Autor Tópico: [RESOLVIDO] M3 E92 entrou em modo emergência. Depois não liga mais. [FOTOS]  (Lida 1651 vezes)

jvictormp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 15
Bom dia!

No dia da foto abaixo, tive o seguinte problema:




Ao fazer uma aceleração "full-throttle" em 2ª marcha, trocando a 8,000RPM pra 3ª, subindo a 8,000RPM de novo, troquei pra 4ª, e em algum momento dessa brincadeira ai surgiu uma mensagem de alerta, o carro desacelerou, o acelerador não respondia, o limite de RPM desceu pra uns 4,500RPM, escutei uns dois ou três "pops" no escapamento, como uma falha de queima, e então aguardei a velocidade diminuir, até o giro baixar do limite.

Temperatura estava ok, combustível a meio tanque.

Levei o carro mais uns 500m e parei no acostamento, a marcha lenta estava ok, porém o cheiro do escapamento estava ruim, parecido com gasolina crua ou mal queimada.

Desliguei o motor, e fui investigar. O cheiro de gasolina crua vinha do intake de ar. Mas não havia nenhum vazamento.

Rodei o diagnóstico de scanner, e vieram essas falhas:

Engine / Motor
Fault Code: 00278D
Fault Explanation: generator communication
Fault Code: 002B39
Fault Explanation: Misfiring with shutdown Zyl. 5
Fault Code: 002B57
Fault Explanation: Engine emergency program activated
Fault Code: 002796
Fault Explanation: Engine emergency program activated

Instrument cluster / Kombiinstrument
Fault Code: 00A559
Fault Explanation: :Klemme30g f shutdown / KL30g f shutdown /
KL.30g f shutdown / KL30g f Cutoff


Limpei as falhas, dei partida no motor, girou mas não pegou.

Então lá vamos nós:



Em casa, tentei dar partida novamente, o motor mal girou e já travou, e não rodava mais. Mas não era bateria, porque tudo elétrico estava funcionando normalmente. Algo eletrônico estava protegendo o motor contra partida.

Mais tarde, depois de umas 4 ou 5 horas, tentei dar partida de novo, e com dificuldade ele pegou, rodando precariamente, cheio de falhas de queima, rodando muito desbalanceado.

Desliguei e rodei o scanner de novo. Dessa vez uma chuva de falhas, mais de 30.

Bom, até agora já ouvi palpite sobre falha no alternador, sobre falha no cabo de bateria, e sobre falha na vela e bobina do cilindro 5.

Quem puder me dar ideias, são bem vindas. Agradeço, abraço!
« última modificação: Março 24, 2019, 12:29:42 pm por jvictormp »

jvictormp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 15
Re:M3 E92 entrou em modo emergência. Depois não liga mais. [FOTOS]
« Resposta #1 Online: Março 18, 2019, 08:29:22 am »
Bom, atualizando aqui, descobri que a bateria que o antigo proprietario colocou é de 55Ah, corrente de partida 400A. Vi na internet que a original da M3 é 90Ah, corrente de partida 900A. Acredito que a bateria pode ter fritado as placas.

v8_super

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 779
    • Email
Re:M3 E92 entrou em modo emergência. Depois não liga mais. [FOTOS]
« Resposta #2 Online: Março 18, 2019, 09:09:47 am »
Trocou a bateria e resolveu o problema?

scherer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 419
    • Email
Re:M3 E92 entrou em modo emergência. Depois não liga mais. [FOTOS]
« Resposta #3 Online: Março 18, 2019, 09:34:17 am »
Acho difícil a bateria ser a culpada.. me parece algo mais grave. mantenha nos informados..

euclidesneto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 42
Re:M3 E92 entrou em modo emergência. Depois não liga mais. [FOTOS]
« Resposta #4 Online: Março 18, 2019, 07:33:56 pm »
Bom, atualizando aqui, descobri que a bateria que o antigo proprietario colocou é de 55Ah, corrente de partida 400A. Vi na internet que a original da M3 é 90Ah, corrente de partida 900A. Acredito que a bateria pode ter fritado as placas.

  Ave maria, 55 Ah, isso é um crime esse cara deveria ser preso, kkkk.
  A partida deveria estar muito pesada com uma CCA tão baixa dessa.

   Coloque a Moura 90 AH ou a Heliar, são as melhores. Mas procure pelas com modelo de CCA mais alto possível, acredito que nacionais não passem de 750 A.

jvictormp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 15
Re:M3 E92 entrou em modo emergência. Depois não liga mais. [FOTOS]
« Resposta #5 Online: Março 19, 2019, 07:17:06 am »
Desculpem, é 95Ah. 720 CCA. Confundi o 9 com 5, e só vi direito quando retirei a bateria.

O problema pode ser mais grave mesmo. O carro está indo para uma oficina especializada. Manterei informados.

jvictormp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 15
Re:M3 E92 entrou em modo emergência. Depois não liga mais. [FOTOS]
« Resposta #6 Online: Março 19, 2019, 09:15:27 pm »
Novidade:

Injetor travou aberto, por pouco não ganhei de presente um calço hidráulico.

guigo_brito

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 199
Re:M3 E92 entrou em modo emergência. Depois não liga mais. [FOTOS]
« Resposta #7 Online: Março 20, 2019, 01:33:43 pm »
Preju ficou só nisso??  Deu sorte heim.... Traz logo um jogo de bicos.... aproveita q ta no mecânico e manda olhar bronzinas... esse modelo tem histórico de desgaste prematuro.
BMW e36 325ia Cabrio - 1995
BMW e36/7 Z3 2.8 Manual - 1997

jvictormp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 15
Re:M3 E92 entrou em modo emergência. Depois não liga mais. [FOTOS]
« Resposta #8 Online: Março 22, 2019, 04:56:35 pm »
Preju ficou só nisso??  Deu sorte heim.... Traz logo um jogo de bicos.... aproveita q ta no mecânico e manda olhar bronzinas... esse modelo tem histórico de desgaste prematuro.

Sim, baratíssimo. Poderia ter perdido todo o motor.

As bronzinas estão nos planos. Por enquanto sei que o problema é mais grave nas 2011 pra frente. As 2008 deram problema geralmente pra lá dos 140,000km.

Mas meu problema foi, provavelmente, combustível. O antigo dono só usava gasolina comum, e eu comecei a usar aditivada aos poucos. E devido ao meu trabalho, eu tenho que deixar o carro parado por períodos longos (2 semanas). Numa dessas, acho que a aditivada fez soltar umas sujeiras antigas do sistema de combustível e fui sorteado.

Então, fizemos destravamento do bico, limpamos todos os 8, trocamos o óleo e o filtro, esgotamos o combustível do tanque, pusemos 5L de podium + aditivo Koub de limpeza agressiva, deixamos limpar todo o sistema de combustível, e a partir de agora, só podium.