca ter nascido a M8, mas juro que ficaria satisfeito com uma 850 csi na minha garagem....

Cadu

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #16 Online: Março 24, 2011, 11:56:53 pm »
Magnífica reportagem! Eu desconhecia inúmeros detalhes da propria 850, quanto mais a M8!
Obrigado por postar, saio desse tópico um pouco mais bem informado sobre os bimmers!

Erickloren

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #17 Online: Abril 09, 2011, 09:33:38 am »
achei um vídeo dela, vou compartilhar com os colegas :D:


Gustavo Vanesghick

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Matéria - Garagem dos sonhos: BMW Série 8
« Resposta #18 Online: Agosto 07, 2013, 11:33:36 pm »
http://www.jalopnik.com.br/garagem-dos-sonhos-bmw-serie-8/

Garagem dos sonhos: BMW Série 8
POR - LEONARDO CONTESINI - 06 AGO, 2013 - 20:35
81
 

Carros velozes e confortáveis são quase uma necessidade no país das famosas autobahnen. O próximo integrante da Garagem dos Sonhos é um dos mais belos e ao mesmo tempo incompreendidos modelos já fabricados, o BMW Série 8.

Para entender seu conceito, pense num cupê com motor V12 e centenas de cavalos de potência, mas sem a pretensão de ser um esportivo. Imagine um carro que, em vez da agressividade visual gratuita, escolheu a performance elegante acima de tudo. Ao contrário de supermáquinas que se sentem mais à vontade em pistas de corrida, e mesmo dos BMW da série M que priorizam a adrenalina e a relação quase áspera entre o asfalto e seus motoristas, a série 8 foi feita para longas e confortáveis jornadas. Com um desses, você se sente capaz de cruzar os cinco continentes antes do pôr-do-sol, em velocidade transônica, sem amassar a roupa – e com bastante espaço para bagagem.

Esta história começa no início dos anos 80, quando a primeira geração dos cupês Série 6 começava a perder o fôlego na briga com adversários recém atualizados como Porsche 928 e Mercedes SL. Em 1984, os engenheiros bávaros começaram a trabalhar no projeto E31, o primeiro BMW desenvolvido em CAD. O resultado foi um cupê de grandes dimensões, com uma frente que lembra a do esportivo M1, uma linha fina de grade, nariz e lanternas complementadas por faróis escamoteáveis (e que, como a maioria dos designs desse tipo, fica muito mais bonito e limpo com os faróis principais guardados), seguida por um longo capô e cabine recuada. As portas não tinham moldura nos vidros, nem coluna central — o que realçava ainda mais seu perfil sinuoso.

Depois de cinco anos de desenvolvimento, ele foi apresentado ao público no Salão de Frankfurt de 1989, e imediatamente cativou os olhares pelo design. Durante a semana do evento, a BMW recebeu mais de 5.000 encomendas, mesmo com o modelo entrando em produção somente no ano seguinte a um preço (alto) de US$ 100.000. A fila de espera chegou a desesperadores três anos.

Em seu lançamento, o 850i era um dos mais modernos carros produzidos em série. Além de ser o primeiro BMW equipado com suspensão traseira multilink, trazia um dos primeiros controles eletrônicos de tração e estabilidade. Foi também pioneiro no uso de um acelerador eletrônico que dispensava cabos, essencial para os modos adaptativos de condução. Por dentro, requinte combinado com espaço, acabamento típico alemão, uma profusão de botões e ajustes elétricos e um dos primeiros ar-condicionados de duas zonas da história.

Longo, baixo e largo, o E31 tinha coeficiente de arrasto aerodinâmico de apenas 0,29. O motor seria o V12 de cinco litros da Série 7, que rendia 300 cv de potência e 42 kgfm de torque, moderados por duas opções de câmbio: automático de quatro velocidades e manual de seis – outra vez, um dos primeiros automóveis com esse tipo de opção. Acelerava de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, com máxima limitada a 250 km/h.

Apesar dos números e porte de um supercarro, a dinâmica do grand tourer Série 8 é um pouco peculiar. Primeiro por causa do peso – quase duas toneladas de puro metal que não o tornam exatamente ágil em trechos travados. As intervenções eletrônicas também podem atrapalhar uma tocada mais agressiva. O modo “sport” aumenta a carga dos amortecedores e melhora a precisão da direção — que também tinha assistência eletrônica – e as respostas do acelerador. A suspensão traseira, quando no limite, trabalha a cambagem e a convergência das rodas para evitar saídas de traseira, mas também acabava causando sobre-esterço e rolagem exagerada.

Em 1992 a BMW eliminou boa parte dessas limitações com o 850 CSi, um modelo que recuperou a sigla dos cupês 3.0 CSi e 635 CSi da década de 70. Se você quiser, pode chamá-lo de M8 – repare no emblema Motorsport no cofre do motor na foto abaixo. A cilindrada subiu para 5.576 cm³, gerando 380 cv de potência e 56,1 kgfm de torque. A velocidade máxima continuou limitada em 250 km/h, mas a aceleração passou a ser feita de zero a 100 km/h em seis segundos cravados.

Como um bom CSi, o novo modelo recebeu spoilers mais agressivos e teve sua altura rebaixada em 15 milímetros. A suspensão perdeu o polêmico ajuste eletrônico, ganhando em troca molas e amortecedores mais firmes, freios reforçados, direção mais direta e um diferencial traseiro de deslizamento limitado. Mas o grande destaque de “ficção científica” do modelo foi o Active Rear-Axle Kinematics, um sistema hidráulico que esterça as rodas traseiras em ângulos de até 2,5 graus, no mesmo sentido das rodas dianteiras. Sensores computadorizados analisam a tomada de curva e o esterçamento do volante para agir sobre o eixo traseiro e permitir que o CSi faça trajetórias que carros com o seu peso e tamanho geralmente capotariam tentando.

O CSi só não foi batizado de M8 porque a marca tinha planos de lançar uma versão ainda mais potente com este nome. Esta pérola perdida existiu como protótipo e prometia barbarizar. Não chegou a ser fabricada em série, mas merece um post à parte.

No ano seguinte foi lançada uma versão de entrada, a 840Ci, com o novo motor V8 de quatro litros e 286 cv, potência um pouco mais baixa que a do 850i. A primeira Guerra do Golfo – que causou um aumento nos preços dos combustíveis – e as tendências do mercado automotivo da segunda metade da década de 90 acabaram reduzindo o interesse do público pela Série 8. Do 850CSi, por exemplo, foram fabricadas apenas 1.510 unidades. A marca deixou de produzir as versões V12 em 1996, mantendo somente o 840i no mercado por mais três anos.

O fim do modelo marcou também um momento de indefinição da BMW. Depois dele a marca lançou o Z8, um roadster com características de supercarro que teve vida bem curta; trouxe de volta a Série 6, que gerou a fantástica M6, e até arriscou reviver a linhagem CSL com o M3.

A beleza atemporal e a elegância imponente na atitude não-sou-um-superesportivo do Série 8, porém, permanecem nas lembranças de todo aficionado que sonha com longas viagens a 250 km/h, com todo o conforto e a dinâmica que só um grand tourer pode oferecer. É por isso que o escolhemos para a Garagem dos Sonhos.
Para cada problema complexo há sempre uma resposta simples, rápida... e errada!

marcosmattos

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Re:Matéria - Garagem dos sonhos: BMW Série 8
« Resposta #19 Online: Agosto 08, 2013, 10:48:21 am »
Ótima reportagem, sempre gostei muito desse modelo, é um clássico para poucos.

MartimLima

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Re:Matéria - Garagem dos sonhos: BMW Série 8
« Resposta #20 Online: Agosto 08, 2013, 10:56:53 am »
Falamos bastante desta matéria no seguinte tópico

http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=1296.msg18431#msg18431

Vou juntar este naquele, assim ficamos com tudo em um unico ponto


Gustavo Vanesghick

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #21 Online: Agosto 08, 2013, 11:24:52 am »
Valeu, MartimLima, desculpe por postar sem ter tido mais atenção por já ter a matéria no Forum, Ok!  :putz:
Para cada problema complexo há sempre uma resposta simples, rápida... e errada!

korn

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #22 Online: Agosto 15, 2013, 06:09:51 pm »
Na realidade, até onde minha cultura ///M me permite falar a respeito, o ///M8 foi engavetado por dois motivos:

(i) o preço seria superior a 100 mil dólares, o que, na época, era um território muito perigoso, ainda mais considerando que a BMW não gozava do prestígio que a Ferrari e a Porsche gozavam para lançar um carro nesse patamar de preço. Temeram que o carro fosse encalhar! Tudo bem que os 550 HP + eram um grande slogan para o carro, mas o price tag ia prejudicar e o projeto poderia dar prejuízo. Engavetaram e venderam o motor para a McLaren com "alguns tune-ups" (aspas para não me alongar demais, pq, até onde eu saiba, o motor do M8 e o que foi para o F1 só tinham o bloco em comum).

(ii) a BMW bem que tentou, mas, dinamicamente falando, não conseguiram acertar o carro a contento. Continuava sendo muito pesado para os padrões da linha ///M da época. Dizem às más línguas que o M8 é era um "wild horse", extremamente arisco no limite devido ao peso elevado. Não conseguiram acertar o set-up correto de suspensão e chassi. Junte-se a isso os recursos limitados para desenvolvimento na época. Vocês podem notar o esforço de redução de peso na remoção dos faróis escamoteáveis e os painéis internos/lataria do carro eram totalmente desenvolvidos para o M8, quase não havendo compartilhamento de peças com o série 8 comum. Isso tudo encarecia mais ainda.

EightFiftyI

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #23 Online: Agosto 15, 2013, 06:39:59 pm »
(ii) a BMW bem que tentou, mas, dinamicamente falando, não conseguiram acertar o carro a contento. Continuava sendo muito pesado para os padrões da linha ///M da época. Dizem às más línguas que o M8 é era um "wild horse", extremamente arisco no limite devido ao peso elevado. Não conseguiram acertar o set-up correto de suspensão e chassi. Junte-se a isso os recursos limitados para desenvolvimento na época. Vocês podem notar o esforço de redução de peso na remoção dos faróis escamoteáveis e os painéis internos/lataria do carro eram totalmente desenvolvidos para o M8, quase não havendo compartilhamento de peças com o série 8 comum. Isso tudo encarecia mais ainda.

O chefe da oficina da CSS daqui foi recentemente para a sede da BMW em treinamento e viu de perto a M8, e foi comentado exatamente isso, não foi em produção pois o carro não ficou "dirigível". Tanto que esconderam o projeto até recentemente, chegou a se cogitar desmontá-la e nem expor no museu.

Ps.: Gostaria MTO que existisse um bodykit cópia da M8. O pc dianteiro é maravilhoso, as entradas laterais...
E honestamente acho o desenho da Ci melhor que o da CSi, aquele pc dianteiro com o que parece um mega blaster borrachão não me desce direito. Abdicaria porém a beleza pelos 380cv manual fácil! HUhuahuah!

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Adaher

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Re:"M8 o melhor BMW que nunca existiu"
« Resposta #24 Online: Setembro 05, 2013, 10:59:44 pm »
8 Series Forever.....eita carro bonito! E ao vivo é ainda mais bonita! Essas portas sem coluna são um charme à parte. Obrigado pelo post.
Não se conhece a potência de um carro pelo tamanho de seu motor, e sim pelo tamanho dos seus Discos de Freio.
1996 BMW E39 540i

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