Autor Tópico: M3 e92 MT - SOLUÇÃO DE PROBLEMA DE TRANCAMENTO DO ENCOSTO DOS BANCOS DIANTEIROS  (Lida 1106 vezes)

Lievore

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 17
Boa tarde, Pessoal.
Desta vez venho compartilhar uma solução que encontrei para resolver um problema chato que tinha no encosto dos bancos dianteiros da minha M3 e92 MT, ano 2008.
Como já comentei em outras ocasiões, tenho feito todas as manutenções do carro em casa, como hobby. Felizmente até agora não teve nada tão complexo que fosse necessário um serviço especializado.
É uma matéria bem específica, pois esse problema somente pode ocorrer com BMWs de 2 portas, mas pode ajudar quem esteja com o mesmo problema, já que não localizei nada na Internet sobre o assunto.
O que vinha acontecendo era um travamento parcial no retorno do encosto do banco do carona. Como a minha M3 é de 2 portas, o encosto vai para frente para dar acesso ao banco de trás. Porém para voltar à posição original acabava travando e era necessária uma força excessiva para trazê-lo novamente para trás. Também acontecia um estalo quando se soltava e o retorno se dava rápido demais, normalmente na cara da pessoa que estava sentada no banco de trás.
A fim de tentar descobrir o motivo do defeito, desmontei o painel traseiro do encosto. Isso é possível retirando 2 pinos de plásticos que se encontram na parte de baixo (ver foto). Utilizei um alicate para retirá-los e fazer o reaproveitamento. Caso esses pinos se quebrem são facilmente encontrados no mercado.
Em seguida fui movimentando o painel lateralmente e forçando para baixo até se soltar. Existem duas travas plásticas brancas na parte superior e duas travas pretas nas laterais, conforme podem ser vistas nas fotos.
Após repetir o movimento de rebater o encosto várias vezes, observando de onde vinha o estalo, constatei que existe em cada lateral traseira do banco, na parte de baixo, uma junção metálica, sendo uma parte composta pela lateral do encosto e outra pela lateral do assento. É um tipo de articulação e imagino que existe algum ressalto intencional no final do rebatimento do encosto, que dá um "click". Penso que é  para o usuário ter uma noção de que o rebatimento está no final do curso.
Para resolver o problema dei uma pequena afastada nas partes dessa junção com uma talhadeira e lubrifiquei o conjunto. O retorno do encosto agora ficou bastante suave e como o afastamento foi mínimo, ainda mantive o click de final de curso.
Fiz o reparo já há 30 dias e me parece que a solução foi definitiva. Mas como foi a primeira vez que desmontei um banco de carro não conheço essa parte mecânica e desde já agradeço a opinião ou crítica, caso alguém trabalhe com isso. Qualquer coisa é só comentar o artigo.
Também já agradeço aos colegas que possuem mais conhecimento e experiência caso quiserem fazer alguma complementação.

Grande abraço a todos.








Sérgio Lievore
Engenheiro Eletricista
CREA SC 031493-1

jvictormp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 15
Re:M3 e92 MT - SOLUÇÃO DE PROBLEMA DE TRANCAMENTO DO ENCOSTO DOS BANCOS DIANTEIROS
« Resposta #1 Online: Março 17, 2019, 10:51:28 am »
Parabéns pela contribuição, amigo.

Tenho uma também, e até o momento os bancos não apresentaram o problema citado. Se acontecer, lembrarei deste post!  :ok: